Defesa estuda pedir suspeição de Fux no caso Lula

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – A Coluna do Estadão divulgou nesta sexta (3) divulgou que a defesa de Lula “não descarta” ingressar na Justiça para questionar a suspeição do ministro Luiz Fux, que vem adiantando, enquanto presidente do Tribunal Superior Eleitoral, juízo de valor sobre a candidatura do ex-presidente.

A “preocupação” não é com o que pode ocorrer na Justiça Eleitoral, mas no Supremo Tribunal Federal, caso a Corte receba recurso sobre o registro da candidatura. Com suas declarações sobre candidatos condenados em segunda instância, Fux estaria antecipando julgamento. 

Nesta semana, ao indeferir um pedido para declarar Lula inelegível antecipadamente (ou seja, antes de o petista pedir oficialmente o registro de candidato), Fux sinalizou que é evidente que ele será enquadrado na Lei da Ficha Limpa nos prazos corretos.

“Advogados eleitorais do PT não descartam ingressar na Justiça questionando o presidente do TSE, Luiz Fux, por ter antecipado sua posição a favor da inelegibilidade do ex-presidente Lula. A preocupação não é com o julgamento na Corte Eleitoral. O mandato dele termina no dia 14 e quem vai conduzir o caso é a ministra Rosa Weber. Mas a discussão sobre a candidatura deve chegar ao Supremo. É nesse momento que a defesa vai bater o martelo sobre um eventual pedido de suspeição por declarações de Fux que podem indicar um prejulgamento”, escreveu a Coluna.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Inelegibilidade chapada

    Na verdade, a suspeição deveria ser não do Fux, mas do T$E, já que o Fux falou como representante do referido tribuneco.

  2. mecânica da politicagem paralela ou tribunal miliciano…

    neste caso dá para ver muito bem que a construção de todo aparato para perseguição e impedimentos do Lula se deu na antecipação de juízos de reprovação em desfavor de um direito político que nem sequer foi exercido ainda

    some à criação e antecipação de notícias e veja como este jogo sujo colide frontalmente com todas as garantias constitucionais a que Lula tem direito

    Este jogo de todos contra um com a mídia, todos contra o Lula, também é contra a liberdade de escolha de todos os eleitores brasileiros

    E ainda chamam este tribunal de eleitoral, quando em verdade é de politicagem barata, como se revela

  3. Virou moda por essas bandas a

    Virou moda por essas bandas a antecipação de juízos por parte de juízes e magistrados. Nenhuma novidade: apenas mais um apêndice da anarquia institucional vigente fruto, na maioria das vezes, da descomunal vaidade dos “homens de togas”. Quando não, o que é mais lamentável, dos compromissos políticos-ideológicos. 

    Desde os cueiros me ensinaram que os “excelentíssimos” só podem se pronunciar nos autos. Só que de uns tempos para cá eles passaram a se pronunciarem do “ALTO” das suas prepotências e magnificências.

     

    1. A culpa é da defesa ou do judiciário?

      Amoraiza, se você compusesse a defesa do Lula, você seguraria as cagadas do judiciário?

      Ou judiciário caga e a defesa do Lula é que tem que recolher as fezes dos magistrados?

      Cê viajou, Mana

      1. Rui,
         

         Tem um brocardo jurídico famoso que reza : ” de cabeça de juiz e bunda de criança só se espera…”

        Se eu compusesse a defesa do Lula, a exemplo de Damous, não malharia em ferro frio e  embora soubesse que a minha defesa fosse fralda de filó, teria dado comida seca ao bebê.

        E sim, é sempre qualquer defesa que recolhe os resultados dos magistrados. Faz parte.

        Para a nossa sorte, nem todos os magistrados são cagões (pelo menos por enquanto, né?)

         

         

    2. vai trazendo desde o mensalão…

      e perceba que é justamente a robustez da cagada que intimida a capacidade de questioná-la

      Na sentença do Moro dá pra ver muito bem…

      que juiz teria a coragem de sacar uma condenação dessa sem saber de antemão que era exatamente o que que os superiores e os supremos mais queriam e esperavam?

      lembre-se que jogaram confetes logo em seguida, ou melhor, sem tempo de leitura e de distribuição

       

      lutar contra isso aí, é ter de provar o contrário do que não existe juridicamente. Tem como?

      1. Sinal de alerta

        Você está certo.

        Desde o mensalão a coisa vai degringolando, e o toque final, onde as providências deveriam ter sido tomadas foi quando começou a quebra desordenada de sigilos.

         A partir dali a garantia de todos os cidadãos começou a ir pro brejo.

        Estamos em perigo real: sem ordem, sei respeito à lei, aos direitos individuais, sem segurança pública, economia destruida. O estado morreu, está fedendo e ninguém pode fazer nada. Só os mais espertos brigam pelos despojos.

        Vivemos uma situação de sapo fervido.

        Quanto a sentença do moro, ela já estava pronta deste o power point do delaguenol.

        Juiz e promotor trabalharam em dobradinha, para um condenação encomendada.

        1. outro segredo ou truque muito usado desde então…

          parte do judiciário passou a ser um microcosmo para se admirar os que desdenham a política e a Constituição

          foi por isso que falei em sombra de Deus, para o caso daquele ser estranho de fachada polida e interior tosco, quando na realidade estava me referindo à luz do Direito e da Constituição

          1. e não foi a primeira vez…

            foi anunciado com a linguagem usada nos votos contra De Sancts por ocasião do segundo HC para Dantas

            leiam atentamente e percebam que ali ficou decidido entre eles que a única política que presta, segundo entendem e são pagos por fora para isso, é a política tucana, de mercado, sem caridade, segundo entendem, e sem cuidado, respeito, para com o bem-estar do povo brasileiro

            do povo eles só querem o dinheiro

          2. tudo mais é enfeite para o altar da Globo…

            uma concessão pública para o êxtase da agonia do país que a recebeu de braços abertos

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador