Ibope: Contra Lula, Aécio teria melhor desempenho que Serra e Alckmin

Jornal GGN – Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (27) no blog do jornalista José Roberto de Toledo (Estadão) mostra que entre os candidatos do PSDB que estão de olho na Presidência da República em 2018, Aécio Neves é quem abre mais vantagem sobre o principal nome do PT, o ex-presidente Lula, se comparado com outros dois tucanos: o governador paulista Geraldo Alckmin e o senador José Serra.

De acordo com Toledo, a pesquisa realizada em mais de 140 cidades entre os dias 15 e 19 de agosto tem margem de erro de dois pontos para mais ou para menos. Mas é preciso observar que dada a distância entre a sondagem e o próximo pleito presidencial, os resultados sobre quem venceria nessa simulação de segundo turno são pouco confiáveis.

“Os resultados devem ser encarados como uma medida do grau de conhecimento e lembrança do eleitor em relação aos possíveis presidenciáveis – além de indicar a simpatia ou antipatia que cada um deles provoca no eleitorado. É o que se poderia chamar de velocidade inicial, ou a vantagem que cada nome tem na largada”, explicou.

Se hoje houvesse um segundo turno entre Aécio e Lula, o tucano venceria por 50% a 31%, com 15% de brancos e nulos e 4% de indecisos. A diferença é quatro pontos maior do que em junho, quando o senador batia o ex-presidente por 48% a 33% e a taxa de eleitores sem candidato era a mesma.

Num eventual cenário de disputa entre Lula e Alckmin, o governador venceria por 41% a 37%. Na última pesquisa, havia chances de empate técnico, pois a diferença entre o petista e o tucano era menor: Alckmin tinha 40% e Lula, 39%. “No cenário com Alckmin, aumenta a taxa de brancos/nulos/indecisos, porque Aécio se tornou mais conhecido do que o paulista desde a campanha presidencial do ano passado”, apontou Toledo.

Leia também:  Campanha de Covas distribui cestas básicas em véspera de eleição

Serra, pela primeira vez, aparece na pesquisa Ibope em uma sondagem de desempenho contra Lula no segundo turno presidencial. O tucano também venceria o petista por 43% a 36% do petista, e haveria 21% de eleitores sem candidato.

Em suma, de acordo com o Ibope, Aécio é hoje o presidenciável tucano com mais pontos a frente de Lula. Ele tem 19 de vantagem, ante 7 de Serra sobre o petista e 4 de Alckmin.

Outro dado destacado por Toledo na pesquisa Ibope é que, em dez meses, Lula perdeu metade dos eleitores que votaram em Dilma Rousseff em 2014. “Segundo o Ibope, apenas 51% de quem disse ter votado na atual presidente no segundo turno de 2014 declara voto em Lula na simulação de segundo turno contra Aécio. Nada menos do que 29% de quem ajudou a eleger Dilma diz que hoje votaria no tucano.”

Além disso, Lula perde para Aécio em todos os segmentos sociais e todas as regiões do País, exceto no Nordeste, onde empata com o tucano. “Mas há um eleitor desiludido que será decisivo na eleição: 1 a cada 5 eleitores de Dilma não quer Lula nem Aécio. Ele pode acabar migrando para o PSDB, pode voltar para o PT ou pode fermentar uma terceira via.”

Foram realizadas 2.002 entrevistas no estilo “Bus” – quando o Ibope aproveita um estudo encomendado por um cliente para inserir suas perguntas sobre corrida presidencial. O intervalo de confiança é de 95%.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

40 comentários

  1. Curiosidade.

    Gostaria de saber sobre o que era o tal outro estudo “encomendado”.

     

    (“Adoro” estas pesquisas porque lembro de algumas outras, como a popularidade da Dilma em Março de 2013 e o início da corrida eleitoral de 2010)

    • Bem lembrado.
      E aí(protestos
      Bem lembrado.

      E aí(protestos de 2013) eu credito a ascensão da direita como movimento popular.
      A desunião e ignorância dos militantes que se deixaram usar como massa de manobra.
      Porque na democracia, mesmo com todo o “tracking” de comportamento humano e campanhas publicitarias que vende política como produto baseado nessas pesquisas de opinião, nada impressiona mais do que gente nas ruas.
      O melhor cabo eleitoral continua sendo o efeito manada (inclusive para dar credibilidade às peças publicitárias de campanha).
      Sobre a sondagem feita por institutos de pesquisa, vejam a eleição de tiririca (assistam a entrevista dele a Rafinha Bastos no youtube onde ele conta como foi que ele resolveu se candidatar a deputado federal.

  2. O que me pertuba é estarem
    O que me pertuba é estarem tirando as medidas do caixão enquanto o “morto” ainda está vivo.
    Esse tipo de pesquisa deveria ser apenas de consumo interno de partidos políticos e não veiculadas sem nenhum controle e interpretadas ao bel prazer pela midia (tanto de esquerda quanto de direita).
    Pesquisas tem uma influência forte na população. Na minha opinião isso só desestabiliza o jogo democrático em si no consciente coletivo.
    Infelizmente um governo de direita tem que chegar ao poder e estar com baixa aprovação popular para que as regras sejam melhor definidas para não haver manipulação ou tentativas de desestabilizar um governo. Se fosse feito agora imagino a chiadeira em torno de dois temas: Censura e ditadura bolivariana.

  3. O problema é que a eleição

    O problema é que a eleição pode ser daqui a alguns meses.

    É tudo preparação de campo para a eleição do playboy do leblon.

    Essa pesquisa não foi feita à toa.

    • Não conjecture e não alimente

      Não conjecture e não alimente a trama dos golpistas. As próximas eleições presidenciais ocorrerão em 2018. E qualquer previsão de qual candidato potencial terá mais chance de vencê-las é puro chute ou futurologia. Mais ainda: tentar ‘esquentar’ os tucanos presidenciáveis com base nesse tipo de pesquisa, a mais de três anos das eleições,é leviandade e desonestidade intelectual.

    • Vai sonhando. Ainda estão

      Vai sonhando. Ainda estão decidindo se começam uma ação que demora pelo menos um 5 anos. A Ministra do TSE pediu vistas. É so sentar em cima como faz o Gilmar que ja disse que vai demorar podendo se tornar inocua. É  a tentativa de  GOLPE do judiciario e MP, que substituíram os militares no GOLPE. A histoóia será dura com eles como foram com os militares. Os mentroes sairãao como sempre incolumes. Já estão preparando com editorias e declarações  elementos probasorios para a peça de defesa de que foram contra o GOLPE.

      http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/194490/Gilmar-a%C3%A7%C3%A3o-contra-Dilma-pode-se-tornar-in%C3%B3cua.htm

      GILMAR: AÇÃO CONTRA DILMA PODE SE TORNAR INÓCUA

  4. Vão sonhando. O bope pode

    Vão sonhando. O bope pode rebolar nas suas perguntas para fazer o Aécio ganhar do Lula nas pesquisas. Quero ver ganhar nas urnas.

    Parece que abriram a caixa de pandora do mundo neste país e todos os safados se espalharam por aqui. 

    • Discordo. Além de ter
      Discordo. Além de ter fundamento tem objetivos.
      Fundamento é insatisfação geral com os índices econômicos e bem estar social. O objetivo é causar insegurança e manter o clima de eleiçõe (época em que o cidadão médio mais acompanha o noticiário políco).
      O blog está fazendo o papel dele, talvez sem perceber. Mantendo a chama acesa.

  5. Ha, ha, ha, ha, ha… Quá,

    Ha, ha, ha, ha, ha… Quá, qua´, quá, quá! Comentar pesquisas de intenção de voto, a mais de três anos da próxima eleição presidencial, então essa é a função de José Roberto de Toledo, que presta seus serviços a esse jornal fundado  por escravocratas e que representa a oligarquia, o conservadorismo e o atraso? Éh, JRT, você já viveu dias melhores, não? O que podemos concluir é que a situação do grupo Estado é cada vez mais grave, pois colocar um dos principais articulistas para comentar esse tipo de pesquisa é sinal de que o jornal não possui mais fôlego para fazer o verdadeiro jornalismo, do qual a essência são as boas reportagens.

    Quando estão sem assunto, sem recursos ou sem boa equipe de reportagem, é comum que os jornais encomendem esse tipo de pesquisa “furreca”, para encher as páginas, render crônicas, gráficos, tabelas e análises as mais estapafúdias. Como diz o PHA: a cada dia o coma do OESP se agrava. Caros leitores, previnam-se. Leiam “Os números (não) mentem”, do matemático e professor de jornalismo da Universidade de New York, Charles Seife. Seife mostra como as falácias matemáticas são usadas para ludibriar os leitores, os eleitores, os componentes de um júri  para levar à pena capital acusados contra os quais não se tem provas cabais de ter cometido crime que ensejasse essa pena máxima e irreversível.

  6. Pesquisa faltando 03 anos para o pleito? Quá Quá Quá !!!!

    O governo federal, Dilma Rousseff, Lula e o Partido dos Trabalhadores passam pelo pior momento econômico e político desde 2003. Estão literalmente no fundo do poço. O pior ano desse processo de baixa é justamente este ano de 2015.

     

    Qualquer pesquisa feita com mais de 03 anos de antecedência, seja para o governo federal, para governos estaduais ou para governos municipais, é absolutamente imprestável. 

     

    De quaisquer formas o resultado dessa pesquisa do Globope, e de outras que pululam aqui e acolá, é ótimo para o Partido dos Trabalhadores. 

     

    Até 2018 o país sairá da recessão, o desemprego será estancado, a inflação voltará a ficar na meta estabelecida pelo Banco Central, o PIB e a renda dos trabalhadores voltará a crescer e Dilma ficará cansada de tanto inaugurar obras.

     

    O aspecto mais relevante dessas pesquisas atuais, embora sejam praticamente imprestáveis, é que a oposição fracassada se aproveita momentaneamente do pior momento da história de Lula e do PT. 

     

    Quando a economia melhorar, e vai melhorar, Lula sobe e volta a deixar os tetra vices na poeira. 

  7. eh,eh,eh O Aécio pagou quanto

    eh,eh,eh O Aécio pagou quanto por essa pesquisa ?

    Na boa, nem o aecista mais ferrenho acredita de fato nessa pesquisa.

    Acredito que o Aécio terá dificuldade de se eleger como dep. estadual em MG. Pode até se eleger, mas não será como antes. Vai ter que gastar sola de sapato e tomar muito cafezinho na casa de pobre.

  8. Se o Lula ficar frente a

    Se o Lula ficar frente a frente  com aécio em 5 minutos o coitado vai lá pro lixo, especialmente agora que a simpatia entre ambos deixou de existir. Antes parecia haver respeito de aécio para com Lula e Lula parecia ter até um certo carinho pelo cara por te-lo visto ainda muito jovem já na política com o avô. Isso desapareceu e tenho certeza que Lula não deixará pedra sobre pedra se realmente estiver querendo destruir o playboy.

  9. É impressionante…

    Lula, há tanto tempo sem aparecer na mídia e sendo bombardeado por uma pauta bastante negativa ainda aparece com mais de 30% de intenções contra essas figuras que tem ganhado um espaço imenso na mídia tradicional.

    Dá um mês de propaganda para o Lula na TV e ele vira essas intenções ra pidinho, hehehehe.

  10. Resultado Magro, Na Altura do Campeonato, Deve Preocupar a Quem?

    É mais ou menos como afirmar que o jogo treino entre o São Paulo, no G4, e o Palmeiras, no Z4, em crise e sem patrocínio, um dia desses realizado, terminou 2 x 1 para o São Paulo e não levar em conta que o Palmeiras jogou sem oito titulares, o juiz marcou dois penaltis inexistentes para o tricolor, que o Palmeiras teve um jogador expulso aos vinte do primeiro tempo, que o jogo treino aconteceu no Morumbi, apenas com torcedores sãopaulinos presentes e que o jogo de fato acontecerá em 2018.

    Será que o resultado magrinho e não uma goleada no jogo treino, garantem alguma coisa para o jogo de 2018?

    A tempo: Em 2018, será na Allianz Arena, com as duas torcidas presentes e o Palmeiras contará com todos os titulares em campo.    

  11. Supondo que a pesquisa é

    Supondo que a pesquisa é confiavel (SUPONDO!); isso mostra que toda essa disputa e gritaria não tem nada a ver com corrupção. A essa altura do campeonato todo mundo está siente que Aécio é uma das figuras mais corruptas da política brasileira e mesmo que se comprove ato ilicito de Lula o saldo ainda é positivo para ele nesse requisito. A verdade é que a guerra política também está relacionada com o historico conflito de classes no Brasil.

  12. Falsas esperanças

    Estamos em 2015, a três anos e meio das eleições. Três anos e meio antes das eleições de 2010 (em 2007 portanto) como estavam as pesquisas eleitorais? Serra estava disparado na frente, com votação de sobra para ser eleito no primeiro turno.

    E o que aconteceu em 2010? Serra perdeu para uma candidata iniciante, que nunca tinha concorrido a nenhum cargo eletivo, mas era indicada por Lula.

    Sinceramente essa pesquisa serve para a mesma coisa que as pesquisas de 2007 serviam. Dar falsas esperanças aos tucanos.

  13. InstitutoParaná??

    Instituto Paraná foi o instituto de pesquisas contratatado???

    cedo demais para pesquisa. Em 2018 nem lembraremos mais quem foi o candidato derrotado de 2014….

  14. Toda vez é a mesma coisa…

    3 anos antes o Lula perde, a Dilma perde, 2 anos antes o Lula perde, a Dilma perde, 1 ano antes o Lula perde, a Dilma perde. Aí a coxinhada comemora, acabou pro PT, já era!

    Daí chega na eleição e o Lula ganha, a Dilma ganha…

  15. Vão sonhando… O psdb anda

    Vão sonhando… O psdb anda ficando cada vez mais desacreditado perante o eleitor. A tucanada da política, mídia e judiciário não pode se esquecer que este partido hoje é herdeiro do eleitorado malufista. Quando Maluf caiu em descrédito foi que este eleitorado encontrou no psdb um genérico para o Maluf. Basta que que surja uma nova opção e os malufistas desembarcarão do psdb assim como desembarcaram do Maluf. No mais, pesquisa globope divulgada um dia depois que pelos quatro cantos do mundo se comenta a declaração de Youssef sobre aécio ainda vale alguma coisa? Para os tucanos, vale o dito por Lincoln: Pode-se enganar a todos por algum tempo, enganar alguns por todo o tempo, mas é impossível enganar a todos o tempo todo.

  16. AÉCIO VENCERIA LULA NO SEGUNDO TURNO

    Esqueceram de avisar ao Toledo que o Aécio, se candidato for, o que acho improvável, pode nem passar para o segundo turno em 2018. O PMDB virá forte, tem a Bláblárina Silva, e pode ter um outro candidato do PSB. Na minha opinião, se Lula estiver bem de saúde e disposto a mais um mandato, será eleito no primeiro turno, com total apoio da Organizações Internacionais, dos governos americanos do norte, sul e centrl, dos governos europeus, asiáticos, africanos, da classe empresarial, das confederações brasileiras, dos sindicatos, organizações sociais, banqueiros, mercado, agronegócio e da população de massa em geral. Lula é candidato imbatível.

  17. aecio o derrotado e recebedor de propina segundo a lava-jato

    é impressionante como aécio, derrotado e acusado de propimeiro, ganha todas as não-eleições…nas urnas (eu disse urnas e não furnas) ele não leva uma…

  18. Dos três candidatos da direita. . .

    Dos três candidatos da direita o nome mais palatável é o de Geraldo Alckmin, ele é o menos ruinzinho dos três, é  o único entre eles que tem um pouco de classe, que tem postura. Aécio e Serra não inspiram confiança e não conseguiriam convencer os votos dos indecisos necessários à vitória da eleição presidencial. 

  19. Brincou

    Aécio Neves não ganha nem no estado dele, em Minas. Se este é o melhor que a oposição tem a oferecer, então o psdb está ruim de candidato.

  20. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome