Em sabatina, Campos concorda com Aécio e defende fim da reeleição para presidente

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Atualizada às 12h50

Jornal GGN – O presidenciável do PSB Eduardo Campos defendeu, na manhã dessa terça-feira (15), a ideia de acabar com a reeleição para presidente e instituir o mandato de cinco anos. A proposta foi feita durante sabatina promovida em conjunto pela Folha, Uol, SBT e Joven Pan, transmitida ao vivo na internet, e vai ao encontro da declaração de Aécio Neves ao programa Roda Viva, da TV Cultura.

No início de junho, o senador mineiro e candidato do PSDB sugeriu que a medida poderia valer após o seu mandato presidencial, caso ele derrube a atual chefe do Executivo, Dilma Rousseff (PT), na disputa eleitoral desse ano. O tucano não foi claro, entretanto, sobre uma tentativa de retornar ao Palácio do Planalto após quatro anos no poder.

Eduardo Campos, ao contrário de Aécio, garantiu que não pensa em reeleição e que efetivaria a mudança logo após um possível primeiro mandato. “Sou a favor dessa proposta, meu partido é a favor e falamos disso há anos. Sugerimos reforma política com vários pontos e, entre eles, com mandato de cinco anos [para chefes do Executivo]. Não temos projetos de disputar reeleição. Vou ser eleito sem pensar em reeleição”, pontuou o pessebista.

Apesar do discurso convergente, Campos despendeu energia considerável durante a entrevista para fazer-se valer como terceira via para o Brasil e destoar do “bipartidarismo imposto à sociedade” pelo PT e PSDB.

Na avaliação do presidenciável, não é contraditório que ele critique o governo Dilma após participar da gestão Lula, como também não é certo que não há espaço para uma terceira via em meio à polarização das duas legendas. “O Brasil vai tirar Dilma [da Presidência] jutamente porque esse modelo [bipartidário, de poder] esgotou”, ponderou. 

“Existem dois projetos de mudança. Um conservador, que já governo o País e promoveu bastantes avanços na economia [durante a era FHC], e outro progressista, que não nega as conquistas que temos dos últimos anos [de governo Lula]. O que estamos fazendo [na campanha] é exatamente o que a sociedade e nossos seguidores esperam do nosso campo político”, acrescentou.

Desempenho nas pesquisas

Terceiro colocado nas pesquisas de intenção de voto, Campos reafirmou que é o candidato que vai vencer a presidente Dilma Rousseff no Nordeste. Diante das considerações dos jornalistas sobre seu desempenho baixo nas sondagens eleitorais e nas avaliações feitas após sua saída do governo de Pernambuco, Campos frisou que os estados nordestinos estão insatisfeitos com a condução do País por Dilma, e indicou que, em pouco tempo, sua campanha começará a fazer barulho e se apresentará como a “melhor opção” à região.

“Quando chegar agosto, a realidade no Nordeste será diferente. Eu ganhar a eleição lá, que é um fator importante para ganhar a eleição em todo o País”, pontuou. 

No levantamento divulgado pelo Instituto Datafolha no início de julho, Campos aparece com 9% das intenções de voto, atrás de Aécio Neves, que soma 20%, e Dilma, com 38%. Ainda de acordo com o estudo, só na região Nordeste Dilma tem mais de 55% da preferência dos eleitores. 

Fator Marina Silva

Candidata a vice-presidente, Marina Silva acompanhou a sabatina sentada junto à platéia. Sua participação na chapa do PSB foi alvo de questionamentos pelos jornalistas escalados para a entrevista por inúmeras vezes. 

Pressionado, Campos teve de explicar o por que de Marina, que angariou mais de 20 milhões de votos como candidata a presidente em 2010, não ter ajudado o ex-governador pernambucado a decolar nas pesquisas. “Nós nunca falamos de transferência [de votos]. O voto é do eleitor. O que nós falamos foi de fazer um encontro programático para que a sociedade tivesse uma escolha, uma terceira opção”, respondeu o presidenciável. E acrescentou: “Nas vésperas da eleição [de 2010], Marina tinha nas pesquisas muito menos do que teve nas urnas. Estou tranquilo de que vamos [reverter a situação e] chegar ao segundo turno.”

Conflitos com o PT

Campos voltou a dizer que o PSB analisa uma candidatura própria desde a última disputa eleitoral. Com interferência de Lula, o partido decidiu apoiar a candidatura de Dilma Rousseff. Há alguns dias, o candidato admitiu que recebeu proposta do PT com vistas às eleições de 2018, mas reforçou que tem um “projeto de governo para o País que não pode esperar”.

O ex-governador também disse que o PT promove uma “perseguição” a ele e a Aécio Neves na região Nordeste, espalhando boatos de que caso Dilma perca a eleição, tanto Campos quanto Aécio devem extinguir o Programa Bolsa Família. “Isso é algo nefasto, atrasado, o tipo de política que não se faz”, criticou.

Propostas

Durante a sabatina, Campos defendeu o passe livre estudantil. A proposta foi debatida com centenas de universitários, na presença de Marina Silva, durante um encontro em São Paulo. Na visão do pessebista, a União deve estudar formas de desonerar o setor de transportes, para atingir a gratuidade da passagem de transporte coletivo para “estudantes mais pobres”.

O candidato também afirmou que o programa de governo entregue no início de julho ao Tribunal Superior Eleitoral será revisado, e passará, novamente, pelo “crivo” da sociedade. A revisão foi informada após o jornal Folha de S. Paulo publicar, na segunda-feira (14), uma reportagem avaliando as propostas do pessebista como vagas e sem visão de macroeconomia. 

Mensalão

Durante a entrevista, Campos foi instigado a esclarecer sua opinião sobre o julgamento da Ação Penal 470, mais conhecida como mensalão. Há alguns meses, o candidato foi questionado pela imprensa e tangenciou o assunto.

Agora, o ex-governador de Pernambuco lembrou que sempre teve uma relação conflituosa com o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, um dos apenados no processo, e encerrou a questão ressaltando que o Judiciário já cuidou do caso.

“[O que eu acho sobre o mensalão do PT] É semelhante ao que eu penso do esquema montado para a compra de votos pela reeleição de Fernando Henrique Cardoso: acho um horror. Nunca tive nada a ver com nenhum dos casos. Todo mundo sabe que eu, dentro do governo [Lula], participava de um conjunto que tinha divergências explícitas com Dirceu. Ele foi contrário, inclusive, a eu entrar no governo Lula em 2004. (…) Minha intenção é dizer [que o caso] está julgado. Não cabe mais discussão depois que o Supremo Tribunal Federal decidiu”, disse Campos. 

Próximos sabatinados

De acordo com a Folha, o presidenciável Aécio Neves será o alvo da sabatina agendada para esta quarta-feira (15). O portal do UOL trasmitirá a entrevista na internet, a partir das 11h. Ainda não é certa a participação da presidente Dilma Rousseff no programa.  

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

41 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. DE NOVO essa porcaria de

    DE NOVO essa porcaria de assunto?

    Historico eh esse:  TODA vez que a direita comeca a perder eleicoes em TODO pais do mundo eles espalham isso.  TODA vez que a direita comeca a ganhar eleicoes em TODO pais do mundo eles espalham exatamente o oposto.

    E quem sao os aliciados mesmo?  A populacao.

    Isso nunca modifica em pais nenhum do mundo.  Nada se modifica exceto o oportunismo e a hipocrisia direitoides.

  2. “presidenciável do PSB

    “presidenciável do PSB Eduardo Campos defendeu, na manhã desta terça-feira (15), a ideia de acabar com a reeleição para presidente e instituir o mandato de cinco anos”:

    Ja vimos tudo isso antes tambem.  O ponto eh desbaratinar os projetos do governo previo na “alternancia”.  Assim o pais se para para que eles se “divirtam”.

    Mostrem me um tucano que deu continuidade a projeto previamente-existente em seu estado e que nao era projeto tucano -e de vazamento de dinheiro mais que tudo.

    Existe um?

  3. Reeleição

    Acho engraçada e ao mesmo tempo patética esta discussão a respeito da reeleição. Quando se está na oposição ” não queremos reeleição”; quando se é situação, a reeleição é boa para o país. Vejo a reeleição como uma oportunidade de cedimentar os projetos e políticas implementadas. Cabe ao povo reeleger ou não o ocupante do posto no executivo. Tenho absoluta certeza que o Sr. Aócio e EC, caso eleitos, imediatamente esquecerão esse discurso de fim de reeleição.

  4. Pois é, durma-se com um

    Pois é, durma-se com um barulho destes. Os caras gastaran gastaran a maior grana aprovando a emenda da reeleição que favorecia obscenamente os ocupantes dos cargos e agora aparecem com esta conversinha mole de acabar com a reeleição… Claro, até que a reeleição os favoreça novamente. Vão catar coquinho!

  5. Diz que não diz e diz o que não quer dizer

    Esse rapaz concorda tanto com o Aécio que deveria mesmo é ser candidato a vice na chapa do carioca, digo, mineiro.

    Ok, ele põe Aécio no pólo conservador, mas diz que este fez muito pelo país, o que é no mínimo discutível (para mim fez: pelo pior).

    O não à reeleição empaca no Congresso porque o próprio candidato eleito não fará mais que jogo de cena, caso envie proposta ao Congresso. “Tô mandando, mas esqueçam isso”.

    O fator Marina tem a ver, sim, com transferência de votos dos sonháticos. O resto é blá blá blá.

  6. reeleiçao

    tanto para Campos, como Aécio – unica forma de chegar lá é acabamento com a reeleição……não tem outra forma.

  7. reeleiçao

    tanto para Campos, como Aécio – unica forma de chegar lá é acabamento com a reeleição……não tem outra forma.

  8. reeleiçao

    Campos e Aécio, que no fundo são a mesma coisa só não querem o fim da reeleição nos pleitos estaduais: em SP, MG, GO, PR,  PE……etc……caras de pau.

  9. reeleiçao

    Campos e Aécio, que no fundo são a mesma coisa só não querem o fim da reeleição nos pleitos estaduais: em SP, MG, GO, PR,  PE……etc……caras de pau.

  10. Novamente a pregação do fim

    Novamente a pregação do fim da reeleição quando não são Governo (Aécio, Campos e assemelhados – tudo a mesma coisa).

    Para o discurso deles ficar mais completo, deveriam pregar também outra obssessão do PSDB: o voto distrital.

  11. Se for para ter fim de

    Se for para ter fim de reeleição que seja para TODOS os cargos…

    De vereador a presidente da república.

    Na Constituição de 88 proibiram com medo de que Lula ou qualquer partido de esquerda se apoderasse da esfera federal (quem tem realmente a chave do cofre!).

    Sarney pediu mais um ano… disse que 4 era pouco!

    Depois foi com FHC… e aí comprou a emenda da reeleição por R$ 200.000,00 e ninguém disse nada!

    Ministério Público, OAB, Mídia… Ninguém investigou e ficou por isso mesmo..

    No caixa 2 do PT, maior crime contra a humanidade, acusaram o PT de comprar o congresso para votar emendas, mesmo o PT tendo maioria no congresso!

    Agora, os mesmos que votaram pela emenda da reeleição de FHC.. querem tirar a reeleição do PT.

    Dilma leva 2014 e 2018 Lula volta para mais 8 anos!

  12. Péssima entrevista.

    Pelo que eu pude ver essa entrevista foi muito ruim. Não abordou nenhum tema importante e ficou tergiversando em generalidades sem apresentar nenhuma proposta consistente ou mesmo uma argumentação que sustente suas críticas primárias à Dilma.

    Fraco, fraco, mas muito fraco mesmo. Para quem se apresenta como novidade, não apresnetou absolutamente nada de novo.

    1. Oposição

      Ruy,

      esta oposição que aí está é muito ruim. Às vezes tenho a impressão de estar assistindo um grande teatro onde os candidados do PSBD e PSB fingem uma candidatura. Não há plano de governo, idéias. Os caras vivem no século 20 ainda. Mediocridade pura.

  13. Jamais votaria em Eduardo

    Jamais votaria em Eduardo Campos.

    O nordeste está com Dilma e com quem Lula apoiar.

    Dudu fala pelos cotovelos.

    ELe vai sofrer uma derrota acachapante no nordeste.

    Ele vai se arrepender da aventura… e de ter se aliado a Marina.

    A pior mentira é aquela dita para si mesmo.

    1. Eu não. A continuidade de um

      Eu não. A continuidade de um mandato de um bom presidente significa também continuidade de políticas públicas e planejamento governamental.

      E se o presidente for ruim é só votar contra.

  14. Existe uma região do discurso

    Existe uma região do discurso politico que pode ser categorizado a priori como “Propostas”, mas que a posteriori depende de outras forças, alem do empenho politico e disponibilidade de outros fatores entre eles o financeiro e interesses de mil matizes!

    Deveríamos focar mais em PROJETOS ESTRUTURADOS do que quimeras políticas, onde SABEMOS que há interferências da mídia, Judiciário e etc..

    Infelizmente SEM A REFORMA POLITICA, nossas campanhas estarão repletas de boas intenções, mas que dificilmente se implementarão!

    Tudo que prometer aécio e campos para mim são quimeras…

  15. Lula é um ótimo cabo

    Lula é um ótimo cabo eleitoral então o governo Lula foi bom. O Plano Real quase levou o país a bancarrota mas imprensa diz que é bom então o Plano Real é bom. Resumindo o Eduardo Campos é um grande oportunista que não tem plataforma própria de governo. Nem ideologia..

  16. qual a real chance de um

    qual a real chance de um militante ou simpatizante 

    lulista ou petista votar num sujeito que afirma isso:

    “Dilma ficará reconhecida como a primeira presidente que entregará o País pior do que encontrou”

    ele esta colocando a discussao por exemplo que fhc deixou um pais melhor, lula fez social e dilma fudeu,,,,

    ou seja, esta disputando campo do aecio e nao petistas, se assim o desejasse, nao precisa hoje bater na dilma, pig a o faz suficientemente, se eduardo optou por essa posicao é pra brigar no campo do aecio para polarizar com pt/dilma e lula, ele esta criando atrito de gratis com petismo, ou seja abriu mao dessa posibilidade ou deixa claro SOU CANDIDATO DO MERCADO, DA ELITE BRNCA QUE VAIOU DA DIREITA,,,,,,

    poderia sim, se estivesse interessado na heranca lulista: dilma ate é esforcada, mas com crise internacional nao teve competencia para impor agenda ao pais, bla bla bla,,,,,

     

     

     

    1. Cmapor iria apanhar feito

      Cmapor iria apanhar feito cacchorro ruim se disse que Dilma iria entragar melhor do que recebeu, querendo desbancar o fato de Lula ter sido o maior presidente de todos. De fato, até Dilma apanha se disser o mesmo

  17. Eles defendem mesmo o fim da reeleição???

    Não foi FHC que mudou as regras do jogo para si mesmo instituindo a reeleição???

    Aécio por acaso não se candidatou à reeleição em MG???

    Campos por acaso não se candidatou à reeleição em PE???

    Aécio = HIPÓCRITA = Campos

    1. Me digam alguma proposta ou

      Me digam alguma proposta ou resoluçaõ ou projeto de lei que o PT tenha apresentado para acabar com a reeleição depois que TOMOU U PUDER!!!!

  18. Aécio candidato do PSDB

    propor o fim da reeleição é um escarnio na cara dos brasileiros: parte do principio que todos esqueceram o guru do PSDB, Sr F. H. Cardoso gastando seu capital político da hora + $$$$ para fazer votar esta mudança constitucional.

    E. Campos entrar neste “trem” prova que ele não tem nada a propor sobre nada.

     

  19. É muita desfaçatez. Quando

    É muita desfaçatez. Quando governador, Campos não recusou a reeleição e, não satisfeito, quer manter o poder em Pernambuco nas mãos do PSB e escolheu seu candidato próprio, e não do partido. Essa conversa de alternância de poder só vale para escurraçar o PT, mas nem o PSB e nem o PSDB querem largar seus ossinhos nos estados.

    Como é que vocês tem saco para tanta hipocrisia?

  20. Pelo visto Eduardo Campos

    Pelo visto Eduardo Campos incorrerá no mesmo erro de Serra em 2010.

    Será o clone da Presidenta Dilma.

    Eduardo Campos tem de entender que a candidata e Presidenta Dilma terá apoio total e irrestrito de Lula, não adianta se escorar na ideia de que o Governo LULA era ótimo e que ele é o sucessor adequado com 4 anos de atraso.

    LULA é DILMA e DILMA é LULA. O LULA vai dizer maravilhas de Dilma no horário eleitoral, não dá para ser o novo ZÉ, como fez Serra em 2010.

    O Eduardo deveria ser oposição mesmo, mostrar um programa de governo alternativo e ressaltar as divergências com o Governo Federal sem se preocupar em querer dizer coisas boas do Lula, porque dá votos, e sem cálculos políticos de tal discurso.

    Ele é candidato de oposição. Situação é a candidata do PT, partido de Lula, e que Lula dirá em campanha que fez uma administração melhor que a dele e pedirá para todos seus simpatizantes votarem nela. 

     

  21.  
    Nem reeleição e nem mandato

     

    Nem reeleição e nem mandato único por 5 anos.

      Parlamentarismo já!!!

      Não tem essa de 4 ou 5 ou 8 anos. Sendo bom governante  pode ficar desde 1 ano até 11 anos ( como a Dama de Ferro)  ou mais.

             É de uma EXTREMA burrice pensar que o parlamentarismo nasce de partidos fortes. É falácia.

               Pensemos o contrário> É através do parlamentarismo que os partidos crescerão.E ficarão fortes.

  22. AÉCIO VOTOU A FAVOR DA REELEIÇÃO DO FHC E FEZ ATÉ CAMPANHA

    Aécio votou a favor da reeleição FHC e fez até campanha.  A mente dele é seletiva quando ele leva vantagem e muito bom. E tem mais foi a R$200.000,00 cada voto de deputado, pelo menos é o dizem por ai.

  23. os papagaios sempre vão dizer

    os papagaios sempre vão dizer que são contra em época de eleição e depois de eleitos, vide psdb, fazem exatamente o contrário, ou pior, novo mensalão(esse com provas) da compra da reeleição do fhc.

  24. parece hipocrisia, mas não é…

    é falta de habilidade política mesmo, pois no querer acabar com a reeleição há uma confirmação, uma negação e um convite, vejam:

    eu não tenho, mas como pretendo negar o que você já tem, eleitor, mereço o seu voto

    1. é como suicidar-se pela alma, saltando da ponta da língua…

      pois revela possibilidade de fazerem o mesmo (confirmar e negar) em diferentes setores que apresentem conquistas já garantidas, aceitas e reconhecidas por todos como ótimas

  25. Esse assunto é um não debate

    Esse assunto é um não debate de uma oposição sem pé e nem cabeça, a reeleição custou bilhões ao país em propinas e agrados conduzidos pelo falecido trator dos tucanos sócio do principe  em varias atividades. Mais um ótimo motivo para não se votar no Dudu Camprilles.

    1. Por causa desse custo

      Por causa desse custo bilionário, sem levar em conta que não seria possível ter se sido aprovado sem voto de petistas , esquerda em geral atuais aliados petistas, o maior compromisso moral, e único, com o povo brasileiro era que quando chegasse ao poder iria imediatamente exigir que tal lei fosse anulada por absoluta imoralidade, pois exigia consulta ao povo para tanto.

  26. Nada mais coerente que as

    Nada mais coerente que as posições do Aébrio e do Dudu quanto à reeleção: DEU CERTO, FOI BOM PRO BRASIL, TEM QUE ACABAR. Deve ser ordens do chefão deles, lá do norte. A reeleição deu certo? Claro que deu: 1) Permitiu ao Brasil ver a fraude que eram o governo do PSDB e suas idéias de submissão plena aos USA (o mandão lá do norte); 2) Permitiu a LULA mostrar ao Brasil que há outra forma de crescer: TODOS crescendo JUNTOS; Os ricos um pouco menos, os pobres um pouco mais, dividindo todo e qualquer “aumento do bolo”, diminuindo a desigualdade infame que viveciamos  desde 1500. Porisso, porque nos permitiu ver tudo isso, é que a reeleição tem que ser abolida: gorvernos curtinhos têm a desculpa do “NÃO DEU TEMPO”. Essas matérias do GGN tão me pondo de orelha em pé com o Nassa! 

  27. Ambos mentem: Aécio e Eduardo

    Ambos mentem: Aécio e Eduardo Campos. Só falam em acabar a reeleição da boca para fora. Nesse sentido, são us fingidos. Sabem que mesmo que quisessem, o que não é o caso, seria muito difícil convencer governadores e prefeitos. 

    Por ele não tem a dignidade de falar no Lula, considerando o apoio que recebeu do ex-presidente? Como querer dar uma agora de “bonzinho”, de equidistante crítico do sistema político que lhe deu visibilidade política nacional?

    Sairá humilhado da campanha. 

  28. Pois então que comecem dando

    Pois então que comecem dando exemplo proibindo todos prefeitos e governadores de seus partidos a disputarem re-eleições. Simples.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador