Cai diferença entre Dilma e Marina no 2º turno, aponta pesquisa

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A nova pesquisa contratada pela CNT (Confederação Nacional de Transporte) e divulgada nesta terça (9), mostra que caiu a vantagem de Marina Silva (PSB) sobre Dilma Rousseff (PT) na simulação de segundo turno. Já Aécio Neves (PSDB) caiu em todos os cenários e tem rejeição superior a de Dilma.

De acordo com o levantamento do instituto MDA, hoje Marina venceria a petista por 45,5% a 42,7% numa segunda rodada nas urnas. A diferença de 2,8 pontos percentuais é menor do que a distância registrada na última sondagem, quando a ex-ministra sairia vitoriosa por 43,7% a 37,8%.

Segundo aponta a CNT/MDA, Dilma e Marina cresceram na intenção espontânea de voto no primeiro turno. Em agosto, ela registrou 26,4% das intenções de voto, e hoje tem 30,9%. Marina, por sua vez, saltou de 18,6% para 25,8%. Aécio caiu de 11,3% para 10,1%.

Na estimulada, Dilma também subiu. Foi de 34,2% das intenções de voto para 38,1%. Marina foi de 28,2% para 33,5%. Aécio caiu de 16% para 14,7%. Dilma vence Aécio na simulação de segundo turno, por 45,7% a 33,7%.

A popularidade de Dilma cresceu com avaliação positiva do governo passando de 33,1% para 37,5%. O percentual dos que consideraram seu governo ótimo variou de 6,8% para 7,7%, enquanto a considerada boa passou de 26,3% para 29,8%, e a regular de 37,4% para 39%. A avaliação negativa caiu de 28,8% para 23%. A atuação considerada ruim passou de 11,8% para 10,8%, e a péssima, de 17% para 12,2%, segundo o Infomoney.

A rejeição de Dilma também caiu e agora é menor que a de Aécio: 41,7% do eleitorado diz não votar nela de jeito nenhum, enquanto 43,5% descartam o tucano. Já Marina tem a menor rejeição entre os três: 31%.

Segundo a Folha, a avaliação do diretor-executivo da CNT, Bruno Batista, é que a propaganda na TV e rádio ajudou na recuperação de Dilma, que também teve melhora na avaliação de governo. A diferença no segundo turno entre Dilma e Marina também é colocada pelo jornal como empate técnico.

O instituto ouviu 2.002 eleitores entre o dia 5 e o dia 7. O número de protocolo da pesquisa é BR-00574/2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

38 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu ainda acho isso tudo muito

    Eu ainda acho isso tudo muito nebuloso. Uma coisa é impressionante, a resistência do PT, com nada mais do que 30% do eleitorado brasileiro. Isso é muito alentador nesses tempos em que até uma brochada é colocada na conta do Partido.

  2. Eleição

    Nassif,

    Gostem ou não,  a curriola da Marina tem que saber da queda iminente da acreana, pois nada de sua campanha presta, demonstra uma notória falta de liderança (mandou tirar os óculos, ela tira), e esta vinculação de PRCosta ao falecido ECampos ( em minha opinião, uma animalidade por parte dos que fizeram isto) só vai atrapalhar a candidata que sequer consegue explicar o avião. Se a Grobo quisesse, acabava com a acreana em dois JN. 

    Depois que chegou ao céu graças à tragédia, e somente por isto, a comoção que a levantou, tão apreciada pelo brasileiro, parece que esvaziou.

    DRousseff resistiu bravamente ao foguetório e agora já cresce, hoje tendo 30,9% de intenção de voto com popularidade em 37,5%, um fenômeno. O mineirim mantém o ritmo pós-Guarujá, ansioso para sapecar um beijo na lona.

    Faltam 3 semanas para as urnas aparecerem, pouco tempo para novos escândalos de fato, espaço apenas os iguais a este da delação, que inclusive tomou rumo interessante e meio que inesperado para a oposição, com DRousseff e Petrobras fazendo pressão para que sejam divulgados os itens e personagens informados por PRCosta.

    Finalmente, DRousseff fez jus á fama, rodou a baiana e soltando pernadas prá todos os lados, e só não xinga porque a população não é capaz de entender.  

     

    1. Já se foi o tempo que a

      Já se foi o tempo que a goebbels acabava com alguém. Quem vê jornal nacional? Hoje em dia dá 20 pontos e eles soltam foguetes. E desses que assistem, quantos prestam atenção? E desses que prestam atenção, quantos acreditam? E os mais jovens, assistem esse jornal. Tenho certeza que não. 

  3. Campanha de Marina em declínio

    E o cenário é desalentador para ela. Arrecadando pouco dinheiro (é a que menos arrecada entre as três principais candidaturas), sua campanha fica sem punch para decidir.

    A candidatura Dilma, depois de acertos na estratégia de campanha, onde Dilma trouxe o debate político para o lugar em que deve estar, a crítica política-ideológica, criticando acertadamente o programa de governo de Marina, mostrando os problemas, promovendo um debate racional, começa a mostrar poder de reação, mesmo diante da investida da mídia oposicionista e pró-PSDB.

    Acertou Dilma ao “afastar” do comando da campanha Rui Falcão, do campo majoritário do PT, e ao colocar o ministro do desenvolvimento agrário, pessoa próxima a ela, unificando o comando da campanha, que estava dispersa, e sinalizando para uma escolha mais racional na elaboração da estratégia. A rigor, Falcão, por ser presidente do PT, tem o direito de coordenar todas as campnhas do partido, mas essa função ficará na prática com o ministro do desenvolvimento agrário, Miguel Rosetto, que pediu inclusive exoneração do cargo para se dedicar exclusivamente à campanha de Dilma.

    Recuperou pontos, é verdade, mas ainda é preciso analisar melhor o impacto nas eleições presidenciais das recentes notícias sobre o suposto caso de corrupção na Petrobras.

    Aécio, pelo visto, não tem chances, apesar de ter se mostrado nessa campanha com uma boa oratória e capacidade de articulação, o que, confesso, me surpreendeu. Ele está muito longe de ser um despreparado. Na sua linha, ele é expoente hoje no Brasil e possui nítida capacidade de liderança. Pode não possuir as melhores propostas, mas não seria um governante ruim por incapacidade política ou por inépcia.

    1. O mineiro

      Alessandre,

      Tudo bom?

      Que o mineiro mostrou mais do que o esperado, também não tenho dúvida. 

      Só continuo enxergando nele uma pessoa acomodada, não acredito que tenha pulso, ou mesmo competência para prevalecer sobre AFraga e outros do seu grupo, no caso de uma discussão interna. Sei que posso estar enganado.

      Em minha opinião, mal o avião caiu e foi apunhalado pelos seus amigos da onça, que não tiveram a decência de aguardar uns cinco ou dez dias para amadurecer uma decisão. Descarrilou, e sempre é muito difícil reverter uma forte tendência de queda, o caso dele.

      Um abraço 

      1. O problema do Aécio ( ou da

        O problema do Aécio ( ou da coordenação da campanha ) é que ele pega todas pilhas; todas as palhaçadas que o pessoal faz nas redes sociais, ele acha que tem que combater. Não vai fazer outra coisa, além de ficar antipatizado e/ou pior vai sendo cada vez mais zoado. Não voto no PSDB nem amarrada mas acho estranhíssimo que Aécio tenha ficado atrás de uma candidata como a Marina.

      2. Tirando os ataques eleitoreiros, exagerados, como todos

        Eu tenho uma boa impressão do Aécio durante a campanha, dentro daquilo que ele se propõe a ser politicamente. Sabe o que diz, é articulado, pensa rápido, tem simpatia, enfim. Nos debates ele não teve um bom desempenho, talvez porque estivesse relaxado com a esperada polarização que acabou não se confirmando. Mas quando a campanha dele precisou, ele apareceu muito bem. Eu vi um candidato atento politicamente e muito preparado para enfrentar o debate. Está sendo para mim surpreendente constatar a grande habilidade política de Aécio Neves. O cara é um quadro importante da política brasileira, sem qualquer dúvida. E concordo com o cara do Afrorreggae, ele parece ser um cara legal, gente boa, aberto ao diálogo. Não concordo politicamente com muitas de suas propostas, mas ele é um sujeito transparente e fiel as suas convicções. E isso é sempre algo que deve ser respeitado numa democracia.

  4. Dilma está bem, e vai crescer ainda mais

    APERTAR O PASSO, OU, FORÇA TOTAL NO PRIMEIRO TURNO – Insisto no seguinte ponto: se Dilma Rousseff mantiver a média das votações de primeiro turno que o PT obteve em 2002, 2006 e 2010, quando venceu as respectivas eleições, é praticamente impossível que ela não seja reeleita. 

    No primeiro turno de 2002 Lula fez 46 por cento dos votos válidos; em 2006, Lula fez 48 por cento e em 2010 Dilma fez 47 por cento dos votos válidos no primeiro turno. Se Dilma ficar nesta média no primeiro turno do pleito atual, a reeleição estará praticamente garantida. 

    Agora é apertar o passo e ir o mais longe possível com a Presidenta Dilma, já no primeiro turno. Vejam os números da pesquisa que saiu hoje:

    – Pesquisa CNT/MDA – 

    1) Pesquisa espontânea:

    -Dilma: 30,9 por cento;
    -Osmarina: 25,8 por cento;
    -Aécio: 10,1 por cento;
    -Outros: 1,3 por cento.

    Na pesquisa espontânea Dilma tem 45,4 por cento dos votos válidos.

    2) Pesquisa estimulada:

    -Dilma: 38,1 por cento;
    -Osmarina: 33,5 por cento;
    -Aécio: 14,7 por cento;
    -Pastor Everaldo: 1,0 por cento;
    -Outros: 1,1 por cento.

    Na pesquisa estimulada Dilma tem 43,1 por cento dos votos válidos.

    1. Pois é Diogo Costa,
      continuo

      Pois é Diogo Costa,

      continuo achando que tem-se dado muito pouca importância para os indecisos e sobretudo para o número de não votos. Se num primeiro momento da candidatura de marina, com toda aquela histeria dos meios de comunicação, muita gente tenha visto nela a encarnação do novo, acho que até o primeiro turno muita gente vai retornar ao desinteresse em relação às eleições. Os institutos de pesquisa teimosamente não se preocupam com isso e a imprensa – ah, a imprensa – não sabe nem quer saber de qualquer coisa que não seja pintar um quadro negativo para o lulo petismo.

      Ou seja, o nnúmero de brancos, nulos e abstenções vem aumentando consistentemente eleição após eleição, chegando a algo em torno de um terço do eleitorado. Mesmo com marina não vejo ainda muitas razões para supor que esse número vá diminuir.

  5. Vai cair mais e levar Dilma a

    Vai cair mais e levar Dilma a vitória em primeiro turno 

    se continuar no mesmo ritmo.O ideal é deixar Marina : falar..falar

    falar..falar f..

    1. Falar, falar, falar … e não dizer nada, como fez até agora.

      E deixar seus economistas de araque que continuem a falar besteiras e assustar os eleitores, e assustar até a direita.

    2. Poizé

      A Marina tá morrendo pela boca.

      Se eu fosse a Neca do Itaú, manda ela pra interior do Acre, pra conversar com os seringais…em seringuês, pra ninguém entender nada.

      Acorda, Neca do Itaú.

      Marina doi a primeira candidata a presidente do Brasil que não cumpriu seu programa de governo…antes de eleita.

       

  6. Se a candidata continuar mudando de opinião toda semana…

    Se a candidata continuar mudando de opinião toda semana, se o Gianetti continuar pregando  o arroucho e o desemprego, e se as “viuvas” da ditadura militar continuarem apostando no marinismo, então Dilma vence no 1º turno. Ninguem aguenta mais tanto voluntarismo aventureiro e tanto oportunismo disfarçado de novidade. Por essa o PSDB não esperava. Maldito avião …

  7. Estou sentido por onde ando que a Dilma passa a ser bem

    quista e isso é um bom sinal. Percebo também que a Dilma está mais segura do que nunca. Minha irmã que ia votar na Marina Itaú já não vai votar mais. Ela percebeu que a Marina itaú é uma fraude. 

  8. Nem o mercado financeiro está mais acreditando nela

    Nem o mercado financeiro está mais acreditando na vitória dela.  E a Bovespa já começou a despencar desde ontem, porque devem ter tido informações antecipadas. Nao foi não em razão da Petrobras, foi em razão da queda da Marina.

    Até a direitona já entendeu que Marina é um barco furado e já estão desembarcando.

    O povo está acordando para a realidade e enterrando a hipótese de vivermos um pesadelo.

  9. Agora só falta o onda

    Agora só falta o onda vermelhar ocupara as ruas para fechar essas eleições com chave de ouro.

    Ruma a mais um mandato duplo do PT.

  10. ONU culpa Alckmin pela falta de água. Aécio, vamos conversar?
    Se Aécio parasse de brigar com os twiteiros e defendesse Alckmin nesta questão em que a ONU culpa a administração tucana pela falta de água, talvez o senador mineiro até poderia subir nas pesquisas. Mas, como não tem como defender o governador paulista, os dois continuam caindo nas pesquisas.

    http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Visao/noticia/2014/09/racionamento-de-agua-nao-e-culpa-de-sao-pedro-diz-onu.html

  11. Bem, sobre pesquisas existem

    Bem, sobre pesquisas existem muito à se conversar, discutir. Agora, tenho duas considerações:

    – acredito que Marina possa cair ainda mais nas pesquisas. Porque digo isso: as questões trabalhistas de seu programa de governo ainda não foram colocadas no centro do debate eleitoral. Aqui no blog hoje temos uma postagem tratando sobre esse importante ponto do programa do PSB e já podemos prever o que virá pela frente.

    – alguns meses atrás comentei em uma postagem sobre a falta de entusiasmo, falta de brilho nos olhos do candidato Aécio Neves nessas eleições. Era a percepção que eu tinha naquele momento e ao que tudo indica, se confirma. A não ser que aconteça algum fato novo que possibilite uma reviravolta. Vai saber, sempre tem espaço para mais alguma alopração…

  12. Uma coisa que não dá pra

    Uma coisa que não dá pra entender:

    – Na avaliação de 37% dos entrevistados, Dilma está no caminho certo na condução do governo;

    – Na avaliação de 39% dos entrevistados a sua atuação é vista como regular;

    – Dilma ganha de Marina no primeiro turno, 38% a 33%;

    – Mas perde no segundo, 42% contra 45%;

    Fazendo um exercício secundarista de sociologia eu vejo o seguinte:

    – A votação de Dilma no primeiro turno é, ao que tudo indica, somente devido às eleitores que aprovam positivamente seu governo;

    – Mas Dilma terá no segundo turno apenas 4 ou 5% a mais de votos, que seguramente viriam dos que consideram seu governo regular, que gira em torno dos 40% dos consultados (a menos que se cometa a loucura de, mesmo achando um governo ruim ou péssimo, votar em sua candidata);

    Conclusão minha:

    Ou esses caras, todos do Ibope ao CNT, estão mentindo na cara dura pra incensar Marina, mantendo vivas as chamas do financiamento da campanha;

    Ou o eleitorado brasileiro anda por caminhos tão inexplicáveis, com uma pontinha de ingratidão, que até para Darcy Ribeiro seria difícil traçar uma teoria aceitável de comportamento.

     

  13.  
    Essa pesquisa eu quase

     

    Essa pesquisa eu quase acredito,Se erra,r é por incompetência e não por má fé como o Vox Populi( que consegue errar até pra um cliente apenas)

            Até a campanha de Marina sabe disso.Ela estacionou.

               Irá ser sensacional o segundo turno.

               O grande locutor de turf dos anos 70/80 ,Fuad Arida, diria assim:

                      E entram na reta final.Marina na ponta com 2 ”corpos”.Faltam 400 metros:

                      E AGORA DILMA COMPROMETENDO A PERSPECTIVA PELA GRADE DE FORA AVANÇA.

                            CABEÇA A CABEÇA. EMPARELHADOS.

                             Cruzam a reta final.

                         ps: Sabe quem munca errava um olho mecânico( pesquisas) ? O japonês fotógrafo.

                                  NUNCA errou uma foto do vencedor.

                                    Qiuem  foi do ramo,sabe o que escrevo.

  14. Finalmente, mudou a cara da campanha de Dilma!

    O programa eleitoral de hoje (09/09) finalmente mostrou alguma coisa animadora na campanha de Dilma.

    Aquilo estava um porre, um recitativo burocrático insuportável da gerentona Dilma. Ouvir a Dilma falar é um exercício de paciência. Dilma falando não dá liga, não dá tesão, é uma matraca enferrujada.

    Finalmente a campanha parece estar mudando de tom. Até a Dilma falando parece mais incisiva.

    Ou seja, finalmente o time partiu pro ataque. Ou Dilma toma de vez uma inspiração de Telê Santana ou vai virar o Felipão da política: o cabeça-dura que, na prepotência das suas certezas, só tem um destino: tomar de lavada do primeiro fenômeno que aparecer.

  15. Pesquisa CNT/MDA setembro de 2014

    Um retrato do que pensa a população brasileira sobre os principais assuntos do momento. Essa é a Pesquisa CNT/MDA, que mostra como pensam os cidadãos sobre os principais temas nacionais, como política, economia, emprego, renda, saúde, educação e segurança pública.
     
    A Pesquisa CNT reflete, também, a relação entre o povo e o Estado, medindo, por exemplo, o nível de aceitação das ações dos governantes.
    Confira aqui a íntegra do relatório (arquivo PDF):
    Pesquisa CNT/MDA Nº 121 – setembro de 2014 – íntegra
    Relatório de Cruzamentos
    Resumo da pesquisa

    url:

    http://www.cnt.org.br/Paginas/Pesquisas_Detalhes.aspx?p=8

    anexos:  RELATÓRIO DE CRUZAMENTOS—PESQUISA CNT/MDA—Rodada 121 05 a 07 de setembro de 2014 Registro no TSE: BR-00574/2014

     

    1.  
      O nosso amigo tem até

       

      O nosso amigo tem até pllanilha.

        Vc sabe quantos sites de apostas exite pelo mundo?

          Vc garante que é isso mesmo?

               Posso apostar?

              Irei apresentar dezenas deles.Estão formatados pro futebol.Mas se clicar neles,encontrará aposta de tudo,inclusive política. 

                 Vou fundo?

        http://www.betexplorer.com/

          Clique no site e procure política.

             ps: Até o momento,o mundo das apostas coloca Marina com leve vantagem sobre Dilma.E estamos talando de ”profissas”.

                            Confira.

  16. Acho que petroleiros e

    Acho que petroleiros e funcionários da CEF e do BB, que poderiam votar em Marina mudaram de ideia. É a própria candidata, que não sabendo usar as palavras, contradizendo-se sempre, tem dado tiros no próprio pé. 

  17. Se a Dilma se reeleger eu

    Se a Dilma se reeleger eu quero ver até onde vai essa coragem.

    Quero ver se ela acaba com essa relação nojenta com o PMDB.

    Pois se fcar refém desse partido em 2018 vai ter tanta delação premiada que nem o Lula vai se atrever se candidatar…..

    Isso se o mito Lula já não tiver evaporado até la´…..

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador