Ciro reitera que não quer ser vice de Lula

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Reprodução
 
Jornal GGN – Um dos cotados pelo PT a formar chapa com o ex-presidente Lula, o candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, disse que o PT já sabe que ele não será candidato a vice: “Gleisi já sabe que não serei candidato a vice”.
 
A declaração foi dada neste sábado (04), em Belo Horizonte, e ocorre um dia após o presidenciável publicar uma carta pública informando que “em nenhuma hipótese é o PT o nosso inimigo”, criticando o acordo da sigla com o PSB, mas elogiando Lula e lembrando que foi fiél a ele por 16 anos.
 
Neste sábado, Ciro voltou a criticar a aliança do PT com PSB, em Pernambuco e Minas Gerais, como uma estratégia para isolá-lo nas eleições deste ano, chamando a parceria de “cada bobagem que só posso acreditar que estão em viagem lisérgica”.
 
O PSB abdicará da candidatura própria em Minas, a de Marcio Lacerda (PSB), favorecendo em apoio a Fernando Pimentel (PT), e em Pernambuco, as alianças favorecem a reeleição de Paulo Câmara (PSB).
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E oura vez eu questiono:
    Quem

    E oura vez eu questiono:

    Quem disse que o ciro é compromentido com a esquerda?

    Quando foi que o Pt atacou publicamente o ciro como o ciro faz com o Pt e Lula quase diariamente?

    Quem é o ciro, que com seis, sete por cento de intençao de voto vir exigir compromisso da militância do Pt com a sua campanha?

    N minha modesta opinião, o ciro é muito mais um problema que uma soluçõa pra esqerda.

    Esse cara não soma,ele divide!!

  2. Se o próprio Ciro Gomes, que

    Se o próprio Ciro Gomes, que nunca decolou em nenhuma pesquisa p/ presidente, quer abrir mão de ser cabeça de Chapa, como ele quer que o PT, com o Lula liderando com folga em todos os cenários, faça isso? Ah!… 

  3. Ótimo Seria 1 risco muito grande de terminar sendo o presidente

    Precisamos de um candidato REALMENTE DE ESQUERDA. De preferência do PT, mas poderia ser Manuela ou Boulos (arriscado tb, nao no mesmo sentido: Boulos seria um candidato desejável por suas posiçoes, mas seria demolido pelo sistema em menos de uma semana, aliás exatamente por isso).

  4. Tenho mais rejeição ao Ciro
    Tenho mais rejeição ao Ciro que ao Bolsonaro.

    É nítido que esse rapaz veio pra desarticular qualquer aliança com LULA e com o campo progressista.

    O PT deveria subir o tom contra esse farsabte.

  5. Muitos comentaristas do site

    Muitos comentaristas do site tomaram chá de fita e estão na mesma viagem do PT. No fundo torcem pelo Alckmin para que o flaxflu confortável se restabeleça. E viva os novos aliados “golpistas” do PT, isso sim que é o certo. Rá rá

    1. Todo mundo errado, só collingwood, Morrow e Dodge estão certos

      É isso mesmo ?

      Mais de 50 milhões de brasileiros tomaram ácido para se rebelarem contra o sequestro de Lula e do Brasil .

      Mas os lúcidos Collingwood, Rachel Dodge Dart, Judge Morrow, dallagnal etc… acham normal o sequestro em cárcere fechado do líder das pesquisas, a publicidade opressiva da mídia contra o Lula e PT, e ao mesmo tempo, o marketing favorável desta mesmo mídia aos candidatos do PSDB e de outros politiqueiros que apoiam o governo dos bandidos .

    1. 5% mais os votos de Lula

      É isto que Ciro está propondo, no caso de Lula ficar impedido de concorrer ou se eleger ou tomar posse.

      Se a esquerda tomar Lula e Ciro como times a amar e odiar e Lula não passar, tamfu;

      E a direita sabe disso.

       

  6. O povo quer votar em Lula

    O povo quer votar em Lula porque o povo quer justiça. Quando irão entender que isso está acima de qualquer aliança, apoio, conchavo? Se o nome dele não estiver na urna os votos nulos e brancos vencerão a eleição. 

    1. Quando entender que o Brasil está acima de tudo na eleição

      Eu também torço por Lula. Mas não podemos deixar o poder histórico e golpista vencer estas eleições (brancos e nulos não vencem nada).

      E ainda que não vençam, com suas mútiplas opções (Santo Xuxu, Boçal Nato, Marina Itaú, Meireles Boston, Álvaro Botox, etc.), o golpe jurídico-pralamentar continuará sobrevoando-nos como carniças ainda vivas.

      Portanto, o problema não é votar no Lula. É poder votar no Lula E ao final elegê-lo e dar-lhe posse.

      A chamada Casa-Grande não deixará, a menos que pintemos o chão que eles pisam de vermelho-sangue.

      Sendo assim, não é com pensamento virtuoso (de um lado só) que conseguiremos (tentar) salvar este país via eleições.

      Se não for Lula, quem tem mais chance é Ciro, SE apoiado por Lula.

      Outrossim, será “outronnada”.

  7. Ciro
    Tinha tudo para crescer na política seguindo os passos do Lula.

    Mas a cada dia se parece mais com o fhc.

    A cada hora uma fala que diverge da anterior.

    Já era. Perdeu playboy.

    1. A clássica “dor de cotovelo”

      O PT, pelo seu tamanho e história, deixou para trás diversos políticos (ex-petistas) por conta da “dor de cotovelo” que nasce em políticos medíocres protelados pelos interesses maiores do povo e do próprio partido.

      Há muitos do campo da esquerda que queriam ter sido Lula e não conseguiram, ficando magoados e tentando aparecer por conta pessoal por outros caminhos: Roberto Freire, Paulinho (mandado) da Força, o professorzinho Cristovão Buarque (que até agora respira pela ferida), recentemente o Aldo Rebelo, e vários outros menos expressivos. Até o Suplicy teve um arrebato de euforia e quis disputar a candidatura com Lula numa oportunidade, sendo protelado, mas acabou aceitando numa boa, na esportiva.

      Do lado feminino, tem aquelas que queriam ser Dilma, mas que não conseguiram, como Marina e, recentemente, o caso da Marta, lamentável em todos os seus aspectos, principalmente pelo seu melancólico final.

      Pois bem, o FHC, pelo lado tucano, também deixou os seus “dor de cotovelo” pelo caminho, um deles é o Ciro Gomes que, depois de treinamento em Washington, queria pegar a herança do Itamar e transitar para a eleição seguinte (1994) com o Plano Real embaixo do braço, mas que foi preterido por FHC, quem acabou levando o Plano para sim, em forma esperta. Aí o Ciro saiu do PSDB e hoje aluga partidos diversos para continuar a sua missão pessoal, como uma espécie de “Bourne” (do filme), que até os seus criadores querem abater, mas este segue na sua missão em forma pessoal.

      Ciro é para FHC como Cristovão é para o Lula, e isso não o converte num sujeito de esquerda nem próximo disso, mas apenas um político de brios, ferido no plano pessoal, que procura a sua chance há muito tempo, transitando já por sete partidos políticos na procura da sua obsessão.

      É obvio que por causa desse sujeito a gente não vai largar Lula na cadeia, fechar o PT e assumir um plano B da direita.

  8. Tudo isso estava acordado há

    Tudo isso estava acordado há meses.

    Quem me disse foi uma fonte do PT.

    O psb tinha combinado tudo isso com o Ciro.

    Afinal, sabemos todos que o psb não é golpista …

     

    ELEIÇÃO SEM LULA É GOLPE!!!

    ELEIÇÃO SEM MARÍLIA TAMBÉM!!!

  9. Ciro está certo

    Do ponto de vista daqueles que querem reconstruir o Estado Democrático de Direito e recuperar as entregas feitas pelos criminosos golpistas, Ciro está absolutamente certo !  O próximo presidente precisa de Autoridade e Respeito, para poder comandar as reformas.

    Mesmo que tenha sucesso eleitoral, um boneco de mamulengo não terá nenhuma autoridade política e será fulminado pela mídia golpista. A menos que a estratégia do PT seja fomentar o caos pra ensejar uma Revolução. Será ?

     

      1. Pode ser que dêem em outro país, aqui não deram à Dilma, Jango..

        Ciro com 5% MAIS apoio de Lula pode dser mais que apoio de Lula a qualquer outro neste cenário.

        Não sejamos idealistas sem ser realistas.

        Este país tem dono.

        E não é o povo!

        Talvez um dia…

  10. Ciro, um tucano nordestino

    Um partido do tamanho do PT não pode ficar em conversa submissa com um sujeito sem estrutura nacional nem fidelidade partidária alguma: um oportunista. Seria a maior derrota do PT abrir mão do seu direito de voltar a dirigir esta nação se colocando submisso e subalterno a um sujeito como este. Não podemos aceitar votar neste cometa Halley que de 4 em 4 anos aparece no Brasil vindo de Harvard com programas e partidos diferentes (já são sete partidos onde Ciro militou). Hoje, a sua nova missão de “Plano B de Washington” – que é de onde recebe instruções depois de acordar da máquina de hibernação – é com o “avatar” do PDT, assim como no filme.

    Os golpistas estão de plantão, apenas esperando um novo alvo para abater. Lula candidato é, simultaneamente, a melhor reação contra o golpe e a melhor estratégia eleitoral para o PT. Sem Lula é o mesmo que aceitar plena e mansamente o golpe, condenando Lula e o PT para uma morte inglória, abrindo espaço para aventureiros e ferindo de morte a estrutura organizacional da esquerda.

    O PT está absolutamente correto na sua estratégia, pois Lula segue crescendo e os votos ao PT se solidificando (Haddad ou outro substituto eventual teriam, em caso de emergência, maior intenção de votos que o Ciro). O PT não deve precipitar e favorecer a vida dos golpistas, que esperam ansiosamente o novo alvo a abater.

    Lula é o candidato e, em qualquer hipótese de emergência, qualquer candidato alternativo que Lula indicar vai ganhar esta eleição, ainda mais com os bons nomes infinitamente melhores do que o Ciro, fiéis ao partido e 100% confiáveis para o campo da esquerda no seu conjunto. O Ciro pode ir pensando na sua nova fantasia política ou avatar para 2022, depois de tudo, Brasil possui mais de 35 partidos políticos para este escolher.

    Pensar em Ciro é o mesmo que trocar o golpe atual por uma rendição cívica através das urnas, o que seria pior, pois com isso estaríamos aceitando esta nova fase do golpe, votando nela, destruindo a esquerda, condenando Lula e tirando da nossa boca e mente qualquer direito de reclamação posterior.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador