Datafolha mostra Lula e Marina na frente e tucanos em queda

Jornal GGN – Pesquisa realizada pelo Datafolha entre os dias 7 e 8 de abril mostra o ex-presidente Lula (PT) e a ex-senadora Marina Silva (Rede) na liderança das intenções de voto para presidente da República em 2018. O levantamento também revela queda das três opções do PSDB – os senadores Aécio Neves e José Serra e o governador Geraldo Alckmin.

Em três dos quatro cenários pesquisados pelo instituto, Lula e Marina estão tecnicamente empatados. Comparando com a pesquisa anterior, de março, a intenção de voto em Lula cresceu em três cenários, enquanto Marina se manteve estável.

Entre os tucanos, Aécio é o que teve o melhor desempenho, com 17%, representand uma queda de dez pontos em relação à pesquisa de dezembro. Serra aparece com 11% e Alckmin, com 9%.

Da Folha

Lula e Marina lideram corrida para 2018; tucanos despencam

O ex-presidente Lula (PT) e a ex-senadora Marina Silva (Rede) lideram a corrida eleitoral para presidente da República em 2018.

Entre as opções do PSDB (o senador Aécio Neves, o governador Geraldo Alckmin e o também senador José Serra), todas têm demonstrado tendência de queda nas intenções de voto.

Segundo nova pesquisa Datafolha, em três dos quatro cenários eleitorais pesquisados, Lula e Marina estão empatados dentro da margem de erro. Em apenas um, o ex-presidente lidera.

  Editoria de Arte/Folhapress  
eleicoes data folha 2016

Na comparação com a pesquisa anterior, de março, a intenção de voto em Lula cresceu em três cenários, voltando ao patamar observado em fevereiro, enquanto Marina se manteve estável em todas as simulações.

No cenário de uma disputa entre Lula, Marina e Aécio Neves, por exemplo, o petista tem 21%, a ex-senadora, 19%, e o tucano, 17%.

Entre meados de dezembro e agora, Aécio perdeu dez pontos percentuais em suas intenções de voto, enquanto Lula e Marina se mantiveram no mesmo patamar. Já Geraldo Alckmin, em um cenário alternativo, encolheu cinco pontos no mesmo período.

Na simulação com Lula, Marina e Aécio, o Datafolha também tem incluído o nome do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), que aparece com 8% das intenções de voto. O percentual é o dobro do que o deputado registrava em dezembro do ano passado.

No cenário em que o senador José Serra aparece como o candidato do PSDB, Marina e Lula aparecem empatados com 22%, o dobro do tucano, que caiu 4 pontos percentuais desde fevereiro —quando registrava 15% de intenção de voto.

Em todos os cenários testados para 2018, o vice-presidente Michel Temer, que assumiria em caso de impeachment de Dilma Rousseff, aparece com apenas 1% ou 2%.

Em relação a um eventual governo Temer no caso de Dilma ser afastada, a pesquisa Datafolha mostra que apenas 16% acreditam que ele faria uma gestão ótima ou boa, mesmo índice do levantamento realizado em março.

REJEIÇÃO ELEITORAL

O Datafolha também mediu a rejeição eleitoral dos candidatos. Assim como nos últimos levantamentos, o ex-presidente Lula é o mais rejeitado. Não votariam de jeito nenhum nele 53%.

Na comparação com os levantamentos anteriores, a taxa de rejeição recuou em relação à de março (era 57%); porém, segue acima da fevereiro (49%).

Na sequência vêm Aécio e Temer, com taxas de rejeição em crescimento.

Não votariam no tucano 33% (eram 23% em fevereiro e 32% em março) e no atual vice-presidente, 27% (eram 21%, em fevereiro, e 23%, em março). A rejeição de Marina é de 20% (em março e em fevereiro, era de 15%).

MANIFESTAÇÕES

Dois terços dos brasileiros (66%) são a favor das manifestações pró-impeachment da presidente Dilma, enquanto há uma divisão em relação aos movimentos contra o afastamento: 45% são favoráveis a eles, e 47%, contrários.

O Datafolha também quis saber dos brasileiros se eles já tiveram alguma discussão, com amigos ou parentes, por causa do atual momento político.

 

Três em cada quatro (74%) disseram que não. As discussões são mais comuns entre os que têm entre 16 a 34 anos (32%) e os mais instruídos (42%). Para 95%, elas não levaram a rompimento de relações. 

Redação

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A tentativa canhestra e envergonhada de torturar o gráfico

    A tentativa canhestra, envergonhada e safada, depois corrigida quando as redes sociais começaram a apontar o ridículo, de dizer que todos caem, exceto Marina, que subiu mais que Lula. Querem torturar até o gráfico para mostrar o que não mostra.

     

    1. Na verdade foi um ato falho

      Na verdade foi um ato falho do jornal do rato. O presidente Lula sempre esteve onde está.Eles é que haviam manobrado dentro da sua famosa margem de ero para ver se conseguiam emplacar uma descida forçada.É bem provável que ele esteja um pouco acima deste patamar mas,se os coxinhas já estão com a espuma escorrendo pelos cantos da bôca com estes números,imagine o congestinamento rumo a Miami se fossem apresentados os números reais.

      Aliás,acho que o presidente Obama promoveu um reatamento com Cuba para poder devolver os dissidentes cubanos e abrir espaço para os coxinhas em Miami.

      O bairro já tem até nome,no lugar da Little Havana teremos o Little Chicken thigh.

    2. Gilberto, coloquei acima como deveria ser o gráfico na realidade

      Gilberto, coloquei acima como deveria ser o gráfico na realidade, mas isto confiando nos dados da Folha, pois quem tortura um gráfico o que faz com os dados que ninguém pode verificar?

  2. Os números começam a mostrar

    Os números começam a mostrar para os golpistas qual é o fundo do presidente Lula,ou seja,esta casa dos 20%.

    O presidente Lula preso,morto e esquartejado tem mais votos que os candidatos deles,seja qual for.

    Se o presidente Lula for candidato ou apoiar alguém,ainda que preso ou morto,essa gente somente terá alguma chance de ganahr se conseguirem se unir todos e impedir que o lado do presidente Lula não fale.além disso,terão de apresentar propostas o que,convenhamos,eles tem,só não tem coragem de dizer qual é,senão,até o pedalinho do presidente Lula ganha deles.

    Outro número desta pesquisa refere-se a queda do número de apoiadores do golpe. Hoje,mesmo ainda alto,representa a junção de todas as forças contrárias ao governo e a democracia somadas a quase dois anos de campanha incessantes na mídia porca e golpista deste país macomunada com a polícia e judiciários políticos,ou seja,eles tem pouco,muito pouco.

    O que eles tem de sobra é isso: Falta de vergonha na cara.

  3. Adversários

    Como Marina nunca foi, não é e jamais será adversária à altura para Lula e os demais também não, está explicada a perseguição implacável, desleal e desonesta dos representantes da oposião, na PF, nos MP e na “”justiça” ao mais forte candidato à Presidência em 2018. Tenho para mim que, se for candidato, ele poderá até ganhar no primeiro turno. Isto porque o povo (não aquela minoria desinformada pela mídia oligopolizada e que pensa ser informada) não é bobo e tem memória.

  4. Pesquisa

    Sabadão a noite,

    E aí qual é o que temos para hoje.

    Cinema, uma pizza, um choppinho neste terrível calor cai bem.

    Jornal Nacional: Pesquisa da datafolha aponta que Luis Inácio lidera…..

    Eii garçom quer desligar esta maldita TV…Hoje é dia de folga!

  5. O GRANDE PESADELO DA FIESP/PIG

    Nassif & Amigos, venho a tempos vaticinando: EM 2018 TUDO PODE OU PODE TUDO, MENOS O LULA SER CANDIDATO!

    Abç

  6. Margem de erro e jornalismo pitt-bull

    Como a margem de erro é de 2% a mais ou a menos, constatamos que o único que cresceu acima desta margem foi Lula.

    O jornalismo pitt-bull já se apressou a minimizar o fato. Segundo o representante-mór desse jornalismo: “(…) Lula, que recuperou alguns pontinhos de prestígio. Em todos os cenários, há um pequeno salto em relação a março — de 17% para 21% ou de 17% para 22%.”

     

  7. Continuo achando que o Lula não deveria se candidatar de novo a

    Continuo achando que o Lula não deveria se candidatar de novo a presidente em 2018. Ao invés disso deveria junto com o PT, PDT e o PCdoB apoiar a candidatura de Ciro Gomes.

    1. Time de reserva por que?

      Lula é o melhor que temos e até as pesquisas assim indicam

      Ciro seria um bom Ministro, se conseguisse ser cauteloso nas suas falas.

      Para 2022 o Ciro talvez, se o Haddad não for melhor quadro para representar a esquerda.

      1. Essa dependência do Lula não é saudável.

        Essa dependência do Lula não é saudável. Ele se tornou maior que o PT.  O Lula age como um pai que não deixa sei filho se desenvolver, o afastamento dele forçaria o PT a buscar se renovar. O campo progressista necessita urgente de novas lideranças.

        1. PÁRA DE SER JUVENIL, WILSON!

          Numa conjuntura dessas, com o golpe passando bem na beiradinha, temos que ir com nosso melhor: LULA!

          Não tem outro e nem outra alternativa!

          A oposição vai jogar pesado dizendo “ele pos a Dilma e todos viram…”

          Globo e Fiesp vão ga$tar tudo.

          2018 não será para princiantes, amigos!

          LULA 2018!

        2. Caro Wilson

          Já vimos o que dá chegar com partido pequeno ao Congresso..

          Ciro, se realmente quer liderar a esquerda, teria então que se filiar ao PT, no minimo.

           O PDT está com esse discurso “diferenciado”, se colocando como “alternativa” ao invés de apoiar sem ressalvas um projeto popular mais abrangente, como o atual.

          Escolhemos em 2018 o partido (e coalizão) que nos irá governar, não apenas um individuo. O Ciro prefere ser cabeça de rato ao invés de rabo de um leão e já mudou de partido outras vezes. 

    2. Também acho

      Mas quem lançou o Lula-2018 foi a mídia.

      De qualquer forma, Lula pode ainda dar um lençol na mídia de oposição, pegando essa bola e lançando-a para o Ciro Gomes mais tarde. Enquanto as atenções agora se voltam para o Lula e toda a artilharia é nele concentrada, na hora H, o Ciro pode sair livre e desimpedido na pequena área com um belo passe de calcanhar de Lula.

      E Lula deveria ser candidato à câmara para ver se ajuda a mudar um pouco o atual perfil calhorda dessa turma.

      Bem… assim espero.

      Em tempo. Lula já deveria ter sido candidato à câmara em 2014.

    3. ESQUECE QUE A ELEIÇÃO É EM DOIS TURNOS?

      Wilton, a eleição ainda é em dois turnos! 

      E esse campeonato não é para os amdores, nada de uma nova Dilma! Não tem espaço…

      O Lula tem que ser candidato! Do lado de cá não existe nenhuma figura com a envergadura dele. O golpe só não foi dado porque ELE, com toda a força que tem, impediu. Lula sozinho levantou o contra-ataque!

      Se desastradamente ele não passar (e nessa conjuntura NINGUÉM vai ganhar no primeiro turno) nós apoiamos até Belzebu contra os vendilhões da Petrobrás, CLT, bolsa família, previdência, Caixa, BB, Pronatec, cotas, etc.

      E Ciro é melhor que o Tiziu, que o Capeta, que o Coisa Ruim, etc.

      Abç

       

    4. Lula é o único com condições

      Lula é o único com condições para enfrentar a direita. Não dá prá mais ninguém por melhor que seja. Carisma é fundamental na guerra politica.

  8. Saturação, Fadiga do Material e o Sonho Acabou. Em 2018 Tem Mais

    O fundamental na pesquisa é que no longo prazo mostra que um bombardeio continuo e sem fim, desde 2005, executado por monopólio de mídia jamais visto antes na história política de qualquer nação, contra um só partido e o líder do mesmo, intensificado nos últimos dois anos a ponto de diariamente, o JN da globo, despejar chumbo quente e desinformação para cima do governo, do Lula e do PT, mesmo assim não consegue-se reduzi-los a pó, como seria razoável pensar-se e, o pior, ainda mostra que o patamar minimo de apoio dos  mesmos, é suficiente para deixá-los em condições políticas de virar o jogo e vencerem, em condições democráticas minimas estabelecidas.

    No curto prazo, importantíssimo destacar que, apesar de todo o investimento da Casa Grande e o mega empenho midiático de suporte e divulgação do golpe, através do impeachment paraguaio, o apoio da população, diuturnamente bombardeada pela delenda, PT, Dilma e Lula, operada pela camarilha jurídica-midiática da Vaza Jato, caiu de 68% para 61%, indicando que a maré virou e que também na opinião pública, saturada de desinformação, os golpistas não possuem os mesmos 2/3 a favor, obrigatórios ao sucesso do impeachment paraguaio na câmara. 

  9. Minha análise do Datafalha.

    Minha análise do Datafalha. Pesquisa fraudulenta (só reforçando) feita pra mostrar aos congressistas que a maioria quer o golpe e ao mesmo tempo um agradinho aos petistas com a finalidade de maior divulgação da pesquisa-fraude nos fasciburros da vida e blogs de esquerda inocentes úteis.

    1. Será?

      Vai ver que por isso a Globo ignorou-a, no JN e demais noticiários, e a UOL/Folha desviou para Cunha à manchete, né?

      PS: A “fraude” fica por conta da margem de erro, evitando-se assim que o apoio publicado caísse aquém da casa dos sessenta e o impacto psicológico que isso significaria a estratégia golpista nesse momento critico.

      1. Não dá pra acreditar

        Não dá pra acreditar parcialmente numa pesquisa. Ou ela é verdadeira ou é falsa. Se você acha que manipularam o percentual dos favoráveis ao golpe, porque o resto também não teria sido manipulado? 

      2. Quem frauda sobre os próprios números, tudo é possível!

        Coloquei mais em cima os gráficos, o fraudado pela Folha e um saído do Excel, sobre o cenário 2 veja que manipulação grosseira.

        Observe que segundo a Folha

  10. Gostei….então, até

    Gostei….então, até esquartejado o Lula ganha desses merdas reacionários da oposição? Êita zorra! Ai é que vão morder os próprios cotovelos.

    Ainda bem que não sou tucano.

    Orlando

  11. Pesquisa DataFolha – não vai ter golpe

    Dilma nunca esteve tão bem e Lula é o cara. Marina parou para conferir. E alguém viu Aécio por aí? Não vai ter golpe – a pesquisa Datafolha de abril.

    Datafolha abril cenario1

    “Lula e Marina lideram corrida para 2018; tucanos despencam”, essa é a manchete de Folha de 10 de abril de 2016.

    Alguma novidade?

    Só para quem não frequenta a Oficina.

    A Folha finalmente da os nomes aos bois: Aécio despenca e Alckmin não participa das eleições. Como, aliás, esta Oficina já vem dizendo desde dezembro de 2015. Aécio é um fenômeno a ser estudado.  Conseguiu corroer um capital eleitoral de 48% de votos- Esse foi seu resultado no 2º turno das eleições presidenciais de outubro de 2014. Em abril de 2016, um ano e meio depois, ao abrigo da grande mídia e sempre no ataque, sua intenção de votos é de 17%.

    O veneno da jararaca

    Em março, esta Oficina já havia dito que a pesquisa Datafolha de então trazia uma malandragem estatística. Havia sido feita de modo a não capturar as manifestações em defesa da democracia de dia 18. Após isso, ainda houve o ”31 de março”.

    Agora ocorreu o que já se prenunciava ao longo de 2015, a inversão das curvas de Aécio e Lula. Aécio é o terceiro e Lula é o primeiro nas intenções de voto. Lula inverteu inclusive a curva de Marina Silva. Fosse na Fórmula 1 e diríamos que Lula aplicou um “X” em Marina.

    Num cenário de disputa com Aécio e Marina, Lula tem 21% com Aécio em 17% e Marina com 19%.  Em um cenário com Mariana, Lula e Alckmin. Marina tem 23%, Lula tem 22% e Alckmin com 9% – tinha 11% em março.

    Empates técnicos, na margem de erro?

    Não.

    Aécio despenca, Marina está estacionada, mas Lula, mesmo sob intenso ataque midiático-judicial, reverteu a tendência de queda. Alckmin jamais participou das disputas.

    Datafolha abril cenário2

    E o Serra? O Serra entrou na pesquisa somente em fevereiro deste ano com 15% de intenção de votos, mas já está saindo de fininho com 11% três meses depois.

    O principal concorrente de Lula é o candidato “brancos, nulo e não sabe” com 21%. Esse empata com Lula, mas, em março, estava com 24%.

    Marina Silva não é a terceira via

    Aqui a algo interessante. O antilulismo tem rostos bem definidos. Quando Aécio não está em cena, quem herda seus votos é Marina Silva, e não Alckmin. Marina não é terceira via, era a segunda opção do antilulismo. Agora é a primeira.

    O crepúsculo do macho

    Sergio Moro, Bolsonaro e Ciro Gomes com 8% de intenção de votos, cada um. Somados dão um “brancos, nulos e não sabe”.

    Para Temer só resta o golpe. Na melhor das hipóteses tem 2% dos votos. Uma grande melhora, em março contava com 1% das intenções.

    Dilma nunca este tão bem

    É como olhar a tragédia com óculos de lentes cor-de-rosa, mas a aprovação do governo Dilma melhorou. Seu índice de ruim e péssimo está em 63%. Nunca esteve tão baixo desde o longínquo primeiro trimestre de 2015.

    Datafolha abril aprovação

    Parece pouco para quem luta contra um impeachment, mas aqui também há sinais claros de uma reversão de cenários. Em vinte dias, desde as manifestações pró-democracia, esse índice caiu seis pontos percentuais. E melhor ainda, o de ótimo e bom cresce para 13%. Nunca igualmente esteve tão alto.

    Dilma é resistente. Mas vender Dilma é como vender injeção de penicilina. Ela ainda é melhor que um mal pior.

    Não vai ter golpe.

    Para o PSDB só restou o impeachment.

    Suprema ironia, o PSDB e o PSB disputariam para ver quem seria o PMBD do PMDB – ao outro restaria seria o DEM. Isso se o Kassab e o seu PSD não lhes tomasse o lugar.

    Pobre Brasil.

    Porém, junto com a popularidade dos tucanos, cai o apoio ao golpe. Se o impeachment necessita de apoio popular massivo, não vai ter golpe. Os ventos começaram a mudar, mas já sopram com força.

    Com o impeachment derrotado, o que restaria aos golpistas?

    O TSE cassar a chapa Dilma-Temer e prender o Lula.

    Em novas eleições dá Marina Silva.

    Claro, se houver país após isso.

     

    PS1: para não dizer que não falei de flores. Miriam Dutra é o Paulo Preto do FHC. O mal já está feito, ainda que ela nada revele para a PF. O que aliás jamais deve ter sido sua intenção. Miriam já mostrou que ama animais, não mataria a sua galinha dos ovos de ouro. Não se abandona um líder ferido na estrada, assim como não se abandona uma mãe desamparada na Europa. Presto aqui também minha solidariedade a Augusto Nunes, deve estar desconsolado.

    PS2: a Oficina de Concertos Gerais e Poesia apoia o Movimento Golpe Nunca Mais.

    golpe nunca mais1

     

    1. Como a FOLHA manipula um gráfico ou a matemática moderníssima da

      Como a FOLHA manipula um gráfico ou a matemática moderníssima da Folha!

      Na primeira edição que a Folha de São Paulo colocou gráficos para a uma possível e distante corrida eleitoral aparece um Cenário 2 em que o gráfico da variação da intenção de voto numa futura e distante corrida eleitoral que mostro abaixo.

       

      O gráfico mostra como a Folha manipula os gráficos de seus próprios dados (que pela manipulação grosseira que é feita na imagem, imaginem o que é feito com os números).

      Conforme se vê nestes dados há uma subida expressiva da intenção de votos para o Lula e “parecendo” seguir a tendência de aumento na popularidade, Marina também sobe ao mesmo ritmo.

      Porém se pegarmos os dados da Folha, imaginando que estes estejam corretos e colocarmos num gráfico sem manipulação saindo direto do Excel, teríamos o seguinte gráfico.

       

      Além de outras manipulações que falaremos mais adiante há uma claríssima que pessoas não acostumadas a lerem gráficos caem como patinho (patinhos honestos, não aqueles resultados de roubo de propriedade intelectual).

      Olhando tanto num como outro, o gráfico da Folha e o do Excel, se verá que de 17-18 de março até 7-8 de abril, o ex-presidente Lula sobe rapidamente da última pesquisa se 17% para 22%. Até aí tudo certo, porém se olharmos os apoiadores de Marina, a única que está empatada tecnicamente com Lula (a margem de erro da pesquisa, segundo a Folha é 2% para mais ou para menos).

      Porém no gráfico saído diretamente do Excel sem nenhuma manipulação vê que Marina está estabilizada em 23% nas últimas três pesquisas. Porém no gráfico da folha 23% do dia 7 a 8 de abril vale muito mais do que os mesmos 23% dos dias 24 e 25 de fevereiro e 17 e 18 de março, ou seja, segundo a Folha 

       

      Ou seja, agora se entende porque o Governo de São Paulo não faz muita questão em alunos com bom nível no ensino médio, porque eles veriam como se interpreta gráficos corretamente e não acreditariam nesta “novíssima matemática”.

  12. Ciro x Lula

    Ao contrário do que pensam os que não conseguem esconder a torcida por Ciro Gomes, acho que ele, apesar do passado no PSDB, poderia até ser meu candidato, apenas na falta absoluta de outro melhor. Hoje em dia, o melhor, indiscutivelmente, é Luiz Inácio Lula da Silva, com uma diferença enorme para os demais, inclusive Ciro. Este, talvez por má assessoria, tem enveredado por um caminho que, ao invés de ajudá-lo, tem-no levado a se distanciar da possibilidade de sucesso. Escolheu criticar Lula, insinuando ou até afirmando as mesmas ilações irresponsáveis da pior oposição. Não ganha um voto, assim, no eleitorado não “coxinha”. Por fim, na falta de Lula, considerando, a meu ver, o “deserto” do PT, preferiria Requião a Ciro. Não quer dizer que, contra qualquer candidato do  PSDB/DEM/PPS/PTB e  partidos comparsas menos conhecidos, além da insuportável Marina,  não votaria em CIRO, se não houvesse outro jeito, em um segundo turno.

  13. Cascata !
    A Marina só está

    Cascata !

    A Marina só está nessa posição porque descobriram que o cavalo manco Aécio, não tem mais condições de disputar um grande prêmio.

    A  elite tem que ter um candidato para chamar de seu, não importa quem.

    Fico imaginando a Marina com a sua desenvoltura e excelente oratória num debate com o Lula.

    Putz ! é duro ser coxinha

  14. Náo dá pelo voto. Se não for

    Náo dá pelo voto. Se não for por amor, vai na base do tapa. As saídas da oposição golpista.

    Não sou especialista em pesquisas e não tenho idéia da seriedade ou da precisão daquela publicada pelo Datafolha, agora em 9/4/2016. Mas, se aquilo reflete a realidade, então temos algumas coisas muito claras no presente e no futuro do país.

    1.     Temos sempre, na ponta das intenções de voto, duas figuras bem opostas: Lula e Marina. A pessoa mais descontruída pela imprensa e a mais bem-tratada e protegida. Um, que a imprensa condena por aquilo que ela diz que ele é. Outro, que a imprensa protege por aquilo que ninguém sabe o que é e que apenas assim sobrevive.

    2.     Os tucanos estão sempre bem abaixo. Todos.

    3.     O tucano mais “votado”, Aécio, simplesmente desabou durante a escalada golpista dos últimos meses. Confirmou a recepção que teve junto a “seu povo”, na Avenida Paulista, quando foi escorraçado como “oportunista” e “ladrão”, ao lado de Alckmin, Paulinho, Aloisio Nunes e outros paladinos da moralidade. Ao que parece, Aécio perdeu o bonde, já não é alternativa para o eleitorado anti-PT.

    4.     Durante a escalada, quem subiu foi Bolsonaro. Mas subiu de zero para 8%. O que a escalada promoveu, então, foi o fascismo. Foi isso que ela inflou também, dando a impressão de que se tratava de um rolo compressor expulsando a esquerda da praça. Ou seja, se a pesquisa reflete algo, é que a votação de Bolsonaro é bem inferior à ovação das manifestações, que são uma amostra bem distorcida da população brasileira. Se as manifestações concentravam eleitores de Aécio, concentravam principalmente os bolso-aécios.

    5.     Ao que parece, a frente anti-PT não tem candidato forte para vencer uma eventual eleição antecipada. Teria que chegar ao poder por outra via? Mesmo Marina, que já se ofereceu como porta-bandeira da direita, é uma opção duvidosa. Por vários motivos. Primeiro, porque boa parte da direita não acredita nela, a não ser, talvez, como laranja ou quebra-galho. Segundo motivo: ela costuma se desmanchar durante a campanha – quando forçada a se definir sobre qualquer coisa, cria mais problemas do que soluções.

    6.     Assim, depois de anos de trabalho sério de “desconstruções” midiáticas e judiciais, os golpistas não conseguiram manufaturar o seu consenso, a sua “opinião pública”. Continuam a monopolizar, apenas, a opinião publicada. Que consequências tirarão disso? Talvez a necessidade de bater mais nessa tecla, seguir na descontrução e nas campanhas destrutivas. Talvez pensem na necessidade de usar outras armas, mais letais. De certo modo, já estão utilizando, com os Cunhas, juízes e procuradores. Mas podem usar outras armas, se preciso for. No último episódio de House of Cards, Frank Underwood, sob cerco e com poucas opções, opta pelo dilúvio. Ou pela bomba atómica – depois dela, apenas as baratas sobrevivem. É o que não falta entre os golpistas.

    1. É isso aí

      Não é à toa que o jornalismo pitt-bull está incentivando Aécio a bater mais forte. Para eles, Aécio é um b-mole.

      Na opinião dessa turma Aécio e os demais tucanos caíram nas pesquisas por que não assumiram a atitude fascista que dele se esperaria. Como se derrubar o tabuleiro com todas as peças junto já não tivesse sido suficiente.

      Aos tucanos, é fato, falta-lhes empatia com o povo para ganhar eleições. A mídia, entretanto, pode dispensar essa empatia usando a estratégia de levar milhares de zumbis (g)lobotomizados (por cortesia do Marfig) barulhentos às ruas e batendo panelas. A estratégia é a de tornar o Brasil um país sitiado com alto desemprego, alta inflação, violência sem controle e paralização completa de todos os serviços públicos. Nessa situação as pessoas tenderiam a capitular e votar por quem lhes prometesse trazer de volta um poucos de paz, mesmo que às custas de novo processo de privatizações selvagens.

      O alvo é tão claro e é tão suculento que se os tucanos não estiverem à altura das “responsabilidades” que deles se esperam, serão esmagados por um rolo compressor.

      E Marina serviria muito bem a essa estratégia. Depois, pela sua fragilidade política, seria descartada com a maior facilidade.

      O editorial da Folha, “Nem Dilma, nem Temer”, seguido deste datafolha, pode ser a indicação de que já a estão cortejando.

       

  15. Numa dessas eles recrutam até
    Numa dessas eles recrutam até o Capitão do Mato Joaquim sonegador de Torquemada Barbosa, para ser o candidato dos golpistas para tentar derrotar o PT.
    Não duvide. Mas Barbosa tem telhado de vidro, o juizéco pau mandado do PIG é um prevaricador, ditador, moralista sem ética, sem honestidade e sem mora que morreu pela boca. Condenou José Genuíno ,João Paulo Cunha ,Pizzolato ,José Dirceu sem provas, usando teoria de domínio do fato. Agora Barbosa tem que ser processado e preso não só pela teoria do domínio do fato mas por lavagem e sonegação. Como o Torquemada Barbosa julgaria o sonegador Barbosa? .

  16. “FORA DILMA” “DENTRO LULA’!

    Seguinte, a oposição diz que o impeachment não é golpe, daí vem o datafolha o diz que a população brasileira quer a saida de Dilma, não havendo necessidade de isso ser decidio em eleição em 2018.  Então tá, “Fora Dilma”. Mas se a saída dela for agora há uma boa possibilidade de novas eleições, pois Temer não deve emplacar, ou então quem assume é o Aécio. A primeira hipótese é bastante onerosa, eleição custa caro. A segunda já não tem base popular, segundo o Datafolha, pois Aécio despenca. Não seria melhor então apear a Dilma e colocar Lula em seu lugar, sem eleiçao nem nada, pois o datafolha o coloca como o melhor presidente de todos os tempos, bem à frente do 2º colocado, e em 1º lugar na preferência do povo na média de qualquer cenário? Pra que gastar dinheiro se temos o Datafolha?

  17. Parei de acreditar no

    Parei de acreditar no Datafolha na mesma época em que parei de acreditar no papai noel, com o amadurecimento voce vai deixando de acreditar em fantasias.

  18. mesmo massacrado

    mesmo massacrado diuturnamente pela grande mídia golpísta, lula

    resiste a todas as infamias inventadas e criadas contra ele  e o governo popular…

    isso parece até quase um milagre, diante dessa crueldade

    que praticam contra ele e a  política no  país.

    ironia é os diuturnamente incensados pela grande mídia golpista despencarem, como registrou a pésquisa…

    mas parece que o objetivo dessa pesquisa é incensar

    marina silva e promover  a ideia de novas eleições, como quer a falha e a

    propaganda de tevè do partido rede…

  19. Ato falho da Folha no 4º Cenário

    No quarto cenário a Folha coloca 3 tucanos: Serra, Aécio e Sérgio Mouro? É isso mesmo que eu li?

     

            

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador