Carta de intelectuais vira petição pública em favor de Lula presidente

Jornal GGN – Uma carta lançada nesta semana por intelectuais e artistas brasileiros virou petição pública que já conta com quase 10 mil assinantes apoiando um pedido para que o ex-presidente Lula lance o quanto antes sua candidatura, pelo PT, ao Palácio do Planalto em 2018.

Segundo o texto de apoio ao petista, alvo de pelo menos cinco processos em trâmite na Justiça – a maioria relacionada à operação Lava Jato -, Lula tem compromisso com “a soberania do País e todos os direitos conquistados nas últimas décadas”.

A petição solicita que Lula “considere a possibilidade de, desde já, lançar a sua candidatura à Presidência da República no próximo ano, como forma de garantir ao povo brasileiro a dignidade, o orgulho e a autonomia que perderam.”

O texto ainda ressalta que Lula foi um “trabalhador, filho da pobreza nordestina, que assumiu, alguns anos atrás, a Presidência da República e deu significado substantivo e autêntico à democracia brasileira.”

“Descobrimos, então, que não há democracia na fome, na ausência de participação política efetiva, sem educação e saúde de qualidade, sem habitação digna, enfim, sem inclusão social. Aprendemos que não é democrática a sociedade que separa seus cidadãos em diferentes categorias.”

O pedido finaliza apontando que Lula é necessário a um projeto de inclusão social que corre riscos nas mãos do governo Temer. “(…) porque é fundamental para o futuro do Brasil assegurar a soberania sobre o pré-sal, suas terras, sua água, suas riquezas; porque o País deve voltar a ter um papel ativo no cenário internacional; porque é importante distribuir com todos os brasileiros aquilo que os brasileiros produzem. O Brasil precisa de Lula!”

A carta foi inicialmente assinada por cerca de 400 artistas e intelectuais, de Chico Buarque a Emir Sader, publicada após o Estadão defender, em editorial, a prisão de Lula na Lava Jato. Apesar da corrida do Ministério Público em mais de um Estado para tentar enquadrar o ex-presidente, Lula desponta como favorito em pesquisas de opinião pública que sondam o cenário presidencial para 2018.

A petição pode ser acessada clicando aqui.

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora