Dino vence 1º turno no Maranhão nas pesquisas Exata e Ibope

Governador Flávio Dino. Imagem: Reprodução
Dois institutos apontam vitória do atual governador, com 61% ou 43% das intenções de voto; Pesquisa do Ibope, encomendada por emissora de Roseane Sarney, foi questionada na Justiça pelo PCdoB
 
flavio_dino_2.jpg
Foto: EBC
 
Jornal GGN – O atual governador do estado do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), lidera isolado na pesquisa de intenção de voto Exata/JP, com 61% das intenções de votos, praticamente o dobro registrado para a segunda colocada, Roseana Sarney (MDB), com 31%. 
 
O levantamento foi publicado quinta-feira (23) e reforça tendência de vitória do governador também registrada pelo Ibope/Mirante, entretanto, este último, traz uma margem menor de votos, com Dino levando 43% das intenções de voto, portanto também ganhando em primeiro turno deixando para trás Roseana Sarney, com 34%.
 
Os demais candidatos ao governo do Maranhão não alcançam dois dígitos. O Exata/JP aponta Roberto Rocha (PSDB) e Maura Jorge (PSL), com 5% e 3% das intenções, respectivamente. Enquanto que o Ibope/Mirante, coloca Maura Jorge, Rocha, com 3% cada, e Ramon Zapata (PSTU), com 1%. 
 
O trabalho do Ibope, encomendado pela TV Mirante, pertencente à família Sarney, foi questionado pelo partido de Flávio Dino, que tentou barrar sua publicação na Justiça sob os argumentos de que os resultados poderiam gerar dúvidas, além disso, o instituto havia errado todos os resultados das últimas três eleições para o estado. O Tribunal Regional Eleitoral rejeitou o pedido do PCdoB, permitindo a publicação da pesquisa.
 
A gestão Flávio Dino é hoje apontada como a principal responsável pela derrota dos cinquenta anos da “dinastia Sarney” no estado. Nas eleições municipais de 2016, o grupo político de Dino conquistou 153 prefeituras dos 217 municípios do Maranhão, 46 dessas para seu partido, o PCdoB. Quatro anos antes, os partidos que se uniam em oposição ao PMDB, da família Sarney, tinham conquistado apenas 17 prefeituras, sendo 4 do PCdoB.
 
Em entrevista ao “Sala de visitas com Luis Nassif”, em 2016, Dino ponderou que a vitória nas urnas naquele ano apenas ratificou a satisfação dos maranhenses com seu governo. Um estudo nacional realizado pelo portal G1, do Grupo Globo, corroborou meses mais tarde, mais especificamente julho deste ano, a avaliação de Dino, apontando o governador do Maranhão como o político que mais cumpriu os compromissos de campanha, entre todos os governadores do país. Das 37 propostas anunciadas antes de assumir o mandato, cumpriu 35 ou 94,59%.
 
Ainda, segundo o G1, o governador que fica mais perto de Dino é Confúcio Moura, ex-governador de Rondônia, que deixou o cargo em abril para concorrer outro cargo nestas eleições, com 87,88% das promessas cumpridas, seguido pelos governadores de Goiás (86,36%), Ceará (85%) e Pará (83,3%)
 
Leia também: Ibope registra guinada de Lula no Rio Grande do Sul, avalia Katarina Peixoto
 
Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Flávio Dino e a austeridade administrativa!
    Como já cansei de comentar o governo Flávio Dino tem sido excepcional para as contingências adversas que enfrenta, sozinho,sem apoio dos três senadores e da esmagadora maioria dos deputados federais do MA, crise criada artificialmente, mas que se tornou realidade, conseguiu pagar a todos regiamente em dia e fez mais obras do que seus antecessores em tempos de vacas gordas com bilhões em financiamentos liberados na época da ex-presidenta (4 bilhões em novas dívidas, que ele assumia e as paga em dia pra não incorrer em quebra de contratos e prejudicar ainda mais o estado), então não ficam duvidas! Aliados corruptos não servem para nada! Basta não roubar e não deixar roubar que as coisas acontecem! Esperamos agora pros próximos 4 anos, projetos mais arrojados e de excelente qualidade que possam primar por uma execução caprichosa nos detalhes, visto que agora tera uma bancada mais robusta e um presidente aliado (Haddad).
    Lembrar da primeira capital do Brasil com ônibus incendiados e dezenas de presidiários decapitados? Pois é saímos desse noticiário e vários outros estados não conseguem mais sair!
    Conhecem a receita pra desgraça? R: Empresas terceirizadas que faturavam centenas de milhões mensalmente e nada faziam, forao encontradas 12 armas de fogo nas celas após as primeiras intervenções quando assumiu, todo o contingente de presos eram assistidos por 2 psicólogos e 3 assistentes sociais, os carcereiros eram ex-guardas de vigilância armada! Affs…
    Receita pra converter(Flávio Dino), recindir contratos com terceirizadas, recrutar, selecionar e capacitar os agentes de segurança; primeiro seletivo 20 psicólogos, 20 assistentes sociais, 20 terapeutas ocupacionais, mas não pararam por aí… E os meios de comunicação batendo dioturnamente nele!
    Mas o real em alguns momentos se evidencia de tal modo, que a ficção não se sustenta diante de tantas evidências.
    Então o que falta é inteligência a esse bando de canalhas que expoliam de Norte a Sul o nosso país. Então Flávio Dino está de parabéns, irá ganhar com folga, caso não fosse um profundo conhecedor das leis e dos tribunais já teria sucumbido, mas o Tapetão vai está sempre ali esticado esperando qualquer deslize dele. Mas ele puxou pra mamãe, não caiem armadilhas…

  2. bom post.

    Que boa noticia!

    Um comunista que não come criancinhas e que sabe governar para o bem do Povo.

    Claro que o PIG  não vai dar destaque. Só leio sobre ele nos blogs alternativos.

    Se fosse um corrupto não saida das manchetes!

    Vamos reelege-lo e poderá alcançar voos mais altos no futuro. Porque não a presidencia!

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador