Conheça Fabiano Contarato, senador gay que desbancou Magno Malta

Enviado por Marcelo Soares Souza

da Carta Capital

Conheça Fabiano Contarato, senador gay que desbancou Magno Malta

por Carol Scorce

No Espírito Santo, os 1.117.039 votos (31,15%) em Fabiano Contarato, da REDE, conseguiram eleger pela primeira vez um senador homossexual que não faz da sua vida particular um constrangimento. Ao contrário disso, Contarato, que é delegado da Polícia Civil e professor universitário, não tem medo de se expor ao debate público e misturou em sua campanha aspectos que dialogam tanto com ideias progressistas, quanto posições conservadoras.

Em sua primeira disputa a um cargo eletivo – filiou-se à Rede neste ano – Contarato conseguiu desbancar políticos tradicionais de estado: derrotou os atuais senadores Magno Malta (PR), que teve 17,04% dos votos, e Ricardo Ferraço (PSDB), com 13,39%. A segunda vaga para o Senado ficou Marcos do Val (PPS), que obteve 863.359 votos (24,08%).

Em seu discurso de vitória, o senador eleito disse que sua campanha foi a de “Davi contra dois Golias”, citou expressões bíblicas e usou a narrativa do amor contra o ódio. Contarato é homossexual, casado, tem um filho e defende o casamento LGBT.

Durante a disputa eleitoral – e também antes dela – deixou manifesta sua vida particular e aliou o discurso de defesa da família – em todas suas as formas – ao da inclusão. A tônica do candidato da Rede foi especialmente as questões ligadas à segurança pública. O Espírito Santo é o segundo estado mais violento do Brasil para crianças e jovens: 23,8% dos homicídios cometidos no estado em 2016 vitimaram menores de 19 anos de idade.

Formado em direito pela Universidade Vila Velha, Contarato é professor e delegado de polícia da Academia de Polícia Civil do Espírito Santo, e é especialista em Impactos da Violência na Escola pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Em 2016, foi nomeado corregedor-geral do Estado.

Enquanto a campanha ao Palácio do Planalto tende a polarização, o mais bem votado senador do Espírito Santo harmonizou em sua campanha símbolos e discursos de todos as matizes: bandeira do Brasil, defesa do casamento LGBT, contra o aborto, defesa dos direitos humanos e da lei Maria da Penha, mensagens motivacionais e especialmente a defesa de se professar a fé religiosa de maneira não dogmática.

O discurso religioso não vem ao acaso. Pode tê-lo ajudado a diminuir o poder de seu principal adversário, o político de extrema-direita Magno Malta. Político de carreira, termina no fim do ano seu primeiro mandato de senador. Pastor evangélico, já foi cantor de músicas gospel.

Em 2016, foi um dos parlamentares que mais defendeu o impeachment contra Dilma Rousseff. No discurso de votação, afirmou que “a arrogância precede a ruína”. Malta comparou o fim do mandato de Dilma a um “enterro de indigente” e finalizou seu discurso cantando “vai pra Porto Alegre e tchau”.

Malta tem também seu nome envolvido em casos de corrupção, nepotismo, perseguição e tortura, e é conhecido por discursos homofóbicos. O senador apoiou o candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL), primeiro colocado no primeiro turno. Ainda assim, o gesto não foi o suficiente para ser eleito pelo estado ao Congresso Nacional.

Fonte: https://www.cartacapital.com.br/politica/conheca-fabiano-contarato-senador-gay-que-desbancou-magno-malta

Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Telegramas de Pasárgada.

    Tipo camaleão.

    Perfil bem parecido com alguns repubicanos nos EUA.

    Claro que qualquer direitista tem o direito a fazer o que quiser com suas escolhas de vida, incluindo aí com quem se deita!

    O problema é explicar como ser a favor dos direitos das minorias defendendo, no plano geral, teses caras ao sistema que exila e persegue tais minorias!

    Qualquer militante feminista, LGBT, ou de movimentos negros deve ter a coragem de dizer que não houve NENHUMA LUTA BEM SUCEDIDA para ampliar a agenda de direitos dessas minorias que NÃO PASSASSE PELOS MOVIMENTOS POLÍTICOS DA ESQUERDA.

    Não há AVANÇO CIVILIZATÓRIO NENHUM SEM SACRIFÍCIO DE LUTA DA ESQUERDA. DA DIREITA SÓ VEM PORRADA!!!!

    E aí, o moço senador se orgulha de ser gay, e ser de direita! Gay e contra o aborto!!!!!

    Puta que nos pariu! E isso é celebrado como exemplo de “tolerância e diversidade de matizes”…Puta que nos pariu!!!!

     

    De verdade, o fato de que existiram negros que se aliaram aos escravocratas não relativiza a luta contra a escravidão!

    Somos e seremos contra, mesmo com capitães do mato, pais tomás e tias anastácias!

    Mas daí a celebrar esses negros como exemplo (político) de civilidade e diversidade vai uma looooooooonga estrada de contradições!

    É algo como se, em 1860, um negro libertado se candidatasse a algum cargo eletivo pelo partido dos fazendeiros escravocratas!

    Esse é o legado dessa abordagem das lutas identitárias!

    1. Parodiando o imparodiável e

      Parodiando o imparodiável e dos mais lúcidos escrevinhadores, Rui Daher : Nender, você é mesmo o tal !  Eu já tinha caído direto na conversa da CC. Creio que você sabe mais sobre o senador. Que tal contar tudo ?

  2. Telegramas de Pasárgada.

    PS: esse tipo é o símbolo perfeito para o bolsobosta!

    Com aquela frase, “eu não sou homofóbico, tenho até amigo gay!”

    Esse tipo, ideologicamente alinhado com a direita, embora reivindique conquistas setoriais (que só avançam com a esquerda), é o tipo perfeito para a ideia de diversidade dos canalhas da direita!

    Carta Capital fazendo das suas (merdas).

  3. Morei por dois anos em Vila

    Morei por dois anos em Vila Velha (2015 e 2016) e posso dizer que esse resultado é muito surpreendente, pela quantidade de evangélicos que existem lá. Na verdade, as eleições pra Senadores em vários estados foram muitíssimo estranhas.

  4. Decência
    O país teria muito ganhar com governantes gays. São rigorosos no cumprimento do dever. Isto é o que os nossos políticos de todas cores ficam a dever

  5. Com os olhos inchados
     

    Malta se despede da malta.

    PS- O Espírito Santo, terra de gente decente e ao tempo algumas perigosas, é a que mais abriga homens enrustidos.

    Casados, pais de famillia, comportamento exemplar, mas sofrendo as dores do inferno para abrir o armário.

    Alguns viram até pastores, já que tem grande parte da população evangélica.

    [video:https://youtu.be/At5a4-CtyzM%5D

     

     

  6. A comunidade está bem representada

    E por falar nisso o Dep Fed Jean Wyllys do Psol conseguiu se eleger com apenas 24.295 votos. Ultimo da lista puxado pela boa votação de Marcelo Freixo com 342.234 votos. Em 2014 o Jean teve 144 mil votos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador