Datafolha do “otimismo” sugere derrota da mídia na cobertura econômica

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A leitura da pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (22) mostra que o brasileiro não engoliu o terrorismo midiático feito em torno da gestão econômica de Dilma Rousseff (PT) nos últimos anos. Essa é a avaliação do cientista político da UFRJ e coordenador do projeto Manchetômetro, João Feres Júnior.

Segundo o Datafolha, caiu de 50% para 31% o número de eleitores que acham que a inflação vai aumentar – patamar mais baixo registrado desde 2007. O número de crentes que o desemprego vai diminuir saltou de 23% para 31%, e aqueles que acham que a situação econômica do País vai melhorar após as eleições cresceu de 32% para 44%. Apenas 15% imaginam que vai piorar, independente do vencedor da disputa presidencial.

A Folha de S. Paulo usou os dados da nova pesquisa para justificar que a sensação positiva em torno da economia está diretamente relacionada à eleição. Trocando em miúdos: o eleitor de Dilma está otimista porque está confiante na reeleição da petista e na consequente melhora do setor. O eleitor de Aécio Neves (PSDB) é tão convicto quanto o eleitor de Dilma e também aposta que a economia ficará melhor com a possibilidade de vitória tucana.

Mas, segundo Feres Júnior, a explicação para o otimismo do brasileiro chama-se “horário eleitoral gratuito”. Em entrevista ao GGN, ele argumentou que a mídia tem feito, há anos, uma cobertura derrotista e quase uníssona da situação econômica durante o governo Dilma, que somente a intervenção da propaganda petista pode justificar a mudança de pensamento do eleitorado. 

Os dados do Manchetômetro ajudam a comprovar a tese do noticiário tendencioso. Desde 2013, o laboratório observou que o Jornal Nacional, O Globo, Estadão e Folha publicam um volume monstruoso de reportagens negativas sobre economia, passando para o seu leitor ou telespectador que vivemos uma crise à parte – embora o desemprego esteja em 5% e a inflação, dentro da banda da meta.

O expediente negativista não se alterou durante o período eleitoral. Desde que a campanha começou oficialmente, lá em meados de julho, 260 reportagens ruins para Dilma foram publicadas, ante 27 positivas e 64 neutras (dados atualizados em 21 de outubro de 2014).

“Se você olhar ao redor do mundo, verá que os Estados Unidos estão em um ciclo de pouco crescimento e estagnação, a Europa está em crise, a China está desacelerando, e nós estamos relativamente bem. Mas o eleitorado estava submetido somente à informação da mídia, fora do período de campanha. É só notícia ruim, e mesmo quando é notícia boa, há sempre um recorte ruim. ‘Caiu a taxa de desemprego, mas caiu menos do que no mês passado’, por exemplo. Na época da campanha, há mais informação no horário eleitoral de rádio e TV, e nos debates. Ou seja: a grande mídia perde o monopólio informativo. Isso mexe com o eleitorado. As pessoas começam a pensar na experiência pessoal”, apontou Feres Júnior.

Empate técnico

De acordo com o Datafolha, Dilma lidera a disputa numericamente com 52% das intenções de voto válidos, ante 48% de Aécio. É a primeira vez que a presidente aparece na frente, mesmo que em situação de empate técnico em função da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos.

Na visão de Feres, Dilma tem mais motivos para comemorar a pesquisa do que Aécio. Isso porque a petista melhorou a avaliação de governo, cresceu entre o eleitorado de classe média e entre mulheres, e reduziu a distância de Aécio na região Sudeste, onde se concentra os principais colégios eleitorais do País. Na contramão, o tucano caiu em todas as regiões, perdeu pontos entre o gênero feminino e assistiu sua rejeição ultrapassar a de Dilma (41% contra 40%).

Reta final

Para o cientista político, a corrida, nessa reta final, será em busca do voto dos indecisos. Nesse cenário, Dilma não pode frear a campanha de desconstrução de Aécio, e o tucano também não pode diminuir o tom do discurso antipetista e em prol da alternância de poder.

“O Manchetômetro mostra que o Aécio é protegido pela mídia. Os escândalos do PSDB e do Aécio não têm cobertura ampla. É papel importante da campanha da Dilma mostrar o que a mídia não mostra, já que ela funciona como um braço de campanha tucana. Já do lado de Aécio, acho que ele tem um problema. Porque como a mídia já bate há tanto tempo no PT e  em Dilma que essa pancadaria está saturada. Qual é o novo escândalo que vão inventar para tirar a reeleição de Dilma? As pessoas que mudariam de voto por causa da campanha antipetista, já mudaram e já foram reveladas nas pesquisas. O cenário está estável”, avaliou Feres Júnior.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

47 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O pig mentiu tanto que ninguém acredita mais

    O que tenho visto de gente que está espumando de ódio da Globo, engraçado que o ódio que os Marinho tentaram disseminar contra Dilma terminou virando contra eles mesmos, já vimos este filme. Conforme nos relatou o jornalista Jânio de Freitas, da Folha, na véspera do suicídio de Getulio Vargas a população espumava de ódio contra Vargas por causa de um certo “mar de lama” que era propagado pela imprensa. Com o sucidio de Vargas, a ficha caiu e o odio se virou contra o pig, a população partiu para o ataque e ateou fogo no pig

    1. Em física, nos laboratorios

      Em física, nos laboratorios quando usamos capacitores tomamos o cuidado para não romper o dieletrico ou seja aplicamos a tensão adequada, caso o contrario ele queima e já era. Acho que algo muito parecido aconteceu com a população em relação a carga de noticias negativas, queimou.

      1. Em fisica os laboratorios..

        Quando o nassif estava nascendo,fui o represetante Cia Hering primeiro e Sulfabril depois,no grade sul de minas.Dois sinônimos de camisetas que representava 60% de uma campanha politica. Veio a proibiçao,perdi a chance de trocar da carra a cada eleiçao.Depois entendi porque um cidadao ficava durante 4 anos vestindo a camiseta de um candidato ao colher café numa geada de matar.Era a unica vestimenta/roupa que tinha para vestir.Era miseria pura por todos os lados.A Futurista de Poços de Caldas vendia uma camieta Hering por 30% do salario miimo.E nós tinhamos cotas-freio porque a economia era protegida.O Nassif poderia contar “O como funciona” em nosso salvelindo.Explicando esse milagre Lula/Dilma e fazer uma força para aprender o que era miseria nesse Patropi.Eu sabia,vendia camisetas para neguinho colher café,trabalhar na roça com roupa de politico,e se fosse nova dava para ir em casamentos,festas e até em Aparecida agradecer a santa.

  2. Novidades nunca vistas

    Um fato que ilustra bem esta questão foi quando, no horário eleitoral, foram mostradas as linhas de trasmissão de energia no Amazonas, com torres gigantes. Um indivíduo postou numa rede social que “era mentira. Se fosse verdade, por que a Globo nunca mostrou isto?”. Foi convidado, educadamente, a visitar o local ou pedir que moradores da região, via rede social, lhe confirmassem através de fotos “in loco”.

  3. Mais tópicos sobre pesquisas… Haja paciência

    Nesse momento, acho piores os tópicos sobre “resultados positivos” que sobre resultados negativos ou empate. Otimismo demais atrapalha, adormece. PESQUISAS SAO APENAS FORMATADORAS DE OPINIAO. Nao significam nada além disso, e na maioria das últimas vezes têm sido fraudadas (ou erram escandalosamente). 

    1. Querida, voce entendeu

      Querida, voce entendeu errado:  o item desbanca a media atravez de pesquisas de manchetes.  O Manchetometro esta fazendo um trabalho excelente e a media brasileira simplesmente falhou por falta de competenciae de conteudo mesmo.

      1. Nao foi do manchetômetro q falei, mas das pesquisas eleitorais

        Acho ficar confiando em “bons resultados” que elas acaso mostrem perigoso. Lembra da Dilma a meio ponto da vitória no primeiro turno? O que houve de gente aqui que cantou vitória antes da hora? Temos que lutar pensando na hipótese de nao estarmos na frente, mas perto, de modo a que cada voto tenha que ser conquistado. 

  4. Vi agora que perdi 9 “amigos”
    Vi agora que perdi 9 “amigos” no facebook, sem postar nada na pagina deles, apenas pelos textos que compartilho em minha pagina.Em compensaçao ganhei 3 desconhecidos novos amigos.A campanha continua.Nunca fui filiado a nenhum partido e nunca fui de fazer campanha eleitoral, mas esse momento eh critico, pois o retrocesso bate a porta com seu bico amarelo.Ja consegui mais um voto, parece pouco, mas nao eh. Inundei de madrugada meu predio de manchetes da era FHC e o desemprego, racionamentos, etc.A batalha eh ardua, mas vale a pena, tudo pra nao deixar todas as conquistas escapar pelos dedos.Hoje conseguirei mais um eleitor, podem anotar.Eh nossa vez de comandar a presidenta ate a cadeira de onde nao deve sair. Mudamais, Dilmais!!

  5. Amostra da concorrência

    Caros colegas

    fiz um comentário num video do Rodrigo Constantino no qual  ele defende  abertamente o voto no adversário. 

    Logo, logo surgiu uma pessoa e  postou um determinado conteúdo, conforme segue abaixo.

    Tirem suas próprias conclusões. Apenas gostaria de dizer que o meu otimismo supera o aspecto meramente econômico.

    Saudações 

    Mogisenio

    Com muito respeito à pessoa, portanto, sem nenhuma ofensa a quem quer que seja:Toda a conversa do autor acima não convence mais.
    É evidente que o MEU VOTO, assim como o da MAIORIA DOS BRASILEIROS vai para DILMA 13.
    Já é uma vencedora: venceu em 2010, venceu no 1º turno, inclusive em MINAS GERAIS, que também elegeu o governador do PT no primeiro turno!  
    Ademais,  segundo as pesquisas, sua excelência já  está vencendo no 2º turno. 
    Portanto, cara presidenta  Dilma, falta pouco para confirmar sua carreira vitoriosa. Conte com o meu voto. Meu voto é DILMA 13.
    Essa é a minha mensagem aos colegas que votam e respeitam adversários! 4 Ver todas as 2 respostas  
    Erik Fabian53 minutos atrásCom todo respeito, vai tomar no cu.Leia maisMostrar menos2

     

    Mogisenio

    4 minutos atrás Olá Erik,
    não lhe conheço e muito menos lhe ofendi. Não sei por que você disse isso. 
    De qualquer forma, saia dessa meu caro. Vote na Dilma 13. É o melhor caminho.
    Eleitores que votam nela respeitam os adversários.
    Boa sorte  ·  

     

  6. A Folha  vendo frustrados

    A Folha  vendo frustrados seus esforços derrotistas contra o governo, assistindo o avanço do império do bom senso e percebendo a rejeição que sucessivos desvios no discurso de seu candidato e sua assessoria mais próxima está provocando, somando ainda a proximidade do FHC com o Aécio e as infelizes manifestações daquele que deveria ficar escondido, trata de abandonar o barco, tal como os ratos fazem ao perceberem o naufrágio iminente. Prepara sua alegação de equidistância das candidaturas, como se fôssemos um bando de desmemoriados e não tivéssemos sido prejudicados pelas suas seguidas tentativas de manipulação da opinião pública, com reflexos negativos na economia. A lamentar apenas que o governo Dilma, nos próximos 4 anos, não cobrará deste cabo eleitoral dos tucanos o pre;co de suas ações desvairadas e continuará financiando a  Folha com anúncios do governo e suas empresas. Sonho com o dia em que este tipo de imprensa será afastado dos cofres públicos e os recursos ali investidos serão destinados a fins mais nobres. Posso imaginar algumas dezenas de finalidfades que trarão muito mais resultados para o povo brasileiro, do que colocar propagandas nas páginas imundas deste jornaleco. Lamentavelmente o governo encara este tipo de reação como não democrática. Mas todos sabemos que adversário, passadas as eleições devem ser respeitados, mas inimigos não.

  7. > A leitura da pesquisa

    > A leitura da pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (22)
    > mostra que o brasileiro não engoliu o terrorismo midiático feito em
    > torno da gestão econômica de Dilma Rousseff (PT) nos últimos anos.

    Bobagem.

    A população caiu sim no terrorismo econômico.

    O que ajudou a aliviar o pessimismo foram os 10 minutos diários que a Dilma passou a ter para contrabalancear o noticiário negativo.

     

    1. política

      Acredito que  a inflação subiu em São Paulo devido a falta de água em bares, restaurantes, postos de gasolina entre outros. Cola isso no debate da gloroubo.

  8. O FHC está convocando a nação

    O FHC está convocando a nação para no dia 22 todos sairem às ruas em apoio ao Aécio Neves e contra a roubalheira neste país.

     

    1. Acho q p serra teria mais

      Acho q p serra teria mais força pra chamar alguem que ele. A populÇao em geral desconhece ou ignora FHC. Que, gosta dele sao varios jornalistas e alguns intelectuais. Outros varios q ja tive a oportunidade de ver, dizem q fhc fala mta besteira e eh aplaudido.

       

      se acho q vai haver gente nessa manifestaçAo? Sim, eleitores do Aecio, talvez black blocs, o q ficAria feio pra eles.

      e se nao der ninguem? Se nao der ninguem e a midia repercurtir, sera um tiro no peh.

       

      petistas se afastem de la e vao propagandear em outro lugar, pois o quea midia iria adorAr eh dizer que petistas “agrediram” tucanos

  9. E justiça eleitoral querendo

    E justiça eleitoral querendo que a gente fique só ouvindo promessas de candidatos. Leva quem é mais fluente? Já cansamos disso.  O mote da alternância de poder não faz sentido hoje quando se promete mudança radical de rumos. Se estivéssemos desgovernados e só afundando como na época do FHC, justificaria a mudança. Mas não é o que estamos vivenciando nas conquistas sociais do governo de coalizão do PT. Sempre assistimos descontinuidade de projetos com a alternância de poder, obras inconclusas, prejuízos para a população. O projeto tucano dá medo, muito medo.

  10. Ontem longa entrevista dividida em 3 partes no JRNewsw
    Ontem longa entrevista dividida em 3 partes no JRNewsw (o de /com Heródoto Barbeiro),tv aberta e tv por assinatura.com Guido Mantega, ministro da Fazenda.Isso  é inimaginável noutros canais . Jà há algum tempo acho o melhor telejornal (ver site sobre reprises noutros horários)

  11. As últimas notícias parecem

    As últimas notícias parecem dar o clima da hora. FHC, depois dos abusos verbais, pela primeira vez revela seu lado nordestino. Na CPI, defesa de Youssef diz que ele mentiu sobre envolvimento dos tucanos. O cara já reincidente em delação premiada. E ainda mente? Isso não invalida qualquer outra delação anterior? Esse acordo foi pras cucuias…

    1. “Isso não invalida qualquer

      “Isso não invalida qualquer outra delação anterior?”:

      Invalida.  Essa eh a razao que o puteiro judiciario o vai ignorar.

  12. Enviesado

    Bobeira pura dizer que o “brasileiro nao engoliu o terrorismo midiatico”. Claro que engoliu. Se o noticiario fosse equilibrado, Dilma teria sido reeleita no primeiro turno. Se ha 3 dias do segundo turno, estamos com “quase” 50% dos eleitores ainda acreditando que o pais esta tao ruim que e’ preciso trazer o PSDB de volta, e’ porque a midia mostrou sim o poder que tem.

    Os brasileiros engolem sim o terrorismo midiatico – nao todos, talvez um pouco menos que 50%, mas ainda sim uma quantidade imensa de pessoas engolem. Talvez escapemos desta vez, mas ate quando vamos ficar calados por 4 anos e torcer para que o povo assista ao horario eleitoral?

    Mesmo que a Dilma ganhe, como esperamos, enquanto o PT continuar acreditando – como fez nestes ultimos 12 anos – que a midia nao tem tanto poder assim, que o brasileiro nao engole o noticiario negativo e que nao e’ necessario partir para o confronto politico serio e organizado, nos vamos continuar vivendo esse risco de perder as conquistas dos ultimos anos por pura incompetencia politica e de comunicacao.

     

  13. Jornais

    “…”o homem que não lê jornais está mais bem informado do que aquele que os lê, porquanto o que nada sabe está mais próximo da verdade que aquele cujo espírito está repleto de falsidades e erros.  Quem nada lê, mesmo assim tomará conhecimento dos grandes fatos, e os detalhes são todos falsos.  Talvez o redator pudesse proceder a uma reforma da seguinte maneira: dividiria o jornal em quatro capítulos, dando ao primeiro o título Verdades; ao segundo, Probabilidades; ao terceiro, Possibilidades e, ao quarto, Mentiras.” O texto é de um dos maiores defensores das liberdades, Thomas Jefferson, em carta a John Norvell, em 11 de junho de 1807. Já naquele tempo…

  14. No Tucanistão Paulista, onde

    No Tucanistão Paulista, onde vivo, o pessimismo é geral. Falta água, os preços dos alimentos aumentam e até refrigerantes ficaram mais caros, tudo cortesia do tirano que governa o Estado. 

  15. Rapaz… essa mídia golpista,

    Rapaz… essa mídia golpista, hein?

    Vocês tem que se decidir. Quando a “Falha” (não é isso?) publica algo que lhe convém, vocês aplaudem.

    Quando nao lhes convém, criticam.

    Sejamos coerentes, meus caros…

    1. Meu caro,

      … viu/leu aqui algum comentário aplaudindo a folha?… o amigo, ou precisa se alfabetizar ou precisa de oculista… neste último caso,  vai esperar a vinda de oculistas cubanos – dizem que são tão bons quanto os médicos generalistas –  ou vai de oculista brasileiro mesmo?

  16. O Brasil antes do PT no poder

    Percebo uma dificuldade na comunicação às novas gerações sobre o que era o Brasil antes dos governo petistas. Uma economia quase sempre entre as 10 maiores do mundo e o abismo social que nos colocava como a pior distribuição de renda e de oportunidades da Terra! A mudança do quadro se deu pelo reforço dos programas assistenciais, mas creio que muito mais pelo direcionamento maciço dos investimentos na agricultura familiar, na construção civil (que reduziu em muito o déficit habitacional) e no acesso ao crédito, ligando a criação da riqueza, o trabalho e o consumo. Não se trata de uma luta apenas contra um partido alicerçado no Consendo de Washington (ESTADO MÍNIMO E LIBERADE PARA O GRANDE CAPITAL),  e sim do presente absolutamente impensável há 02 décadas, contra um passado de séculos de miséria.

  17. Aécio usa imagens de artistas sem autorização

    Artistas se dizem indignados por Aécio usar, sem autorização, imagens deles no horário eleitoral

    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2014/10/artistas-da-globo-se-dizem-indignados.html

    A vida não anda nada fácil  para o candidato Aécio Neves. Depois de ser desmascarado por Dilma por ter contado mentiras no debate, agora o tucano despertou ódio de artistas da Rede Globo e outros. Sabe aquele monte de artistas que aparecem no programa eleitoral de TV de Aécio Neves, declarando apoio ao candidato? Tudo mentira! A maioria nem sabia que Aécio está usando indevidamente a imagem deles. O programa de Aécio pegou vídeos antigos de artistas nas redes sociais e Youtube, manipulou a fala e colocou como se fosse apoio a ele   A atriz Leticia Sabatella denunciou, em seu perfil no Facebook, uma propaganda política do ex-governador de Minas Gerais. A publicação causou bastante polêmica e gerou uma série de compartilhamentos. Veja:
    ‘‘Acabo de assistir, com muita indignação, um vídeo de propaganda política pró candidato Aécio Neves, utilizando imagens de vários atores que haviam sido feitas pra campanha do Gota D’água, contra a realização da Usina de Belo Monte, em defesa das populações e das áreas atingidas, naquela região. Eu quero deixar bem claro, que isto é um roubo, um desrespeito. Eu não vou votar em Aécio Neves! Nenhum daqueles atores deram sua autorização para constar suas imagens e depoimentos, descontextualizados, naquele vídeo de propaganda pró PSDB! Trata-se de uma enorme MENTIRA!  Quem puder , por gentileza, compartilhe. Grata.

    Leticia Sabatella’’.

    Aécio Neves também  usou imagens das celebridades que aparecem no vídeo, tais como Maitê Proença, Isis Valverde, Juliana Paes e outros.

    De acordo com sites de entretenimento O Foco, vários artistas globais estão irritados com o neto de Tancredo Neves. Alguns pretendem até processar Aécio Neves.

    Mais mico

    Uma agência que cuida de celebridades aqui no Brasil, comprou por alguns milhares de dólares  apoio da celebridade americana Lindsay Lohan à campanha de Aécio. Isso mesmo. A artista que já esteve presa várias vezes por porte de drogas e dirigir bebâda

     O site de celebridades americana, TMZ fala sobre Lindsay Lohan escolher Aécio Neves para apoiar: “ele tem um helicóptero cheio de cocaína”

    Após Lindsay Lohan ter declarado apoio no Twitter ao Aécio Neves, ontem à tarde, o TMZ foi atrás de polêmica para entender melhor a escolha da atriz de “Meninas Malvadas”. Segundo o site, Lindsay tem um bom motivo para apoiar o candidato à presidência do PSDB… “porque os contatos brasileiros dela gostam do cara, um cara cuja empresa já possuiu um helicóptero cheio de toneladas de cocaína”. O TMZ continua o texto escrevendo o seguinte: “Uma fonte ligada à Lilo conta para o TMZ que ela está apoiando o cara porque “ela tem muitos contatos por lá e tem muitas viagens de negócio para o país. (…) Mas há algo que a os 8,5 milhões de seguidores de Lindsay Lohan precisam saber. Neves possui uma empresa que tem um helicóptero confiscado pela polícia federal… confiscado porque carregava 4.5 toneladas de cocaína”.   site termina dizendo que “ainda não é claro se Lindsay apoia Neves porque ele é um cara bom ou só porque sabe como dar uma boa festa”. Lindsay Lohan, apagou seu apoio no TwitterLeia também:Ou o juiz libera os nomes dos tucanos que receberam propina da Petrobras, ou não cita ninguém

     

  18. Com todo respeito, até porque

    Com todo respeito, até porque são pessoas progressistas e super antenadas, eu gostaria de tirar uma dúvida com os comentaristas do Blog que são muito ricos. Essa minha indagação tem um motivo real. Trabalhei uma época com dois irmãos milionários. Um deles me confidenciou que tinham o hábito de viajarem muito para Paris. Eles tinham um jatinho e, sempre que podiam, davam um pulinho até lá, onde tinham um apartamento. Também tinham muitos conhecidos e frequentavam festas requintadas e restaurantes da moda, que não faltam em Paris. Mas se utilizavam de um artifício quando encontravam pessoas que não os conheciam. Como dominavam a língua francesa sem nenhum sotaque, diziam que eram parisienses, que o pai deles era francês (uma grande mentira) e a mãe inglesa (outra grande mentira), mas que moravam no Brasil e eram empresários e advogados (uma grande verdade). Escondiam, portanto, que eram brasileiros nascidos em Campinas e filhos de brasileiros natos, pois tinham vergonha disso. Aos olhos dos parisienses, pensavam que seria um demérito se contassem a verdade.

    Isso me veio à mente ao saber ver que um dos piores governadores de São Paulo fora reeleito. E por culpa exclusiva da mídia paulista. Folha, Estadão, Jornal Nacional e O Globo, que são analisados pelo Manchetômetro, trataram Alckmin como se fosse um príncipe. Quase nada disseram sobre o pior governo que São Paulo teve o desprazer de suportar. E pior, suportará por mais quatro anos!

    Como essa mídia sabia, pois só um cego não notaria, que estava tratando com um governador completamente incompetente, elevá-lo à categoria de bom governante, através da omissão e do apadrinhamento, indica um total desprezo pelo estado de São Paulo, que é de onde essa mídia, sobretudo a Folha e O Estadão, mineram o ouro, as suas riquezas. Comprar ou assinar esses jornais significa lançar barro mole sobre sua própria terra. Lê-los é como querer pisotear seus próprios conterrâneos, pois o tipo de imprensa que esses jornais praticam vai justamente no sentido contrário do que seria o interesse de milhões de paulistas. O simples direito de saberem a verdade sobre como sua terra, ou melhor, como o seu berço está sendo tratado. Não se dá o direito secular a esses jornais de, por intermédio do chamado jornalismo, que teve sua semente semeada desde Gutenberg, de fornecerem aos cidadãos paulistas informações verdadeiras, fruto da observação e da investigação rigorosa dos fatos que emergem diariamente em São Paulo?

    Mas não. E repito com todas as letras, fazem exatamente o oposto disso, ou seja, vão na contramão de todas as verdades que os milhões de paulistas deveriam ter conhecimento, pois muitos acabam, ao assinarem esses jornais, por serem enganados por esses panfletos ideológicos de péssima categoria. Notícias falsas, informações manipuladas e fornecimento de conhecimento nulo. Está aí a crise de abastecimento de água que foi porcamente noticiada. E o manchetômetro que não me deixa mentir.

    Retorno, portanto, à indagação que fiz inicialmente aos endinheirados comentaristas do Blog: Vocês chamariam os donos desses jornais de paulistas, de brasileiros? Por ventura, eles não são como os meus antigos empregadores, aqueles que mencionei no início? Não seria mais adequado chamá-los, portanto, de alienígenas, seres de outros lamentáveis mundos? O mundo da elite, essa que é representada por Aécio, o papagaio?

    1. Cafezá
      São simplesmente

      Cafezá

      São simplesmente negocios……

      Tu acha que o cabeça do PIG mudou dua matriz para SP porque?

      O que importa,  são  negocios……

      Capiti…….

    2. Cafezá
      São simplesmente

      Cafezá

      São simplesmente negocios……

      Tu acha que o cabeça do PIG mudou dua matriz para SP porque?

      O que importa,  são  negocios……

      Capiti…….

        1. Cafezá…

          os grandes negociantes, tendo a imprensa como escudeira, jamais pensam em mudanças,

          apenas em mudar pensamentos, no caso, dos eleitores

          o mesmo que Aécio está querendo fazer na economia

  19. Fracassa manifestação convocada por FHC

    Publicado em 22/10/2014 no Conversa Afiada: http://www.conversaafiada.com.br/pig/2014/10/22/por-que-a-manifestacao-do-fhc-fracassou/

    OBS Ninguém saiu de casa porque não tinha água para tomar banho.:   

    Por que a manifestação
    do FHC fracassou?

    Tinha mais PM do Alckmin que protestantes

    Compartilhe  

    Foram todos para o Shopping Iguatemi. Foto: Mayk Santos

     

    De navegante baiana:

    Por que foi um fracasso?

    – porque foi no Largo da Batata e não do potato

    – porque não foi do caviar

    – porque o FHC foi

    – porque fica perto da cratera do metrô do Cerra

    – porque o Largo da Batata tem muito nordestino

    – sem água para tomar banho, Madame não saiu de casa

    – porque não foi o João Dória quem organizou

     

    Foto: Mayk Santos

     

     

    Foto: Mayk Santos

     

     

     

  20. Pessimismos

    Claro que os cenários são diferentes , mas o tom de pessimismo são bem semelhantes, O texto abaixo é de Nassif , que  até pode afirmar que o seu raciocínio tinha embasamento real:

    Publicado na Folha em 30/06/2001:

    Energia e PIB
    O momento não recomenda visões catastróficas da economia. Mas as avaliações sobre o crescimento do PIB, com a crise energética, precisam ser bem ponderadas. Fala-se em queda de 4,5% para 2,8% nas previsões. Como o primeiro semestre foi razoável, significa que no segundo semestre a atividade econômica sofrerá um tranco considerável. Na ponta, haverá uma estagnação da economia, como reflexo direto da menor oferta de energia.

  21. sucesso garantido em qualquer tipo de negócio…

    segundo Aristóteles Onassis: saber o que ninguém mais sabe

    foi como a imprensa conseguiu esconder esta safadeza da Sabesp dos eleitores

    foi assim que conseguiu pegar a coisa mais barata do planeta, água, e encarecer

    por quê? porque ela negocia com tudo o que queremos e precisamos, principalmente quando em falta

    1. podem confirmar…

      assim que o lodo e a podridão vieram à tona, a Globo foi a primeira a fazer plantão nacional para mostrar a limpeza e preservação de córregos e nascentes

      por quê? somente para que os investidores não perdessem a confiança na possibilidade de recuperação de todo o sistema de abastecimento

      novamente enganando o povo

  22. Vox Populi (22/Out) – Dilma vencendo Aécio em MG

    Revista Fórum:

    Em Minas Gerais, Dilma Rousseff aparece na pesquisa com 44% da preferência do eleitorado, contra 41% de Aécio Neves, ex-governador do estado

    Por Redação

    Pesquisa do Instituto Vox Populi realizada em Minas Gerais mostra a presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, três pontos percentuais à frente de Aécio Neves (PSDB) no estado – enquanto a petista tem 44% das intenções de voto, o tucano tem 41%. Os números dizem respeito à votação estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados.

    O levantamento aponta também que Dilma é a preferida de metade dos eleitores mineiros com renda de até dois salários mínimos. Nesta faixa, Aécio tem apenas 35 pontos. No extrato entre dois e cinco salários mínimos, o ex-governador do estado aparece um ponto à frente da presidenta, com 43% a 42%. Já entre os mais ricos, com renda superior a cinco salários mínimos, Neves abre vantagem grande em relação à petista: 52% a 35%.

    Ainda segundo a sondagem, 8% dos entrevistados classificam como “ótimo” o governo da presidenta Dilma. Os eleitores que o consideram regular são 34%; ruim/péssimo somam 36%, e não sabem/não responderam, 2%.

    A pesquisa foi realizada com 1.600 eleitores, em 91 municípios mineiros, nos dias 19 e 20 deste mês. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

     

    http://www.revistaforum.com.br/blog/2014/10/pesquisa-vox-populi-dilma-esta-a-frente-de-aecio-em-mg/

     

  23. acreescento que instrumentos

    acreescento que instrumentos como o manchetometro deveriam ter cmeçado a existir desde 2003, noinício do governolula.

    daí teríamos um histórico de todas as empulhações

    – estatisitcamente –

     assacadas contra os governos de lá para cá…

     

  24. Derrota? Acho exagerado usar

    Derrota? Acho exagerado usar essa palavra, no máximo um revés, enquanto não for devidamente confrontada manterá incólume o seu poder de manipulação, vamos ver se caso saia vitoriosa Dilma finalmente vai enfrentar a industria da desinformação.

  25.  Dilma não deixa divulgar

     

    Dilma não deixa divulgar dados sobre aumento da pobreza antes da eleição.

     

    Por decisão do governo federal, o país chegará ao segundo turno da eleição presidencial no domingo sem ter dados atualizados sobre o desempenho dos alunos em português e matemática e a arrecadação de tributos, estatísticas potencialmente negativas para a campanha da presidente Dilma Rousseff. Como a Folha informou, também só serão divulgados depois da eleição dados sobre o desmatamento e um novo estudo sobre o contingente de pobres e de miseráveis.

     

    Avaliações independentes ou informações oficiais já publicadas sinalizam que os indicadores mostrarão piora nessas duas áreas. Diferentes instituições do governo Dilma Rousseff responsáveis por esses dados apontam questões técnicas, administrativas ou legais para explicar o que houve.

     

    No caso da educação, tradicionalmente até agosto são apresentados os resultados de um exame nacional aplicado, a cada dois anos, a mais de 7 milhões de alunos. Em setembro, o Ministério da Educação divulgou indicador que usa como base a prova de 2013 e a taxa de aprovação dos alunos –o Ideb–, sem mostrar qual foi o resultado em cada âmbito. Assim, não é possível saber como está o nível atual dos estudantes brasileiros em português e matemática.

     

    Por meio de dados secundários do próprio ministério, é possível estimar que os estudantes do ensino médio tiveram notas piores na prova nacional, mas menor reprovação nas escolas. Os colégios nesse nível de ensino são mantidos majoritariamente pelos Estados, mas cabe à União induzir melhorias no sistema. Já os alunos do ensino fundamental devem ter obtido desempenho positivo nas duas matérias.

    Associação de funcionários do Inep (órgão que organiza a prova) divulgou carta pedindo autonomia ao órgão e “proteção frente a demandas de caráter privado”. O professor da USP Ocimar Alavarse, especialista em avaliações educacionais, afirma que o intervalo entre a aplicação da prova (novembro de 2013) e a divulgação dos resultados (provavelmente novembro de 2014) “limita a análise” dos dados.

     

    ECONOMIA

    Outra informação que será divulgada apenas após as eleições é o resultado da arrecadação de tributos em setembro. Mantida a tendência recente, a arrecadação será menor do que a esperada pela gestão Dilma. O anúncio normalmente ocorre até o dia 25. Em abril, maio e junho, porém, foi feito após essa data (nos dias 27, 26 e 28, respectivamente).

     

    Na aferição do desmatamento da Amazônia, cujos resultados são divulgados todo mês, apenas em novembro serão publicados os dados de agosto e setembro. Segundo análise da ONG de pesquisa Imazon, a taxa subiu 191% se comparado os bimestres de 2013 e 2014.

     

    Outra divulgação postergada foi o estudo do Ipea que analisará o número de miseráveis no país. Um diretor chegou a pedir afastamento devido à decisão. Segundo pesquisa do Iets (Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade), houve, no ano passado, pequeno aumento no número de indigentes. A informação já foi usada pelo tucano Aécio Neves em sua campanha.(Folha de São Paulo)

     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador