Ditadura e cerco militar, por Rodrigo Vianna

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Foto Sputnik Brasil
 
Ditadura e cerco militar: de salto alto, Bolsonaro abre o jogo antes da hora e gera reações no STF e mídia
 
“Avaliação geral é de que Bolsonaro errou a mão. Ao anunciar que planeja prender e exilar opositores, pretendia espalhar medo e desorganizar o outro lado. Gerar pânico. Mas subiu no salto alto, ao falar cedo demais. Deixou claro, didaticamente, que o programa bolsonariano é a ditadura. Foi um tapa na cara dos iludidos: acordem! A reação de FHC, a fala do jornalista conservador William Waack, e a declaração do ministro do STF Celso de Melo – todos indignados com o avanço autoritário – são indicadores de que Bolsonaro abriu uma brecha para sensibilizar mais gente a votar contra o desastre.”
 
por Rodrigo Vianna
 
Desde que a Lava-Jato adotou medidas ilegais para desconstruir o PT (conduções coercitivas fora da lei, grampos no gabinete da presidenta da República, escutas clandestinas em escritórios de advogados), estava claro que ingressávamos numa fase de Democracia tutelada, ou semi-Democracia – em que as regras valem para uns e não para outros.

 
Os juristas mais sérios e os liberais mais atentos somaram-se à denúncia – feita pela esquerda e os movimentos sociais – de que era preciso reagir aos abusos. A maioria, no entanto, deu de ombros.
 
Agora, ingressamos numa fase muito mais perigosa: nossa sociedade vive, já, sob tutela militar. Há um cerco militar contra as instituições. Cerco que pode receber a chancela do voto no dia 28. Quando o ministro Toffoli nomeia um assessor militar para o STF, esse cerco fica explícito. Quando a ministra Rosa Weber dá uma coletiva no TSE tutelada pelo general Etchegoyen, esse cerco fica escancarado.
 
Mais uma vez, muitos (na mídia, nos setores médios, no Judiciário e na universidade) davam de ombros diante do avanço claro do regime autoritário que tenta se impor com a chancela do voto: “Bolsonaro exagera, mas não poderá fazer nada fora do normal, porque terá que negociar com Congresso e respeitar o Judiciário”.
 
Opa, opa…
 
Os vídeos que surgiram neste último fim de semana antes do segundo turno deixam claro que o risco de um desastre é iminente. Bolsonaro filho (também conhecido como SubCoiso) diz que, para fechar o STF e destituir ministros do Supremo, “basta mandar um soldado e um cabo”. Bolsonaro pai avança mais em direção ao abismo e avisa num vídeo – gravado para apoiadores, neste domingo – que vai promover uma “limpeza nunca vista no país”, e que os “bandidos vermelhos” num governo dele irão para a cadeia ou para o exílio.
 
O candidato do PSL pode ter cometido um grande erro com a fala tresloucada.
A avaliação geral é de que Bolsonaro errou a mão. Era uma fala para espalhar medo e desorganizar os que a ele se opõem. Surtiria, de fato, forte efeito se tivesse vindo um dia após eventual vitória dele. Mas o salto alto fez com que Bolsonaro falasse agora o que só deveria dizer (na lógica autoritária dele) depois de eleito…
 
Deixou claro, didaticamente, que o programa bolsonariano é a ditadura (mais ou menos) escancarada. Foi um tapa na cara dos iludidos: acordem!
Ele nos abriu uma brecha. A reação indignada de FHC, a fala do jornalista conservador William Waack (mais detalhes aqui), e a declaração do ministro do STF Celso de Melo (mais detalhes aqui) são indicadores de que temos mais chance de sensibilizar setores arredios a um voto no 13. E que iam anular.
 
O desafio é, a partir desse horror que já se espraia nos setores médios “liberais”, transpor a indignação para o povão que ganha até dois salários mínimos.
 
Pode ser que não dê tempo…
Mas temos que fazer essa ofensiva agora para, ganhando ou perdendo, não nos encolher.
 
A tática dele é “tempestade no deserto”.
Deixar nosso lado atônito, amortecido diante do horror.
 
Temos que reagir.
Agora.
E nos próximos anos.
Ele nos abriu uma brecha.
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. LULA DISSE TUDO
    O STF se Acovardou,
    Agora paga caro por isto.
    O comentário sobre o juiz Moro,por parte desse deputado, autentica a tese de LULA.

  2. Coitadinhos, quer dizer que

    Coitadinhos, quer dizer que FHC, Willian Waak e misistros do supermo ainda não tinham percebido o que todos ja sabem a tempos? Esses caras supostamente tem acesso a informaçõess privilegiadas, que não chegam aos simples mortais e só agora perceberam a ditadura ja em curso? Cultivaram o anti petismo, ou fficaram em cima do muro, por que só agora resolveram se pronunciar? 

  3. Coitadinhos, quer dizer que

    Coitadinhos, quer dizer que FHC, Willian Waak e misistros do supermo ainda não tinham percebido o que todos ja sabem a tempos? Esses caras supostamente tem acesso a informaçõess privilegiadas, que não chegam aos simples mortais e só agora perceberam a ditadura ja em curso? Cultivaram o anti petismo, ou fficaram em cima do muro, por que só agora resolveram se pronunciar? 

  4. Na ponta da prancha rumo ao

    Na ponta da prancha rumo ao precipício, a situação virou ou votar 13 ou correr o risco de ver tribunais civis fechados com perda do auxílio-moradia e outras gratificações, fim do respeito à lista tríplice para nomeação do PGR e dos reitores de universidades (isso se as universidades não forem fechadas e todos os docentes e funcionários sumariamente demitidos) e outras barbaridades medievais. Gente que torce o nariz para o 13 vai ter de rever os conceitos para salvar a própria pele. 

  5. Tenha o nome escrito no Livro da Vida. (Apocalipse Cap. 13)

    3 Então, vi uma de suas cabeças como golpeada de morte, mas essa ferida mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou, seguindo a besta; (…)
    5 Foi-lhe dada uma boca que proferia arrogâncias e blasfêmias e autoridade para agir quarenta e dois meses; (…)
    8 e adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.(…)
    14 Seduz os que habitam sobre a terra por causa dos sinais que lhe foi dado executar diante da besta, dizendo aos que habitam sobre a terra que façam uma imagem à besta, àquela que, ferida à espada, sobreviveu; (…)
    18 Aqui está a sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Ora, esse número é seiscentos e sessenta e seis.

     

    Nosso alfabeto com 26 letras de A até Z. Na gematria inglesa de base 6 cada letra do alfabeto ocidental é numerado em ordem crescente de 6 em 6:

    A= 6 …………… N=84
    B=12…………… O=90
    C=18…………… P=96
    D=24…………… Q=102
    E=30…………… R=108
    F=36…………… S=114
    G=42…………… T=120
    H=48…………… U=126
    I=54…………… V=132
    J=60…………… X=138
    K=66…………… Y=144
    L=72…………… W=150
    M=78…………… Z=156

    BOLSONARO É …

    B = 12
    O = 90
    L = 72
    S =114
    O = 90
    N = 84
    A =  6
    R =108
    O = 90
    ———-
    TT= 666

    18 Aqui está a sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Ora, esse número é seiscentos e sessenta e seis.  

  6. Em nome do anti-petismo tudo

    Em nome do anti-petismo tudo foi tolerado.

    Mas foram poucos o que disseram que se isso continuasse a besta surgiria e devoraria o criador. Ao que me lembro só os blogs progressistas viram e avisaram que chegaria a hora (entre eles o pessoal do 247, o Pepe Escobar, o Altamiro Borges e o Nassif). Poucos políticos viram o demônio surgindo, ao que me lembro só o Roberto Requião. Pelo que consegui deduzir do STF só o Gilmar Mendes enxergou o que acontecia. Sujeito asqueroso, mas de visão aguda.

    Ninguém se importou.

    Agora está ai. O bicho chegou e é mais feio do que parece.

    E eu, pessoalmente, levo o Bolsonaro muito a sério, porque os nazistas devem ser levados a sério.

    Lembro que ninguém acreditava que Hitler ia fazer o que fez. Deu no que deu.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador