Bloco de Merkel vence eleições na Alemanha, aponta boca de urna

Jornal GGN – O bloco político de Angela Merkel, composto pelos partidos CDU (União Democrata Cristã) e CSU (União Social Cristã), venceu as eleições legislativas realizadas na Alemanha, com 41,8% dos votos, segundo pesquisa de boca de urna encomendada pela Deutsche Welle e pela emissora alemã ARD. Cerca de 62 milhões de pessoas foram às urnas neste domingo (22)..

Mas nem tudo são flores para a atual chanceler. A coligação com o partido aliado FDP (Partido Democrático Liberal) está ameaçada, pois os liberais não atingiram os 5% necessários para integrar o parlamento alemão, indicam as estimativas. Em segundo lugar nas pesquisas aparece o SPD (Partido Social-Democrata), com 26%. Os Verdes e o Partido da Esquerda conseguiram 8,4% e 8,5%, respectivamente.

Agora, a discussão na Alemanha gira em torno da composição que daria a atual chanceler a maioria necessária para governar. De acordo com a pesquisa encomendada pela Deutsche Welle, o bloco CDU-CSU teria conseguido 298 cadeiras no parlamento, enquando o SPD, os Verdes e o Partido da Esquerda poderiam eleger 301 parlamentares.  Como os sociais democratas não querem se unir com os esquerdistas, uma vitória da oposição está descartada.

Com o fraco desempenho do FDP nas urnas, mesmo muito próxima da maioria absoluta, Merkel poderia buscar uma aliança com o SPD. Mas segundo o canal de televisão ZDF, o CDU-CSU já teria conseguido eleger 304 deputados, resultado que garantiria a maior parte das cadeiras do parlamento alemão, sem depender de novas coligações – o que representaria um cenário inédito desde os anos 1950.

Com informações da Deutsche Welle, da agência Reuters e dos jornais portugueses Diário de Notícias e Público

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

2 comentários

  1. Objeto do Desejo…

    …post das futuras manchetes espetaculares, na presente mensagem subliminar objeto do desejo político a gosto realizável, na BBC Brasil:

    Bloco de Dilma vence eleições no Brazil, aponta boca de urna

     

  2. Isso tá igual à Venezuela.

    Isso tá igual à Venezuela. Esse pessoal não larga o osso. Mas é ilegal e considerado ditadura somente quando acontece em paises pobres,

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome