Datafolha: cresce grupo contra prisão de Lula

Mesmo após julgamento do TRF-4 confirmando acusações de Moro e ampliando a condenação, aumenta marge de brasileiros contra a prisão do ex-presidente 
 
lula_foto_agencia_pt.jpeg
(Foto: Ricardo Stuckert)
 
Jornal GGN – O Datafolha confirmou uma sentença feita pelo líder nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stedile, há pouco mais de uma semana ao jornal Valor, antes do julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de que se fosse confirmada a condenação do petista no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) o efeito seria semelhante ao de “jogar mais água – ou voto – no moinho” de Lula. 
 
Pois bem, segundo o Datafolha após a decisão do TRF-4 confirmando a sentença de Moro e ampliando a pena de prisão do ex-presidente no caso triplex, 53% dos entrevistados acreditam que Lula deveria ser preso, um ponto a menos dos 54% na última pesquisa realizada em setembro.
 
Por outro lado, 44% responderam que ele não deveria ser preso, 4 pontos a mais do que o registrado na última pesquisa. Porém, quando perguntados se Lula vai ser preso – independente se acham justo ou injusto – o nível de entrevistados que acredita que não será caiu de 66% para 56%, e os que acreditam que será detido aumentou de 28% para 39% de setembro para cá. 
 
O instituto de pesquisa também perguntou se acreditam que Lula irá disputar a eleição: para 43% não, contra 32% que têm certeza disso, 21% que disseram “talvez” e 4% que não sabem. 
 
Já, quando perguntados se Lula deveria poder disputar a eleição, 51% responderam que o ex-presidente tem que ser impedido, contra 47% que pensa o contrário, ele deve participar das eleições, e 2% que não souberam responder. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos o grupo que apoia a candidatura é praticamente igual ao grupo que é contra a participação do petista nessas eleições.
 
Informados 
 
O Datafolha perguntou se os entrevistados se achavam bem ou mal informados sobre o julgamento do ex-presidente: 42% disseram que tinham conhecimento e estavam “mais ou menos informados”, 24% responderam bem informados; contra 9% que se declararam mal informados e 24% que admitiram não ter tomado conhecimento.
 
Portanto, se por um lado 51% acham que Lula deve ser impedido de concorrer às eleições, por outro, apenas 24% acreditam que estão bem informados sobre o assunto, abrindo margem para que, com o aumento do debate em torno do caso Lula, os outros 24% que reconheceram não terem tomado conhecimento e a maioria (42%) que se considera mais ou menos informada podem mudar de opinião nos próximos meses.  
 
Condenação e Justiça
 
Para 50% dos entrevistados a condenação de Lula, em segunda instância, foi justa. Mas para 43% foi injusta e 7% que não souberam responder. Por outro lado, 37% acham que o tratamento de Lula na justiça brasileira foi igual ao tratamento dos demais políticos, contra 35% que acreditam que o ex-presidente foi tratado de forma pior. Ao mesmo tempo, 41% acreditam que o caso de Lula foi tratado com mais rapidez no judiciário, contra 32% que acharam que foi com menos rapidez e 21% que os processos de Lula e de outros políticos foram tratados com a mesma velocidade. 
 
Vale destacar que o recurso do ex-presidente Lula começou a tramitar no tribunal de segunda instância no fim de agosto, e o julgamento ocorreu cinco meses depois de passar a frente de sete ações da Lava Jato.
 
Sobre ter consciência ou não da corrupção no seu governo, para 54% dos entrevistados, Lula sabia e deixou ocorrer. Mas 29% acreditam que, apesar de ter consciência do fato, não poderia evitar os esquemas. Para outros 13%, Lula não sabia da corrupção em seu governo e 5% não souberam responder.
 
O Datafolha também informa que o petista encontra mais apoio nas regiões Nordeste e Norte onde detém 71% e 53% do eleitorado respectivamente em defesa da sua candidatura. Já no resto do país, uma média de 60% é contra Lula nas eleições de 2018.  A pesquisa foi aplicada em 174 municípios com 2.826 pessoas, entre os dias 29 e 30 de janeiro. 
 
 
 
 
Redação

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O truque de perguntar sobre

    O truque de perguntar sobre Lula no fim da pesquisa eleitoral

     Se o Datafolha não tivesse colocado as perguntas sobre a condenação de Lula somente no fim da pesquisa eleitoral estimulada, depois que muita gente já havia declarado intenção de voto nele, o número dos que acham que o petista deve ser preso ultrapassaria 53%.

    Por um motivo que todo especialista em pesquisa sabe: as pessoas tendem a ser lógicas numa sequência de perguntas e, por isso, podem responder o contrário do que realmente pensam, para não serem pegas em contradição.

     Sem contar o mais importante:

    Com o passar do tempo, todos terão conhecimento.—sem dizer mais duas condenações que estão na ponta de agulha( fora outras) tudo para este ano.

  2. Se Lula for preso,abre a

    Se Lula for preso,abre a porta pra figurões ficarem com a barba de molho.

    Quem sabe se cometa menos corrupção e mais nomeações por mérito e não políticas pra cargos públicos.

     Se Lula já estivesse preso, Michel Temer continuaria nomeando políticamente ? Conseguiria comprar o congresso duas vezes pra não ser ”impixado”?  Aliás, estaria solto ?

    Pos é.

     Precisamos começar em algum lugar.

    O resto vem por cascata.

    1. Cada uma!

      Nesse caso poderia-se começar por… Você mesmo, Anarquista “Sério” ! Dê uma boa analisada em sua vida para ver se não ha algo que te condene.

    2. Anarquista Burro… que comentário completamente idiota!

      “Se Lula já estivesse preso, Michel Temer continuaria nomeando políticamente ? Conseguiria comprar o congresso duas vezes pra não ser ”impixado”?  Aliás, estaria solto ?”

      QUER DIZER QUE A CULPA DE TEMER COMPRAR O CONGRESSO, NOMEAR POLITICAMENTE E ESTAR SOLTO… É DE LULA???

      HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

      CLARO!!! COMO NÃO PENSAMOS NISSO ANTES???

      TEMER JÁ ESTAVA ENVOLVIDO EM ESQUEMAS DE CORRUPÇÃO, JÁ NOMEAVA POLITICAMENTE, JÁ COMPRAVA APOIO… BEM ANTES DE LULA ENTRAR NA POLÍTICA… MAS A CULPA É DE LULA…

      LOGO, PRA QUE PRENDER E INVESTIGAR TEMER??? PRENDAM LULA!!!

      ALIÁS… SEU CANDIDATO FAVORITO, O AÉCIO… SÓ TEM 3 CONTAS EM PARAÍSOS FISCAIS POR CULPA DO LULA TAMBÉM! 

      EU PENSEI QUE ERA UMA PIADA… MAS VOCÊ MESMO DIZ SER “SÉRIO”… LOGO… É BURRICE MESMO!

  3. Teoria: SE O PLANO FOR GILMAR MENDES SOLTAR LULA

    Correntes de watsapp e facebook já compartilham entre os analfabetos políticos: “Contagem regressiva para Gilmar soltar Lula”… a hipótese é absurda, porém se analisarmos melhor… até que faz sentido.

    Analisando as consequências de Gilmar Mendes libertar Lula:

    1-EVITA “COLOCAR FOGO NO PAÍS”

    Um dos medos da direita é “colocar fogo no país” e a possibilidade de gerar um movimento de retorno e fortalecimento da esquerda.

    2-ASSOCIA O PT À IMPUNIDADE

    A perseguição ao PT e à Lula é tão descarada que começou a gerar um efeito contrário e vitimizar o partido diante da impunidade completa dos outros políticos. 

    3-DÁ MUNIÇÃO AOS GRUPOS ANTI-PT

    O MBL e seus iguais não conseguem mobilizar mais ninguém… não existe motivação. Com Lula sendo salvo mesmo condenado os jornais e revistas voltariam a trabalhar em tabelinha com os movimentos anti-PT, gerando ódio e mobilização entre camadas da classe-média.

    4-FAZ O JUDICIÁRIO PARECER MENOS PARCIAL

    Até o momento o judiciário brasileiro jogou a imparcialidade no lixo. Adotou a perseguição total contra o PT e blindagem total contra o PSDB. Salvando na última hora o maior nome da esquerda diminui a impressão de perseguição

    5-DIMINUIR A PRESSÃO POR CONDENAÇÕES DE CACIQUES DO PSDB E PMDB

    Com Lula na cadeia será inevitável o questionamento sobre nomes do PSDB e PMDB envolvidos em corrupção e com contas na Suíça, gravações, delações… provas robustas. Um quadro comparativo entre as provas contra Lula e Aécio, Serra, Temer, Juca. Se Lula for solto, as críticas vão se voltar ao próprio Lula e ao PT.

    6-EVITAR ATENÇÃO INTERNACIONAL

    A prisão de Lula vai atrair atenção fora do Brasil. Se algum nome importante do cenário internacional começar a prestar atenção nesse caso e isso ganhar notoriedade será uma catástrofe tanto para o judiciário quanto para a mídia brasileira acostumada a idolatrar Europa e USA.

  4. Para acabar com toda essa

    Para acabar com toda essa delonga: nós, aqui do Nordeste, unilateralmente declaramos nossa independência, sequestramos o Lula onde quer que esteja e o fazemos nosso presidente. Na sequência, declaramos guerra total contra essa parte dos 60%. 

    Uma eventual prisão de Lula, dada certa por uns, incerta por outras e desejada ardentemente pelos raivosos anti-lulistas e anti-petistas, NUNCA, JAMAIS, DE MANEIRA ALGUMA pode ser acatada. Doa a quem doer. 

    Qualquer negociação, acordo, deve ter como premissa básica a garantia de que o ex-presidente não seja humilhado. Já não bastaria a suspensão dos direitos políticos? Seriam insuficentes as condenações no mínimo injustas; para não dizer absurdas? 

    Chegou a hora da onça beber água. 

  5. ”’ nós, aqui do

    ”’ nós, aqui do Nordeste’

    Desde sempre o Brasil deveria ser dividido em3/4 paises.A saber :

    ”Nós aqui do nordeste” e leve o norte tbm.

    Do centro oeste.

      Do sudeste e quiça acoplando o sul –a conferir.

    Acabava essa perrenha toda e Lula seria presidente do SEU país, não do meu.

    Tentamos isso em 1932 e perdemos.

    Mas proponho tentar de novo.

    1. Sim, você tera o presidente que merece

      Pois eu ja acho que SP tem que fazer sua independência solo e partir para o abraço com o Alckmin ou Huck presidente!

    2. Parece aquele menino birrento

      Parece aquele menino birrento que é dono da bola: “se não for do meu jeito, ninguém brinca…. mimimimi”.

      Fale por você.

    3. Anarquista Burro, o anarquista patriota que admira o militarismo

      Esse “anarquista sério” aqui me lembra fotos divertidas na internet de negros usando símbolos da suástica… me lembra também o defensor da moralidade… o ator pornô/gay Alexandre Frota!

      Um idiota que adota um nome Anarquista pra “causar” mas não tem a mínima idéia do que significa… em um só post já vem falar em patriotismo, militarismo, territorialismo… exatamente o oposto do que um anarquista deveria pregar…

      RELINCHOU DUAS VEZES NESSE MESMO POST… RELINCHA MAIS QUE TÁ ENGRAÇADO!

       

      ESSA DIREITA BRASILEIRA SÓ TEM IMBECIL!

       

  6. Lula e a urgência do Brasil

    Ninguém (na história deste país) teve a vida mais revirada, teve mais mentiras e boatos soltos ao vento que o presidente Lula (realmente digno de manter junto ao nome o mais alto cargo que exerceu). A LJ, com sua mídia, expôs o presidente durante anos, com apoio ainda do judiciário. Condenou-o por falta de crime e um power-point copiado de processo norte-americano, e Lula só cresceu. E cresceu não pela resistência do partido que ele fundou ( e que agora retorna à luta), nem com os democratas que respeitam o que fez por este país há 10 anos (e lhe deram a certeza da falsidade das acusações) mas por sua história de consolidação da classe operária do Brasil, que logrou tornar o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo uma das maiores forças políticas do trabalho em contraposição ao capital, por sua política de inclusão social moderada (em que os rentistas tb ganharam), pelo resgate da dívida social do Brasil com nossos pobres, por sua defesa dos países emergentes, sempre tutelados por potências hegemônicas, pela altivez de seu governo ante o interesse da América Latina, por antecipar agendas tão necessárias como a ecoagricultura e a agricultura familiar, enfim por seu legado tão presente que enfatizou nas caravanas.

    Lula é o nome e a biografia a ser defendida, a única capaz de enfrentar o golpe, por suas reais chances de mobilização popular e de vitória nas urnas, bem como por sua condição de maior eleitor do país, aquele que contribuirá com a renovação do Congresso. Democratas do Brasil, cessemos com nossas rusgas. Não estamos no estado de direito e o modo de retornar a ele é defender Lula livre e eleito para seu terceiro mandato – o mandato de derrubada do golpe antidemocrático que retardará por pelo menos duas ou mais décadas nossa democracia. O golpe vem ganhando todas as lutas contra a democracia brasileira, com pequenos revezes ou atrasos. A quem temem? A Lula nome que se fala dentro e fora do Brasil. Sofri, mal saída da infância, uma ditadura; não tenho tempo para derrubar outra. Eleição sem Lula é fraude.

  7. e o golpisto vai de vento em popa,

    sua popularidade subiu 20%. de impressionantes 5 para 6%.
    Em todo o país, apenas 6% dos entrevistados consideram seu governo bom ou ótimo —em novembro, eram 5%—, e 22% o classificam como regular. (…)
    ou seja o país está jóia, pra aproximadamente 1/4 do povo. que nesse caso são os mais ricos, e os deficientes cognitivos, também conhecidos como massa manipulada. ou como definiu o síndico, pobre de direita!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador