TSE intima Google, WhatsApp e outras gigantes da internet por caixa 2 de Bolsonaro

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O ministro Luís Roberto Barroso, do Tribunal Superior Eleitoral, solicitou na sexta (9) informações ao WhatsApp, Facebook, Twitter, Instagram e Google, sobre a contratação de impulsionamento de conteúdo a favor do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) durante as eleições. O pedido foi feito pela área técnica do TSE, que analisa a prestação de contas da campanha do deputado de extrema direita.

Esta foi a primeira eleição em que a lei eleitoral viabilizou o impulsionamento de conteúdo nas redes sociais. Porém, apenas as campanhas oficiais tinham direito a este recurso. A Folha de S. Paulo revelou, por outro lado, que Bolsonaro contou com o patrocínio irregular de empresas anti-PT, que teriam contratado pacote de disparos em massa de mensagens contra Fernando Haddad. Na véspera da eleição, o candidato do PT chegou a ser alvo de fake news sobre estupro de menor.

Segundo a decisão de Barroso, a participação das empresas tem o “objetivo de identificar a contratação de impulsionamento de conteúdos na rede mundial de computadores em favor do candidato eleito à Presidência da República, senhor Jair Messias Bolsonaro, com o detalhamento individual de cada uma das operações”, escreveu o ministro.

“Ele determinou que as gigantes da internet descrevam o nome, número do CPF/CNPJ do eventual contratante, data da contratação, tipo e valor do serviço adquirido”, afirmou a Folha de S. Paulo.

No TSE existe uma reclamação contra o suposto caixa 2 de Bolsonaro no WhatsApp. A ação foi aberta pelo corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Jorge Mussi. O presidente eleito afirma que recebeu apoio voluntário, apenas. Se a ação for julgada procedente, ele corre o risco de ter o diploma cassado.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ou Barroso é burro ou…

    …cinico! Até as pedras sabem que a “campanha” foi feita no WhatsApp e que a empresa não guarda registro das  conversas! 

    Ao inves disso, porque não fez diligências nas empresas dos acusados para lacrar documentos e computadores para que fossem periciados?

    Bom… nada é sério… assim são as colônias.

    1. Acho que você não leu o 1º paragrafo

      Acho que você não leu o 1º paragrafo:

      ” O ministro Luís Roberto Barroso, do Tribunal Superior Eleitoral, solicitou na sexta (9) informações ao WhatsApp, Facebook, Twitter, Instagram e Google, sobre a contratação de impulsionamento de conteúdo a favor do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) durante as eleições. O pedido foi feito pela área técnica do TSE, que analisa a prestação de contas da campanha do deputado de extrema direita.”

       

      Não foi solicitado registro de conversas. Até porque foram milhões de mensagens.

  2. Vcs esquerdistas não cansam
    Vcs esquerdistas não cansam né? Onde que o cara é de extrema direita como dito na notícia? O cara é de direita, estudem a diferença… Caixa 2 de empresários onde? Isso sim é fake news, a folha irá responder por isso judicialmente e vcs que estão indo na mesma linha… Pra derrotar o PT não foi preciso fake news, apenas falar a verdade é o suficiente… jornalecos e jornalistas tendenciosos já não tem mais vez, o próprio povo irá escolher quem fica e quem quem sai, o Brasil acordou…

    1. HELLO ! Novo aqui?

      Realmente o Brasil acordou!  Passamos a conhecer os empresários que só têm muito dinheiro, mas cultura e sagacidade ZERO! E acima de tudo, são mãos de vaca! !!!!   Não queriam gastar dinheiro no segundo turno!  Pode isso, SR. FRANCISCO SOARES?   É Francisco Soares mesmo ou é um fake name?  

       

      [video:https://youtu.be/_woeVtPXFI0%5D

  3. Pô seo Nassif….as abelhas

    Pô seo Nassif….as abelhas voltaram? Ta aparecendo cada uma mais tosca e abjeta que a outra, 

     

    semelhança perfeita ao idolo que adoram……só faltava serem lojistas para completar o canhestro quadro…..

  4. Faz parte da tentativa dos

    Faz parte da tentativa dos golpistas em enquadrar o Bozo e conservar os privilégios da casta. Não será difícil, visto que o Bozo trouxe para dentro do governo ( ou já era o combinado ?)  o elemento que encarna o golpe de Estado, conhecido também como o Inquisidor de Curitiba.

  5. Extrema direita?
    Quem é de extrema direita? Extrema direita se fosse fascista e ele não é. Respeita a Constituição Federal de 1988. Ele desarmaria o povo como fez o PT e ele quer armar. Sensurava a imprensa e Justiça e ele não quer isso como constava no plano de governo do outro candidato, o do PT. A maioria escolheu a mudança, Bolsonaro Presidente do Brasil.

  6. Extrema direita?
    Quem é de extrema direita? Extrema direita se fosse fascista e ele não é. Respeita a Constituição Federal de 1988. Ele desarmaria o povo como fez o PT e ele quer armar. Sensurava a imprensa e Justiça e ele não quer isso como constava no plano de governo do outro candidato, o do PT. A maioria escolheu a mudança, Bolsonaro Presidente do Brasil.

  7. Não vai dar em nada e eles já

    Não vai dar em nada e eles já sabem disso.

    Mas tem que constar que investigaram estas denúncias para evitar acusações que só investigam o PT.

  8. Aos poucos as revelações fantásticas

    Nassif: tô até vendo o despacho do Barrosão, nesse caso do CaixaDois do daBala. Depois de ouvir dona “Charged”, com aqueles seus discurso enrustidos, vai penalizar as empresas por terem disposto tão pouco ao Coiso. Onde já se viu um verdeoliva, com todo vigor da caserna, só mamar 50mi do tradicional CaixaDois. Incluive, se não indenizarem com mais o dobro da beliscada, vão amargar um confisco.

    Agora, parada dura será a resposta da PRG. A titular alegará que não se trata de CaixaDois, mais um caso de CaixaTres, que não está tipificado no CP. Portanto, pode o verdeoliva prosseguir com o abocanhamento.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador