“Congresso que será eleito em 2018 tende a ser mais conservador”, diz Diap

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Foto: Geraldo Magela / Agência SenadoDiap calcula renovação abaixo da média histórica de 50% entre parlamentares

da Carta Capital 

Congresso será mais conservador e renovação, pequena, diz Diap

por Nivaldo Souza

Bancadas ruralista e religiosa devem crescer, enquanto busca por foro privilegiado levará ao uso da máquina partidária contra estreantes

O perfil dos deputados e senadores eleitos em 2014 surpreendeu por ter sido o mais conservador desde o golpe de 1964, frustrando a expectativa criada pelas manifestações iniciadas de junho do ano anterior. Para 2018, o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) arrisca um prognóstico para o pleito de outubro e, assim, evitar nova surpresa: o fenômeno conservador será potencializado pelo aumento das bancadas ruralista, religiosa, empresarial e da bala.

“A pauta do Congresso que será eleito em 2018, com a criminalização da esquerda e o afastamento do PT do governo, tende a ser mais conservadora”, afirma o diretor do DiapAntônio Augusto de Queiroz.

Toninho, como é chamado por parlamentares e jornalistas, é um dos analistas de Congresso mais ouvidos no mundo político de Brasília. O Diap foi criado há 34 anos para assessorar sindicatos de diversas categorias no acompanhamento do trabalho dos congressistas e hoje atende a 900 organizações.
 
Segundo ele, o crescimento conservador deve acirrar a tensão sobre temas como a redução da maioridade penal, a revisão do estatuto do desarmamento e a imposição de barreiras a discussões envolvendo questões de gênero. “Todas as bancadas conservadoras estão se preparando para aumentar. Será um Congresso pior que o atual”, afirma.
 
Renovação frustrada
 
O diretor do Diap avalia também que haverá frustração no desejo de renovação do Congresso desejado pela sociedade. Este será o efeito direto de mudanças feitas pelos atuais parlamentares na legislação eleitoral. Queiroz estima uma redução no índice de renovação – abaixo dos 50% desde 1994.
 
Na contramão, os atuais deputados serão beneficiados pelo menor tempo de propagada eleitoral gratuita na televisão, reduzida de 45 para 35 minutos. A diminuição do tempo de campanha de 90 para 45 dias também favorecerá deputados e senadores com mandato.
 
Queiroz afirma que a mudança no modelo de financiamento – restrito ao fundo eleitoral, recursos próprios e doações de pessoas físicas – deve impedir o surgimento de novatos. “O candidato [com mandato] vai negociar com o partido que só fica [no partido] se a legenda der para ele prioridade nos recursos e espaço no horário eleitoral gratuito. Os novos [candidatos] que aspiram essa oportunidade [de ser parlamentar] não vão ter essa mesma oportunidade”, compara.
 
Os prefeitos precisarão escolher entre novos e velhos aliados, que devem ser favorecidos pela distribuição de emendas parlamentares. Cada deputado tem direito a R$ 14,8 milhões por ano para destinar a cidades de sua base eleitoral. No total, as emendas formam bolo de R$ 8,8 bilhões em 2018, disputado por prefeitos de todo o país.
 
A estrutura para exercício de mandato do atuais deputados e senadores é outro fator que joga contra estreantes nas urnas. “É uma série de vantagens que quem está chegando não tem – como o auxílio gasolina para rodar o estado, verba de correio, funcionários de gabinete para campanha. Como o espaço será pequeno, com o tempo de campanha reduzido, embora haja no Brasil um desenho de renovação não há condições objetivas para novatos se eleger”, sugere.
 
Foro privilegiado
 
foro privilegiado será fator decisivo na decisão dos parlamentares de se candidatar à reeleição. O medo é perder prerrogativa de responder a processos no Supremo Tribunal Federal (STF), geralmente mais lento para julgar corruptos em relação às primeira e segunda instâncias.
 
De acordo com o Diap, o índice tradicional de 20% de deputados que não buscam a reeleição deve cair. Com isso, a renovação será prejudicada. O cálculo é de que a cada cem deputados em reeleição, 80 conseguem renovar o votos para permanecer na Câmara. Uma peneira com mais mandatários na disputa dificulta a passagem de candidatos em busca do primeiro mandato.
 
O foro deve levar alguns senadores a desistir da reeleição para tentar uma vaga na Câmara. “O que vai ocorrer é uma circulação no poder com o cara que é senador saindo para deputado”, diz o diretor do Diap.
 
Serão 54 das 81 cadeiras em disputa no Senado, contra 513 vagas para a Câmara. “Na nossa simulação, devem se reeleger de 21 a 25 senadores. Será menos de 50% de reeleição”, afirma. “Haverá uma renovação a partir de celebridades, parentes [de políticos] e ocupantes de cargos públicos em outras estruturas como ex-prefeitos.”
Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se for ainda mais

    Se for ainda mais conservador, vão refundar o Terceiro Reich e a Ku Klux Klan.

    Sinceramente, espero que a internet possa mudar essa história. Até outubro, as medidas nefastas do governo Temer vão ter mostrado ainda mais as suas consequências para a população. Quem apoiar esses golpistas não pode ser reeleito.

  2. Concordo plenamente!

    Se o PT não superar esse complexo narcisista da causa perdida não vai chegar a lugar nenhum. Até agora o partido perdeu todas as batalhas em torno do golpe. A impressão que ficou para a população brasileira é de um partido fraco e derrotado. E a forma como o Lula está sendo massacrado pelo judiciário só transmite a sensação de impotência.

    O partido precisa superar a dependência do Lula e avançar com alternativas concretas e efetivas, que demonstre ao povo brasileiro que o partido está no controle da crise. Pessoalmente acho que o PT deveria começar a sondar alternativas ao Lula e iniciar a construção de uma plataforma política mais ampla.

    Há muita resistência em torno a figura do Lula, o que impede qualquer discussão mais avançada. Com a candidatura do Lula, o debate nacional ficaria limitado a discutir se o Lula é ou não inocente, o que favorece os discursos mais radicais e intolerantes.

    Uma saída para a atual crise do PT e da esquerda era o Requião se filiar ao PT e se lançar candidato ao Planalto em 2018. Seria uma forma de evitar a derrota que o partido sofreu em 2016 nas eleições municipais.

  3. É inacreditável. É como

    É inacreditável. É como assistir a um suicídio.

    Esses congressistas, assim como todos os imbecis que participaram do golpe, não entendem que estão criando todos os mecanismos para uma convulsão social nunca antes vista nesse país. E ainda querem liberar as armas… Se essa previsão se confirmar, sinceramente, o Brasil vai virar um novo Oriente Médio. E aí, como as grandes impresas pretendem ganhar dinheiro em uma situação de caos social!? É inacreditável!

    Esses animais realmente não tem a menor ideia do que estão fazendo. Só vão entender o tamanho da cagada que fizeram quando levarem uma bala perdida.

  4. Isso não surpreende. O

    Isso não surpreende. O despreparo do eleitorado fica muito mais explícito nas escolhas que faz para os legislativos (federal, estadual e municipal) do que nas próprias escolhas que faz para o executivo. Está claro que muita gente que votou em Dilma, em 2014, votou nos lixos que participaram da fase legislativa do golpe.

  5. bom post

    Não entendo os eleitores, pelo menos os mais pobres.

    Não concordam com a reforma trabalhista e da previdência e perda de direitos.

    Se lhes for explicado muito da pauta conservadora também não concordariam.

    Porque raios votam nos conservadores de todo o tipo?.  De fazendeiro rico com 50 fazendas, “industrial” rentista, politico “novo” com 20 mandatos, pastores milionários e hipocritas, pessoal vindo do judiciário viciados em auxilio -moradia?

    É alienação ou masoquismo?

    Claro que há pobres que votam em quem defende os seus direitos, mas entendo que hoje sao minoria.

  6. É a propaganda

    Não me admira que a direita consiga vencer, pois fizeram amplo uso das redes de TV, nunca receberam uma crítica que fosse dos meios de comunicação televisivos, nem de jornal impresso.

    E agora, vários vídeos no youtube, enaltecendo Bolsonaro, a disciplina militar, os tempos do regime militar quando o país crescia mais de 10% ao ano, as escolas militarizadas, e o principal, eles falam o que o povo quer ouvir, elogiam a moral e bons costumes, ao invés de aplaudirem e defenderem homens pelados em museus. Com o número crescente de Evangelicos, pregar contra o recato, a moral e os bons costumes, é suicidio eleitoral. Mas nossa esquerda acha que pode desafiar dezenas de milhões de eleitores Evangelicos, e ganhar uma eleição sabe-se lá como,

    A avalanche das fake news contra o PT na internet, iate do filho do Lula ( notícia falsa ), ferrari dourada do filho do Lula ( noticia falsa ) e muito mais, mas ninguém se atreve dar um fim nisto, e aliás nem se sabe como dar um fim nisto. Se fosse contra o Bolsonaro, ou contra os militares tenham certeza que eles iam pra cima e davam um jeito de proibir. Eles não tem nenhum medo de enfrentar. O DNA democrático do PT permitiu liberdade demais na imprensa.

    Vai ser um desastre para o país, creio eu ( pois vão terminar de entregar o país para o Império), mas a direita vai vencer por fim, pois eles se dirigem aos corações dos eleitores, e é no coração onde todas as batalhas são ganhas. 

    ————

    E a esquerda? Bastaria mostrar um debate entre o Ciro Gomes e o Bolsonaro, para que os eleitores percebecem o abismo intelectual entre ambos, Ciro dá uma aula pro Bolsonaro, que aparenta nem saber o que é economia. Ah, mas esqueci, a esquerda detesta O Ciro…

    Enfim, enquanto a esquerda está dividida por imbecilidades e insignificâncias, a direita vai de vitória em vitória, até dominar tudo e até mesmo criminalizar todo partido de esquerda, e até mesmo o trabalhismo, quem sabe?

    Agora, a midia esculhambou tanto o Lula, que só o nome PT ou esquerda já passaram a ser algo vergonhoso, e inelegível.

    Enquanto a esquerda fizer uso apenas do controle remoto para controlar a mídia, esqueçam.

     

    ———

    Neste mundo, nada é mais maleável e frágil quanto a água. Contudo, ninguém, por mais poderoso que seja, resiste à sua ação (corrosão, desgaste, choque de ondas). Não é bastante claro que a flexibilidade é mais eficaz que a rigidez? Poucos agem de acordo com essa convicção

    Lao-Tsé

     

  7. Eleitorado

    Se essa previsao acontecer, a maioria do eleitorado tera se imbecilizado de vez ou virado masoquista. E, pelo atual estado de torpor, diante da retirada quase total de seus direitos, nao duvido.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador