Distância de Bolsonaro e Haddad é 3 vezes menor na pesquisa CUT/VoxPopuli

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil
 
Jornal GGN – Pesquisa CUT/VoxPopuli divulgada nesta sexta (19) mostra que a vantagem de Jair Bolsonaro sobre Fernando Haddad é três vezes menor do que indica o último estudo do Datafolha. 
 
Em votos válidos, 53% aderem a Bolsonaro e 47% preferem Haddad. No Datafolha, o capitão da reserva está 18 pontos na frente, com 59% dos votos válidos, contra 41% do petista. A margem de erro é de 2,2 pontos.
 
Uma explicação para esse resultado é que, na pesquisa VoxPopuli,  a rejeição de Haddad, de 41%, é menor do que a aferida pelo Datafolha, 54%. 
 
No VoxPopuli, a rejeição de Bolsonaro é 38%. No Datafolha, 41 %.
 
Na estimulada, Bolsonaro tem 44% das intenções de voto e Haddad, 39%. Brancos e nulos, 12%. Não soube ou não respondeu, 5%.
 
Na pesquisa espontânea, Bolsonaro é citado por 43%, contra 37% de Haddad, 12% de brancos e nulos. Outros 8% estão indecidos ou não responderam. Em votos válidos, Bolsonaro tem 54% e Haddad, 46%.
 
Quando questionados qual presidente seria o pior para o Brasil, a maioria, 41%, responde que seria Haddad, contra 38% de Bolsonaro. O índice é o mesmo da rejeição.
 
Outros 44% disseram que não assistiram propaganda política no rádio ou TV, contra 56% que viram alguma veiculação.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Existe alguma justificação

    Existe alguma justificação matemática, estatística, metodológica, ética, cardiológica, ou de qualquer natureza, que explique discrepâncias tão grandes?

    Quando Jaques Wagner derrotou Paulo Souto na disputa pelo governo da Bahia, a última pesquisa divulgada pelo Ibope, se não me engano na sexta-feira – dava vitória de Paulo Souto em 1º turno.

    A eleição de fato foi decidida em 1º turno – só que foi Wagner o eleito.

    Antes, era uma mera questão de manipular números.

    Agora a coisa assumiu uma proporção orwelliana.

    Creio que a solução é simples: proibir a divulgação de pesquisas desse tipo, que deveriam ser apenas para consumo interno, de seus proponentes. Não é assim que fazem as empresas comerciais, quando querem saber que tipo de produto determinado tipo de consumidor quer comprar?

    Candidatos a cargos eletivos são, hoje, produtos a serem vendidos.

    Só que o consumidor e beneficiário final não é aquele que o compra.

    É aquele que o produz.

  2. Premissa: Marcos Coimbra, do VoxPopuli, é um cara sério

    Absolutamente sério. Não o fosse, jamais teria participação no exigente espaço de Carta Capital, nem desfrutaria da amizade do também exigente – e irascível – Mino Carta. Ponto. 

    O que o VoxPopuli não conseguiu captar no primeiro turno foi a votação subterrânea do candidato do PSL, que jamais vou conseguir dizer ou escrever o nome. O voto enrustido, envergonhado (tudo, menos o PT), não perceptível nas pesquisas formais, porém visível nas ruas, nos círculos sociais. É o mesmo caso do exame clínico do médico contra a frieza do resultado dos exames solicitados. Segundo uma médica me disse há cerca de 40 anos, o exame clínico é soberano frente ao resultado dos exames laboratoriais. É a visão, a experiência do médico  por anos de clínica frente ao paciente que é soberana. 

    Falta o pulso das ruas. Ou do buteco. Para sentir que a situação é dramaticamente difícil. E o fato novo tende a ter o mesmo efeito que teve o escândalo da parabólica teve na eleição de 94, ou seja, nenhum. 

    Falta aos pesquisadores entrar em um buteco (com U) na zona norte de São Paulo, na hora em que o trabalhador fudido começa a chegar, por volta das 17p0, e na TV está passando o Datena, sentar em cima de um bujão de gás, pegar um copo americano com uma lapada e cachaça e uma cerveja de R$ 6,50, e escutar o que rola. Apenas escutar. 

     

     

    1. Q belo elogio do palpite sobre a aferiçao…

      Estatística? O que é mesmo? Ora, ora. Depois dizem que só os eleitores de Bolsonaro sao ignorantes.

      1. A última vez em que AnaLULU sorriu

        AnaLULU era uma garotinha séria e introspectiva. Nunca ria ou se divertia. Considerava o riso uma heresia, um pecado, assim como no romance O Nome da rosa, de Umberto Eco. Analulu cultivava o mau humor. 

        A vida de Analulu começou a mudar no dia 11 de outubro de 1905, quando seu bisavô chamou-a e incumbiu-lhe de uma missão. Botou 2 tostões em sua mão e pediu que fosse até a praça 15 comprar uma publicação que estava sendo lançada naquele dia, a revista O Tico Tico, que iria mudar sua vida.  

        Analulu foi e comprou a revista. No trajeto de volta, não resistiu, parou, sentou na porta da Colombo e abriu a revista. Havia aprendido a ler recentemente. Um mundo maravilhoso descortinou-se e a vida nunca mais foi a mesma. Analulu ria e gargalhava com as peripécias de Reco-Reco, Bolão e Azeitona.

        A cada semana, a cena se repetia, era a primeira a ler a revista do Tico Tico, antes do seu bisavô. Analulu ria e se divertia em segredo. Quando já mocinha, passou a fazer a análise semiótica de cada edição da revista. Sempre em segredo. 

        Isso durou cerca de meio século, mas daí veio o baque duplo. Em 1957, a revista deixou de ser semanal e passou a circular em forma de almanaque publicado ocasionalmente e de forma incerta, e o seu querido bisavô faleceu, aos 138 anos. 

        Desde então, Analulu nunca mais esboçou um mínimo sorriso.  

  3. Temos que dizer claramente: BOLSONARO

    Fernando,

    dizer Bozo e não Bolsonaro ou coiso e não Bolsonaro ou se referir ao candidato Bolsonaro sem falar o nome dele é uma característica geral das pessoas que estão do outro lado do espectro político representado por ele.

    Aqueles que gostam do candidato o chamam pelo nome. Desta forma, as pessoas desarmadas e indecisas procurando informações nas redes irão encontrar resultados mais positivos que negativos ao escrever a palavra B-o-l-s-o-n-a-r-o em uma busca na rede.

    Aconselho a todos dar um drible de corpo nos robôs de busca e passar a chamar o fascista Bolsonaro de Bolsonaro. Isto vai ajudar a trazer links mais negativos a cerca do ilustre candidato fascista para posições mais nobres nos resultados. Para quem tem dificuldades como Fernando de escrever Bolsonaro, vai outro argumento:

    Um porteiro aqui na minha empresa, nordestino e apaixonado com Lula, vota em Bolsonaro. Tentei, mas ainda não consegui reverter essa bizarrice. Se eu me refiro ao candidato dele de  forma pejorativa, com certeza isto fará com que ele se agarre mais ainda à escolha que ele fez pois este vai se sentir diminuído e desrespeitado. Não podemos fundir em uma peça só o caráter de um eleitor com o caráter do seu candidato. Apesar de não respeitar Bolsonaro pois o mesmo não merece o meu respeito, tenho obrigação de respeitar e compreender a escolha do nosso porteiro.

    Agora é panfletar até a vitória!!!

    Não percam tempo panfletando em bairros de classe média. Busquem os bairros pobres onde a nuvem fascista ainda não baixou. Pela minha experiência, estou percebendo que temos ainda muitos votos que podemos reverter na unha!!!!

     

    #HaddadPresiidente

    #LulaLivre

     

     

  4. No primeiro turno foi o
    No primeiro turno foi o instituto que mais se aproximou do resultado.

    A onda Bolsonaro no final nenhum instituto conseguiu captar.

  5. Tenho um pé atrás com a vox populi
    Temos que lembrar que Marcos Coimbra é ardentemente petista e que a vox populi sempre destoa muito das outras pesquisas.

  6. Pesquisa de setembro de 2018

    Devemos lembrar que o Vox populi divulgou pesquisa em meados de setembro em que Haddad tinha 22% contra 18% de bolsonaro. Essa pesquisa não se confirmou. Fico com certa dúvida do Vox Populi.

  7. eleições 2018
    Parabéns a esses irmãos de fé e boas obras. Taí a prova (https://www.brasil247.com/pt/247/bahia247/372613/Vox-Populi-dist%C3%A2ncia-cai-para-6-pontos.htm )´para quem não acreditava, Deus, realizará a virada da democracia e o estado de direito, contra o fascismo, o preconceito e o ódio, com amor, verdade e justiça.Nesses últimos dias confusos do processo eleitoral brasileiro, até o dia V das eleições, esse povo em defesa da democracia, do estado de direito e da justiça imparcial, seja ele (esquerdistas que se unirão, estudantes que acordarão, movimentos sociais, religiosos e esportivos que se manifestarão, mulheres organizadas que protestarão, classes sociais diversas que farão suas exigências, trabalhadores, militares conscientes e patriotas, mortadelas, coxinhas, até a imprensa golpista, os religiosos infiéis, a elite desiludida com o golpe que apoiou, etc, nos últimos instantes do período eleitoral, por ação de Deus, todos, repensarão suas atitudes egoístas, prepotentes, injustas (https://www1.folha.uol.com…. ) e ( https://www.brasil247.com/p… ), insinuadoras e inverídicas, vaidosas, escravagistas, volúveis, etc). Acreditem que existem forças invisíveis mobilizadas para impedirem tudo isso e julgarem os que tanto males fizeram ao Brasil, basta focarem na quantidade de golpistas que já foram julgados pela vontade de deus, nesse 1º Turno, os demais, serão derrotados no 2º Turno. Como alguém já falou antes: se a justiça faz política e não pune os culpados que tantos males fazem a nossa pátria, o povo, através da política, fará justiça.Todos os brasileiros de boa vontade, os cristãos e demais irmãos de outras confissões religiosas, justos e do bem, estão sendo chamados a se envolverem nessa missão planetária do bem e da paz, a protagonizarem unidos, e sob as ordens das falanges divinas de jesus, a somarem esforços nos últimos instantes desse período eleitoral, para que nessa batalha da democracia do bem-estar social contra o fascismo, do ódio, do preconceito e do atraso (https://pt.wikipedia.org/wi… ) e, para resgate da unidade nacional, da democracia, da soberania do povo do Brasil e da Pátria do Evangelho Verdadeiro de Cristo, seja efetivados.Não há dúvidas que, se todos os brasileiros votarem conscientes, em paz e com responsabilidade, conforme o que recomenda o Mandamento de Jesus, o Filho de Deus e Nosso Senhor e Salvador: Amar ao próximo como a si mesmo”, com certeza, todos protagonizarão um fabuloso espetáculo cívico jamais visto nesse país, que o PIG a partir dele, resolverá pendurar as chuteiras de fomento de inverdades, de discórdia e de ódio, juntos com seus apaniguados e, envergonhados pelo mal, pelo atraso e pela confusão ética que fizeram ao Brasil, e todos ( ://www.brasil247.com/pt/coluni… ), com problemas graves de consciência, pedirão perdão ao povo.Não vendo alternativas para continuarem com insinuações, procurarão enfim, se integrarem à frente democrática brasileira e planetária, contra a implantação do fascismo no Brasil, Pátria Cristã do Evangelho e Coração do Mundo, escolhida por Deus, para irradiação do espírito libertador e do amor, para toda a América Latina e para o Mundo.Por questão de justiça e imparcialidade, para que todos de boa vontade tenham os meios de conhecer os candidatos e suas propostas, para assim, compará-las, analisá-las e fazerem suas escolhas conscientes, és aqui nossa humilde contribuição à informação, originada das mesmas fontes:1) Candidato Fernando Haddad: Currículo – https://www.ebiografia.com/… e Propostas – https://www.destakjornal.co… 2) Candidato Jair Bolsonaro – Currículo – https://www.ebiografia.com/… e Propostas –https://www.destakjornal.co… .Todos os cidadãos conscientes, sem exceção nesses dias, compreenderão que Deus é Brasileiro e existe pois, o Brasil Coração do Mundo e Pátria do Evangelho, assinalado no céu do país pela Cruz de Cristo a milhares de anos (Mt.21,43), será luz e exemplo restaurador da liberdade, da justiça imparcial, da democracia e do estado de direito, da unidade nacional e da soberania, para todas as nações do mundo, que sofrem opressão do mal e, que impede o seu bem-estar geral, que sofrem violência e desrespeito de seus direitos constitucionais, que sofrem injustiças, etc. Aguardem e verão.Assim, os anticristos, que tanto atacam a Família de Deus na terra, que é a única Igreja que o Próprio Jesus estabeleceu para Si (Mt. 16, 13-19) e, onde muitos desses anticristos serão reconhecidos por nós, porque muitos deles saíram da Igreja mas, não eram da Igreja ( 1 João 2,18-19 ). Todos os ímpios e anticristos, serão julgados pela justiça de Deus por suas ações más e, também, todos os que não deram crédito à verdade e a justiça imparcial, quando podiam, como os que quando deveriam fomentar o bem-estar e justiça para o povo, consentiram no mal, todos, prestarão contas de tudo. (2Ts 2, 8-12). Deus tarda mas não falta, aos que nEle têm fé e confiam. Acreditem.Exemplos de algumas forças da sociedade, que confirmam que Deus está agindo e de que, essas mesmas forças do bem, não se entregam ao fascismo e defendem a democracia e o estado de direito, és sua prova de amor e fidelidade à Deus, aos valores cristãos, às famílias e ao povo do Brasil:https://www.brasil247.com/p… ;https://www.brasil247.com/p… ;http://www.tijolaco.net/blo… ;https://www.brasil247.com/p… ;https://www.gentedeopiniao…. ;http://fenaj.org.br/manifes… ;https://www.gentedeopiniao…. ;https://www.diariodocentrod……. :https://www.brasil247.com/p… ;https://jornalggn.com.br/no… ;https://www.brasil247.com/p… ;https://www.brasil247.com/p… ;Paz e bem.Sebastião FariasUm brasileiro, pela graça de Deus, nordestinamazônida

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador