Diretor do Datafolha diz que virada de Haddad sobre Bolsonaro é “muito difícil”

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Mauro Paulino, diretor do Datafolha, disse em roda de conversa promovida pela Folha de S. Paulo que “será muito difícil haver uma reviravolta” de Fernando Haddad sobre Jair Bolsonaro, a julgar a última pesquisa Datafolha. O primeiro levantamento do segundo turno mostrou o capitão reformado com 58% dos votos válidos, contra 42% do petista. Essa vantagem de 16 pontos nunca foi tirada por nenhum outro candidato na história.

Em total de votos, Bolsonaro tem 49% das intenções e Haddad, 36%. Em relação à última pesquisa antes do primeiro turno, Haddad cresceu uma média de 12 a 13 pontos, contando margem de erro. Ainda assim, esse crescimento, na visão de Paulino, é ofuscado pela vantagem de 16 pontos do adversário.

“Uma vantagem tão grande nunca foi revertida em favor do segundo colocado em um segundo turno”, diz Paulino. Ele lembrou ainda que, em 2014, numa disputa muito acirrada, Dilma Rousseff conseguiu virar sobre Aécio Neves, mas a diferença era de apenas 4 pontos.

Assista a entrevista aqui.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Estatística insuficiente

    As bases estatísticas que dispomos são muito restritas.

    Nunca tinha acontecido um fato (fenômeno) como este de agora e, portanto, nada da lógica anterior aqu se aplica.

    As rejeições de ambos são enormes, de modo que o trabalho deve ser no sentido de reduzir a rejeição.

    De qualquer modo, o PT se consolida como o maior partido de esquerda e se ficar na oposição fará também um bom papel nos próximos 4 anos. Alguns aliados compartilharão a glória do bom combate. Outros partidos e dirigentes covardes irão desaparecer, sem glória, depois de ter deixado sozinho o PT lutando em favor da democracia.

    1. Voto 13 apesar do PT

      ALEXIS: “o PT se consolida como o maior partido de esquerda”

      Pronto. O PT atingiu seu objetivo desde o início da eleição. Mas o povo brasileiro irá se fuder.

      “Compartilhar a glória do bom combate”… Isso é ironia ?

      1. Marcos

        Acho que você já atingiu a sua quota de racionalidade e de diálogo,sobrando apenas alguém magoado por não ter recebido do povo brasileiro a votação suficiente para continuar a disputa. Ironia é a suae,mais do que isso,uma constante provocação que já não terei mais tempo nem desejo de responder. Volte daqui a 4 anos com uma nova pomada para vender neste bog.

        1. Pessoas como você é o motivo

          Pessoas como você é o motivo pelo qual eu não visito mais sites de esquerda, apesar de eu ser de esquerda. Petistas parecem que fazem de tudo para atacar a tudo e a todos, e depois não entendem porque tanta gente prefere votar num despreparado e incompetente do que no PT.

          Vocês estão implantando o anti-petismo até mesmo dentro da própria esquerda.

           

  2. O PT tem que desconstruir a

    O PT tem que desconstruir a figura nefasta do capetão…….

     

    Se o povo depois disto ainda insistir em elege-lo, paciencia…….

    Não estão nem aí em comparar programas, a escolha é emocional e irracional

     

    Ou se aprende com amor, ou na dor…….

  3. Antídoto

    O que a internet dá, a internet tira!

    Essa será verdade pós 2018!

    As pessoas vão aprender que mentira tem perna curta, ou melhor adaptando, tem rede curta…

    O Kit gay – versões tanto da globo, quanto do Mídia Ninja são uma boa pulga atrás da orelha dos não anti-petistas tradicionais, por que os tradicionais anti-petistas ficam historicamente em torno dos 40%!

    Nessa eleição 10% dos eleitores “tradionais do PT” votatram na mentira!

    E contra a mentira, verdade!

     

    kit gay – Mídia ninja 

    [video: https://www.youtube.com/watch?v=KuRmHdj16vQ%5D

     

    Kit gay – Globo News

    [video: https://www.youtube.com/watch?v=JMzxhbdu27U%5D

  4. Matemática é complicada, será?

    Até ontem 58 +42 era igual a 100, logo, a bendita diferença seria os 8 pontos mais um voto.
    Simples assim.
    Onde o ameba viu 16 pontos eu não sei.

  5. Acho que a gente precisa usar

    Acho que a gente precisa usar o segundo turno para desconstruir o antipetismo e a pecha que somos corruptos. Temos que esclarecer o povo que o Lula e o PT são honestíssimos para os parâmetros da política brasileira. Temos que dizer que o judiciário (Moro, etc) são partidários, que o triplex e o sítio de Atibaia não são do Lula, a verdade sobre a Petrobrás e que o PT não é o partido mais corrupto do universo, muito pelo contrário. Temos que enfrentar olho no olho não só o que se diz na propaganda polítca da tv/rádio, mas também o que o povo fala.

  6. PRECISÃO E REALISMO

    Algumas análises equivocadas fazem a vitória da frente pela democracia parecer mais difícil do que é. Nas circunstâncias presentes, nas quais manter o ânimo elevado diante dos desafios do obscurantismo farsesco constitui tarefa crucial e complexa, um ponto percentual conta muito. E observar como dado principal a distribuição dos votos válidos (58 a 42) sugere que seria necessário aumentar em mais de 16% a votação de Fernando Haddad, quando a distância entre os candidatos equivale a 13% do total de eleitores.

    Portanto, a quantidade de votos a serem obtidos para a eleição de Haddad é inferior à soma de brancos, nulos e indecisos apontada na pesquisa, e a diferença de votos a ser superada pelo candidato da frente de esquerda é compatível com a taxa de crescimento das intenções de voto desde a confirmação da candidatura.

    Ademais, cumpre recordar que, além dos eleitores que votaram branco e nulo, há ainda um contingente da ordem de 20% do eleitorado que não votou no primeiro turno, e que precisa agora ser conscientizado da necessidade urgente de fornecer a sua contribuição para a defesa de democracia e da paz social, através do comparecimento para a votação no segundo turno, em 28/10, de modo a impedir a vitória do fascismo.

  7. Dificuldade não é impossibilidade

    Até 2010 uma Mulher nunca tinha presidido o Brasil. 8%+1 voto não só não é impossível mas também não tão difícil assim.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador