Coordenador de Aécio declara apoio a Marina no 2º turno

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – É destaque no portal do Estadão, no fim da tarde desta segunda (1/9), que o senador Agripino Maia, coordenador geral da campanha de Aécio Neves (PSDB), declarou apoio a Marina Silva (PSB), caso Aécio não angarie votos suficientes para disputar uma segunda rodada nas urnas contra a presidente Dilma Rousseff (PT).

Na lógica de Agripino, “é tudo contra um mal maior, que é o PT”.  “O sentimento que nos move e nos mantém unidos – PSDB, DEM e Solidariedade – é garantir a ida de Aécio para o segundo turno. Se não for possível, avalizar a transição para o segundo turno. Ou seja, com uma aliança com Marina Silva, por exemplo”, disse o senador, em entrevista ao Broadcast Político.

Aécio, desde que Marina entrou oficialmente na disputa presidencial, foi desbancado do segundo lugar nas pesquisas de opinião e registra menos de 20% das intenções de votos nas últimas sondagens. As análises também indicam que Marina tem tirado votos do tucano, e que o eleitorado do PSDB tende a optar por ela num segundo turno contra Dilma. 

Ainda de acordo com Agripino, o caminho natural é que o PT vire a oposição ao governo Marina Silva, e que o PSDB e o DEM se aliem ao PSB na defesa da administração. “O PSDB e o DEM são oposição fundamentalmente ao PT e, se Marina ganhar derrotando o PT, os petistas estarão automaticamente remetidos à oposição”, comentou.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-governador José Serra também sinalizaram que gostariam de ver Marina apoiando um possível governo de Aécio. “A recíproca é verdadeira”, emendou FHC.

Apesar das especulações, o discurso tucano continua otimista e projetando Aécio no segundo turno contra Dilma, que lidera as pesquisas com Marina logo atrás, na cola da petista. Nas sondagens de segundo turno, Marina venceria Dilma com larga diferença.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

46 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Por quais votos o PT deve

    Por quais votos o PT deve lutar, pelos 15% que votam no Aécio, ou pelos votos da esquerda que já estão com Marina?

    O PT deveria ir para o centro e empurrar a Marina para a esquerda, fazendo com que eleitores do PSDB preferissem Dilma à incerteza da Marina?

    Ou o PT deveria ir mais pra esquerda, e empurrar a Marina para o centro, facilitando a identificação com o PSDB, mas captando votos da esquerda que hoje está com ela?

  2. É uma tendência óbvia

    Como a candidatura de Aécio Neves não vai decolar, isso já ficou claro, os tucanos já pensam na aliança com Marina no 2º turno. Na verdade, essa aliança já estava prevista desde o início. Eles só não sabiam se seria sem Aécio no 2º turno. A questão passa a ser se Dilma terá condições de captar parte do eleitor do PSDB. Nessas horas, o melhor discurso é o da insegurança representada pela candidatura Marina. O PT vai ter que tratar o eleitor com frieza e sem preconceito ideológico se quiser vencer. O que importa é angariar votos no 2º turno entre os eleitores que poderiam votar em Aécio. Virou uma questão objetiva. O obstáculo eleitoral evidente para o PT é ficar atacando Marina dizendo que ela é “tucana”. Com esse discurso, quem vota no PSDB vai votar em Marina, é claro. Ou seja, o PT faz campanha para Marina quando a ataca dizendo que ela “é o novo PSDB”.

    1.   Se depois de 1995-2002 (e

        Se depois de 1995-2002 (e 19 – ? e SP por exemplo) tem gente que sente cheiro de “novidade” e saliva com um “novo PSDB”, só resta ao resto de nós bater palma para os malucos dançarem.

        Já se sabe por A + B que o que Marina e o “velho PSDB” propõem é de arrebentar a economia até pedir pelamordedeus-chega, então nada mais há que se dizer a alguém que é culto mas gosta de atirar no pé.

      1. Falamos a mesma coisa, só usamos termos aparentemente opostos

        Foi isso o que aconteceu. A ideia foi a mesma, mas usando termos aparentemente opostos. O que eu quis dizer com o PT tratar a coligação PSB – Rede como se fosse um “novo PSDB” foi mais ou menos o que você quis dizer com “velho PSDB”. A diferença é que a minha opção por “novo” não foi querer dizer que o PT considera que Marina representa uma “evolução” do PSDB, mas sim que era o mesmo PSDB sob uma nova sigla. Eu não concordo com isso, a propósito. Não acho que Marina seja, nem de longe, o “novo”, no sentido que eu falei, ou o “velho PSDB”, no sentido que você falou. Aspectos que apontam para uma certa ênfase neoliberal não implicam, necessariamente, equivalência de políticas. Ideologicamente, o programa de Marina é diferente do antigo PSDB. É muito mais popular e à esquerda do projeto do PSDB da época de FHC.

        1.   Mas Argolo, se antes não

            Mas Argolo, se antes não ficou claro que o programa da Marina era só pra inglês ver, isso foi cabalmente demonstrado no fim de semana…

            … então, não acho que o PT erre por aí: mostrar o lado camaleônico da Marina é ao mesmo tempo útil e autêntico. Afinal, ela está montada na corcova dessa tal novidade.

  3. quando odiamos um partido…

    odiamos a Democracia e uma parte do povo

    isto sim é o mal maior, unir-se contra a Democracia, contra a parte do povo que gosta do PT

    1. se assim que veem a utilidade dos votos em Marina…

      sendo a justificativa para se combater um mal maior que só existe na cabeça dos derrotados, como distinguir se estão competindo como os loucos do passado, considerando-os políticos sãos, ou não?

  4. ‘Meu desencanto é quase total’, diz Hatoum após desistir de vota

     

    ‘Meu desencanto é quase total’, diz Hatoum após desistir de votar em Marina

    O escritor amazonense Milton Hatoum era uma das celebridades que apoiavam a candidatura de Marina Silva à Presidência. Mas ele trocou de opinião no final de semana.

     

    Leia mais em: http://zip.net/blprpM

     

  5. Lampeduza já dizia: mudar pra deixar tudo igual

    Perfeita, coerente e equilibrada a declaração de Agripino. Seria impatriótico e estúpido dizer que o Partido iria para a oposição.Se adianta e já escala o PT para esse posto (necessário, importante), o que parece lógico. Não tenham dúvidas de que o PMDB também vai  se aninhar nas hostes governistas. No fim, voltará à mesma paz parlamentar dos tempos do império; afagos e divergências teatrais entre “luzias e saquaremas”. Claro, a liturgia acabará com Marina abrindo uma bolsa de couro de jacaré ou estojo de casco de tartaruga com pedrinhas com o nome de Ministérios e outras sinecuras: este é meu, este é teu, este é dele, este é daquele e assim por diante. Tomara tenham juízo!

    1. “Tomara tenham juízo!”
        É

      “Tomara tenham juízo!”

        É sério isso? O PT é uma monstruosidade, etc e tal, daí quando a velhíssima política já gruda na Marina igual craca, daí é “tomara tenham juízo”??? Começado com “Perfeita, coerente e equilibrada a declaração de Agripino. Seria impatriótico e estúpido dizer que o Partido iria para a oposição”.

        O DEM, patriótico… realmente eu morro e não leio de tudo.

    1. Gilberto,
      Pela lei, poderiam

      Gilberto,

      Pela lei, poderiam inclusive trocar de candidato até 15 de setembro. Se ele largar o osso, será que o Serra não pula?

      Teria, em teoria, capacidade pra tirar votos da Marina, até pelo desempenho em 2010 e “normalizaria” a eleição, praticamente reeditando a anterior. Pois não percebo no “lado de lá” (pelos editoriais e alguns colunistas) um grande ânimo com a vitória da Marina, já que não é o previsível e bem conhecido Aécio.  O próprio Tio Rei falou que pra ele não é bem assim de que qualquer um serve pra tirar o PT.

      A Globo é uma que não deve ter curtido de ver pastor evangélico danto pitaco e sendo atendido na lata. A própria fala do vice do Beto, de usar a voz das ruas pra peitar o Congresso é preocupante para uma empresa que em certo momento foi acuada pelos manifestantes.

      http://www.diariodopoder.com.br/noticias/partidos-podem-trocar-candidatos-ate-o-dia-15-de-setembro/

      1. Tanto faz

        Ed,

        Creio que para mídia tanto faz. Marina é uma carbonária que adota usinas nucleares… Não oferece perigo ( para o mercado).

        Para o PSDB, melhor do que correr o risco de nem segundo turno haver, é a garantia de se tornar uma espécie de PSDEMB no governo de Marina. Talvez com a perspectiva de ficar com a área econômica. Cumpriria também o papel de fiador, para conter os planos sonháticos da Marina.

        Não é a toa que Agripino Maia seja o porta-voz desta notícia. Marina, é um mal menor e controlável pelo PSDB.

  6. Que o Lula fique atento; caso

    Que o Lula fique atento; caso o Aécio renuncie, que esteja pronto para assumir a candidatura do PT para ganhar a eleição e garantir mais 8 anos na presidência. Por mim que já assumisse agora para liquidar esta fatura.

  7.   E olha que, quando uns e

      E olha que, quando uns e outros (eu incluído) falavam que o que vinha das ruas não era bem algo “modernizante”, ainda fomos considerados “ingênuos” ou “ultrapassados”.

      Taí. Finalmente se consuma o casamento entre “a novidade que veio dar à praia” e gente moderna como Agripino. Isso é chamar urubu… melhor, isso é chamar Telex de meu iPhone.

  8. O que fará Dona Erundina no

    O que fará Dona Erundina no segundo turno? Aguentará ela o apoio maluf do dem? Meu Deus, agripino maia e caetano veloso apoiando a traíra! Falta só o roger eo lobão nessa tchurma!

    1. Minha pergunta é; o que ela

      Minha pergunta é; o que ela está fazendo no primeiro turno, cerrando fileiras com gente da estirpe de Bornhausen, Beto Albuquerque  e a própria Marina.

  9. A elite… o Senhor Rabo de Palha

    Tudo gente de Bem:

    Bornhausen, Heráclito Forte, Roberto Freire, Serra, Lara Resende, Micarla de Souza… a elite, os melhores.

    E José Agripino Maia, um dos mais inúteis e nefastos políticos para nós potiguares e para o povo brasileiro; prefeito biônico dos ditadores, um dos piores governadores que tivemos (demissão na cara dura de servidores concursados do estado para acomodar cabos eleitorais) um dos membros mais atuantes do clã maia. Famoso pelas pradarias norteriograndenses pelo, nunca esquecido por nós, escândalo do “Rabo de Palha:

    “José Agripino simplesmente instruiu os prefeitos a comprar títulos eleitorais, distribuir presentes, incentivar tumultos nos processos de votação e apuração e, ainda, usa veículos oficiais com placas frias para transportar eleitores do interior para a capital. O caso ficou conhecido como Escândalo Rabo-de-Palha, rótulo fornecido pelo próprio José Agripino, que ao final de uma reunião pediu:

    – Não podemos deixar rabo-de-palha.”

    (Rabo de Palha aqui no nordeste é quando você faz merda e deixa o rastro, desculpem a expressão chula mas não tem como expressar de forma mais erudita as patranhas desse senhor)

    (1985, eleição pra prefeito da capital potiguar, foi quando Wilma de Faria Maia (esposa de Lavoisier Maia, que é tio de Agripino – ainda não socialista – foi eleita com apoio do distinto cidadão.)

    Um pouco do que foi gravado na reunião que gerou o episódio (laudos referendados pela Polícia Federal):

    “José Agripino -Os pobres estão indecisos. É em cima desse povo que você tem que atuar. Com uma feirazinha, com um enxoval, com umas coisinhas.

    Iberê Ferreira de Souza (secretário) – O povo mais pobre que não se compromete, troca o voto por qualquer coisa. Botar o milho no bolso, porque sem milho não funciona.

    Álvaro Alberto (financiador) – O meu jogo é aberto. Se é preciso comprar os títulos, vamos comprar. Tem que gastar dinheiro, tem que chegar com o dinheiro.”

    http://www.dhnet.org.br/denunciar/escandalos/rabodepalha/index.htm

    Outro episódio marcante na vida desse defensor da “moral e dos bons costumes” foi quando ele tentou emparedar Dilma Roussef no Senado Federal, insinuando que era ela uma “contumaz mentirosa” (por ela ter mentido em sessões de tortura para esconder o paradeiro de companheiros de guerrilha) e saiu mais tosqueado que carvão.

    É Marina Silva, de fato, teu eventual governo vai nos mostrar como o Brasil dará um salto descomunal, na direção de um abismo que não mensuramos ainda o tamanho, tendo como baluartes figuras tão “sonháticas” e vetores da “nova política” como esse senhor.

  10. Os apoios que marina conquista não deixam dúvida:

    marina é a vanguarda… do atraso!

    Com lara resende, malafaia e agora agripino,  está praticamente pronta a lista dos “melhores” que vão governar o Brasil.

  11. Como diria Galvão, agora em

    Como diria Galvão, agora em definitivo cristianizaram o Aécio, uma declaração dessas é o reconhecimento prévio da derrota, algo inédito em todas as eleições que o PSDB já  perdeu, mesmo Alckmin não sofreu tal humilhação com todo o “apoio” do Serra a sua candidatura.

  12. Quanta consideração …

    Quem tem um “coordenador” como Agripino não precisa de inimigo. Devia ter a decencia de, pelo menos, esperar o fim do primeiro turno para declarar que seu candidato virou fumaça. É uma questão apenas de consideração. Mas a velha serpente ja esta se aninhando na “nova politica” como se fosse vitoria sua. E o segundo turno nem aconteceu ainda …

  13. Só quero saber se a mídia

    Só quero saber se a mídia potiguar dará destaque a essa notícia, a não ser que considerem uma notinha besta sem sentido e sem relação com a política local e nacional; explico: Zé Agripino Maia, no Rio Grande do Norte, está queimadíssimo, portanto, uma apoio desses a Marina pode sim comprometer as pretensões da candidata de “dar um banho” em Dilma no Nordeste e particularmente no meu RN.

    1. Complementando:
      Zé Agripino é

      Complementando:

      Zé Agripino é oportunista, está no DNA dele, dá uma banana pra Aécio agora pois está convencido que Marina já é a presidenta eleita, quer seu quinhão de “sustentabilidade” e “nova política” a partir de Janeiro de 2015, caso a vitória da sua nova baluarte do bem se confirme.

      O outro grupo potiguar oportunista e traidor por genética política também, é o da Deputada Federal Sandra Rosado – PSB (ela, seu filho Lairinho e sua filha Larissa) os três já marinaram desde a queda do avião, estavam… digamos assim… em cima do muro pois na eleição passada apoiaram Dilma, como são camaleões e mudam de cor conforme os ventos, e acreditam e propagam religiosamente em tudo que a Globo divulga, já devem também estar fazendo contas de quantos cargos vão emplacar no governo da fadinha hipócrita acreana.

      Vou mesmo é rir muito desse povo se essas pesquisas não se confirmarem e Dilma Roussef for reeleita, vai ser um tal de virar “completamente afinados(as) com as políticas da Dilma” do dia pra noite que não tá no gibi.

  14. Caso Esta Osmarina saia

    Caso Esta Osmarina saia vitoriosa na eleição ficará provado a profecia biblica de que “os últimos serão os primeiros” é  verdadeira.

    Sempre achei que os últimos eram os rebaixados no campeonato.

    Porque, como se sabe, o PSB não tem quadros suficientes e muitos lá de dentro não concordam com este programa de governo entreguista divulgado por esta senhora.

    O Aécio afirma ser um plágio do programa do PSDB, porque de fato é. Ambos são entreguistas.

    Então, depois que apoiadores do Aécio já declaram apoio a ela, que designou o José Serra como ministro da safadeza, podemos concluir que quem governará será o PSDB.

    Muitos acham que um terceiro lugar nesta eleição será o fim do PSDB. Não creio, perderá feio, mas paradoxalmente, será o grande vencedor.

  15. Derrete

    A candidatura de Marina acaba de derrer até o fim da próxima semana.

    A do Aécio não cola mais nem para prefeito de Belzonte.

    Vai ser muito engraçado ver Caetanos, Jabores, Agripinus, Alvarus Dias, Fegacês fazendo campanha para o novo salvador do Brasil

    contra tudo o que ai está:

    Eimayel, um democrata cristão!

  16. Aqui no Ceará é mais fácil

    Aqui no Ceará é mais fácil nevar do que se achar alguém(partido ou candidato)  coligado com Aécio Neves. Tadinho. O único candidato viável que apresenta sua candidata a presidente é o Camilo Santana(PT). Eunício, seu principal concorrente e à frente nas pesquisas, necas de pitibiriba: só se apresenta com seu vice e com candidato (pelo PSDB!) ao senado Tasso Jereissati. O mesmo ocorre nas peças de propaganda dos deputados federais e municipais. 

    Acho que é assim por todo o nordeste. 

    Quanto ao PSDB apoiar Marina num eventual segundo turno: a) Se a hipótese é aventada é porque já deixaram o Aécio a ver navios, merce de Minas não ter mar. b) Nenhum novidade visto que o importante não é ganhar as eleições, mas tirar o PT do Poder. Nesse mister, valerá tudo. 

  17. Essa é uma daquelas

    Essa é uma daquelas declarações muito inteligentes que apenas os de raciocínio extremamente sofisticado compreende a estratégia elaboradissima por trás dela ou ele só fez foi jogar a toalha mesmo?

  18. o agripino lembra aqueles

    o agripino lembra aqueles velhs coronéis arrogantes que perdem tudo mas jamais perdem a pose.

    ajudou a afundar o opfl que virouy dem, que afundou, quase extinto,

    e  ajuda afundar o psdb, humilhando o aécio – minas merece?

     

    que sina desse menino gerado no seio da ditadura!

    o brasil e  minas merecem oi melhor – dilma.

     

  19. Tem alguma coisa errada com a

    Tem alguma coisa errada com a queda do avião do Eduardo Campos. As pesquisas sempre tiveram alguma coisa de errada mas não tanto. Urnas eletrônicas têm caixa prêta?

  20. PSDB e DEM unidos

    Nassif,

    Chegar e logo ler um post como este, é de lascar. 

    Agripino “rabo de palha” Maia é quem tem razão, agora PSDB e DEM estão realmente unidos, ambos abraçados no cadafalso, enquanto o Solidariedade sequer existe.

    Estava evidente que o caminho escolhido pelos puro sangues do tucanato, de impedimento a novas lideranças e manutenção de práticas políticas inteiramente nocivas à sociedade, tinha o destino traçado. Com base parlamentar ainda mais reduzida e pouquíssimos governadores neste momento, antes das urnas, os dois partidos só tem uma saída, brigar pela vitória da acreana para poderem exercitar o que sabem de melhor, sabotá-la logo adiante.

    Bornhausen, Zezinho da Mooca, Agripino, Alvaro Dias ( imagino a reeleição como impossível), Alckmin, Heráclito “ONG Amigos de Plutão”, o lesa-pátria FHC, Tasso Jereissati, Arthur Virgílio, Eduardo Azeredo, Cassio Cunha Lima, Carlos Sampaio( com 51 anos de idade, é o caçula) etc…, isto não é um time, mas uma quadrilha de alta periculosidade, capaz de deixar o país de joelhos em poucos meses.

    Com a vitória de DR, zefini e “prisão perpétua” prá todos eles, virando assim uma página negra da história política nacional. 

     

     

  21. PSDB virou Papagaio de

    PSDB virou Papagaio de Pirata. Só vai aparecer bem na foto, mas não mandara em nada. E se tentar influenciar sera abatido em pleno voo, por traidores e bajuladores disfarçados, que por sinal pululam nesses partidos que chegam ao poder como os últimos bastiões da moralidade da ultima hora.

  22. Acho ótimo. Quanto mais ficar

    Acho ótimo. Quanto mais ficar claro que a Omsarina não é terceira via, coisa alguma, mais seu poder de sedução vai diminuindo. Mais sai do altar e vem para terra.

    A nova política está perdendo a máscara. A política economica é igaul a do Arrocho Neves. Malafaia já acabou com a “explosão de modernidade”. Pouco a pouco Omsarina vai sendo reduzido ao seu real significado. É apenas mais um representante do anti-petismo. E só. 

    Se isso ficar claro, a disputa será mais às claras. Como tem sido nas últimas eleições. O problema não é votar na Omsarina, estamos numa democracia. O problema é que se deve votar pelos motivos certos. Pelo que sua candidatura representa agora em 2014. A Marina do Chico Mendes não existe mais.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador