Campanha de Haddad denuncia Bolsonaro por abuso de poder econômico

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil
 
Jornal GGN – A coligação que representa Fernando Haddad (PT) acionou o Tribunal Superior Eleitoral contra a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL). Segundo o Estadão desta quarta (3), o capitão da reserva é acusado de abuso de poder econômico. A ação pede sua inelegibilidade por 8 anos.
 
De acordo com a reportagem, Bolsonaro está sendo beneficiado por apoiadores e eleitores que estão investindo dinheiro em campanha voluntária.
 
A coligação “O Povo Feliz de Novo” acusa especificamene o presidente da Komeco, Denisson Moura de Freitas, de não só produzir material de apoio à candidatura de Bolsonaro – sendo que a lei determina o registro de todos os gastos de campanha – como também de induzir seus funcionários a usar adesivos e camisetas em apoio ao capitão da reserva.
 
Leia mais aqui.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Divulgo por achar importante

    Vandson Holanda
    3 h
    Textão sobre minha experiência em grupos de whatsapp que apoiam o BOZO nos últimos dias: a pior possível. Mas fiquei com uma certeza após o Ibope de ontem: analistas estão errando feio por não conhecerem o que ocorre no subterrâneo demuitos grupos de zap que apoiam Bolsonaro.

    Desde que começou a campanha eleitoral, alguns amig@s me incluem em grupos de whatsapp a favor de Bolsonaro. Meu celular chegou a ficar até 4 grupos de apoiadores do coiso.
    Educadamente pedia pra sair, mas nas ultimas semanas fui (re)incluído em três grupos e fiquei em todos com um objetivo: curiosidade sobre o que os move a favor dessa figura do mal.

    O que presenciei nesses grupos foi um trabalho aparentemente orquestrado por profissionais de marketing digital. Não posso afirmar se a origem é da cúpula da campanha do candidato, mas ele é o beneficiado direto da disseminação de notícias falsas através de vídeos editados que são muito mais difíceis de vc, por mais esperto que seja, não cair na armadilha da informação errada.

    A tática é simples, mas deplorável: vale tudo para ganhar a presidência e os vídeos pelo zap tem sido cruciais, pois vêm dos seus amigos. A TV terá influencia zero nessa campanha.

    São grupos grandes (muitos já completos) com objetivo claro de disseminar montagens que parecem ser verdade e, ao que consta na última pesquisa IBOPE, deu certo contra as mulheres que foram as ruas nesse final de semana.

    A quantidade de vídeos editados mostrando mulheres com seios de fora no meio da multidão como se fossem no evento de sábado salta os olhos. Isso juntamente com palavras de baixo calão contra as participantes. “Atenção mulheres! Vcs se sentem representadas por essas “vadias”?” Palavras de um dos administradores do grupo que pedia para repassar o vídeo e a pergunta. Posts bem preparados para o whatsapp.

    Num dos vídeos, o evento de sábado foi ligado a um outro acontecimento em que mulheres radicais quebram imagens sacras na visita do papa Francisco ao Brasil. Fato deplorável mas quem vê pensa que aconteceu sábado no evento do #Elenao.

    Aos berros, um dos administradores pede para mostrar no grupo da família as tias, as mães, as avós… e mostrar o que a turma do “PT” e “Ciro” querem para o país. Na sequencia, a solução seria Bolsonaro com sua frase de impacto: Deus acima de tudo…

    Quando o filho de Bolsonaro chama as mulheres de esquerda de feias ou outros adjetivos sabe o que faz: coloca gasolina nesses grupos que move a campanha do pai.

    A subida de Bolsonaro não se deu, nem de longe, por conta do ataque de Alckmin ou Marina ou Ciro ao Haddad na TV como alguns analistas sugerem. Mas, sim, por cota do ataque orquestrado contra o evento de sábado das mulheres de forma velada nas redes sociais sem deixar rastro: via whatsapp.

    A equipe de Bolsonaro não está numa bolha do algoritmo do facebook ou instagram como a dos demais candidatos, pois eles sabem como furar a bolha e falar para os indecisos.

    Os candidatos democratas são fracos nas redes sociais e falam para os “convertidos” em suas bolhas algorítmicas. Não foi a toa que, mesmo após o evento de sábado, o candidato do mal cresceu exatamente nas mulheres e nos pobres.

    Ou os candidatos democratas atuam forte nas redes sociais para falar fora da sua caixa com antídotos contra essa disseminação de vídeos montados via zap e contra essa ação de difamação das mulheres que foram as ruas sábado ou é melhor JÁ IR SE ACOSTUMANDO com Bolsonaro presidente em 2019.

    Espero que não.

    1. Corretíssimo!!!
      Mesmo quem

      Corretíssimo!!!

      Mesmo quem tenta rebater as mensagens que recebe, não tem como. Precisamos receber a réplica já pronta. É muita informação pra darmos conta.

  2. MÉDICO PSIQUIATRA VETA BOLSONARO DE GOVERNAR O BRASIL

    O problema não é a campanha voluntária, mas a campanha voluntária ilegal, com caixa 2, etc.

  3. PT segue fazendo tudo que não leva a lugar nenhum

    Em lugar de tomar iniciativas que poderiam realmente mudar os rumos da eleição, o PT segue a cartilha do fracasso!

    1-JAIR BOLSONARO NÃO VAI AO DEBATE… E HADDAD VAI PARA SERVIR DE SACO DE PANCADA!

    Jair Bolsonaro com seu QI limitado percebeu rapidamente que quanto mais aparecia em debates… pior era o resultado… logo: não vai em debates!

    O PT parece ter algum bloqueio mental que o impede de perceber que aparecer nesse debate vai fazer Haddad ser o único e exclusivo saco de pancadas oficial dos candidatos desesperados procurando alguma projeção e roubar votos.

    2-ALÉM DE IR NO DEBATE PRA SOFRER… NÃO SE PREPARA PARA AS OFENSIVAS, APENAS PARA APANHAR!

    Já que decidiu ir para a batalha perdida… poderia no mínimo criar uma estratégia para diminuir os danos… mas não… vai apenas para responder pacíficamente as ofensas, mentiras, ataques pessoais e todo tipo de lama!

    Haddad deveria martelar na cabeça dos eleitores que não é “extrema esquerda” e partir para o ataque a Bolsonaro… mas em lugar disso já sabemos o que vai ser: responder cansativamente todas as ofensivas sobre Lava-Jato, Lula preso, poste… sem nunca dar resposta a altura!

     

  4. O Filhote do Bolsonaro é ideal para governar o Brasil

    Ele é um dos maiores administradores desse país. Em 4 anos conseguiu aumentar seu patrimônio em 432%.

    É uma pena que ele, no mínimo, tenha tendências para torturar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador