Contra Alckmin e Temer, Maia pode levar apoio do PR, PP e DEM a Ciro Gomes

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Divulgaçãpo/CiroGomes
 
 
Jornal GGN – Folha de S. Paulo publicou nesta quarta (9) uma reportagem afirmando que a aproximação entre Geraldo Alckmin e Michel Temer, por conta da corrida presidencial, provocou uma reação em alguns partidos do chamado “centrão”, que podem ser liderados por Rodrigo Maia para o lado do pré-candidato do PDT, Ciro Gomes.
 
Segundo a matéria, a ideia é que o centro precisa ser “reeditado”, mas não sob o comando do grupo ao centro-direito, como é visto, em Brasília, a aliança de Temer e Alckmin.
 
Para dar certo, o cortejo a Ciro dependeria de outro fator: da decisão em torno da candidatura do PT.
 
Se o PT, de fato, não conseguir lançar Lula e buscar um acordo com Ciro, o passe do centrão com o pedetista não ficaria tão valorizada. Já se o PT insistir em encabeçar uma chapa e deixar Ciro de lado, uma “avenida” seria aberta e a negociação dos partidos de centro com o ex-governador poderia prosperar.
 
“O presidente da Câmara avalia ainda com o PRB, do pré-candidato ao Planalto Flávio Rocha, a possibilidade de namoro com Ciro, mas não fecha as portas de outro arranjo, com o mesmo PRB e o Podemos, de Álvaro Dias, mais bem posicionado nas pesquisas para a sucessão de Temer”, diz o jornal.
 
Ainda segundo a matéria, o PT é visto como a legenda dominante do campo de esquerda e Ciro é quem ocuparia o centro-esquerda, ficando mais próximo de angariar apoios desses partidos menores.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Alianças são necessárias mas

    Alianças são necessárias mas tem que ter cuidado com as armadilhas postas no caminho. Qual é o preço que esses partidos cobram em termos de compromissos ? Particularmente, duvido que esse tipo de aliança se forme durante a campanha. São partidos que estarão com Alckmin, talvez Marina ou Álvaro Dias se algum deles decolar. Se vierem agora para Ciro Gomes, uma candidatura que ainda nem decolou, revela muito desespero do outro lado. Agora, depois das eleições, não duvido de nada.

    1. Estão desesperados para fugir de Temer.

      O centrão, como um parasita, procura uma candidatura de oposição a Temer como hospedeira para reeleger sua bancada.

      Alckmin e Álvaro Dias são identificados com o golpe que colocou Temer no poder. Ciro não. Marina também não, mas ela é péssima articuladora política para formar palanques regionais.

      Então sobra Ciro como arca de Noé para abrigar o centrão do dilúvio lulista que virá nas urnas, com a impopularidade de Temer.

  2. Não me parece que esta

    Não me parece que esta movimentação realmente ocorra, agora o que mais se faz é “chute” nas análises da conjuntura política. Mas, em sendo real, falta só a adesão do MDB à candidatura “de esquerda” do Ciro Gomes. Vamos em frente…

  3. Muito mais sentido….

    Ao Ciro Gomes….não apoia o Lula por esses tipos de possibilidades…..ou seja….esquece voto da esquerda….com esse Lula fica na cadeia…

  4. E querem que a Esquerda vote com eles?

    Alguém ainda tem dúvida que a própria direita reconhece em Ciro Gomes um correligionário?

    1. Faz todo o sentido que seja verdade absoluta

      As ofensas de Ciro ao PT, se fosse uma, poderia ser erro dele. Quando são várias e reiteradas vezes é caso de pontaria certeira mesmo. Ciro não quer se identificar como candidato apoiado pelo PT. É sua escolha de estratégia de campanha.

      Ciro vê o PT como adversário, não como aliado. Só não ouve quem não quer o Ciro dizer que não terá o apoio do PT, porque o PT terá candidato. Que se diferencia do PT, etc, etc. Ontem mesmo disse na AMCHAM (como ele adora os EUA), que não é mortadela nem coxinha. É o mesmo que Marina dizia em 2014: nem PT nem PSDB.

      Se não busca apoio no PT, as chances de te-los no Psol são nulas. Só o PCdoB é pequeno para levar à vitória. Ciro não é unanimidade nacional para ser eleito sem depender de campanha com estrutura e com horário na TV. Então onde Ciro vai procurar apoio? Como ele se coloca adversário do PT, busca apoio em quem é também adversário do PT.

      DEM, PP, PR, PSB são terrenos férteis. São fisiológicos que buscam desesperadamente a reeleição depois do fracasso do golpe perante o eleitorado. Com Temer vão ser varridos do mapa.

      Como bons parasitas precisam de uma candidatura de oposição a Temer como hospedeira. Ciro é a candidatura hospedeira que tem disponível para eles se reelegerem. Note que disse oposição à Temer, não oposição ao golpe sob nova direção.

      Lamento informar aos iludidos com a “frente de esquerda em torno de Ciro”, que a candidatura Ciro é a arca de Noé do Centrão para fugir do dilúvio da impopularidade de Temer, e da resistência da popularidade de Lula. É candidatura de continuidade ao golpe. Com uma maquiagem mais branda, mas não passa disso.

      Em tempo: Alckmin está atrás de Lula e Bolsonaro até em São Paulo e não existe em outros estados. Não é bom hospedeiro para o Centrão se reeleger.

       

      1. Sua analise esta quase certa,

        Sua analise esta quase certa, mas é o PT que rejeita Ciro, todas as tentativas estao sendo feitas, e qualquer  um que converse com Ciro é durame te repreendido pelo partido, nesse cenario o q Ciro deveria fazer? Implorar e beijar os pés de Lula? Se ele fizer isso estara perdido.

        O ponto ê que o PT ta muito birrento, muito mimizendo..quer que todos os bajule e quando um se recusa começa a chorar….o propria esquerda ja notou isso, Manuela ontem não so respaldou o Dino como chamou o PT de “infantil’. 

        Ninguem tem duvidas do teor de centro-esquerda do programa q Ciro ta desenhando junto com Bresser, e varias pessoas do PT querem a aliança..

        Briza chamava Lula de sapo-barbudo, não apoiou o PT em 2002 no primeiro turno…e nem por isso duvidam da “esquerdice”  do Brizola…

        resumindo

        Ciro tem programa de esquerda e aceita de bom sgrado o apoio do PT mas ra marcando posicao de igualdade com o PT, e tem razao pra isso, nas eleicoes municipais o PDT fixou maior que o PT, PSB e agora PC do B querem aliança com Ciro. Se o PT não deixar a birra vai pra essa eleicao sozinho e saira dela u. pastido nanico.

        1. Ciro é para o PT a traição do Temer de novo, na cabeça da chapa

          1986, Moreira Franco ainda com pinta de jovem progressista, candidato do PMDB de “centro-esquerda” fez um belo programa de governo de esquerda, teve apoio do PCB, PCdoB e mais uma dezena de partidos diversos para vencer Darcy Ribeiro na sucessão do Brizola. Fez um governo de direita ruim de doer, fechando até escolas públicas.

          Brizola dizia: programa de governo encomenda-se até pelo reembolso postal (não tinha internet na época). O que vale é o compromisso e a história do candidato (hoje, eu acrescentaria que vale também a correlação de forças que o elegem e a composição do Congresso eleito).

          Se o golpe rasga a Constituição de manhã, de tarde e de noite, imagine o que não faz com programas de governo?

          Não dá para o PT apoiar um candidato “moderado” do golpe como Ciro, que trabalha para esvaziar a liderança de Lula e sangrar o PT, inclusive na resistência ao golpe. Portanto não é o PT quem faz birra. É Ciro que vendeu a alma à Globo, ao Itaú e aos EUA para ser Presidente, e cumpre a agenda do golpe de “apagar” Lula.

          Eleger Ciro para ele fazer o governo consentido pelo golpe, sem ele sequer defender Lula com a mínima firmeza, obrigando o PT a ir para a oposição, melhor fazer campanha forte e mobilizadora contra o golpe e, se perder, ficar na oposição fortalecida.

          Ser traído uma vez pelo vice já foi um desastre. Se submeter à traição declarada a um cabeça de chapa, aí sim poderia fechar o PT, pois teria virado mais um partido fisiológico.

    1. O único enganado é o eleitor.

      O bom filho volta à casa. Ciro já foi candidato do PFL e do PTB em 2002, com Bornhausen e tudo, quando Roseana Sarney despencou nas pesquisas com a apreensão de dinheiro pela PF que Sarney acusou de ter Serra como mandante.

      1. Não querendo ser chato, mas na realidade sendo.

        Não ficaria mais elegante o ditado na forma tradicional: O bom filho a casa torna. 

        Primeiro que não necessita desta forma a crase, e com isto o sentido fica o retorno ao seu lar. Com a crase esta casa necessariamente não é a sua, mas no caso, Ciro está voltando ao lugar que sempre pertenceu, a oligarquia, ou seja, a sua casa.

  5. Maia apóia Ciro? Q ótimo, mostra quem Ciro é

    Para os velhinhos e velhinhas de Taubaté que acham que Ciro é de esquerda…

  6. Contra Alckmin e Temer, Maia pode levar apoio do PR, PP e DEM a

    Duvido que Ciro Gomes tope esse apoio, agora.

    Primeiro vai tentar de todas as formas liderar a frente democrática do PT/PSOL/PCdoB e outros. Sabe muito bem que o candidato de Lula está no segundo turno, o outro, hoje, seria o fascista. Não tem lugar para mais ninguem.

    O centrão está mesmo é querendo pegar carona num candidato viável para eleger seu bando na Câmara e Senado.

    Sobram os pequenos Alckminn/Álvaro Dias e os inevitáveis nanicos, a depender da legislação.

    É apenas um balão para testes.

     

  7. Só falta o vidente Carlinhos
    Só falta o vidente Carlinhos estar certo na sua previsão onde garante que Álvaro Dias será o próximo presidente.
    Segundo ele a presidência vai cair no colo do Álvaro Dias porque só vai sobrar ele, os outros serão enrolados com denúncias até lá…
    Ainda acho que o PT e a esquerda tem que focar em Lula para principalmente fazer um congresso de esquerda, e aí pode até apoiar Ciro e não ter desconfiança já que um congresso de esquerda não deixará nenhuma pauta de direita ser aprovada e vai ter poder para por fim ao golpe e aos golpistas.

  8. O Ciro está sendo a água santa da direita.

    Todos sabemos o que a água santa, é uma água retirada da torneira em que algumas vezes o padre benze, ou o sacristão ou o coroinha de plantão preenche a pia que evaporou.

    Qual o significado real de se benzer com a água santa, nem mesmo na liturgia católica está bem claro, mas as carolas ou seus maridos benze-se na entrada do templo como uma espécie de sagração ao divino.

    Pois bem, o que ocorre agora que os fieis seguidores do golpe, se benzem com a água santa de um golpista que parece menos corrupto e que pode retirar um pouco de si os espíritos malignos de Temer e seus comparsas, porém podemos ficar certo, que no fim da vigésima quarta hora, passará pela nova igreja do golpe o senhor Temer e sua quadrilha, para se benzerem com a água santa e garantirem pelo menos penas de no máximo três dias em prisão domiciliar.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador