Cúpula da Rede deixa partido denunciando que ele se tornou mercadoria à venda

Jornal GGN – Sete coordenadores do Rede Sustentabilidade em São Paulo saíram do partido em protesto à adesão de Marina Silva à candidatura de Aécio Neves. São eles os coordenadores executivos Valfredo Pires e Marcelo Pilon; os coordenadores de comunicação Emílio Franco e Renato Ribeiro; os coordenadores de finanças Gérson Moura e Marcelo Saes e o coordenador de organização Washington Carvalho.

No manifesto divulgado dizem que “Um apoio, explícito ou velado, por parte da Rede a qualquer um dos candidatos finalistas reforça o argumento daqueles que acusam a sigla de ser mais do mesmo, de ser só uma nova roupagem para a velha e corrupta política que tanto nos dispusemos a combater”.

Na parte mais dura do manifesto, o grupos salienta que  “As nossas esperanças de um Brasil mais justo, mais ético e mais sustentável mostraram-se como mercadorias, à venda por promessas que não surtirão resultados a médio e a longo prazo”.

 

Da Folha

Apoio a Aécio provoca debandada na cúpula da Rede em São Paulo

Em carta, sete coordenadores do partido pediram renúncia de suas atribuições

GUSTAVO URIBEDE SÃO PAULO

O apoio da ex-senadora Marina Silva (PSB) ao candidato do PSDB à sucessão presidencial, Aécio Neves, causou uma debandada na Executiva Estadual da Rede em São Paulo.

Em carta divulgada nesta segunda-feira (13) sete coordenadores do partido, que não conseguiu autorização na Justiça Eleitoral e foi abrigado pelo PSB na disputa eleitoral deste ano, pediram renúncia de suas atribuições no comando estadual.

No texto, o grupo afirma que o apoio a qualquer um dos candidatos à sucessão presidencial neste segundo turno reforça a polarização entre PT e PSDB, criticada pela Rede no primeiro turno da disputa eleitoral.

“Um apoio, explícito ou velado, por parte da Rede a qualquer um dos candidatos finalistas reforça o argumento daqueles que acusam a sigla de ser mais do mesmo, de ser só uma nova roupagem para a velha e corrupta política que tanto nos dispusemos a combater”, disse.

Em uma crítica ao PSDB, o grupo afirma que não pode servir indiretamente a um projeto de poder que “já foi testado” e com o qual não concorda. Ele ressalta ainda que não responderá pelo “assassinato” de ideais e princípios que o atraíram à Rede.

“As nossas esperanças de um Brasil mais justo, mais ético e mais sustentável mostraram-se como mercadorias, à venda por promessas que não surtirão resultados a médio e a longo prazo”, ressaltou.

Ao todo, deixaram a Executiva da Rede em São Paulo os coordenadores executivos Valfredo Pires e Marcelo Pilon; os coordenadores de comunicação Emílio Franco e Renato Ribeiro; os coordenadores de finanças Gérson Moura e Marcelo Saes e o coordenador de organização Washington Carvalho.

“No primeiro turno, a Rede tinha como discurso sair da polarização entre PSDB e PT. E, agora, quebra-se essa posição”, criticou Pires.

Em nota divulgada na última sexta-feira (10) a Executiva Nacional da Rede manifestou como legítimos no segundo turno os votos de seus militantes “em branco, nulo ou em Aécio Neves”.

O porta-voz da Rede em São Paulo Alexandre Zeitune lamentou o desligamento dos coordenadores do comando estadual do partido.

“A Rede esclarece que, apesar da tentativa de construir um diálogo com respeito a opiniões diversas, não foi possível se chegar a um consenso”, afirmou, por meio de nota.

Luis Nassif

100 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Acordo ou golpe?

    Desde quando isso que estamos presenciando é acordo dentro? Estamos sim diante de um golpe sendo dado pela direita reaça, sim mais sutil do que aqueles ocorridos no Paraguai e Honduras, mas um golpe, a nossa zelite até parece ser burra mas astuta e ardilosa sempre foi

    Uma central do golpe contra a democracia foi instalada no Paraná.

    http://www.jornalggn.com.br/blog/iv-avatar/uma-central-do-golpe-contra-a-democracia-foi-instalada-no-parana

    Ninguém vai declarar a situação de golpe no Brasil?

  2. Marina rompeu com  o PT,

    Marina rompeu com  o PT, rompeu com os verdes.

    Desagregou o PSB, desagregou a Rede.

    E disseram que ela era o “novo”

    E acreditaram.

    Aécio diz que representa as mudanças…

    E acreditaram

    1. “Ô canoeirobota rede,bota

      “Ô canoeiro
      bota rede,
      bota rede no mar
      ô canoeiro
      bota rede no mar.

      Cerca o peixe,
      bate o remo,
      puxa corda,
      colhe a rede,
      ô canoeiro
      puxa rede do mar…”

      (Canoeiro-Dorival Caymmi)

       

       

       

       

       

      9

  3. a mariNECA chegou LÁ… onde

    a mariNECA chegou LÁ… onde se mora protegido por guarita, câmeras filmadoras, segurança ARMADA, e se desloca em carro importado com vidro fumè… e sabemos que LÁ está o Partido Sócio Dos Ben$ privatizados… a marineca é simples A$$IM! o bom pra nós é que a rede ESTÁ SE ESGARÇANDO antes da PESCA MILaGROSA…

  4. Marina

    Marina é uma frustada, foi preterida por Lula  a favor de Dilma. Tentou criar a Rede! Furou . Os peixes estão todos fugindo. Resumo. Marina é uma bobagem.

    1. A dor da traição?
      Alguns

      A dor da traição?

      Alguns marinistas, sim. Não são poucos.

      Outros “marinistas”, já entraram na nave aecista. Neste grupo, os mais espertos tomaram “chá de sumiço”.

  5. Vou aproveitar o espaço da

    Vou aproveitar o espaço da repescagem da rede e da democracia à venda como mercadoria  e falar sobre acordos&acordos, delações&prêmios, ou das soluções Tabajara&pig, e repetir um comentário que fiz em outro blog.

    Quis fazer esse comentário separado para chamar atenção a mais uma falha da Folha/Uol.Lembram do mensalão? Lembram que as sentenças imperiais de Joaquim Barbosa  para Dirceu, Genoíno e Delúbio incluíam o silêncio total e a distância da imprensa? Lembram os rumores que aumentaram as perseguições a Dirceu sobre telefonema que nunca foi dado pelo ex-ministro da casa civil? Pois bem, hoje, dia 14 de outubro, mais uma máscara cai. As sentenças Tabajara/Globo/PIG não se aplicam ao Roberto Jefferson, entrevistado especialmente para a Folha para reforçar a guerra das delações premiadas. Não há mais diferença entre o oportunismo da imprensa corporativa e bandidos premiados com a delação. Sem perdão para essa gente podre e descarada. 

  6. Como diria Palmério Dória,

    Como diria Palmério Dória, “Não se deve chutar cachorro morto… Mas no caso de Marina, abrimos uma exceção”. 

  7. Blá Marina (Antônio Adolfo)

    Hoje descendo a ladeira
    Só o PT, que pode contar
    tirada de uma seringueira
    Blá Marina começou a andar…

    Largou o PT qual traiçoeira
    Nem o Psol, quis deixar entrar
    Com seu jeitinho de embusteira
    Fez o povo inteiro sonhar…

    Roda pelo “verde” afora
    E em poucos meses de alegria
    Larga tudo isso um dia
    Prá “rede” criar
    Encontra Pernambuco aflito
    Aproveita, e segue no seu passo
    Mostra quanto é traíra no olhar
    Huuuuuuummmm!…

    Deixando carta de partida
    E só mentiras prá se contar
    Naquela tarde de domingo
    Blá Marina foi tucanear
    E fez o povo inteiro chorar
    E fez o povo inteiro chorar…

    Blá Blá Blá Blá Blá Blá Blá Blá Blá!
    Blá Blá Blá Blá Blá Blá Blá Blá Blá!
    Blá Blá Blá Blá Blá Blá Blá Blá Blá!
    Blá Blá Blá Blá Blá Blá Blá Blá Blá!

  8. Se antes a Marina não

    Se antes a Marina não conseguiu as assinaturas necessárias para abrir o seu partido, agora então vai ficar mais difícil.

    Bem feito para ela !

    Tomar decisões com raiva, rancor e ódio nunca deram certo.

    Ela disse que tem o hábito de consultar Deus para tomar decisões.

    Será que Deus foi consultado para ela decidir apoiar o Aécio ?

     

  9. A velha política…

    A ‘VELHA’ Política…

     

    http://painel.blogfolha.uol.com.br/2014/10/14/psb-e-pps-negociam-fusao-para-somar-forcas-e-ganhar-peso-no-congresso/

     

    “Casamento à vista Aliados na campanha de Marina Silva, PSB e PPS negociam uma fusão para somar forças e ganhar peso no Congresso. Dirigentes dos dois partidos vão se reunir hoje e esperam concretizar a união em novembro, logo após o segundo turno. A nova sigla manteria o nome do PSB e teria uma bancada de 44 deputados em 2015 —a quarta maior da Câmara, atrás de PT, PMDB e PSDB. A promessa é criar uma alternativa à polarização entre petistas e tucanos, seja qual for o presidente eleito.

    Vinde a mim O PSB também tentará incorporar ou formar um bloco com siglas nanicas. Estão na mira o PEN, que elegeu dois deputados federais, e o PHS, que apoiou Marina e terá cinco cadeiras.”

     

    “Será um reencontro ideológico e histórico das forças da ESQUERDA”, diz Freire.

    (Mas apoiando Aécio?????)

  10. Aqui jaz

    Na verdade, essa coisa chamada Rede nunca existiu. E morreu antes mesmo de nascer. Era só um  jogada de marqueting da candidata para se auto promover. Não conseguiu  se institucionalizar por que não cumpriu os criterios do processo. E agora espatifou-se em mil pedaços. É o efeito Marina. Por onde passa desagrega, destroi. Nâo tem cacife pra ser liderança de porra nenhuma. Aqui jaz uma promessa que nunca foi.

    1. Pois é. Desde o inicio

      Pois é. Desde o inicio desconfiava que essa não institucionalização da Rede era parte do plano. Serviu para o primeiro round de vitimizaçāo (a mão pesada do PT, lembram?). Tudo bem  programadinho. Acho que a Marina não quer, nunca quiz, fundar partido. Sua missão é baguncar eleições presidenciais contra o PT. Bem sucedida em 2010 e 2014, hora de usufruir a boa vida. Caso necessário,  retorna em 2018, com um discursinho repaginado. E, o pior: apesar de toda “lambança” e desacertos, não duvido que recomponha o séquito.

    2. Olha, cara Maria, do ponto de

      Olha, cara Maria, do ponto de vista da Marina, voce tem toda razão. Basta ver que ela coloca em primeiro lugar seu recalque com o PT e a Dilma, do que seu “idealismo por uma nova política”.

      Mas agora podemos observar que dentro desse “projeto Rede” há, ou havia, pessoas que realmente acreditam. Por mais que não conseguissem desenvolver um discurso que mostrasse a consistência e viabilidade de seu projeto, me parece que a intenção é genuína. 

      Mesmo quando eu via que a Marina não passava de caô, percebi que há intensões boas no programa. Alargar a democracia, agilizá-la, num embate com a burocratização dos partidos é salutar. Mesmo que o caráter excessivamente utópico estivesse a vista de todos. E esse termo “sonhático” piora as coisas.

      O que não vi no programa foi o questionamenteo sobre financiamento de campanhas por grandes empresas. Claro, isso afunguetaria o Itaú e a Natura. Mais isso é coisa da Marina, pelo que se vê

    1. dO face DO GUNTER

      dO face DO GUNTER ;

      Faceamig@s, vou ficar sem postar mais um ou dois dias. Nossas duas mães estão no hospital… A mãe do Luiz Carlos teve um mini-AVC e está desde sábado na Beneficência em observação. Mamãe contraiu uma infecção urinária e teve desidratação na madrugada de sábado pra domingo e está na UPA/Hospital Munic. de Cotia desde domingo. Em princípio nada grave, mas estamos obviamente sem tempo para redes sociais. Abraços a tod@s.

      1. Parabéns, André. Estou estomagada c/ essa pressao sobre o Gunter

        Nao é democrático isso. Ele tem o direito de ter as posiçoes que tem, por mais que eu as considere erradas. Está-se criando aqui dentro um clima que vai acabar fazendo com que ele deixe o blog. É um participante antigo aqui, boa gente, já deu contribuiçoes valiosas e poderia dar outras. E bullying é coisa de troll, indigna de comentaristas daqui (nao estou dizendo que sao trolls todos os que estao nessa onda; mas estao agindo como se fossem). DEIXEM O GUNTER EM PAZ! 

        1. Estou com vc!

          Acho um absurdo o que estão fazendo com o Gunter!

          Ele defendia as ideias dele, acreditava em um projeto, iludir-se é parte do jogo.

          Ele foi iludido pelo que se apresentava. A conversa é bonita por cima, mas, se olharmos bem lá no fundo ela cheira mau.

          Ele acreditou em alguém que não merecia sua confiança e apoio foi só isto.

          Eu critiquei muito ele em relação a Terceira via. Hoje, talvez ele me entenda!

          Desejo melhoras a família dele.

           

           

          1. E será uma perda se o perdermos

            Vou sentir muita falta dele, se ele se aborrecer e sair. É um cara legal. Além disso, acho que essa zoaçao toda tem o objetivo de calá-lo e isso me revolta. Idéias diferentes, desde que expressas de boa fé, como é o caso do Gunter, enriquecem o debate. Nao é como se ele fosse um troll desonesto como há tantos aqui. 

          2. Tudo dependerá do que ele sabe!

            Eu poderia estar com a Rede e ao lado do Gunter!

            Não sei o que prometeram a ele e o que mostraram para ele!

            O que mostraram para mim foi surpreendente e revoltante. Uma pessoa que se embriaga com o poder ficaria hipnotizada.

             

             

        2. Apoiado, Analu!

          Deixem o Gunther em paz! Se lutamos tanto por liberdade de expressão na época da ditadura é pra podermos exercitá-la.

          Desejo saúde e pronta recuperação para as velhinhas queridas.

  11. o símbolo dos Tucanos tem que

    o símbolo dos Tucanos tem que ser substituído. Precisa ser colocado um Corvo no lugar. Onde eles metem o bico há problemas, discussões e rachas. Arrebentaram com o PSB e agora jogaram uma pá de cal no nati-morto rede!

  12. Marina é uma máquina de

    Marina é uma máquina de destruir partidos políticos e ideias. Ela tem uma marreta na mão e ataca qualquer coisa que não é do seu gosto. Tudo o que diz é falso. Falou tanto sobre o partido que criara e agora o sangra de morte. Azar de quem acredita nela.

  13. Os sonháticos…………….

    Bem, falar sobre a Marina, é perda de tempo, mas como o assunto está em pauta, vamos lá.

    Marina e seu grupo, estão a procura do nirvana, querem uma nova politica, com novos parceiros que irão governar no mais puro êxtase. Não haverá divergências; não haverá agressões: não haverá discórdias; não haverá conchavos; não haverá toma lá, dá cá; não haverá transigir; não haverá maioria nem minoria e finalizando não haverá governo, somente os anjos reinarão !!!!!!

    E nós, os eleitores, leitores, viveremos eternamente na Rede, e talvez se o outro a quem ela deu seu voto e apoio, ganhar, iremos todos viajar! EU DISSE VIAJAR MESMO, depois de aspirar uma longa carreira !!!!!!!!!!!!!!!!!!

  14. Engraçados esses

    Engraçados esses “sonháticos”, tanto da REDE como do PSB, desde a entrada de Marina, ungida no velóriomício pela própria viúva de fato do falecido Campos (que aliás está pouco se lixando para a memória do marido e do avô dele, quer mais é se dar bem também com Aécio), foram alertados e convidados a sartar fora da nave podre da “nova política”, agora, quando percebem que puseram em risco o futuro do próprio país, vem com esse papo torto de desadesão aos ideais marinistas… é tarde demais, vocês não foram e nem estão sendo ingênuos coisíssima nenhuma, estão sendo é oportunistas novamente.

    A um jovem de 20 anos é dado até o direito de se enganar, de se deixar levar pela maquiagem horrenda da mídia contra Dilma e contra o PT; agora, acreditar que Roberto Amaral deixou-se levar pelo canto da sereia antes socialista e agora tucana de quatro costados inocentemente… ai já é se pedir demais.

    1. Meu caro conterrâneo de

      Meu caro conterrâneo de nordestinidade, João Maria Fernandes,

      Permita-me exercitar o sagrado direito da discordância: não podemos, nem devemos, por razões óbvias, que todos sejam obrigados a pensar igual a nós. Sei que não foi intenção do teu comentário negar ao Roberto Amaral a prerrogativa de trilhar caminhos políticos diferentes dos teus e dos meus. Entretanto,  a redação leva a isso.

      Na minha modesta opinião, a dissidência do PSB em termos de coligação com o PT foi apenas o exercício de uma opção política num regime democrático. Portanto, nada do outro mundo; nada a ver com o papel partidário da mídia.

      Critiquei, sim, algumas vezes o Eduardo Campos em função de certas inverdades e omissões com relação ao papel fundamental de Lula para a sua ascensão política, bem como algumas críticas não fundamentadas à Dilma. 

      No meu entender, deve-se é enaltecer a decisão desses “sonháticos” e “enganados” da REDE e do PSB. Com essa posição altiva provam que são coerentes e honestos em termos ideológicos. Se desde o princípio se declararavam contra a polarização, o mínimo que se esperava, ou espera também, é que fiquem equidistante do processo eleitoral. 

      Roberto Amaral, no “frescor” dos seus 75 anos de idade poderia muito bem continuar como presidente do PSB, apoiar Aécio Neves e certamente ganhar alguma sinecura num eventual governo do mineiro. Mas não: mesmo antevendo a cobrança e o bombardeio da mídia proclamou aos quatro ventos a incoerência, se não mesmo a traição, do PSB aecista aos princípios socialistas. O mesmo vale para Luiza Erundina. 

      Esses “jovens” se merecem alguma coisa, a meu ver são aplausos. 

      1. Foi uma derrapada sim.

        JB, era e é o futuro do Brasil que está em jogo, ressentimentos (por parte do PSB) não podem ser motivos racionais para uma derrapada de tal magnitude, levaram uma parte da esquerda a um baque sim, principalmente Amaral e Erundina, não sei se conseguirão se reerguer politicamente no campo progressista, ficará sempre a desconfiança.

        Abração fraterno de outro “desinformado eleitor” pois nordestinos da gema somos!

  15. Desagregadora até pode…

    Desagregadora até pode ser… mas antes disso tudo, é também uma bela de uma oportunista para realização dos seus desejos. Política Nova??? quando seria???

    Infelizmente a Rede furou mesmo…

    Gente e pra melhorar, aqui em Pernambuco, explodiu aqui em pernambuco agora no início de outubro,  o “MENSALÃO DE PERNAMBUCO”, uma organização criminosa  formada pelo PSDB e PSB.

    POLÍCIA FEDERAL ADMITE EXISTÊNCIA DO MENSALÃO PERNAMBUCANO

     Numa entrevista a Rádio Folha do Recife, hoje pela manhã no programa do radialista Edvaldo Morais, o chefe de comunicação da Polícia Federal de Pernambuco, Giovani Santoro, admitiu a existência do “mensalão pernambucano”. Ele confirmou as operações desencadeadas para investigar o desvio de dinheiro público e revelou que o caso foi encaminhado à Justiça. Giovani não citou nomes nem adiantou mais detalhes, uma vez que o caso corre em “segredo de justiça”. Antes solenemente ignoradas pela grande imprensa do Estado, o esquema montado para fraudar licitações em Pernambuco – denunciado em primeira mão pela procuradora e blogueira Noelia Brito – foi destaque neste final de semana  no blog do Jamildo Melo, do sistema Jornal do Commercio. Os casos com indícios de corrupção envolvem um ex-vereador de Jaboatão dos Guararapes, o doleiro Jordão Emerenciano, o bicheiro Carlos Alberto Ferreira e o presidente da Ceasa, Romero Pontual. Todo o processo passou pela Polícia Federal e agora o desfecho depende unicamente da justiça. Este blog foi um dos primeiro a dar atenção às denúncias e recebeu ligações de um assessor da Ceasa pedindo que retirássemos a matéria, dando a entender que a blogueira recifense não merece crédito. Optamos por manter o post em nossos arquivos.  

    O esquema, chamado por Noelia Brito de “mensalão pernambucano”, também já foi noticiado na Revista “Carta Capital” e no Blog Conversa Afiada, do jornalista Paulo Henrique Amorim.

     E agora??? Cadê a Rede Globo pra divulgar???

    1. Alessandro, excelente tirada.

      Alessandro, excelente tirada. Aliás, Nietzsche poderia ter dito: “Há partidos que nem nascem e são póstumos”. Agora, desculpe-me o chiste: não sabia que o filósofo era baiano (sobre a rede). Abçs.

  16. Que vergonha! Que Vergonha! Marina Silva.

    Que vergonha! Que Vergonha! Da tua existência Marina Silva.

    Chico Mendes tinha razão. Que vergonha das vergonhas Marina Silva.

    Apoia Aécio, como apoia qualquer outro que apoia o capeta.

    E o povo Marina? O que pensa dele?

    Que se dane, já que não voltaram em mim.

    Eu tô com Malafaia, com Bolsonaro, com Levy Fidelix.

    Tô com todos que estejam contra ti.

    Não importa, tenho nojo ,tenho asco. Quero cheiro mais doce do sulfeto.

    Que se fodam os que não voltaram em mim.

    Analfabetos de pai e mãe.

    Quero o fim desses ignorantes, que não votaram em mim.

    Beijo na boca a boca desdentada do conservador. Que se dane o povo. Eu desejo teu fim.

    Nada é tão importante como meu desejo.

    Nada me traz tanto alento com te ver no obscuro mundo do meu ser.

    Apoio quem é contra o PT.

    Muda. Muda. Muda pra trás? Pra frente?

    O que importa é te ver no mundo das lágrimas.

    E o povo Marina?

    Foda-se, não votaram em mim.

    Preferiram o que está ai. Muda. Muda nem que seja pra pior.

    Que vergonha Marina. Que vergonha da tua traição.

    Que asco da tua vida. E o povo? Aécio dará conta.

    O que nunca viu verá o teu fim.

    Saboreado no doce cálice do fel.

    Por raiva Marina cospe no prato que um dia comeu.

    Por raiva, mando o povo tomar no cu…

    Por ódio a quem não te quis, manda à fogueira.

    Você viu. Você sabe o que é o PSDB.

    Que se dane, quem não mandou votar em mim.

    Triste fim te espera.

    Num silêncio do traidor.

    Num cortar cabelo de forte lembrança.

    Fica com teus ódios e raivas.

    Deixa chorar quem um dia acreditou em ti.

    Que cada penar se transforme no teu fim.

    A providência divina que te olhe.

    A mesma que matou Eduardo.

    E que agora usas pra teu fim.

    Que vergonha Marina.

    Que vergonha do seu sim.

  17. deus e o diabo na terra da floresta.

    Se era de poder que tinha sede

    Eis que a joana d’arc da floresta lançou sua rede

    Apanhou cínicos e lunáticos

    Oportunistas e sonháticos

    Agora, entre mal estares e senões

    Algumas poucas verdades valem alguns tostões

  18. como disse um desses

    como disse um desses filósofos indignados com a mercnatilização da política:

    vendo tudo,

    ninguém acredita!

    Ou: todo mundo acredita!

    talvez porque a mídia em peso 

    vende isso aos videntes como virtude!

  19. Retira o apoio hoje, chora

    Retira o apoio hoje, chora amanhã quando chegarmos à Presidência da República. Uma Rede de Sonháticos ingênuos achando que vão tomar de assalto o Brasil. Nem sei quem são os nomes listados, tamanha sua irrelevância no cenário nacional. 

     

    Marina Silva

    Roberto Freire

    Eduardo Jorge

    Romário 

     

    Todos estamos com a mudança. Chega desse governo. Vamos dar oportunidade a outros grupos. AGORA É 45!

    1. Lucas, tu ta de sacanagem né?

      Lucas, tu ta de sacanagem né? Só idióta vota nesse ai que você indica. Espero que tenha uma salguardazinha de animos para suportar a derrota, pois vai ser dolorida e ardida por demais; de resto, o que eu particularmente espero é que, Dilma governe com uma chibata em uma das mãos, na outra um ferrão. Inimigo bom, é inimigo morto.

    2. Lucas, algum pudor é sempre necessário, rapaz!

      Lucas, não seja cínico. Mas, um grama de honestidade por favor. Explique por que Armínio Fraga quer acabar com os bancos públicos, BB, Caixa e BNDES. Se, ao final do ajuste prometido, eles serão irrelevantes, então por que mantê-los? Armínio tem cidadania norte-americana. Isso não o incomoda ou você é tão canalha que julga que vale tudo para derrotar o PT? Tenho engulhos quando leio o que um ser abjeto como você tem coragem de escrever neste blog. Um texto legítimo de um personagem da Revista do Esgoto.

  20. rede

    Pelo jeito, quebrou-se a  escada que apoiava a marina.           Agora, parece que a ex-candidata ficou solta no ar, sustentada apenas pelo pincel que usava para pintar a paREDE..     

  21. nao soh Marina.
    Marina e “todo o grupo partidario, politico, PIG” que debandou para o PSBD esta causando mais estrago em si como no Aecio do que podemos imaginar. Desta Dilma jah saiu ganhando, pq nao perdeu substantial ate ganhou. FHC e Serra, governador de SP estao tropecando e a “ideologia politica do PT”esta vencendo e a midia se espalhando numa mare baixa de ir e vir, esquenta e resquentando, morde e assopra com medo. Nao sei que medo.
    O estrago desta turma no Aecio vai somando.

  22. As mentiras, a falsidade e as incongruências…

    A Sra. Osmarina conseguiu enganar o PT e o PV. Conseguiu desagregar o PSB. E, em mais um comportamento incoerente , consegue desagradar os componentes do próprio partido que desejava fundar. Com um agravante, com esse comportamento, desagrada aqueles eleitores que, desde a última eleição para presidente, nela depositaram sua confiança !!!  Não resta dúvida que Osmarina não é diferente do comportamento que abominamos na maioria dos peemedebistas. Agora Osmarina TUCANOU!!!!

  23. Triste fim de um personagem

    Triste fim de um personagem que se supunha ser imune ao aliciamento midiático e financxeiro.

    Marina está tendo um fim político melancólico, manifestando apoio a aquilo que outrora ela combatia.

    Capitulou, se rendeu ou mercenariamente, aderiu ao inimigo.

    Enquanto figura política, descanse em paz Marina Silva…

  24. Marina Silva, descansa em paz! (por Laura Capriglione)

    Link: https://br.noticias.yahoo.com/blogs/laura-capriglione/marina-silva-descansa-em-paz-201936573.html

     

    Acabou Marina Silva (1958-2014). Fundadora da Central Única dos Trabalhadores e organizadora do PT, além de amiga e fraternal companheira do líder seringueiro Chico Mendes, Marina Silva foi durante anos, dentro do campo da esquerda brasileira, a representante de uma utopia que tentou conciliar três vetores quase sempre desalinhados: o desenvolvimento econômico, a inclusão social e o respeito ao meio ambiente e às populações tradicionais.

    Sua saída do PT, em 2009, empobreceu o partido e o debate interno sobre qual caminho seguir na busca por um mundo mais justo e solidário.

    A figura frágil – sobrevivente da miséria dos migrantes recrutados para trabalhar na extração da borracha; nascida em uma família de onze irmãos (da qual oito se criaram); órfã aos 15 anos; sonhática (conforme a auto-definição); vítima da malária, da intoxicação pelo mercúrio dos garimpos e da leishmaniose (doenças da extrema pobreza) – pereceu no domingo, 12 de outubro, depois de lenta agonia.

    Foi nesse dia que ela formalizou seu apoio ao tucano Aécio Neves no segundo turno das eleições presidenciais, contra a candidatura da petista Dilma Rousseff.

    Como membro do Partido dos Trabalhadores, onde militou durante 23 anos, Marina ajudou a eleger e a implantar o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, em que exerceu o cargo de ministra do Meio Ambiente durante cinco anos e quatro meses. Foi um período importante, que consolidou as condições para o Ceará, terra dos pais de Marina, crescer mais velozmente do que a média nacional –3,4% ao ano, contra 2,3% da média nacional.

    Anos também importantes para o Nordeste como um todo, que deixou de ser exportador maciço de mão-de-obra, já que criou oportunidade de emprego e renda “como nunca antes”. Só para efeito de comparação, ainda hoje a atividade econômica nordestina cresce acima de 4% (nos cinco primeiros meses de 2014), resultado superior à média nacional (0,6%), segundo o Banco Central.

    Exemplo de superação das dificuldades, Marina Silva conta em sua biografia com uma passagem como empregada doméstica. Dureza. Mas a contribuição de Marina no fortalecimento do governo do primeiro operário na Presidência ajudou a mudar a situação das empregadas domésticas.

    Primeiro com a valorização do salário mínimo, que passou de R$ 200, no último ano do governo do tucano Fernando Henrique Cardoso, para os R$ 724 atuais.

    Depois, com a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição das Empregadas Domésticas, de 2013, que ela, com seu exemplo e luta a favor dos oprimidos, ajudou (ainda que indiretamente) a garantir.

    Mais de um século depois da Abolição da Escravatura, 7,2 milhões de empregados domésticos brasileiros foram incluídos na categoria de cidadãos dotados de mínimos direitos trabalhistas, entre os quais o controle da jornada de trabalho, definida em oito horas diárias.

    Além disso, a categoria começou a receber horas extras, remuneradas com valor pelo menos 50% superior ao normal.

    Marina estudou muito, de modo a formar-se como historiadora, professora e psicopedagoga, em uma época em que o país só oferecia aos membros da elite branca a possibilidade de conquistar um diploma de nível superior.

    Como membro do Partido dos Trabalhadores e afrodescendente, Marina ajudou a fazer a revolução educacional que aumentou o acesso dos mais pobres e morenos aos bancos universitários. Pela via da ampliação no número de vagas nas universidades federais, do ProUni e do Fies, o número de vagas no ensino superior mais do que duplicou de 3,5 milhões (em 2002) para 7,1 milhões (em 2013).

    Uma vida de vitórias, exemplos e superações.

    Mas Marina Silva acabou no domingo 12 de outubro, quando virou as costas para sua própria trajetória ao declarar voto no candidato Aécio Neves, o representante de uma política econômica ostensivamente contrária à valorização do salário mínimo e à ampliação das políticas sociais e de inclusão.

    Com o capital eleitoral que conseguiu reunir no primeiro turno (21,32 % do total de votos, ou 22.176.619 eleitores), Marina poderia ajudar sua Rede Sustentabilidade a se consolidar como a tal terceira via de que tanto falou antes.

    Ela preferiu juntar-se a forças bem conhecidas dos brasileiros: Que criminalizam os movimentos sociais; que atentam contra a liberdade de imprensa; que são apoiadas pela chamada “Bancada da Bala”, por Silas Malafaia e por Marcos Feliciano.

    Sem contar que os votos de Levi Fidelix (PRTB, o idiota que fez do aparelho excretor um programa de governo) devem ir para Aécio também.

    Marília de Camargo César, autora da biografia “Marina: a vida por uma causa” (editora Mundo Cristão, 2010), conta que, diante de um problema de difícil resolução, a ex-ministra costuma praticar a “roleta bíblica”, que consiste em abrir a Bíblia aleatoriamente, para saber o que Deus recomendaria na situação.

    Não é difícil imaginá-la nesse mister quando ela se saiu com a idéia de pedir que o PSDB reconsiderasse a campanha pela redução da maioridade penal, como condição sine qua non a seu apoio. Aécio respondeu sem pestanejar: não! E assim acabou-se mais uma convicção “firmíssima” de Marina.

    Descansa em paz, Marina!

     

     

     

     

     

     

    1. Simples comentário

      Parabéns pelo texto Analista Lúcida. Acompanho o blog e faço questão de ler seus comentário porque dificilmente discordo deles. Obrigada por enriqucer o debate sempre.

  25. NÃO SE TRATA DE DAR

    NÃO SE TRATA DE DAR CONSELHOS. APENAS, O DESEJO DE ESPANTAR OS MAUS AUGÚRIOS

    O bon vivant Aécio Cunha que abra os olhos, ao se aventurar nessa empreitada. Não engana aos que o conhecem. Dá pra perceber, isso, não é projeto pessoal do rapaz. Se há algum propósito que o anime na empreita, é uma espécie de hobby da copetitividade. É a adrenalina, como a meninada diz. O poder político, é mais interesse da esfera oligárquica, que envolve restos de familiares, aderentes e amigo$. Além, das enorme e ocultas transações que movem o Moinho.

    Como ocorreu na aventura de governar Minas Gerais. Terra do avô Tancredo. Do qual, adora explorar o nome. Ali, em 8 anos, se viu a quais negócios, o profícuo “choque de gestão” atenderam.

    Pois bem, não fosse a irmã e o Anastasia que pegaram na alça do caixão, aquela aventura do menino rico, teria feito água há mais tempo. Pois, enquanto o Aecinho navegava na maior esbórnia lá pras bandas do Baixo Leblon. Os dois coitados, tiveram que se virar para abastecer com verbas públicas as burras da família, dando sustentação às extravagâncias do netinho. (Serviço facilitado pelas emissoras de rádio e jornal da famiglia. Aliás, pratica padrão entre tucanos e demo). Inclusive, sem descuidar do principal. Cuidar bem dos rendimentos dos acionistas, e, lubrificando as engrenagens do moinho, em conformidade com as recomendações do mercado, digo, do manual.

    Mas, não era precisamente disso que queria tratar. Me preocupa, o Aécinho que cuidou de providenciar correndo, uma família. Em oportuna estratégia de marketing. Até, para esfumar, diluir a fama de play boy alucinado.

    O esperado apoio de Dona Maria Osmarina, finalmente saiu. Para regalo do mauricinho do Leblon. O cabra, não sabe de nada! Abra os olhos, oh inocente! Não tá vendo o perigo? O custo benefício dessa patranha pode levá-lo ao brejo, oh rapaz!

    Não que pretenda votar em vosmecê e em seu crupiê do mercado financeiro, que não sou nenhum maluco. Mas, para tentar te abrir as butuca dos olhos. Tú, sendo muito farrista e destrambelhado do jeito que é, não tens experiência com o submundo (paralelo) das trevas. A respeito, deviria se aconselhar com teu amigo Zé Serra. O Coiso sabe de tudo que não presta.

    Voltado ao trilho. Esta senhora, tem um curriculum abarrotado de mau agouro.  Vejamos o acontecido, com alguns, que dela se aproximaram:

    Chico Mendes. Foi emboscado e morto.                                                                                                                                       

    Lula e Dilma. Não fosse a proteção dos Orixá da Bahia, o câncer, os teria levado.                                                             

    Rede de Sustentabilidade. Partido que não era pra se chamar de partido, não vingou. Acaba de se liquefazer.        

    Dudu traíra. O pernambucano que tudo recebeu do governo Lula. Resolve debandar e se juntar a Osmarina. Pega um jatinho sem dono e o bicho se espatifou no chão. Matando o candidato e mais cinco assessores. Ao cabo, tirando Dona Osmarina, até do PSB, poucos pedaços sobraram.

    Ou seja, não que o Aécio preste para alguma coisa. Mas, o cabra tem filho novo pra criar. Não custa alertar, né?

     

    Orlando

     

  26. coordenadores fracos

    Quem é da Rede sabe que esses coordenadores nem deveriam estar lá. Fracos. Incapazes. Nâo sabiam como sair e arranjaram uma desculpa.

  27. Não nego, Marina até tinha

    Não nego, Marina até tinha uma história de vida bonita….MAS….a ruindade foi tanta que anulou  a história!!  E convenhamos, só existe uma verdade.  Pela segunda vez consecutiva que a D. Marina entra nas eleições para triangular com a direita, foi assim em 2010 quando, depois de perder o primeiro turno, fez a mise en scene típica….não declarou o apoio no primeiro momento, fez todo o joguinho pra depois e, ao final, apoiar Serra. Agora, repetiu tudo de novo….fez umas exigências, e bom que se diga, o Aécio não cedeu, mas voilà…declarou seu apoio ao Aécio mesmo assim.  Ora…não resta a menor dúvida que essa mulher, ou é psicopata ou se trata de um embuste, portanto não é alguem que se deva confiar.  E convenhamos, não dá para contemporizar, ela se tornou sim, uma assessora da direita onde seu papel nada mais é que entrar nas campanhas para dividir e depois levar seus parcos votos – que convenhamos, nunca foram patrimônio dela, principalmente os do primeiro turno, nitidamente votos comocionais, salvo alguns gatos pingados que tentaram vendê-la pelo que não é-para direita.  E essa história da Rede é muito da mal contada.  oras, quantos partidos existem no país?  Temos partidos que sequer conhecemos e essa senhora não conseguiu registrar a REde?  Ressentida, um pote até  aqui de magoas…..isso que ela é.  Péssima ministra, morosa, leniente, incompetente….foi péssima vereadora pela sua cidade, enquanto senadora sentou em vários projetos….e, enquanto candidata à presidência, o melhor que conseguiu apresentar, foi o choro!!   Foi do PT, PV, pseudo Rede, PSB e vai saber aonde vai parar…..enfim…..aquela que foi sem nunca ter sido!!!  O duro é que ainda leva um monte de gente na lábia…fala sério

    1. Coordenadores Fracos

      Também acho que esses Coordenadores, queriam era uma desculpa pra abandonar o barco, pois foram feitas reuniões com todos os líderes da REDE e do PSB, para tomarem essa decisão.

      A Marina ouviu o seu partido e os que apoiaram a sua candidatura.

  28. Assim como existiu Midas que

    Assim como existiu Midas que transformava tudo que tocava em ouro existe Marina que tranforma tudo que toca em merda!

  29. Mais uma mentira do Aécio no debate de ontem

     

    Publicado em 15/10/2014

    Lula: Aécio mentiu
    sobre NauFraga !

    O candidato é irresponsável, medra e mente.

    Compartilhe

     

    O Conversa Afiada reproduz nota do Instituto Lula:

     

    Nota sobre declaração do candidato Aécio Neves

     

    “Ontem, o candidato Aécio Neves mentiu no debate da TV Bandeirantes ao falar que eu teria convidado Armínio Fraga para permanecer no Banco Central após o término do governo Fernando Henrique Cardoso. Nunca fiz esse convite. É lamentável um candidato falsificar fatos históricos em um debate para a Presidência da República.”

    Luiz Inácio Lula da Silva

  30. Vote sabendo das coisas. Compare os números abaixo

    Quadro comparativo do Brasil de 2002 com o de 2013, em todas as áreas. Informe-se para votar consciente

    Fonte: Blog do Mello

     

    Com este quadro você vai ter argumentos baseados em dados, com fontes seguras e oficiais (especificadas ao final), para conversar com amigos e familiares e assim conseguir fazer uma comparação entre os governos Lula e Dilma e os anteriores, que as candidaturas Marina e Aécio querem trazer de volta.

    É isso que está em jogo: a continuidade do governo de mudanças Lula-Dilma ou a volta ao passado. Compare.
     

    O BRASIL REAL – DE 2002 A 2013

    Por Luiz Alberto de Vianna Moniz Bandeira. Fonte: Pátria Latina

    1. Produto Interno Bruto: 
    2002 – R$ 1,48 trilhões
    2013 – R$ 4,84 trilhões

    2. PIB per capita:
    2002 – R$ 7,6 mil
    2013 – R$ 24,1 mil
    3. Dívida líquida do setor público: 
    2002 – 60% do PIB
    2013 – 34% do PIB
    4. Lucro do BNDES:2002 – R$ 550 milhões
    2013 – R$ 8,15 bilhões
    5. Lucro do Banco do Brasil: 
    2002 – R$ 2 bilhões
    2013 – R$ 15,8 bilhões
    6. Lucro da Caixa Econômica Federal:
    2002 – R$ 1,1 bilhões
    2013 – R$ 6,7 bilhões
    7. Produção de veículos: 
    2002 – 1,8 milhões
    2013 – 3,7 milhões 8. Safra Agrícola: 
    2002 – 97 milhões de toneladas
    2013 – 188 milhões de toneladas
    9. Investimento Estrangeiro Direto: 
    2002 – 16,6 bilhões de dólares
    2013 – 64 bilhões de dólares
    10. Reservas Internacionais:
    2002 – 37 bilhões de dólares
    2013 – 375,8 bilhões de dólares 11. Índice Bovespa: 2002 – 11.268 pontos
    2013 – 51.507 pontos
    12. Empregos Gerados: 
    Governo FHC – 627 mil/ano
    Governos Lula e Dilma – 1,79 milhões/ano
    13. Taxa de Desemprego: 
    2002 – 12,2%
    2013 – 5,4%
    14. Valor de Mercado da Petrobras: 
    2002 – R$ 15,5 bilhões
    2014 – R$ 104,9 bilhões
    15. Lucro médio da Petrobras: 
    Governo FHC – R$ 4,2 bilhões/ano
    Governos Lula e Dilma – R$ 25,6 bilhões/ano
    16. Falências Requeridas em Média/ano: 
    Governo FHC – 25.587
    Governos Lula e Dilma – 5.795
    17. Salário Mínimo: 
    2002 – R$ 200 (1,42 cestas básicas)
    2014 – R$ 724 (2,24 cestas básicas)
    18. Dívida Externa em Relação às Reservas:
    2002 – 557%
    2014 – 81%
    19. Posição entre as Economias do Mundo:
    2002 – 13ª
    2014 – 7ª 20. PROUNI – 1,2 milhões de bolsas
    21. Salário Mínimo Convertido em Dólares:
    2002 – 86,21
    2014 – 305,00
    22. Passagens Aéreas Vendidas:
    2002 – 33 milhões
    2013 – 100 milhões
    23. Exportações:
    2002 – 60,3 bilhões de dólares
    2013 – 242 bilhões de dólares
    24. Inflação Anual Média:
    Governo FHC – 9,1%
    Governos Lula e Dilma – 5,8%
    25. PRONATEC – 6 Milhões de pessoas
    26. Taxa Selic:
    2002 – 18,9%
    2012 – 8,5%27. FIES – 1,3 milhões de pessoas com financiamento universitário
    28. Minha Casa Minha Vida – 1,5 milhões de famílias beneficiadas
    29. Luz Para Todos – 9,5 milhões de pessoas beneficiadas
    30. Capacidade Energética: 
    2001 – 74.800 MW
    2013 – 122.900 MW
    31. Criação de 6.427 creches
    32. Ciência Sem Fronteiras – 100 mil beneficiados
    33. Mais Médicos (Aproximadamente 14 mil novos profissionais): 50 milhões de beneficiados
    34. Brasil Sem Miséria – Retirou 22 milhões da extrema pobreza 35. Criação de Universidades Federais: 
    Governos Lula e Dilma – 18
    Governo FHC – zero
    36. Criação de Escolas Técnicas:
    Governos Lula e Dilma – 214
    Governo FHC – 11
    De 1500 até 1994 – 140
    37. Desigualdade Social: 
    Governo FHC – Queda de 2,2%
    Governo PT – Queda de 11,4%
    38. Produtividade: 
    Governo FHC – Aumento de 0,3%
    Governos Lula e Dilma – Aumento de 13,2%
    39. Taxa de Pobreza:
    2002 – 34%
    2012 – 15%
    40. Taxa de Extrema Pobreza:
    2003 – 15%
    2012 – 5,2%
    41. Índice de Desenvolvimento Humano:
    2000 – 0,669
    2005 – 0,699
    2012 – 0,730
    42. Mortalidade Infantil:
    2002 – 25,3 em 1000 nascidos vivos
    2012 – 12,9 em 1000 nascidos vivos 43. Gastos Públicos em Saúde:
    2002 – R$ 28 bilhões
    2013 – R$ 106 bilhões
    44. Gastos Públicos em Educação:
    2002 – R$ 17 bilhões
    2013 – R$ 94 bilhões
    45. Estudantes no Ensino Superior: 
    2003 – 583.800
    2012 – 1.087.400
    46. Risco Brasil (IPEA):
    2002 – 1.446
    2013 – 224
    47. Operações da Polícia Federal:
    Governo FHC – 48
    Governo PT – 1.273 (15 mil presos)
    48. Varas da Justiça Federal:
    2003 – 100
    2010 – 513
    49. 38 milhões de pessoas ascenderam à Nova Classe Média (Classe C)
    50. 42 milhões de pessoas saíram da miséria
    FONTES:
    47/48 – http://www.dpf.gov.br/agencia/estatisticas
    39/40 – http://www.washingtonpost.com
    42 – OMS, Unicef, Banco Mundial e ONU
    37 – índice de GINI: http://www.ipeadata.gov.br
    45 – Ministério da Educação
    13 – IBGE
    26 – Banco Mundial

    1. Politica

      Se o Brasil esta melhor é graça a Gestão Anterior, de FHC, Qual o Plano que construiu um Brasil que hoje temos, e que poderia estar melhor se a corrupção não fosse um cancer, o PT nada fez. Qual o Plano de Governo do PT?? quem souber responder ganha um doce.

      1. O plano real foi obra do

        O plano real foi obra do governo Itamar Franco,não de FHC.O plano real em 98 apos a reeleição de FHC,promoveu uma maxidesvalorização do real que valia 1 para 1 e paasou a valer quase 2 reais,endividando varias pessoas e empresas que quebraram,menos os bancos Marka e Fonte Cindam ,de amigos tucanos que receberam de antemão milhoes do banco central para cmprar dolares e sobreviverem…enqto outros perdiam patrimonio para saldar dividas e pagar fornecedores.

  31. A “REDE” É UM ESTELIONATO ELEITORAL!

    A REDE É O PSDB AUTO ENTITULANDO-SE DE “NOVA” POLÍTICA!

    Foi criada na onda dos modernos partidos europeus, como o Podemos, e o Cinco Estrelas, que consultam seus filiados para tudo através da internet. Por isso auto entitulou-se de “NOVA POLÍTICA”. Só que recebeu proposta oficial dos filiados, para que as decisões do conselho de ética do partido fossem votadas pela internet, por todos os filiados. Como seria um fiasco total, recusar essa proposta, eles fizeram uma convenção nacional secreta em Brasília, na qual ela foi rejeitada. Ou seja, o partido que se diz em “rede”, excluiu seus filiados, que não tiveram acesso às discussões pela rede. 

    Para ficar pior, o partido não acolheu a outra proposta feita, para regulamentar o “MANDATO COLETIVO”, de que tanto enchem a boca pra falar. Ou seja, não existe garantia alguma de que os filiados participarão dos debates e deliberações de sua bancada no Congresso, como fazem os modernos partidos europeus, que realmente constituem a NOVA POLÍTICA. 

    Para terminar, as proposições dos filiados através de plebiscitos internos, que já era praticamente impossível, acabou sendo dificultada ainda mais nessa convenção secreta. O sentimento que temos, ao ver essas pessoas, inclusive esses que se desligaram da cúpula paulista, que perseguiram e rejeitaram as únicas duas candidaturas do partido a deputado, que defendiam o mandato coletivo, tem um nome: NOJO.

    A diferença entre a “Rede” e o PSDB é que os tucanos não são tão hipócritas…

  32. Lula e PT segundo ex-petistas

    Chico de Oliveira, sociólogo e professor da USP, um dos fundadores do PT, hoje no PSOL, disse no Roda Viva que Lula não tem cárater e é um aproveitador.

    Heloísa Helena, ex-senadora pelo PT, hoje no PSOL, disse que Lula é capaz de te abraçar e entregar um punhal a quem está nas tuas costas para te apunhalar.

    Hélio Bicudo, jurista renomado pela defesa dos Direitos Humanos, ex-vice prefeito de Marta Suplicy, disse que o PT é dominado pela corrupção.

    Plínio de Arruda Sampaio, de saudosa memória, membro do PT durante anos depois filiado ao PSOL, em debate em 2006 para o governo de São Paulo encurralou Aloisio Mercadante ao mostrar que os números de investimento dos 8 anos de FHC e os de Lula até então eram parecidíssimos nos quesitos educação, saúde, habitação, meio ambiente.

    Algum PTba poderia comentar?! Até o próprio Nassif… Ou como se trata de crítica ao partideco é mentira?!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador