É hora de cerrarmos fileira em defesa do Rio, por Graça Lago

Por Graça Lago, via facebook

Às companheiras e aos companheiros petistas que ainda pensam em votar nulo, venho propor o voto crítico em Freixo. Ofereço a vocês os mesmo argumentos que ele usou em 2014, quando, deputado estadual mais votado do Rio, não vacilou em declarar prontamente o voto em Dilma Rousseff, no segundo turno, mesmo contrariando uma orientação do PSOL.

A ameaça de Crivella ao Rio não está restrita à manutenção do quadro atual; é muito pior. O risco é de imenso retrocesso, o risco é de servirmos de incubadora de um projeto nacional religioso fundamentalista, de concentração dos investimentos sociais nas mãos de igrejas evangélicas retrógradas, da submissão da Educação e da Cultura aos falsos moralistas defensores do pensamento único, da subordinação da Segurança aos conceitos mais reacionários e excludentes.

É hora de cerrarmos fileira em defesa da cidade. É hora de #FREIXO50 !

***

https://www.facebook.com/MarceloFreixoPsol/videos/1341844649189121/

Redação

51 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Peraí…. li isso mesmo?! O

    Peraí…. li isso mesmo?! O PT pensa em votar nulo no Rio? É isso mesmo? Preciso ser esclarecido urgentemente. Para definir minha posição em relação a muitros outros assuntos que envolvem o PT.

    1. Nunca ouvi falar nessa

      Nunca ouvi falar nessa orientação. Na verdade, PT, PCdoB e rede deixaram muio claro o apoio a Freixo, no segundo turno. 

      1. Verdade, Cristiana

        A orientação do PT é votar em Freixo. Mas que tem muito militante com ódio do PSoL, isso é fato. Como eu já disse anteriormente, não foi a toa que a Graça fez esse apelo à militância petista… Eu a conheço pessoalmente e também sou amiga dela no face. Não digo que seja a maioria, mas que existem vários comentários de petistas por lá dizendo que votarão nulo, isso é fato.

        1. Ah entendi… Aí o Freixo tem

          Ah entendi… Aí o Freixo tem que fazer o que está fazendo, correndo atrás desses votos. Acredito que a maioria vai votar no Freixo mas não por acreditar em seu programa ou na papacidade do partido de levar qq projeto adiante. Para ser franca, acho que o pessoal que fala que vai anular é pra dar um “sacode crítico” Não dá pra agrada todo mundo no mundo real e eleição disputada é mundo real vai ter crítica e reclamação de todos os lados mas acredito, sinceramente, que os eleitores de esquerda vão quase que, unanimemente, com Freixo. Agora, se essa quase unanimidade vai dar conta de barrar A IURD, eu não sei. A esquerda só pensa em união qdo tem eleição e aí, é essa bosta.

          1. Cristiana,

            Infelizmente, é pouco provável que o Freixo ganhe a eleição. Sobre correr atrás de votos petistas, acho que o Freixo nem tá se dando esse trabalho. O post em tela foi de uma mulher guerreira e militante petista incansável, mas com amor no coração. Coisa cada vez mais rara.

            Você e eu sabemos bem que o PT no Rio não tem essa expressividade toda que lhe gostariam de atribuir. Nunca foi como São Paulo, mas depois de  12 anos sendo destruído por governos sucessivos do PMDB (imposição do PT nacional), a tendência é ser engolido pelo PSoL. 

            Pois é, ninguém e nenhum partido é perfeito. De minha parte, prefiro dar chance a alguma proposta (de esquerda) nova do que ficar batendo cabeça na parede pro resto da vida.

          2. Tb acho melhor, tanto que vou

            Tb acho melhor, tanto que vou votar no Freixo mas, não sei se entendo bem essa coisa de nem se dar ao trabalho de correr atrás de votos, seja lá de quem for. Mesmo sendo uma eleição difícil, é bom lembrar que não é a última e  todo eleitor  merece consideração. Não tem essa de eu sou tão bom, o outro é tão ruim que o pessoal tem que votar por eu estat fazendo o favor de concorrer para salvá-los.  Tem que correr atrás de voto sim, de voto de TODO MUNDO, até dos crentes. Afinal, o eleito vai ser prefeito de todos. O fato é que quem não quer igreja na Prefeitura vai fazer o que pode pra eleger o adversário que poderia ser qq um, por isso, acho desnecessária essa acusação contra o PT, ou melhor, contra alguns militantes. 

            Mas vc tem razão, o PT do RJ é inexpressivo, mesmo somando PT, PcdoB, Rede, PDT, PSTU, PSOL, a coisa complica. Agora, eu te pergunto, isso é novidade pra alguém da esquerda? Descobrimos hoje que a cidade do RJ é, politicamente, conservadora? Movimento é uma coisa; voto na urna, é outro. Mas ainda temos que correr atrás de votos, até domingo tem trabalho.

          3. Tá certíssima!

            “Não tem essa de eu sou tão bom, o outro é tão ruim que o pessoal tem que votar por eu estat fazendo o favor de concorrer para salvá-los. “

            Essa é uma proposição que cai bem a vários partidos de esquerda. Grandes ou pequenos, em qualquer momento. Mais ainda  quando estão em momento favorável, ganhando sucessivas eleições e desprezando qualquer crítica ou eleitores críticos. 

            Que sirva de aprendizado aos que crescem e aos que minguam. É isso aí!

  2. Ninguém é obrigado a votar

    Ninguém é obrigado a votar útil, principalmente num país onde o voto para presidente foi INÚTIL. Freixo declarou que não queria o apoio de Lula, então tem de assumir o efeito de sua posição. Não me venham com conversinha mole de demonização do golpista Crivella. Até segunda ordem, como político, ele é um traidor golpista, como dezenas de outros. O resto é “doutrinação da Globo” na sua guerrinha com a Record. Não voto em NINGUÉM domingo, nem saio de casa. É uma posição política de contestação dessa farsa. Quem quiser que vá votar, até fantasiado de Black Block pra ficar mais adequado.

  3. Ilações e Convicções: Basta Moro e Delagnol

    Pó para!

    Até a Pedra da Gávea sabe que os petistas que não votaram em Freixo no primeiro turno, por votarem em Jandira, cujo vice era do PT (no máximo 3,34%, caso todos fossem petistas), irão votar em Freixo contra o inCrívela, portanto em caso de derrota de Freixo, sai de banda, Barrabás, em querer vir justificar com, “os petistas anularam os votos”, pois a matemática dos números é exata não permitindo ilações convictas de ocasião, das quais bastam, Moro, Delagnol e seus Blue Caps.

    1. Pois vá ao facebook da própria Graça Lago

      e veja alguns dos comentários. Não só no dela, mas também no do Reimont (vereador PT) entre outros petistas com certa popularidade na rede. Você pode verificar nos comentários que estes petistas (que pretendem anular o voto) existem. E não são tão poucos assim. Ou você acha que a Graça deu esse depoimento por leviandade? 

      Claro que uma eventual derrota do Freixo não será por culpa dos petistas cariocas (que são cada vez em menor número). Mas que fica feio votar no Crivella ou anular o voto na atual conjuntura. Ah… isso fica sim. 

       

      1. Mas, se os tais petistas  de

        Mas, se os tais petistas  de voto nulo são tão poucos e os petistas em geral estão cada vez em menor número por quê mereceriam tanta consideração dos psolistas? A Globo, com seus 10 minutos, vale mil vezes mais que o PT, não é? O quê não deu certo. Ainda bem que os petistas não serão condenados por uma possível derrota de Freixo. Será?

        Veremos depois do sufrágio qual será a armação de que, mais uma vez, a culpa será do PT, Lula e etc que os cercam.

        Pelo menos em uma coisa há que se concordar: o Psol é coerente. Sempre o mesmo antipetista.

      2. Nem precisa se dar ao trabalho de procurar no facebook

        Por aqui já deu pra ver uma amostra. Até agora, de 4 comentaristas que apoiam o PT e moram no Rio (estou me excluindo, por óbvio), 2 já declararam que não votam no Freixo em absoluto.

        Eis as “ilações” e “convicções”…

      3. Vânia, agora acho que entendi

        Vânia, agora acho que entendi sua mensagem. Voce tem razão, há, sim, petistas ou eleitores do pt que manifestam isso. Mas não se pode tapar o sol com a peneira. O eventual nulo de alguns petistas (e acho mesmo que são alguns) é absolutamente insignificante nesse cenário! Afinal, Jandira (que o PT apoiou e tinha vice do pt) teve mujito pouco voto. Atribuir importancia a esses petistas “nulistas” essa importancia é coisa fora da razão. Uma porção de potenciais eleitores de Jandira votaram, já njo primeiro turno, no Freixo. É impossivel comprovar, porque voto é secreto, mas pelos numeros, isso é quase certo. Por que estou dizendo que não dá para tapar o sol com a peneira? Freixo teve mais de 900 mil votos no primeiro turno de 2012. Teve 553 mil agora. Ou seja, mais de 300 mil de seus eleitores simplesmente desistiram de votar nele. Mas acho que podemos dizer mais: desistiram simplesmente de votar em qualquer um. É esse o ponto. A esquerda não está perdendo votos para a direita, propriamente. Para a direita partidaria. Ppode ser que esteja perdendo para outro tipo de opção de direita: o que os italianos chamam de qualunquismo, o pouco me importa. Isso é o pior. São esses votos que precisamos virar, nao os minguados votos dos minguados eleitores ressentidos do pt.  E vejamos bem. Essa opção “anti-eleições” e mesmo ‘anti-politica” foi estimulada pela midia e pelas campanhas policiais-judiciais-midiaticas, é verdade. Mas foi tambem ajudada por muita gente de esquerda que berrou ‘que se vayam todos’ sem separar as coisas. Que ajudou a disseminar a ideia de que, como o sistema de representação está corrmpido e distorcido (o que é vero), o certo seria virar as costas para isso e ..? O problema é esse “e”, ou seja, a alternativa. Uma certa glorificação das “ruas”, romantizadas, contribuiu para isso. Que o terreno extra-parlamentar é muito importante, decisivo, sabemos (ou deveriamos saber). Mas ignorar que a direita toma o resultado das urnas para legitimar sua ofensiva, isso também deveriamos saber. Lembro mais uma vez: entre 2012 e 2008, Freixo (que já era o melhor candidato naquela ocasiao) perdeu 300 mil eleitores – que provavelmente anularam ou deixaram de votar. O que temos que virar não são os votos de um punhado. São os votos de massas e massas de eleitores – e eleitores das classes populares.

    2. Para além da autocrítica.

      Peraí! Até agora tem sido comum e compreensível a insistência na acusação ao PT de não ser capaz de fazer uma forma de “autocrítica” que se ajuste aos anseios de seus desafetos, para além da campanha gigantesca de destruição que a legenda enfrenta, a busca igualar quem combate a difamação a defensor da “corrupi$$ão” definida segundo a doutrina pregada pela parceria judiciário X Globo/Mossack-Fonseca. Daí para acusar a militância do partido de fundamentalismo sectário, é um passo.

  4. Nada pode ser pior do que a vitória de Crivella!

    Seria um risco terrível de “cidadania” condicionada à religiao, de interferência religiosa nos assuntos do governo. E seria tb pôr o cofre da cidade nas maos da Igreja Universal.

    E tem o outro lado: acho que seria ótimo se Freixo fosse eleito, seria uma boa experiência de realidade para o Psol… (que ou aprenderia alguma coisa ou perderia um de seus melhores quadros…)

    1. Respondo a nao muito presente

      Respondo a nao muito presente Analu,28/10/2016 – 20:16.Chamo sua atencao para o fato de que essa eleicao municipal carioca,vai prevaler a vontade dos Bispos Macedo,Crivella,Marinhos I,II e III.Como ao que parece,voce nao conseguiu sequer convecer  sua familia,levando-me a crer que sao fies devotos da Igreja Universal do Reino de Deus,donde devem depositar mensalmente seus obrigatorios dizimos.Eu nem de longe,queria estar em sua pele.

    2. Esqueci de informa-lhe um

      Esqueci de informa-lhe um detalhe que poderia infuenciar sua resposta.Nada entendo de Monsenhores,Bispos,Arcebispos,ou Cardeais.Sou ateu por vocacao e conviccao,nunca igual a Fernando Henrique que se dizia ateu por conveninencia.

      1. Daria boa parte da propina

        Daria boa parte da propina que Serra afanou da Odebrecht em alem mares,para saber qual o segmento dos cadastrados daqui agraciou meu o comentario com 3 estrelas.Tenho para mim e meus desconfiados botoes,que recai sobre  os partidarios dos Pastores Silas Malafaia e Marcos Feliciano,alem dos ardorosos fas dos Bispos Macedo e Crivella.O que tem de incubados aqui,nao esta no gibi.Se duvidar tem ate admirador do Pastor Procurador Dallaganol.Um horror.

  5. Petistas arrogantes

    Na minha opinião, é surreal que algum petista eleitor no Rio tenha dúvida em quem votar no segundo turno ou pense em não votar no Freixo.

    Mas, infelizmente, há petistas arrogantes, que sempre pregam o voto útil de todos os progressistas a favor do PT, como sendo uma obrigação e até desqualificando quem ouse questionar a ideia,  no entanto, quando o voto é para outro candidato ou partido progressista, não oferecem o apoio que exigem.

    Com a derrocada política e eleitoral sofrida pelo PT em razão de seus próprios malfeitos, de ter praticado no poder o que tanto criticava nos outros partidos, e também em razão do pesado ataque midiático e institucional que sofreu, querem achar a culpa na desunião das esquerdas, que deveriam ter aderido incondicionalmente à defesa do PT, para fortalecer o campo progressista.  No entanto, negam o voto em candidatos mais afinados ideologicamente, permitindo maior avanço do conservadorismo tacanho, que está tomando conta do país.

    E vão dizer que são os pastores que pregam uma coisa e fazem outra.

    1. O PSOL faz mal às esquerdas

      Seu arrazoado que, em vez de tentar provar as vantagens de seu candidato em relação ao adversário e a pretexto de pedir votos aos que simpatizam com o PT, ataca o partido dos trabalhadores, reforça minha decisão de votar no adversário de seu candidato. O PSOL agride a mão à qual pede votos! E os petistas é que são arroganates?! O PSOL, sectário e divisionista, faz mal às esquerdas e à política.

      1. Eu daria 5 estrelas ao seu comentário SE

        vc nao tivesse dito que vai votar no Crivela. Mas o que diz sobre o Psol é perfeito. Até quando precisam de apoio sao arrogantes, Mas isso NAO JUSTIFICA O VOTO EM CRIVELA!

  6. Sinto meus caros,mas quando
    Sinto meus caros,mas quando vejo a Presidenta Dilma costeando o alambrado em qualquer ato de natureza política,doe-me a região situada entre o fígado e alma.Bispo Crivella,Bispo Macedo,Bispo Marinho l,II e III são tudo a mesma sopa.Eles que se etendam e,por caridade,incluam-me fora dessa capadocagem.

  7. Voto no Crivella

    Como votar no PSOL que invariavelmente volta sua metralhadora para atacar partidos de esquerda, especialmente o PT? Freixo, mesmo em sua campanha, ataca o PT, enquanto Crivella, ao menos no discurso, reconhece as contribuições de Lula para os trabalhadores. Ademais, Crivella elegendo-se, a Globo terá contendor mais forte, a Record, e a Globo é uma das principais responsáveis pelo golpe e ditadura que nos acometem.

    O PSOL é falsa esquerda, assim como o PSDB o foi no passado, e é muito ruim para as causas populares, pois sectário e divisionista.

    Não sou evangélico, mas meu voto vai para Crivella, o menos ruim.

    1. Crivela NAO É o menos ruim

      Que o Psol faz o jogo da Direita e ataca o PT é verdade. Mas dizer que Freixo é pior que Crivela, o que tentaria usar o governo a favor de promover sua igreja e é um risco para umbandistas e pessoal do Candomblé? Francamente! E seria bom para o PT se Freixo ganhasse. O Psol ia ter que aprender alguma coisa, ou que expulsar Freixo… Torço pela primeira hipótese.

  8. Não vejo diferença

    O PSOL não passa de mais um partido de oportunistas bancando de esquerda e na realidade não passa de mais um partido de direita. Essa Dilma é fraquinha mesmo.

     

  9. Queria mm que o Freixo
    Queria mm que o Freixo ganhasse.
    E ver de camarim como o PSOL resolveria um governo de coalizão sem maioria, mm que restrito ao Rio!

  10. Prezadas Vania e

    Prezadas Vania e Cristiana

    Bom dia

    Nosso processo eleitoral é corrupto, a começar pelas urnas eletronicas!

    Voces acreditam nelas?

    Abstenção é a solução !!!

    Abração

      1. Prezada LúcidaBom diaEle

        Prezada Anarquista Lúcida

        Bom dia

        Ele sempre foi da base petista!!!

        Extrema direita X extrema esquerda = nada !!!

        PS. : Quanto ao Psol, recebi Heloisa Helena na região de Osasco para coleta de assinaturas na fundação do partido! E o que fizeram com a fundadora? Praticamente a expulsaram!!!

        Abração

        1. E daí ele ter sido da base? Nao sabe pensar politicamente nao?

          Bom, nao sabe mesmo, se nao é capaz de ver o perigo de Crivela no governo…

          1. Nao se trata de uma luta entre TVS!

            Cara, vc nao percebe o projeto de poder da Universal? Que divide a sociedade, e coloca questoes de Estado em termos religiosos? Nesse sentido a IUPRD é MUUIITO PIOR QUE A GLOBO!

  11. Esquerda globalizada que entra pela direita

    Nesta brincadeira de esquerda e direita é onde muitos ingênuos se confundem. Nos países desenvolvidos da Europa a esquerda, sem mais problemas de fome e miséria para combater (agora são os imigrantes), é ecológica, modernosa e global, tendendo para o ambiente neoliberal de mercado e consumo, sem fazer muita questão sobre o interesse nacional. Já a direita é nacionalista é defensora da sua identidade nacional.

    Nas últimas guerras o mundo moderno confrontou a direita nacionalista contra a esquerda global, nos campos de batalha na revolução espanhola, na Alemanha e na Itália. Ganhou “a esquerda” (a esquerda soviética junto com a neoesquerda modernosa trazida pelos Aliados), ganhou o mundo livre e global. Parecia tudo bem.

    Mas, depois da revolução cubana e logo com a queda do “muro”, a mão esquerda neoliberal entra na América latina pela direita.

    Isso tudo fica evidente na caminhada da nossa esquerda Brasileira, que em principio era marxista e cartorial (soviética ou maoista), seguindo os parâmetros globais. Depois da 2ª guerra mundial, Getúlio colocou a esquerda com viés nacional e patriótica, continuada por Brizola, que por isso este foi o mais perseguido pelo poder neoliberal (foi mais perseguido que o Lula, chegando esta situação no seu clímax quando o poder global ajudou o Lula a chegar no 2º turno contra Collor, para evitar a chegada do Brizola). Brizola, brincando, já falava do sapo barbudo e da esquerda (PT) que a direita gostava, na época. A esquerda nacionalista foi destruída (hoje o PDT é uma colcha de retalhos) e o nacionalismo foi tornado caricato com a figura folclórica do Enéas. Mas o PT aprendeu.

    O PT nasceu como esquerda política, trabalhista, social e programática, de programas sociais, terceiro-mundista, de acabar com a miséria. Exatamente aquela esquerda que o mundo desenvolvido já esqueceu, pois essa parte já foi superada para eles. Nessa caminhada, com o apoio do Brizola, o PT veio a somar parcialmente bandeiras de Getúlio e ações de viés nacionalista. O PT consegue assim somar as duas principais bandeiras da esquerda de terceiro mundo: a bandeira nacionalista e da esquerda político/social.

    O pessoal do brejo da cruz achou por fim o partido que os representava integralmente, gerando os últimos 4 governos petistas. Mesmo evangélicos, brasileiros sentiram-se representados nesta nova corrente de esquerda nacional e programática.

    Mas, a globalização continua querendo entrar no terceiro mundo: pela direita (capital financeiro, tucanos e etc.); e também pela esquerda, com aquela visão da Europa, com movimentos verdes e as ações modernosas de comportamento. Até facções internas do PT, influenciadas pela globalização, caminharam para uma nova esquerda global, turbinadas pela globalização neoliberal, e encontraram motivação no espaço modernoso da nova sociedade de consumo, de liberdade de gênero e outras bandeiras globais que, embora coerentes e importantes (mas ainda inoportunas nesta fase da América latina), fizeram tender para uma visão global de esquerda comportamental, que favorece o neoliberalismo, abrindo novas frentes de consumo, turbinando a atomização do mercado, das comunidades e das famílias. Surge aqui uma nova esquerda que a direita novamente gosta.

    Ingenuamente, o PSol caminhou para este canto de sereia e se esqueceu das primeiras e mais importantes bandeiras de uma esquerda terceiro-mundista. Como dois coelhos de uma pancada só, abriram dissidência na esquerda (dissidência radical e de oposição ao governo popular) e, ainda, afugentaram do Brejo da Cruz um enorme contingente de cidadãos evangélicos, que amam o seu país, que aprovam o avanço social executado pelo PT, mas que não conseguem compartilhar da nova sociedade modernosa que lhes é colocada na sua frente, como se fosse a prioridade das prioridades.

    A esquerda modernosa é irreverente e inoportuna. Quer liberdade de gênero antes de dar dignidade aos brasileiros mais pobres. Querem uma nova bandeira cheia de cores para chamar de sua, sem termos ainda uma nação para chamar de nossa.

    Por incrível que pareça, chegamos hoje ao Rio de Janeiro, cidade imortalizada pelo Brizola, Darcy e Niemayer, pelos CIEPS, pelo Lula lá, pela esperança, mas que foi entregue a picaretas do PMDB apenas para receber apoio em Brasília, estratégia esta que foi destruído por uma enorme traição, justamente deste PMDB carioca.

    Rio de Janeiro enfrenta hoje uma eleição que teria dado 70% a Brizola, mas cujos eleitores estão divididos estupidamente entre católicos e evangélicos, entre famílias conservadoras e LGBTs, e etc., esquecendo-se do mais importante que está em jogo no Brasil: a supervivência de uma nação autônoma e a justiça social para o povo que mais precisa. A disputa no RJ caiu para o terceiro nível entre as prioridades nacionais: saber se o pato é macho. O pior de tudo é que, se considerássemos apenas as duas principais bandeiras da esquerda, tanto o Crivela como o Freixo estariam do mesmo lado, deixando ao povo que faça sua escolha política na urna e a sua escolha comportamental no seu dia a dia, como algo pessoal e respeitável.

    Mas, levar para a urna a igreja, o sexo e outras situações comportamentais, dá nisso aí: uma eleição de 3ª categoria, onde a direita mais uma vez ganha, com os votos da esquerda.

    1. Alex,
      Muito bom o seu artigo.

      Alex,

      Muito bom o seu artigo. Mereceria ampliarmos o debate. 

      Sim o PSOL esta descolocado da necessidade da população e do povo carioca. Vejo assim, mesmo com apoio de Jandira e do PT no Rio de Janeiro, no segundo turno, Freixo fez criticas a atuação do PT nacional. Para Freixo e PSOL é necessário manter a moralidade e se mostrarem incorruptiveis, mesmo sabendo que o Rio de Janeiro e o país caminho para as Trevas e a miséria.

      1. Grato George

        Os pobres não possuem muita consciência política,. O Pastor sobe o morro, entra nas casas, valoriza as famílias e leva o seu rebanho para um conservadorismo de costumes, mas que não precisaria ser um conservadorismo político. O evangélico pode ser de esquerda quando se deixam fora da discussão as suas opções pessoais de vida. O PSol está forçando a barra na vida cotidiana, questiona a religião, a intimidade e o sexo de gente simples, que se sente intimidada.  E o pior de tudo, o PSol está levando este tipo de escolha para a urna, dividindo o brejo da cruz, onde todos mereceriam caminhar para o mesmo destino. A direita global adora isso, que o povo gaste o seu voto para discutir se o pato é macho!

        1. Perfeito. Jessé Souza, Ralé

          Perfeito. Jessé Souza, Ralé Brasileira, identificou a importância das igrejas neopentecostais na formação desse grupo social. Elas incentivam o individualismo e o empreendedorismo. O fracasso, o desemprego e a falta de uma plano de saúde é visto como um problema pessoal e falta de fé em Deus, pois se fosse o contrario teriam tudo isso. O Estado nesse sentido fica fora.

           

  12. Se as pessoas tivessem ideia

    Se as pessoas tivessem ideia do que significa o avanço do projeto de poder dos crentes, não cogitariam deixar este cara ganhar. Fala-se tanto da midiotização promovida pela Globo que nem se tocam de que com os crentes a lavagem cerebral é ainda pior

  13. Mas não com Dilma. Ela não é

    Mas não com Dilma. Ela não é confiável. Em momentos de dificuldades (eleições e crises) buscava e recebia apoio das bases, trabalhadores, movimentos sociais e intelectuais progresistas. Na governança, deles se afastava rapidamente e mesmo os traia. Exemplo, a política econômica (de fundamentos neo-liberais; a nomeação de Levy, etc) aplicadas; tratamento aos movimentos sociais; mídia, etc

    Assim de traidora à traida. 

    Não é confiável.

      1. É bom lembrar que o Sr. Lula

        É bom lembrar que o Sr. Lula e a Sra. Dilma apoiaram e pediram votos para o Sr. M. Crivela em eleições passadas, tem até videos deles fazendo isso, agora aparecem dizendo que vão votar no Freixo???? Isso é falta de alguma coisa??, caráter talvezzzzzz?????

        É dificil ser de esquerda no Brasil!!

  14. É hora de cerrarmos fileira em defesa do Rio, por Graça Lago

    Por favor, crivella não,não,não,não. CRIVELLA NÃO!!!

    CRIVELLA NÃO, NÃO, NÃO…

     

  15. Esquerda?

    Que esquerda é essa que pensa em votar no Crivella?

    Ah… a Globo é a favor, voto contra?

    Podem existir muitas críticas ao Freixo. Aliás como a qualquer um. Mas o voto de esquerda no Rio, amanhã, tem que ser pro Freixo, 50.

     

    1. E o voto nulo?

      Este é o pior de todos.

      É o voto de quem quer vender a tese de que todos os políticos são iguais.

      De quem, um dia, saca da manga um “não político” que virá ser o redentor de todos os pecados “da política”.

      Para quem ainda não percebeu, este, sim, é o voto da Globo.

       

  16. Crivella = TrevasAnular o
    Crivella = TrevasAnular o voto é como vorar em Crivella. Com Crivella no Rio e seus pares  no Congresso, o Brasil entra em retrocesso total, é a Idade das Trevas. Por mais que Freixo tenha defeitos, pode Crivella ser um MÌNIMO melhor que Freixo ? 
     

  17.  
    Mesmo não gostando, aos não

     

    Mesmo não gostando, aos não conservadores, recomenda-se o voto no candidato mais à esquerda do espectro ideológico. Não obstante, deve ser dado aos defessores dos valores mais tradicionais e antigos, o direito a opinar e votar nos seus.

    O que não cabe, é impor aos que não creem em Papai Noel, a ter que construir em suas casas e apartamentos, chaminés, para recepcionar o suposto bom velhinho.

    Orlando

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador