Com apoio do diretório de PE, Marília resiste com candidatura e PSB em MG pode fazer o mesmo

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Reprodução/Facebook

Jornal GGN – A resistência de Marília Arraes (PT) em abrir mão da candidatura ao governo de Pernambuco poderá ser reproduzida em Minas Gerais pelo pré-candidato do PSB Márcio Lacerda. Segundo informações da Folha, ele agora estuda seguir os passos de Marília e pedir apoio dos delegados do partido em seu estado para manter a candidatura contra a reeleição de Fernando Pimentel (PT).
 
Nesta semana, o PT e o PSB fecharam um acordo na eleição 2018 que incluia o recuo das candidaturas de Marília, em favor de Paulo Câmera (PSB), e de Lacerda, em favor de Pimentel. A decisão desagradou a militância petista em Pernambuco, que há 12 anos não apresentava uma candidatura competitiva como a de Marília.
 
Na noite de quinta (2), os delegados do PT em Pernambuco se reuniram para decidir se apoiariam Marília ou obedeceriam a executiva nacional do partido e apoiaram o PSB no Estado. Paulo Câmera apoiou Aécio Neves no segundo turno de 2014 e o impeachment de Dilma Rousseff. Mas Gleisi Hoffmann afirma que o partido no Nordeste corrigiu os rumos e que essa aliança seria o “recomeço da frente de esquerda”.
 
O resultado da votação no diretório de Pernambuco foi pela candidatura de Marília. “A assessoria de imprensa de Marília Arraes informou que ela obteve 230 votos favoráveis, 20 contrários e uma abstenção”, escreveu a Folha.
 
O senador Humberto Costa, que apoia a decisão da executiva nacional pelo acordo com o PSB, apareceu no diretório sob vaias e gritos de “golpista”. Em resposta, ele disparou: “Vocês acreditam que exista alguma coisa aprovada no PT que não tenha o apoio e o conhecimento de Lula?”, sinalizando que o ex-presidente é pela retirada da candidatura de Marília em benefício da aliança com os pessebistas.
 
Ainda de acordo com o jornal, o ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda (PSB) afirmou enviou um áudio a afiliados de seu partido decidiu “manter minha candidatura. Para isso, é muito importante que todos os delegados e todos os apoiadores compareçam à convenção (neste sábado, 4).” A situação deve abrir no PSB o mesmo imbróglio que ocorre no PT com Marília Arraes.
 
A vereadora e pré-candidata acredita que o resultado da votação dos delegados vai fazer a executiva nacional mudar de ideia. Costa disse que é muito difícil que isto ocorra.
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. se a moça tá achando que tá

    se a moça tá achando que tá com essa bola toda (estando em 2o lugar nas pesquisas)  ..sendo novata no PT mas pertencendo a um clã tradicionalissimo dos velhos oligarcas do NE  ..pergunto:

    Pq ela não resolve ajudar o país ao se candidatar ao senado ?

    lá o mandato é de oito anos  ..e nesse ano há duas vagas por Estado  ..e se não der, tem a Camara federal tb

    que coisa…

    O BRASIL vendo derreter a democracia e imperar o arbítrio ..lutando desesperadamente pra tentar viabilizar LULA – preso ilegalmente em Curitiba – ..tudo pra tentarmos salvar o que resta de democracia e cidadania nesta terra de Maria  ..e a garota preocupada com o próprio rabo sem levar em conta o TODO ?

    francamente  ..falta estratégia e sabedoria e essa juventude

    1. “…..mas a um clã

      “…..mas a um clã tradicionalíssimo dos velhos oligarcas do NE”

      Romanelli,

      Vocês, sudestinos, são realmente uma causa perdida. Não aprendem nunca. Antes de sair por aí esgrimindo ignorância e preconceito enrustido, que tal abrir um livro de História e de Sociologia?

      Miguel Arraes nunca foi um oligarca. Egresso de família de pequenos produtores rurais do sul do Ceará, toda a sua ascensão se deveu a méritos pessoais. Advogado, ingressou por CONCURSO no serviço público. Na vida política sempre foi um progressista, galgando posições sempre através do voto, e não por indicações políticas e apadrinhamentos. Foi, na realidade, um destruidor de oligarquias no estado em que exerceu sua militância política. 

      Não por nada foi um dos primeiros alvos da ditadura implantada em 1964.

      Cometeu alguns equívocos, sim, como qualquer ser humano. Mas não ao ponto de eclipsar uma bela e honrosa trajetória de homem público. 

      PS: e nunca esqueça que o nordeste é formado por 9 estados. Miguel Arraes, apesar de cearense de nascimento, realizou sua vida pessoal, profissional e política no vizinho estado de Pernambuco.

      1. blá blá blá bláComeça me

        blá blá blá blá

        Começa me identificando (discriminando) por uma região aonde nasci e/ou moro ?!

        vai caga cumpadi !!!!!!!  ..preconceito é o seu  ..se encherga não ?!

        tem melhor argumento não  ..Arraes foi isso e aquilo e nao foi perfeito, diz  ..arãããã

        CARLOS LACERDA tb se fude? em 64 ?  nem por isso… ahh, xá pra lá, afinal, sou um simples sudestino que preciso ler melhor a história dos coroneís do NE  e entender o que é se ser oligarca, que pra uns só significaria conta bancária

        em tempo  ..no wikipedia  ..é o que tem pra hoje

        “oligarquia ..é a forma de governo em que o poder político está concentrado num pequeno número pertencente a uma mesma família, um mesmo partido político ou grupo econômico ou corporação.

        A oligarquia é caracterizada por pequeno grupo de interesse ou lobby que controla as políticas sociais e econômicas em benefício de interesses próprios.[2] O termo é também aplicado a grupos sociais que monopolizam o mercado econômico, político e cultural de um país, mesmo sendo a democracia o sistema político vigente..”

      1. ALAN, fala verdade  ..90%

        ALAN, fala verdade  ..90% queriam DILMA morta !!! (e LEVY 91 %), talvez até vc 

        Aposto que tinha muito Petista no meio (já que tradicionalmente o partido carrega 20-25 % dos brasileiros)  ..e convenhamos, não fosse o golpe, o erro de calculo dos GOLPISTAS e da escumalha autoritária, e DILMA continuado a fazer o que vinha fazendo, perigas hj não ter sobrado progressista pra reivindicar o Poder e a volta da democracia

        A cada momento a sua cruz  ..penso que a direção Nacional tem muito mais capacidade que eu e VOCÊ, pra decidir pelo que decidiu ..fora que ainda aposto que LULA esta ciente e concordando com tal estratégia  ..e ele mais do que ninguém sabe melhor do que nós aonde a coisa pega

        MAIS do que governar pra um grupo, o presidente ELEITO precisa saber governar pra todo povo 

        no mais é fato  ..a moça é jovem, tem tempo ainda, poderia negociar a vaga pro Senado (ou Camara)  ..ter tido um pouco mais de flexibilidade ao ficar impondo este famoso “fogo nas ventas” tipo do povo nordestino

         

         

  2. Ela quer saltar de vereadora

    Ela quer saltar de vereadora para governadora contra a reeleicao de dois potenciais aliados que estao no governo do Estado (governador do PSB e vice do PC do B). Assim nao sai aliança nacional com ninguem e fica como o PDT, que sozinho so resta ao Ciro sair por ai xingando todo mundo, enquanto a direita ganha a eleição.

  3. Tudo que o PT NÃO precisa
    Tudo que o PT NÃO precisa neste momento , é confronto interno.

    A prioridade é o plano nacional.

    Alkimin e Bolsonaro devem estar dando gargalhadas.

    A bela jovem está queimando etapas. Corre o risco de não se eleger, e atrapalhar a coligação no plano nacional, principalmente em MG, segundo maior colégio eleitoral do país.

    Calma menina, você é vereadora, tenta a câmara dos deputados federal, se cacifa mais em seu estado. Em 2022 você volta com mais preparo e uma base política maior.

    Você está prejudicando o PT no plano nacional.

    Aprenda, a política é a arte de comer merda sem sentir o cheiro.

    Sabendo a merda que é o PSB, mas no momento temos que engolir.

  4. Não c# nem sai da moita. O brilhante acordo.

    Ora bolas, são 230… 230 contra 20! Que tipo de canalha pode concordar com a tática da Nacional do PT? E por um acordo que nada de bom trás ao PT que não seja isolar o Ciro. Se Ciro é tão insignificante, porque entregar uma jovem promissora como a Arraes??????????  Aliás, com esse MAJESTOSO acordo, quem ganhou mais tempo de TV foi o Alckimin. ESPETACULAR PT!

  5. Competência

    O direção do PT tem o mesmo defeito da do PSDB. Pensa que o Brasil que importa está de Minas para baixo, sobretudo São Paulo. O norte e o nordeste são apenas “anexos” sem grande importância. A decisão é fruto disso. E vai dar (já está dando) resultado negativo na militância nordestina.

    1. muito me surpreende também…

      o fato de parte do PT continuar a esperar muito dessas regiões, de Minas para baixo, como vc colocou muito bem, mesmo sabendo que estas regiões sempre lhe dedicaram tão pouco, em termos de reconhicimentos espelhados em votos

  6. IBOPE: Segue o líder – LULA é

    IBOPE: Segue o líder – LULA é disparado o preferido da juventude brasileira com 38% dos votos

     A depender apenas da juventude brasileira, LULA teria 38% dos votos e já poderia vencer no primeiro turno, diz IBOPE     LULA já pode vencer no 1° turno Um dado impressionante contido na última pesquisa Ibope/CNI pode ter sido a causa que motivou a Rede Globo e a grande mídia tentarem esconder o seu resultado, engavetando os dados por mais de um mês, ontem, finalmente foi divulgado: LULA já pode vencer no primeiro turno, conforme também retratou a pesquisa do Vox Populi, nesta, o presidente LULA já tem 41% dos votos contra 29% dos demais concorrentes (aqui). A juventude é LULA, diz IBOPE Os números que o IBOPE/CNI e Rede Globo tentaram esconder são impressionantes, LULA lidera com muita folga entre os eleitores jovens, com idade entre 16 a 24 anos, são fantásticos 38% de intenções de votos, somando os principais adversários (Bolsonaro, Ciro, Marina, Alckmin, Álvaro Dias e Manuela) eles alcançam apenas 37%.    LULA – segue o líder – eis o real motivo da sua prisão A pesquisa IBOPE/CNI também trouxe mais preocupação ao PSDB/GLOBO/LAVA JATO, o presidente LULA lidera com folga e dependendo da quantidade de candidato no páreo, o maior líder popular da história brasileira venceria a eleição já no primeiro turno, pois sozinho ele tem 33% dos votos, a soma de Bolsonaro, Marina, Alckmin e Ciro, todos juntos, fica apenas em 30%.    O motivo da prisão de LULA pelo corrupto judiciário brasileiro é somente esse – LULA lidera todas as pesquisas e vence com tranquilidade qualquer um candidato deles. Mais de um mês depois A pesquisa Ibope/CNI ficou guardada por mais de um mês, tinha previsão de divulgação em 28 de junho, o registro da pesquisa no TSE: Número de identificação é BR-02265/2018. Data de registro: 22/06/2018. Realizada entre  21 a 28/06/2018. Margem de erro é de 2%. Clique e veja a PESQUISA completa AQUI 

     

  7. mais dos ultimatos…

    pior é que estão ficando cada vez mais claros,

    agora, se o dessa moça é certo ou justo, cabe ao eleitor confirmar, não ao PT ou seus estrategistas

    Em nome da Democracia que entendo e defendo, reconheço como certo e justo

  8. O xadrez do fracasso de crítica e sucesso de público
    O PT é fracassso entre os críticos políticos, mas sucesso de público (eleitorado).Em Pernambuco, de qualquer jeito o PT sai ganhando. Olha as “perdas” do PT pernambucano:1) Marília Arraes incendiou a campanha em Pernambuco ao deflagar uma resistência estadual (de certa forma repetindo o simbolismo da resistência da candidatura Lula), sem disparar fogo amigo contra o PT nacional, só atacando o PSB-PE, e mantendo sua imagem colada à Lula (Lula tem 65% de intenção de votos nas pesquisas em Pernambuco, ela 20% sabendo que tem isso por ser lulista). Essa aí tem futuro, porque tem a inteligência política de acertar o alvo certo, pontaria que falta a Ciro.2) Se ela for vencida e retirarem a candidatura própria (quase certo), já será a deputada federal mais votada do estado, aumentando a bancada de esquerda, e se projetando para 2020 como forte candidata a prefeita de Recife.3) Se ela consegue o improvável de manter a candidatura própria, é um feito espetacular e já pula para favorita a vencer, pois já está mobilizando para campanha e gerando fatos políticos que incendiaram a campanha. Repetirá o que já aconteceu com Luiziane Lins em Fortaleza, que foi contra a direção do PT de apoiar Inácio Arruda do PCdoB para prefeito, e acabou vencendo a eleição.4) Lula passa ao largo da questão regional e continua unanimidade em todos os palanques significativos de Pernambuco.

  9. Atropelo

    Não acompanho a situação em Pernambuco, mas lembro que na década de 90, no Rio de Janeiro, o PT local havia escolhido um candidato, não lembro o nome. Não tinha chance de se eleger para o geverno do estado mas era da “casa”, tinha apoio toal da militância.

    Daí, dizem amigos meus, entrou o José Genoino atropelou e anulou a convenção do PT no estado e forçou a candidatura da Benedita pra ser vice do Garotinho.  A nova convenção foi uma esculhambação, com assinaturas falsificadas a favor da Bené.

    Aquilo matou o PT do Rio.

    1. Esquerda do Rio

      A esquerda do Rio de Janeiro foi corroída pela rede Globo e pelos modernosos de esquerda carnavalesca, que desceram com a política para embaixo da linha da cintura. O jogo político no Rio é agora entre pastores e esquerdistas modernosos (PSol), perdendo-se o foco político nos temas de interesse nacional. Espírito Santo segue o mesmo caminho, apenas que aí levam vantagem os pastores, pela falta de um “bar no Leblon” onde possam ser discutidas as teses da esquerda chique da Europa de hoje (e do Brasil de 70 anos mais na frente). Rio merece que o PT volte com força, trazendo agendas cívicas comuns a uma população totalmente dividida em assuntos comportamentais e religiosos. Caetano fez a letra certinha para eles.

      Esquerda do Rio (Caetano)

      Esquerda do Rio
      que em Pastor provoca arrepio
      Dragão tatuado no braço
      Calção corpo aberto no espaço
      Coração, de eterno flerte
      Adoro ver-te…

      Menino vadio
      Tensão flutuante do Rio
      Eu canto prá Deus
      Proteger-te…

      Miami seja aqui
      Tudo o que sonhares
      Todos ficam bobos
      com novelas da Globo
      Pois quando eu as vejo
      Eu desejo o teu desejo…

      Esquerda do Rio
      que em Pastor provoca arrepio
      Desliga a rede Globo
      E acorda logo

        1. Errado

          A Globo apoiou a candidatura do Freixo….contra a Record.

          Rio de Janeiro perdeu o conceito de esquerda operária e de soberania nacional e entrou no jogo que Brizola definiria como sendo “a esquerda que a direita gosta”. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador