Dilma diz que está preparada para ataques de Aécio contra a Petrobras

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, disse em entrevista coletiva no fim de semana que está preparada para o primeiro debate eleitoral do segundo turno, que acontece nesta terça (14), às 22h, na Band. A expectativa é de que Aécio Neves (PSDB) siga a linha dos últimos debates e explore a investigação que acontece na Petrobras, principalmente porque a Justiça Federal no Paraná passou a entregar à imprensa, nos últimos dias, os depoimentos de Paulo Roberto Costa e Alberto Yousseff, que colocam PT e partidos aliados em situação complicada.

Dilma disse que não teme ser atacada por Aécio quando o assunto é corrupção, argumentando que o ex-governador de Minas Gerais não tem idoneidade para falar sobre gestão pautada pela ética e moral. Pelo teor das críticas que a presidente dispara contra o tucano nessa nova fase da campanha, Aécio pode se preparar para enfrentar mais perguntas sobre o aeroporto de Cláudio, sobre o déficit de investimentos em saúde no Estado que governou por 8 anos, entre outras irregularidades e deslizes.

“Eu não temo nada. Eu tenha uma vida limpa e além disso, tenho tolerância zero com a corrupção. Eu não faço uso de dinheiro público [para fins pessoais]. Eu jamais desapropriei pedaço de fazenda de familiar meu, jamais construí aeroporto nessa fazenda e jamais peguei a chave desse aeroporto e entreguei para ser gerida por um familiar meu”, disparou Dilma, em alusão ao aeroporto da cidade mineira de Cláudio. A Folha de S. Paulo revelou, em junho, que Aécio construiu o aeroporto na fazendo de um tio-avô. A obra, concluída em 2010, custou 14 milhões de reais aos cofres públicos e não está autorizada pela Anac.

Na época, Aécio veio a público para admitir que fez uso do aeroporto para visitar a fazenda da família. Ele afirmou que não sabia que o equipamento ainda não tinha registro junto à Anac. A Folha revelou que as chaves que dão acesso à pista ficam em posse do tio de Aécio, enquanto o imbróglio sobre a desapropriação do terreno ainda corre na Justiça. Dessa forma, há quatro anos, o aeroporto construído com orçamento estadual não está disponível para a população.

“Eu tenho prática de uso absolutamente correta dos recursos públicos. Quem me conhece sabe que é assim, a regra é essa. Não tem essa história de tentar explicar o inexplicável. Não é só questão de ser legal ou ilegal. Não é moral”, acrescentou Dilma.

Caso Petrobras

Sobre os vazamentos da ação penal que investiga fraudes na gestão da Petrobras, Dilma destacou que pediu informações ao Ministério Público Federal, à Polícia Federal e ao Supremo Tribunal Federal sobre o teor dos depoimentos de Paulo Roberto Costa e Yousseff, mas que não obteve acesso sob a justificativa de que a delação premiada torna o processo sigiloso.

Dilma criticou o vazamento seletivo de informações, e avaliou que se a Justiça Federal no Paraná decidiu dar publicidade ao caso, deveria, então, expor todos os envolvidos, e não apenas os que têm alguma ligação com o PT. A presidente também criticou o impacto das informações no noticiário em período eleitoral, destacando que nenhuma prova foi apresentada até o momento.

“O que considero incorreto é que as provas e denúncias não estão sendo encaminhadas direito nessa fase. Para se divulgar, divulga-se tudo, queremos ver todos os envolvidos, para que depois da eleição a gente não tenha surpresa de ver que denunciantes da véspera eleitoral são parte da denúncia. Ou não se manipula esse processo e abre todas as informações, ou se usa esse processo com grande prejuízo da democracia!”, pontuou a petista.

E acrescentou: “Mas quero deixar claro que doa a quem doer, as pessoas têm de responder pelo que fazem. Que se faça, então, uma divulgação ampla, geral e irrestrita. Porque vamos ver como era no passado: no passado, o diretor geral da Polícia Federal um filiado do PSDB. Não tem aparelhamento maior da máquina do que colocar um filiado de qualquer partido em determinados cargos.”

Outro lado

O UOL publicou essa semana uma reportagem na qual especialistas em Direito afirmam que os depoimentos de Yousseff e Paulo Roberto Costa vazados à imprensa podem perder a validade. Segundo o portal, a Justiça Federal do Paraná informou que a divulgação das gravações não é “vazamento”, e o que está sob sigilo são os termos da delação premiada.

“As referidas ações penais não tramitam em segredo de justiça e, portanto, por força dos mandamentos contidos nos artigos 5º, inciso LX, e 93, inciso IX da Constituição, estão sujeitas ao princípio da publicidade. Os interrogatórios foram realizados em audiência pública, acessível a qualquer pessoa. (…)  Permanecem sob sigilo os termos da delação premiada, que não se confundem com as declarações prestadas ou a serem ainda prestadas na ação penal, que é pública”.
 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Um político que tem o telhado

    Um político que tem o telhado de vidro que tem Aécio soa como piada de mal gosto fazer o discurso anti-corrupção, Dilma sim tem estatura moral para desmascarar o candidato dos ricos.

  2. Quer protestar? Vote NULO

    Está na hora de começar a campanha “Retrocesso não é protesto, é burrice, Quer protestar, vote nulo”

    Dar seu voto “de protesto” para quem vai arrochar salario minimo, reduzir direitos trabalhistas, promover recessão, entregar as riquezas do pais, perseguir a oposição, e ainda continuar com a roubalheira é SUICÍDIO.

     

  3. Professores de Minas alertam sobre risco de eleger Aécio

    Ao assumir, ele promoveu o choque de gestão, com a ideia de que o Estado deveria gastar menos com a máquina administrativa e mais com as pessoas, e que o Estado equilibraria as suas contas. Após 12 anos, o saldo é extremamente negativo. O Estado não cuidou das pessoas, temos problemas estruturais nas áreas de saúde, educação e segurança pública, não temos políticas que cuidam da nossa juventude, que combatam a violência, as drogas e que promovam a educação e o ingresso no mercado de trabalho. Os programas do governo mineiro têm duas características: são programas de vitrine que não atingem a maioria dos municípios, ou são programas do governo federal que, aqui em Minas, mudam de nome.

    http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/10/professores-de-minas-alertam-sobre-riscos-de-eleger-aecio-neves.html

  4. Fico bastante preocupado com

    Fico bastante preocupado com o surgimento de certos arautos da ética e dos bons costumes na politica. Principalmente os alardeadores de combate à corrupção e de caça a marajás. Já surgiram vários deles e no final todo mundo assistiu ao desmonte das farsas que eles representavam: Fernando Collor, Artur Virgílio, Demóstenes Torres, Cássio Cunha Lima, Mário Couto, Heráclito Fortes entre outros. Coincidência ou não pertencem a partidos de direita. O pior é que tem grande aceitação no meio dos eleitores que normalmente não conseguem enxergar o canto de sereia embutido nas suas falas e discursos. Tenho a sensação que estamos vivendo algo parecido com isso, pois o assunto passou a ser tema central de campanha e já surge um novo arauto com essa bandeira. Coisas essenciais não estão sendo discutidas porque parece que boa parte dos eleitores está encantada com esse discurso velho e datada… Preocupante

    Mas para aqueles que ficam indignados de verdade com corrupção como eu, aqui vai o ranking das dez mais: http://www.itirucunoticias.com/2014/05/escandalos-de-corrupcao-do-brasil.html. Agora para ser justo e não ficar refém de uma indignação seletiva imposta pela mídia é fundamental responder a duas perguntas: qual desses escândalos foi apurado e teve gente punida? E como foram tratados todos eles? Pior ainda é quando se trata de trafico de droga, coisa que também me incomoda muito, pois tenho vários sobrinhos no auge da vida e não dependentes, e também amigos e conhecidos com dependentes na família. Nada mais avassalador do que isso. O que resultou da apreensão de um helicóptero com meia tonelada de pasta base de cocaína, cujo dono é um representante do povo e o piloto funcionário ou ex-funcionário lotado numa assembleia de representantes desse mesmo povo? Você sabe pra onde ia essa droga? Você sabe que isso é trafico? Como vão se comportar as autoridades policiais em futuras apreensões, se as houver, sabendo do destino dado a esse caso? E o resultado final? Cadê a imprensa? Sabe quantas pessoas seriam afetadas pela distribuição dessa droga? E quanto ganhariam seus donos? Cadê a indignação da imprensa? Cadê a indignação dos eleitores? Cadê as manchetes garrafais? Cadê a edição bombástica dos tele jornais tratando desse assunto? Deu pra perceber o que é corrupção no Brasil? E que se certo candidato for eleito ela deixa de existir sumariamente? Por razões muito óbvias?

  5. A Anarquista lúcida vai me

    A Anarquista lúcida vai me enquadrar, mas as estatícas não mentem como as pesquisas. As mulheres despolitizadas, são muito mais suscetíveis à aparência física do candidato. São muito machistas, não confiam em mulheeres e votam como foi o voto em collor de melo, midiático. Infelizmente, as mulheres despolitizadas, normalmente seguem os candidatos homens. O eleitorado maior é o feminino e esse voto pesa muito no resultado final, em democracias, é obvio. Já, na ditadura branca,  em golpes de urnas, o resultado dependerá do que for enfiado, literalmente, dentro delas antes de serem transportadas para os locais de votação. Por isso, preocupa-me tudo o que está ocorrendo nos resultados das pesquisas, pela primeira vez tão diferentes, em vários estados e as urnas com os mesmos tipos de problemas, em todas as seções que apresentaram problema relataram que foram o  mesmo problema. Idênticos problemas. Coincidência muita, para mim. Na faculdade, os colegas (90%) PROUNI, estão apavorados com a possível eleição de aócio, já os professores querem o “com jeito de presidente” (seja lá o que isso quer dizer para eles, estúpidos) para, pasmem, melhorarem a educação pública e privada. Tem um professor que trabalha na ANVISA, mas dá aula nas segundas- feiras Tarde e noite e no sábado) espalhando que o atual governo quer acabar com a ANVISA, dá para acreditar num panaca desses? Perguntei se ele está cansado de trabalhar, já que pela primeira vez (no governo fhc, algúém lembra da Anvisa trabalhando, ninguém sabia da existência dela no desgoverno do fhc), então, já que nunca havia eu visto tanta ficalização da Anvisa como no atual governo? Ele quase me fuzilou com o olhar, mas eu deu uma risada sarcástica, pois sabia que ele estava era querendo voltar a não trabalhar, só receber o salário e tim-tim.

  6. uai, se teor das declarações

    uai, se teor das declarações não foi vazado, pq era público, pq não saiu tudo que a criatura disse até agora e pq não deram acesso a essas informações à petrobrás e à dilma quando foi pedido? se o segredo foi só em relação aos termos da delação (vc delata isso e eu lhe dou aquilo), essa explicação tá meio esquisita, né não?

  7. dizem que numa guerra a

    dizem que numa guerra a primeira baixa e a verdade, a eleição me parece a mesma regra, por isso não acredito na informações que nenhum dos lado apresentam, nem quero entrar no assunto PIG, pois o UOL para mim já e caso de policia tamanha a campanha pro-Aecio!  

    mas leio nas entre-linhas, e me parece que a situação da Dilma esta periclitante, o artigo no PHA sobre o vicio do Aecio, me parece coisa de desesperado, e porque estaria desesperado se segundo ele e seu datacaf a Dilma teria virado?  aqui no Nassif o equilibrio e bem maior, mas como disse, o que o PHA disse nas entre-linhas e que me deixaram preocupado com a real situação da Dilma!

  8. dizem que numa guerra a

    dizem que numa guerra a primeira baixa e a verdade, a eleição me parece a mesma regra, por isso não acredito na informações que nenhum dos lado apresentam, nem quero entrar no assunto PIG, pois o UOL para mim já e caso de policia tamanha a campanha pro-Aecio!  

    mas leio nas entre-linhas, e me parece que a situação da Dilma esta periclitante, o artigo no PHA sobre o vicio do Aecio, me parece coisa de desesperado, e porque estaria desesperado se segundo ele e seu datacaf a Dilma teria virado?  aqui no Nassif o equilibrio e bem maior, mas como disse, o que o PHA disse nas entre-linhas e que me deixaram preocupado com a real situação da Dilma!

  9. Dilma não tem nada a perder

    Dilma não tem nada a perder se partir para cima do Aécio Neves. Qualquer tentativa dele de explorar esse caso Petrobrás convencerá a quem mesmo? Ambos os lados já devem estar com suas intenções de votos consolidadas.

    Outra coisa: se a vida pessoal de Dilma é inatacável, já o mesmo não vale para Aécio. 

    Claro que a presidente não irá explorar isso diretamente. Eu mesmo não concordaria. Agora, a depender da abordagem, isto é, querer insinuar qualquer coisa acerca da honestidade da Dilma, aí sim, deve receber reprimenda forte. O telhado dele não resiste a um bola de gude. 

    O que Dilma precisa treinar ainda, e muito, com um fonoaudiólogo é a impostação de voz. Ela passa uma agonia danada para gente quando entrecorta frases. 

    1. Como não é atacável?
      Quem

      Como não é atacável?

      Quem participou de sequestros, assassinatos, assaltos, condenada e presa, tudo para implantar uma ditadura socialista

      no país.

      A maioria dos eleitores de Dilma não sabe disso.

      Claro que isso serve para o vice de Aécio .

          1. Não interessa esses moldes, e

            Não interessa esses moldes, e sim, que enfrentavam uma ditadura sanguinária e submissa aos interesses americanos. 

            O mundo era cindido em 2 pólos. Ou se aderia a um ou a outro. Muito cômodo interpretar a história de trás prá frente.

            Isso é desonesto.

          2. Perde tempo não!

            Tá discutindo com pedra JB! Seria talvez a incapacidade de entender o contexto histórico em que se passaram os fatos ou simplesmente ser do contra somente por ser.

          3. ela lutou

            Enquanto ela lutou, ele era funcionário fantasma em 1977. Perfeito. uma mulher batalhadora, enquanto ele um playboy, e na esbórnia. 

      1. Aliança,
        Tu queres enganar a

        Aliança,

        Tu queres enganar a quem com esse arrazoado? Se formos julgar os sujeitos que fizeram história sem contextualizar incorremos em fraude, desonestidade intelectual. 

        Tiro o chapéu para uma jovem que em pleno fulgor dos vinte e dois anos ARRISCA, repito, ARRISCA sua vida por um ideal. Que foi torturada e seviciada para servir seu próximo. Ou tu achas que tanto despreendimento foi só por glamour? Para 45 anos depois aparecer como heroína?

        Responda com sinceridade: tu te submeterias a isso? 

        Um ideal que se mostrava à época muito, muito mais moral, que o regime de exploração vil que seus opositores faziam mundo afora. Em especial na América Latina e na Àfrica. Era o ideário da libertação do julgo de um sistema perverso e criminoso. 

        Todas as lutas libertárias ao longo da história não prescindiram da violência. Mesmo porque chega um hora que se torna a única saída.

        Ela combateu um sistema que vinha saqueando, matando, roubando, solapando as incipientes democracias que ousassem afrontá-los. 

        Se hoje por uma perspectiva histórica pareceu equivocada(a resistência armada), isso em nada desdoura o espírito de doação desses jovens. 

  10. dilma tem qiue partir pra

    dilma tem qiue partir pra cima do aécio,

    que não tem moral nehuma pra acusar ninguém.

    na tonga da mironga do kabuletê…

    ou chama o pod minoga pra nos defender!!!!

  11. moleza pra ela

    quem enfrentou torturadoes e seus instrumentos nefastos Aécio e moleza pra ela..vai destruir ele como Lula fez com o picolé de xuxu no debate da Band em 2006..eles escolheram o campo de luta e as armas mas se esqueceram dos lutador, vão dar com os burros n’agua..

  12. Dilma, NÃO ESQUEÇA DA CEMIG,

    Dilma, NÃO ESQUEÇA DA CEMIG, que foi dividida em 2:

    A que dá lucro fica com os acionistas…

    A que dá prejuizo fica com os consumidores que têm de bancar a conta!

    Estude e verá por que foram contra a redução nas contas de ENERGIA…

  13. O que me preocupa é a Dilma

    O que me preocupa é a Dilma não segurar a ansiedade, e partir para cima do Aécio de uma forma muito agressiva.

    Isso para um indeciso pode não cair bem.

    E o aécio pode se fazer de ǘitima.

    O fato da Dilma não ter sido politica de carreira, dificulta um pouco a sua postura no debate.

    O Aécio nessa parte já é mais malandro.

    Mas se souber bater com carinho, rs, ele perde a linha.

     

    1. tem pilha curta

      Luciana Genro soltou o aeroporto e ele botou o dedo na cara dela.

      Aécio Neves se exalta com Luciana Genro ao falar de corrupção e é repreendido pela candidata do Psol (Reprodução/DCM)”Em um dos únicos momentos em que foi contrariado no debate, quando foram mencionados o seu envolvimento em casos de corrupção e o aeroporto, Aécio perdeu a linha, esticou o dedo para Luciana Genro, foi repreendido e depois recolheu  Paulo Nogueira, DCM 

      Foi brilhante a reação de Luciana Genro a uma deselegância de Aécio quando ela o questionou sobre o aeroporto que ele mandou construir em terras da família com dinheiro público.

      Desnorteado, sem encontrar palavras que expliquem o aeroporto, ele esticou o dedo para Luciana Genro. Imediatamente ela ordenou que ele baixasse o dedo.

      E ele baixou, depois da bofetada moral que levou.

      http://saraiva13.blogspot.com/2014/10/luciana-genro-reage-deselegancia-de.html

  14. Acho que a Presidenta Dilma

    não deverá se preocupar “apenas com a Petrobrás”, pois na última semana de propraganda eleitoral, penso que serão reeditadas manchetes e vídeos do julgamento da AP 470 (vulgo ” julgamento do mensalão”).

    Muito embora esse tenha se tornado um “assunto liquidado”, eis que os condenados já estão cumprindo suas penas, esse tema será abordado para relembrar “mais do que nunca” que não se deve votar no PT.

    1. penso assim Maria

      Primeiro que o Ladrao e Delator eh um funcionario de carreira de 30 anos. O governo do PSDB tambem esteve sobre sua administracao na Petrobras.

      Segundo que o que o Aecio?FHC estao fazendo eh colando que as obras do Lula e Dilma foram as deles. Este eh um ponto que tem de ser bem distinto e ai sera como foi noutro debate a armacao do Aecio. Catuca com a Petrobras e desarma colocando na defensiva para atacar com as “ditas obras sociais criadas” do PSDB e do plano real, nao amostrando o FMI, privatizacao, inflacao, cambio, etc. as mazelas

  15. Dilma aparece com 51%, enquanto o tucano tem 49%

    estamos virando e a onda pega!

     

    Do R7

    Considerando apenas votos válidos, Dilma aparece com 51%, enquanto o tucano tem 49%. Também há empate técnicoMontagem/R7

    Pesquisa Vox Populi, encomendada pela TV Record, Record News e R7, indica que a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, e o candidato Aécio Neves (PSDB) estão tecnicamente empatados na corrida ao Palácio do Planalto. A petista, porém, aparece um ponto percentual à frente do tucano, segundo o levantamento divulgado nesta segunda-feira (13).

    Em relação às intenções de voto, Dilma Rousseff tem 45% e Aécio Neves aparece com 44%. Os brancos e nulos são 5% do total, enquanto que os eleitores indecisos também somam 5%. Como a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, os dois candidatos estão empatados tecnicamente.

    Considerando apenas os votos válidos, ou seja, sem as intenções votos em branco e nulo e os eleitores que não sabem em quem vão votar, outro empate técnico: Dilma aparece com 51% e Aécio totaliza 49%.

     

  16. Os rAÉCIOnários da quadrilha

    Os rAÉCIOnários da quadrilha ou bando tucana já conseguiram descobrir o que o W vai liberar hoje pouco antes do debate de Aécio com Dilma?

    Tucanos cortando os pulsos em 4,3,2,1…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador