Eleição não acaba com o viver e nem com a luta pelo progresso civilizatório

Por Sérgio T.

Eu comecei a trabalhar e virar um cidadão político econômico no governo Geisel. Depois vieram Figueiredo, Tancredo por alguns dias, Sarney, Collor, Itamar, FHC, Lula e agora Dilma.

Então intuo e digo algumas coisas…

A política é importante, mas ela não sintetiza nossa sociedade, nem nossas vidas individuais. A vida se completa de várias maneiras que passam longe da política. Se um rei da Idade Média não tinha como impedir a dinâmica da vida popular, não será um presidente que terá esse poder.

O Brasil (e os brasileiros) pode piorar ou melhorar com um presidente específico, mas hoje a maioria das instituições públicas, associações, organizações sociais civis ou estatais, os milhares de empresas, que necessitam de um ambiente econômico minimamente estável para sobreviver, etc., estão firmemente fincadas em nosso tecido sócio econômico, ou seja, os nossos “controles sociais” expulsarão qualquer um que chegue muito perto de certos “abismos”. Sobrevivemos na ditadura, na captura de todo nosso dinheiro pelo Collor, na mega desvalorização do real do FHC, entre outros fatos.

Trocando em miúdos, ainda somos um país em formação, mas não somos desagregados como os países africanos, possuímos um país razoavelmente homogêneo em cultura, economia e sistema político. Então não acredito que haverá guerra civil nenhuma como alguns de ambos os lados apregoam. Enquanto houverem instituições fortes, liberdade individual e democracia (que não são a mesma coisa), sobreviveremos…

Se o Aécio for vencedor, lutaremos na oposição, se Dilma for a vencedora, lutaremos na situação. Ou alguém acha que Dilma é a última bolacha do pacote? Voto no PT por causa do pouco da ideologia social democrata restante na forma de governar do partido, pois pessoalmente estou longe de gostar da “gerentona”, muito pelo contrário. E o PT também já foi bem melhor, menos “eleitoreiro”, andou abusando demais de um “pragmatismo para governar”, que em muitos momentos me pareceu exagerado, para não dizer algo mais contundente.

Em minha vida observei pessoas que admiro e reconheço como exemplos de vida, mas nunca tive ídolos e jamais pratico tietagem, seja com políticos, seja com artistas, seja com “gurus científicos”, seja com “santos espirituais” (sabe, tipo Chico Xavier, Dalai Lama, ou São Francisco de Assis), pois sob certas circunstâncias, na hora “H”, todo mundo caga fedido. Detesto idolatrias!

Também sei que o poder corrompe, torna arrogante e distancia seja quem for que o exerça, pois como ele é exercido por seres humanos, varia só o grau de sabedoria e honestidade com que ele é exercido. Em política (e tudo na vida), o “nome do jogo” é errar menos, pois acertar sempre é impossível.

Por fim, creio que para nós, a luta pelo avanço civilizatório nunca muda, sempre é necessária, sempre permanece, com qualquer governo que esteja no poder.

Redação

51 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A luta civilizatória não acaba… mas retrocessos acontecem.

    Nestas eleições há um projeto que defende o retrocesso econômico,  social e político. 

    aécio neve é o candidato da “elite” branca e rica. É o exterminador convocado pelo PiG para dar cabo das conquistas sociais do governo Lula e Dilma.

     

    É nosso dever impedir que os larápios da pior “elite” do mundo voltem ao poder para roubar dos pobres e dar aos ricos.

    Tira a mão da carteira do povo, aécio!

    1. A globo fez um estrago tão

      A globo fez um estrago tão grande no estrato social que são beneficiados pelas ações sociais do governo, que muitos desse meio vão votar no Aécio, porque segundo eles, tem muito ladrão no PT.

      Nas comunidades onde existem Igrejas evangélica,ou seja, pessoas que são beneficiadas diretamente pelo governo, muitos votaram na Marina, e agora com certeza votarão no Aécio.

      O que observo por aqui, é que os eleitores do Aécio estão mais empolgados do que os eleitores da Dilma.

      Infelizmente a Dilma não está empolgando.

      Coitada dessas pessoas, estão caminhando lentamente com as próprias pernas para o matadouro.

  2. O problema é anti-petismo

    Eu concordo em muito com o que você escreveu. Só que agora nós temos no cenário esta autêntica manipulação midiática profissional e nazista que criou o fenômeno de histeria coletiva chamado Anti-Petismo.

    Neste estágio de histeria e confusão mental a irracionalidade toma conta e os instintos de auto-defesa (racismo, violência, agressão) são incentivados. O problema é cada ação violenta gera uma re-ação violenta, e assim o ciclo se perpetua.

    Neste momento vendo como pessoas honradas e pacíficas tem se transformado em raivosos montros anti-petistas eu temo que no caso eleição de Aécio em especial estas pessoas que foram excitadas em sua violência e agrupadas somente pelo sentimento anti-petistas podem ser transformar em verdeiros exercitos anti-petistas, promovendo acertos de contas com os “corruptos que afundaram nosso país”. E qualquer psicólogo sabe que a raiva e o ódio são sentimentos incontroláveis e que se realimentam constantemente. Como será possível conter uma onda de violência anti-petista com Aécio no governo? Primeiro Aécio não vai se preocupar em reprimir isso. Depois a mídia não vai noticiar. E aí um belo dia sua avó, irmã, ou namorada, sai com uma bela camisa de cor vermelha que adora usar e pronto! Virando a esquina encontra um grupo de skinheads anti-petistas que gritam : Olha lá o PT. E aí você só verá ela de novo no dia do enterro!

    1. Concordo. Dessa vez não vai

      Concordo. Dessa vez não vai ser igual as outras, pode vir um processo ditatorial camuflado pelos ritos democraticos (Alemanha anos 30?) que vai ser osso duro. A Bolivia precisa de profissionais como eu, e é uma opção na vizinhaça. Não sei se vai ser esse processo natural e democratico não.

      1. Uma ditadura pelo consenso e o saque

        Do poder econômico, midiático, parlamentar,  do judiciário, da igreja. Um governo submetido a Washington,  

        que redefinirá a geopolítica na América do Sul com influência no mundo. Fim dos BRICS. Volta da ALBA. Fim do 

        Mercosul, aumento da tensão com a Argentina. O Brasil ficará de costas para a América Latina e de quatro para os EUA

        e até para a falida Europa. 

        O saque do petróleo, pré-sal  Perobrás  Caxia, BB e BNDES, o que não conseguiram fazer ou não deu tempo entre 1994-2002. A Vale, telecomunicações, siderúrgicas, seguradoras, telefônicas estas nunca voltarão.

        Não precisarão que Aécio complete o mandato, mas o tempo suficiente para fazer o saque, em troca deuns trocados podres.

        Aí depois os brasileiros poderão votar para presidente e escolherem quem eles quiserem, de que adianta ser presidente de um país arrasado.

        Cada um pode desenhar o cenário que imagina.

    2. Concordo. Dessa vez não vai

      Concordo. Dessa vez não vai ser igual as outras, pode vir um processo ditatorial camuflado pelos ritos democraticos (Alemanha anos 30?) que vai ser osso duro. A Bolivia precisa de profissionais como eu, e é uma opção na vizinhaça. Não sei se vai ser esse processo natural e democratico não.

  3. O autor me desculpe, mas me

    O autor me desculpe, mas me parece que sobra ingenuidade, boa fé e desconhecimento do tamanho do passo pra trás que o Brasil dará e, talvez, arraste junto os países que compõem o Mercosul e o BRICS. Me lembrou um marinista de ocasião que postou aqui que a gente devia ter o coração aberto, votar em marina e se o governo fosse ruim, “paciência”… A gente sabe o que eles fizeram no verão passado e isto dá uma pista do que eles farão no verão futuro, ainda mais tendo que tirar 12 anos de atraso.

    1. ELEIÇÕES 2014

      Voto no PT em todas eleições que se passaram e continuarei votando, mas concordo que não devemos pensar como “catastrofistas de plantão” como diria um certo presidente no passado, e devemos respeitar o desejo da maioria. O fato da mídia estar influenciando entra naquela parte do “errar menos”, como por exemplo deixar certos ministros em certos ministérios chaves.

  4. Acabar não acaba, mas atrasa

    Acabar não acaba, mas atrasa que é uma beleza. Afinal, o governo Collor foi por esses dias,  a privataria tucana foi ontem e não tivemos sociedade nem movimentos capazes de impedir o descalabro. Até houve manifestações contra a privatização da Vale, mas o resultado foi o que se viu. A Petrobrás são não botou definitivamente o X no nome por falta de tempo. Então, é melhor prevenir e votar Dilma 13.

    1. Atraso

      Na mesma linha MThereza, vendo o documentario Distopia do Capital, de Silvio Tendler, sente-se ainda muita tristeza de ver as maiores riqueza do Brasil sendo transferidas ao capital privado praticamente de graça. De graça para eles, porque para a turma que promoveu essas privatizações barbaras, a gente sabe que nada foi de graça. 

      Não tenho ilusões quanto ao hipotético governo Aécio. Sera um desastre no que tange os avanços sociais e na soberania nacional em relação aos Estados Unidos. Também acho que serão desmantelados, a logo prazo, a maioria dos programas de cunho social que temos hoje e quem viver, vera!

       

  5. O problema é a mentira, a

    O problema é a mentira, a hipocrisia e a desfaçatez em nome do olho grande no poder. A campanha do aécio neves dizer que “o pt ‘odeia’ o aécio enquanto ele somente odeia a ccorrupção, etc.” é o cúmulo da manipulaçao. Não há outro jeito a não ser de chamá-lo pelo nome: cara de pau!

  6. O retrocesso é doloroso, mas pode ser útil


    É lugar comum dizer que só mudamos nossos hábitos e convicções quando sofremos uma paulada!

    Para prová-lo, os inúmeros casos de enfatados  ou atingidos por AVC que só cuidam dos fatores de risco após sobreviverem ao infausto acontecimento.

    Há muitas pessoas beneficidadas pelas politicas públicas dos governos petistas que simplesmente não reconhecem o benefício como um direito seu, não como uma esmola. Outros, ficam interiormente ofendidos porque acham que receberam uma esmola. Orgulho ou valores em que acreditam.

    É claro que não haverá guerra-civil se o Aécio ganhar. Em tempo, sou eleitor petista desde os primórdios.

    Entretanto, muitos ficará frustadíssimos, principalmente se aumentar o desemprego e houver perda de casa, carro ou outros bens financidados.

    Aí, pode nascer o desejo de saber porque isso aconteceu. Tirar a venda que nos cega para ver o que realmente está do outro lado é o primeiro passo para a conscientiização política.

    Pode resultar numa retomada do avanço em bases mais sólidas, ou então permaneceremos décadas como o eterno país do futuro.

     

     

     

     

    1. RETROCESSO NUNCA É VÁLIDO!

      Sei disto. Tenho experiências.

      O retrocesso para reflexão, como vejo seu comentário, não é válido.

      Temos que refletir agora e já.

      Tivemos muitos, mas muitos retrocessos na vida de nossa República.

      Pouco tempo passamos como um país democrático.

      E quando ela chegou, a democracia, foi mesmo, com o neoliberalismo, uma aristocracia combinada com meritocracia.

      Não valeu a pena. Foi muito difícil.

      O País entrou em parafuso. Quebrou três vezes. Vendemos nossos bens soberanos, a preço irrisório, como um falido. Falido, reitero. Chegamos a juros de 45% ao ano. Hoje 11 % ( ainda alta) Inflação de 12,5%, hoje 6,5%. Salário mínimo  que comprava apenas  uma cesta básica.  Hoje, em Aracaju dá para comprar 3,1% cestas básicas. País quebrado porque a dívida pública externa era maior do que as reservas. Hoje a dívida pública externa representa apenas 30% das reservas que temos, que bateram o record de mais de 350 bilhões de dólares.

      Houve muito sacrifício para a melhoria acontecer.

      Retrocesso, pelo amor de Deus, nunca é não será válido.  Ele pode acontece,r e se isto ocorrer, teremos que continuar nossa luta. Mas para que?

    2. Só faltou um detalhe…

      .. que enfraquece e derruba a sua argumentação:

      Os beneficiados atuais que se informam apenas através da imprensa velha serão informados por esta que o PT afundou economicamente o Brasil e eles estarão perdendo o que conquistaram pela irresponsabilidade e incompetêcia do governo atual. Os beneficiados odiarão o PT por tê-los iludido com uma falsa ascensão social/econômica/etc e pronto.

       

  7. O Brasil, por meio até de

    O Brasil, por meio até de parte de seus Poderes Constitucionais, juntamente com a Elite que sempre dominou o País, opta e sempre optou por BABAR OVO dos Americanos! Uma pena! Temos que nos concientizar muito, mas muito mesmo, para atingirmos o grau de uma Nação Livre, Soberana e Forte!!!!! Viva o Brasil, o Lula e a Dilma!!!!!!!!! 

  8. Valentão com gangue por trás

    Quem tem costas mais largas fala mais grosso. Ainda, somemos a esse vasto apoio ao Aécio o fato de que, a rigor, não tem nada a perder, nem biografia nem princípios. Isso o torna um rival perigoso no momento, agora, na hora do voto, mas não durante os quatro anos em que o nosso opositor tenha que demonstrar o que falou. Para combater um sujeito assim devemos assumir que, mesmo perdendo, o conjunto de valores e de verdades colocadas na luta, pelo nosso lado, continuarão prevalecendo e, se a população não tomar consciência nestes dias de campanha hoje, irá toma-la amanhã. Hoje não é dia de desculpa, de puxar saco, nem de jogar o mesmo jogo, mas de garantir que faremos melhor, de passar ao eleitor que ele continua no poder se escolher Dilma, pois poderá criticar todos os dias se preciso for. Já o Aécio, é só perguntar em Minas se existe espacio para críticas. Espero que tenhamos quatro anos para provar isso.

     

  9. mas retrocessos acontecem 

    mas retrocessos acontecem  historicmente.

    em suma é isso,

    mas concordo com muitas conclusões do texto.

    o problema que to sentindo agora é que

    o psdb pode implantar uma ditadura democrática, se isto existe.

    já inventaram algo parecido.

    as instituições funcionam,mas em favor de uim lado só, o lado retrógrado.

    exemplo disso, é o cosórcio judiciário-grande mídia golpista e tucanos.

    um ajuda o outro e ficamos abismados

    com o que conseguem empulhar a sociedadecom mentiras e meias verdades.

    esse é o perigo. acrescentado

    ao ódio inerente implantado por

    esse consórcio nos últimos doze anos,

    é um caminho aberto para radicalismos.

    quando o mino carta disse uma vez que

    lula era importantre porque conseguiu o

    equilibrio de forças sociais, não estava equivocado.

     

  10. Sérgio T, tenho que em parte

    Sérgio T, tenho que em parte discordar. Talvez apenas por ser uma pessimista contumaz ou porque a minha experiência de vida tenha trazido mais dissabores…

    Quando você diz: ” O Brasil (e os brasileiros) pode piorar ou melhorar com um presidente específico, mas hoje a maioria das instituições públicas, associações, organizações sociais civis ou estatais, os milhares de empresas, que necessitam de um ambiente econômico minimamente estável para sobreviver, etc., estão firmemente fincadas em nosso tecido sócio econômico, ou seja, os nossos “controles sociais” expulsarão qualquer um que chegue muito perto de certos “abismos”.”

    Não concordo.

    Eu ouvi o mesmo discurso anos atrás quando o FHC ganhou as eleições e o que vi foi a maior venda de nosso país. Eles desmontaram o Estado e desmontarão novamente. Nossa democracia é muito frágil  de modo que , para mim, o perfil do presidente da república  faz toda a diferença.

    Neste momento não cabe nenhum tipo de conformismo. Temos que ir para as ruas, temos que lutar para que o Aécio não ganhe de nenhum modo e só depois das eleições é que faremos nossas análises de conjuntura.

    Agora não. Agora é guerra. Agora é luta.

     

    1. Mesmo pq o pré-sal vai pro

      Mesmo pq o pré-sal vai pro saco e não volta mais. E se os gringos viciarem nesse pré-sal, a gente vira um oriente médio.

    2. Mesmo pq o pré-sal vai pro

      Mesmo pq o pré-sal vai pro saco e não volta mais. E se os gringos viciarem nesse pré-sal, a gente vira um oriente médio.

  11. nao sergio, ainda nao temos

    nao sergio, ainda nao temos democracia, nao temos ministerio publico e juridiciario como instituicoes da democracia

    diferenca para ditadura, apenas na vida politica

    direta ja, imprensa transformou em tancredo nova republica

    collor eleicao e derruba, fraude completa

    gov fhc foi bandalheira juridica sem procedente

    desde 2004 ate hojre, uso do mensalao pela imprensa e judiciario com fator politico e eleitoral para destruir unicao partido e movimento fora da elite tradicional

    veja que eleicao de hoje e periodo de getulio, pouco temos de diferenca,,, GOLPE EM CIMA DE GOLPE

    ao se trata de ganhar ou perder eleicao, TRATA SE DE NAO HAVER CLIMA E CONTROLE PARA QUE POVO DECIDA

    na vida comum, continuam criminalizando os movimentos sociais, rainha, etc,,, continuam matando na periferia, etc etc,,,,

    nao se iluda, o proximo periodo com aecio, junto com derrota moral da esquerda, vira um arrocho fiscal pra vida das pessoas, para aparelhamento cada vez maior das instituicoes que poderiam dar as condicoes para democracia,,,,

    golpe no getulio foram 15 anos, o golpe no jango foram 36 e agora com pt, serao quantos????

  12. Assimetria de poder – manda quem pode, obedece quem tem medo

    O poder efetivo de produzir danos imediatos da plutocracia é muito, mas muito, menor do que o que eles nos querem fazer crer.

    Não tem nem quadros. Tai o pateta do Armínio, aspirante a ser um deles, no sacrifício para não me deixar mentir sozinho nesta.

    O Brasil não tem o que temer, como a China e sua grande revolução. Nosso destino como nação é grandioso e magnífico, não são meia duzia de malandros oportunistas que irão embotá-lo.

    O Brasil pertence aos brasileiros e isto é inegociável !

    1. Se pudesse viver 300 anos,

      Se pudesse viver 300 anos, compartilharia de seu otimismo. Infelizmente meu tempo de vida eh curto, e o retrocesso que se descortina vai levar décadas para ser reparado. Se eh que o vai, posto que a memoria das pessoas eh curta cada nova geração que substitui a anterior parece cada vez mais alienada e fácil de manipular.

      O PIG esta vencendo mais uma. Mais um Collor por nossa goela abaixo. O poder dessa gangue tem que ser controlado, ou viveremos nesse eterno ciclo de tomada do poder por calunias e mentiras, com o massacre dos bem intencionados. 

      1. resposta ao comentario acima

        Calma! A eleição ainda não aconteceu. Lembre-se de quando o FHC sentou-se na cadeira da Prefeitura de São Paulo.

        Vamos lutar até o último minuto pela DilMa. Fiz um comparativo do governo Lula e FHC e envio para todos aqueles que me enviam trolls contra o PT. 

  13. temos um deficit civilizatório

    isso é bem verdade, somos um País jovem com uma história de exclusão, vassalagem, autoritarismo e concentração de riqueza absurda o que contribuiu ainda mais para esse déficit mas uma coisa é certa: nos últimos 2 anos avançamos como nunca na nossa História o que por outro lado estampou nossa deficiências e o quanto temos de avançar..estancar esse processo agora é retardar em muito algumas conquistas importantes da sociedade brasileira que fizeram com que nos tornássemos menos atrasados e incivilizados..é fundamental ganharmos essa eleição para que os avanços continuem e novas conquistas seja agregadas..

    Povo na miséria e pobreza não se civiliza..

  14. DILMA OU A BARBÁRIE

    Para as novas gerações:

    Quem acha que ACN, pode ser exemplo para seus filhos vote nele aí se revela o tipo de pai. Este senhor que nunca conquistou nada pelo seu próprio esforço que coleciona carrões, relógios, modelos, aeroportos com dinheiro publico, dirige com carteira vencida e se nega a submeter ao bafômetro. Este candidato sempre foi protegido pela imprensa mineira quem fez oposição teve suas vidas destruídas.

    Agora gostaria de ouvir a opinião do mesmo sobre a lei Maria da Penha e qual política para as drogas que irá executar se porventura eleito, e finalmente o que acha do Código Nacional de trânsito.

    Estou colocando isto para a classe média que é sua eleitora e que prega a moral de cuecas e quer mudanças.

    Pra mim basta, chega:

    Quem viveu sob os governos de Jânio da Silva Quadros, o período de desetabilização de Jango. os anos de chumbo da ditadura civil-militar desencadeada pelas classes empresariais -todas elas-, juntamente com a embaixada e governo dos EUA, que chegou a deslocar a sua Frota para as costas do Brasil e durou duas décadas, e deformou o país e seu futuro, ainda sentido nesta data.

    Quem viveu a derrota das diretas, para que o avô deste playboy de hoje torne-se presidente, que desembocou no governo Sarney, depois o desastre Collor endossado por nossas classes dominantes irresponsaveis, depois a ditadura pelo consenso de FHC.

    Doze anos de governoo Lula/Dilma é muito pouco para que viveu no inferno até 2002, e possivelmente voltará a vive-lo a partir de 2015.

    Agora vejamos que é Dilma Vana Roussef uma pessoa que demonstrou com o seu exemplo de vida. Sua honestidade – isto quem afirma é a burguesia que é sua inimiga. Dilma a guerreira de nosso povo.Fez o que pode e o que não pode para reisitir ao imperialismo estadunidense.

    Enquanto o outro quer por quer o brinquedinho Brasil em suas mãos.

    DILMA OU A BARBÁRIE!

  15. Polianesco até nao mais poder

    Desculpe, Sérgio, mas vc  nao está vendo a realidade. Vc nao acha que foram “coincidências” demais? Queda do aviao (Providência Divina? ou CIA?), “erros” das pesquisas, delaçao premiada na hora H, Globo tirando o restinho de máscara que ainda usava… Todos os indícios sao de intervençao de Mané Sinhô. Golpe camuflado. 

    Há altos interesses no pré-sal (e nos aquíferos…). Se o pré-sal for entregue às multinacionais, a maior esperança para este país escorre entre os dedos. É preciso lutar contra isso até o nosso último fio de voz. 

  16. Já perdemos a eleição? É o que parece!

    Pelo que tenho visto nos comentários e em alguns textos, parece que todos já acreditando, sem bomsenso – perdoe-me o trocadilho – que já perdemos a eleição, com a divulgação, pela mídia e com a autorização do Juiz,  das declarações do Diretor e do Doleiro, nas delações premiadas, que estão sendo, diariamente, sendo objeto de manchetes na TV e nos jornais – com certeza até nas eleições.

    Estão jogando a toalha?

    Com medo?.

    Ainda o texto fala de “gerentona”, deixando claro que não gosta dela,  no seu muito pelo contrário.

    Pois bem. Gosto do governo Dilma.

    Ela nunca teve medo. Este medo que está dominando os escribas e comentaristas no blog.

    Ela foi contra a ditadura, sem medo de perder a vida pela Nação. Sofreu torturas e ficou por um bom tempo presa. Só Deus sabe o pão que o diabo amassou para ela.

    E todos aqui não querem nem saber. E vão lá de “gerentona”

    Vou citar apenas uma dado: a gerentona – desde o tempo de Lula – vem preparando o País para não faltar energia. E agora, com esta seca histórica, não houve e nem haverá o “apagão” do tempo de FHC. E acho que ele, FHC, não foi nada igual a Gerentona, tanto que tivemos que fazer economia danada em nosso consumo e atrasou, com isto, o desenvolvimento industrial de nosso País. Nem gerente FHC foi,  porque mandavam nela. Tudo que fez foi obedecer as ordens de Washington. Esqueçam tudo que eu falei.

    Gerentona?!

    Oxalá Deus nos  permita que as mentes dos brasileiros possam escapar das influências desta manipuladora e massacrante mídia,  que impôs a nossa presidenta a imagem de um Diabo, um ser insensível, uma mulher que não pensa nos seres humanos. Hoje, nesta” gerentona” do texto vejo que até o seu subscritor foi atingido pelo efeito da propaganda midiática que invadiu o coração de muitos brasileiros.

    Dilma – já percebi entre muitas pessoas do povo – é,  aqui em S.Paulo, odiada. E quando se perguntar o porquê deste ódio, eles não conseguem explicar. Não conseguem explicar e dizem que irão votar contra Dilma, seja em quem for.

    Agora o quadro ficou mais claro: Dilma foi abandonada por muitos, em sua base aliada, porque demitiu o diretor da Petrobrás, que agora recebeu o prêmio da delação, para que Dilma perca a eleição. Ele não teve medo. Enfrentou, com certeza, poderosos que bateram o pé, saíram da base, apoiaram outros candidatos. Mas ela não se quedou. Ficou do lado certo, procurando dar condições à Polícia Federal de combater a corrupção. E deu no que deu.

    Tudo vai continuar como antes? Não acredito.

    Sou um idoso,  com 71 anos de idade. E sei que a luta pela homogeneidade de nosso povo – não a luta do pobre contra o rico, do trabalhador contra o empresário – vai continuar. Mas teremos um grande retrocesso.

    Lembro ao subscritor que perdemos a Vale do Rio Doce ao preço de 3 bilhões de dólares, quando só naquele ano, deu um lucro de 2,5 bilhões de dólares. Deram a Vale para o exterior. Perdemos também, através do governo pessedebista CEMAR, CESP TIETE,;CETEEP – COELBA,CONGÁS;COSERN; CPFL,RGE,,ELEKTRO;ELETROPAULO;ESCELSA ;GERASUL;LIGHT;BAMERINDUS, BANESP, BANCO MERIDIONAL;BANCO REAL; BEA;BEG (Banco de Goiás);CARAIBA PQU (Petroquímica União S.A.

    Quer mais: TELEBRAS: EMBRATEL, TELESP, TELEMIG, TELERG, TELEPAR, TELEGOIÁS, TELEMS, TELEMAT, TELEST, TELEBAHIA, TELERGIPE, TELECEARÁ, TELEPARÁ, TELPA, TELPE, TELERN, TELMA, TELERON, TELEAMAPÁ TELAMAZON, TELEPISA, TELEACRE, TELAIMA, TELEBRASÍLIA, TELASA.

    Como recuperar isto tudo? Não há como. Agora, eles irão entregar o que sobrou e que foi preservado por  LULA/DILMA

    Muitos bens e negócios e empresas podem ser privatizados, mas não aqueles que representam nossa soberania. No momento em que grupos estrangeiros e mesmo brasileiros tomam esta propriedade, o governo não governa. O povo não governa.  Perde a sua soberania.

    Quer saber. Hoje sei que os militares foram derrubados do poder – Ditadura sem fui contra – porque fizeram o que cartilha americana determinada. Porém, quando eles queriam que nossos bens soberanos fossem alienados, falou mais alto o sentimento patriótico e não concordaram.  Daí terem sido derrubados.

    Agora,  se o Aécio vencer, não teremos ninguém para evitar que a nossa soberania seja totalmente subtraída e entregue ao poder econômico mundial, às multinacionais. Eles anunciaram as medidas que tomaram e que levará, certamente,  à privatização final para pagamento de juros  – só juros – porque a dívida pública irá continuar. Irão fazer os brasileiros pagarem a dívida externa privada dos bancos, que hoje monta 160 bilhões de dólares.

    Teremos um país com aumento expressivo do desemprego,aumento do trabalho informal, decréscimo  do trabalho autônomo. paralisação do  movimento social ascendente dos últimos anos, redução da renda familiar,- aumento da desigualdade de renda do trabalho,um caos econômico,com queda nas vendas,queda  na produção industrial,queda na prestação de serviços, queda da lucrativa ou retorno do prejuízo ou sua majoração.,aumento da inadimplência,  consequentemente concordatas e falências nas empresas particulares. Tudo isto fruto do já planejado aprofundamento exacerbado do tripé econômico,  metas inflacionárias, passando de 6,5% para 3%, metas de política fiscal, com ampliação do superávit primário, mediante restrição dos gastos públicos, máxime na infra-estrutura, nas políticas sociais e nos subsídios, câmbio flutuante sem controle do BC, que será independente. Isto levará,com certeza, a uma explosão da dívida pública, com aumento de juros e, claro, a necessidade de venda dos ativos soberanos que nos restam, como o  Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e a Petrobrás. Na leva disto, tudo, é claro,  os direitos trabalhistas e previdenciarios serão diminuídos, com ele a política da valorização do salário mínimo,  que é básico para a melhoria do povo brasileiro. Para por aqui.

    Mas, viu, Sérgio, a gerentona conseguia inpedir tudo isto de acontecer. E depois da eleição, se perdermos,pois nela voto com consciência de um brasileiro vivido, iremos conferir como era importante ter uma mulher que ama seu País, acima de tudo na presidência.

  17.   “Diante de uma larga frente

      “Diante de uma larga frente de batalha, procure o ponto mais fraco e, alí, ataque com a sua maior força.”  – Sun Tzu

     Assisti ao último programa da Dilma. Tirando alguns momentos interessantes (como o “comparar não ofende”), foi um programa fraco. A Dilma e o PT tem sido bombardeados 24 horas por dia com acusações de corrupção. É fundamental usar o pouco tempo que temos — apenas 10 minutos! — para mostrar que, em termos de corrupção, é o Aécio quem tem mais o que explicar. Corrupção, nepotismo, parentes e aliados envolvidos com tráfico de drogas… estes são os pontos fracos do Aécio. E “se você descobrir o ponto fraco do oponente, você tem que atacá-lo com rapidez.” – Sun Tzu Parem de falar das obras que fizeram e dos programas que pretendem fazer. Quem acompanha o programa eleitoral está cansado de saber. Mesmo os adversários de Dilma, sabem que ela é honesta. É preciso confrontar o Aécio no tema da corrupção, e bater nessa tecla todos os dias. Este é o ponto forte de Dilma, e o flanco aberto do adversário. 

  18. eleição

    detesto esse pessoal que conta derrota antes da batalha.como disse a presidenta dilma(a vida requer coragem) o dia D e 26 de outubro.portanto parem com essa choradeira.e vão fazer a diferença.

    1. paulo sem mimi nem chororô

      comigo tem disso não, estou é com a faca nos dentes até o dia 26..me impus ganhar pelo menos 3 votos todos os dias para Dilma, aqui a cidade é bem pequena..

  19. Eu já sabia…

    Eu já sabia que meu texto sofreria diversas críticas por ser colocado no meio da batalha eleitoral, num blog frequentado por maioria situacionista (inclusive eu). Quem me acompanha sabe que eu voto Dilma, porém faço questão de separar alguns conceitos e percepções…

    Ao menos para mim fica muito claro que eleger Aécio Neves é um grave retrocesso. Infelizmente o “martelamento” em pról do atraso feito pela grande imprensa ameaça dar certo. E o meu texto deixa bem claro que se isto acontecer, a luta terá que ser incessante contra o estelionato com que tal presidencia se dará. É RETROCESSO MESMO!

    Mas crer que haverão milícias matando quem andar de vermelho pelas ruas, beira a estupidez… Me desculpem!

    O que procuro fazer com este texto é dar alento à nossa vida pessoal, não só a nossa vida sócio política. Cresci e comecei a trabalhar num tempo que a vida de alguém que se mostrasse muito oposionista não valia nada. Tudo bem, não corri risco extremo de morte, mas arrisquei um bocadinho combatendo os assassinos da ditadura. A gente reunia, panfletava, enfrentava, era vigiado, mas já eram os anos oitenta (na verdade foi no fim de 78), a ditadura não tinha a força política anterior. Mas hoje estamos em 2014 e NÃO ACREDITO que esse tempo volte por causa da ascensão do PSDB ao poder. Estive na oposição toda a minha vida até a eleição de Lula, vi minha opção política fora do poder por toda a minha vida e não só sobrevivi perfeitamente, mas também ajudei a transformar nossa realidade. Portanto não acredito que a eleição do Sr. Aécio Neves instalará um regime de terror e perseguição aos petistas. Sinto muito, mas creio que o calor da duríssima batalha eleitoral está deixando alguns correligionários com turbidez mental! 

    Repito, haverá um baita retrocesso político e principalmente econômico com o retorno do PSDB ao poder, mas o mundo não vai acabar. Quem viveu nos governos do Figueiredo e do Sarney sabe disso… Eu venho todo dia no blog do Nassif escrever sobre economia e política, mas minha vida pessoal e minha felicidade não se restringem a esse mundinho. Quem ancora sua felicidade pessoal em função dos políticos que estão no poder, não passa de um capado existencial. A vida é muito mais do que isto!

    Poliana AnaLu? Você sempre foi uma voluntarista emocional, solitária, viveu na ditadura e parece que esqueceu como era. Vê se cresce meninota.. Sinto muito… Para ô! 

    E me reservo ao direito de seguir comentando nos posts, mas se ninguém me ofender pessoalmente, mais não digo aqui! Vou abrir uma latinha…

    Um abraço.

    PS: ainda acho que dá com Dilma 51% dos votos contra 49% de Aécio.

    1. Perfeito, Sérgio. Lucidez a

      Perfeito, Sérgio. Lucidez a toda prova.

      Se fosse de dar estrelinhas jogaria uma constelação no seu comentário. Grande abraço e vamos em frente.

    2. Nao esqueci da Ditadura nao Por isso nao minimizo o risco d volt

      E francamente, Sérgio, ficar apelando para procedimentos de criar “perfil psicológico” para alguém que te fez uma crítica respeitosa nao é digno de você, é recurso machista super conhecido pelas mulheres isso, francamente nao esperava isso de você, a quem sempre respeitei. Mas enfim, vivendo e aprendendo. 

      1. Cequisabe…

        A “Poliana” aqui não entende que foi desrespeitosa, muito menos machista… E ela também segue vivendo e aprendendo… 

        Poliana desliga!

        1. Vou explicar em que foi machista

          Primeiro, nao entendi a relaçao entre nao gostar do seu tópico e “nao lembrar da Ditadura”. Como? é o contrário. Mas deixemos isso para lá, porque nao é o foco aqui. 

          Por que eu sou “voluntarista emocional”, Sérgio? Ao contrário, sou sempre acusada de ser pragmática, detesto o discurso sonhático da defesa do Ideal. E por que “solitária”, Sérgio? Porque nao sou casada nem tenho filhos, e esse é o destino das mulheres? Espantoso se você pensar assim, e aí o machismo está super explícito. De onde você tirou essa minha pretensa solidao? Nunca reclamei de solidao aqui, tenho uma família maravilhosa, que me deu o maior apoio no perrengue recente pelo qual passei, tenho amigos incríveis, a maioria deles há mais de 30 anos, tenho colegas de trabalho com quem me dou bem, tenho alunos. Em que nao cresci? Se há uma coisa que tenho é pés no chao, às vezes até demais. Mas a questao nao é essa, né? É a de desmerecer a minha opiniao atribuindo-a a essas pretensas características psicológicas. 

          E esse é um recurso velho, Sérgio, vc nao foi nada original com isso. Qualquer feminista sabe quao clássico é isso. Se reclamam é porque sao feias, ou mal amadas, porque nao têm homens (esse grande desastre…). Tem um sujeito aqui  dentro que vive fazendo isso, me chama de “amarga”, diz que tem pena de mim, etc. Só que ele é um cretino, machista, homofóbico, antissemita, nele eu acho isso normal, plenamente esperável. Mas de você, francamente, nao esperava, sempre te considerei muito, mesmo quando em desacordo com você. E eu odeio me decepcionar com as pessoas. 

           

          1. Hã?

            Uia, sua resposta “pragmática” e não emocional impressionou (mau) Poliana! Ela até vai voltar por causa disto…

            Primeiramente convivo contigo no blog a algum tempo e sempre te achei uma voluntarista emocional e com uma linha eminentemente solitária em suas posições, na maneira de aqui conviver com os outros, ou seja, me referi ao mundinho daqui do blog. Este fato colocado, nada sei do que se passa na sua vida pessoal, e nem me interessa. Então se você é sozinha ou não em sua vida pessoal, não é problema meu, nem de quem nos lê. 

            Em segundo lugar, faço análise psicológica, econômica, política, pessoal e mais o que eu quiser de qualquer um aqui. O blog é público e sobre esse prisma, desde que respeitadas as regras do Nassif, eu me comporto como quiser. Ao menos eu entro aqui com nome, sobrenome, e sem subterfúgios. 

            Finalmente lhe digo que jamais dou trela para “pseudônimos”, não importa o arrazoado justificativo que eles dêem, sempre deixei isto bem claro para ti e para todos os outros… Sou amigo apenas de quem eu conheço… Eu não sei quem é Anarquista Lúcida… 

            E por favor, dispenso sua péssima percepção sobre o que penso… Acredite não faz diferença… 

            Poliana espera desligar este assunto fora do post de vez… 

          2. Vc pode “analisar” quem quiser, claro

            Direito seu, claro; mas que passa a te caracterizar à medida em que vc o “exerce”. No caso, caracterizar como machista e como arrogante. Se colocou numa posiçao de “superioridade” e “condescendência”, se dirigindo a mim, bem mais velha que você, aliás, como se eu fosse uma adolescente, me aconselhando, me “mandando crescer”. Presunçao e água benta sao de graça, claro. 

            Além do mais, deformando o que eu disse. Nao disse que nao sou emocional, claro que sou, sou gente, nao sou poste; e sim que nao sou voluntarista. E nem te chamei de Polyanna, disse que UM COMENTÁRIO SEU, específico, foi polianesco. E foi. Diante da mera hipótese de que a eleiçao seja perdida, já começou o “jogo do contente”: nao será tao grave assim se perdermos uma perna, afinal, nao perderemos as duas. 

            Mas concordo que é melhor parar por aqui, página virada, nao vale a pena me chatear mais com isso. Passe bem, Sérgio. 

  20. Não podemos no dividir………………..

     

    Embora não concorde com vários argumentos do Sergio, principalmente quanto ao que ele diz, caso o Aécio vença, e espero que não, de que não haverá perseguições aos petistas, faço um reparo.

    Haverá sim, não só persegujição aos petistas, mas a todos que se opuserem ao programa deles, qual seja – privatização do BB, Caixa, BNDES, Pré-sal, enfim tudo que puderem torrar, como fizeram à época de FHC.

    Vejam o que ocorreu recentemente, na Espanha, Portugal, Italia, Grecia, enfim a todos os que cumpriram as determinações do FMI e da Banca Rentista !

    Com a supressão dos beneficios sociais, e o desemprego que inevitavelmente virá, muitos não terão condições de saldarem suas dividas efetuadas na aquisição de casas, apartamentos, carros, enfim todo este consumo verificado nos ultimos anos, então…..

    Já disseram o que farão, caso eleitos – exugamento do estado, redução do salario minimo, revisão de aposetadorias, o que isto quer dizer senão desemprego e miséria !

    Quanto a esperar que tudo passe, conforme já disseram aquí, nós nesta idade, não temos mais tempo, e além do mais, temos nossos filhos e netos, os quais, se depender de mim, não irão passar pelas desventuras que você citou.

    Os governos passam, mas nós também passamos, e não é justo que nosso patrimônio seja torrado ao preço de bananas, como foram na época de FHC, e digo mais.

    Vide como foram os saques, nos países invadidos,com a desculpa de defenderem direitos humanos, e em que situação de miséria estão hoje. Depois do saque e da terra arrasada, não sobra muito, meu caro Sergio.

    Vamos a luta, porque depois do leite derramado, não adianta chorar !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 

  21. Gostaria de ter seu

    Gostaria de ter seu otimismo.

    Ao menos em São Paulo, desde 2010, que o ódio ao PT está levando a agressões absurdas, inclusive físicas.

    As pessoas foram manipuladas de tal forma que querem destruir qualquer petista ou quem elas pensam ser.

    Tenho tido medo de sair com a camiseta do PT pois recebo xingamentos e se o Aécio ganhar, a tendência é a piora da situação.

    Aliás, a contribuição da Marina, desde 2010, foi essencial para que isto ocorresse. Ela exala ódio e rancor por todos os poros.

  22. Típica visão do liberalismo ,

    Típica visão do liberalismo , no sentido original. Afirmar que a política não sintetiza as nossas vidas é revelar a incompreensão do significado da política precisamente como síntese, como algo que permeia toda a nossa vida , afetando todos as dimensões da nossa vida social e por eles sendo igualmente afetados. A tentativa de abstração da política,  dizendo-se capaz de levar a vida em processo de aperfeiçoamento civilizatório, independentemente das consequências da política, revela posição de classe, ou seja, de alguém que , mesmo que as políticas neoleberais entreguistas venham a ser implementadas, não teria a vida tão prejudicada, o que , de fato, ocorre com a maioria da classe média, que , mesmo em períodos de vacas magras neoliberais, consegue manter o seu modo de vida mais ou menos preservado . Porém ,isso não é verdade para amplas maiorias da população , para grandes massas da sociedade, onde as configurações particulares de cada política podem representar a diferença entre viver acima ou abaixo da linha da pobreza e, em última análise, a diferença entre a vida e morte. Acreditar que o Brasil é um país vacinado contra rebeliões é , de certa forma, justificar a radicalização da direita que , com certeza, também supõe que o povo brasileiro jamais se levantará, apesar de vários indícios de que vivemos encima de um barril de pólvora.    

  23. Aos cidadãos de 1a. classe,

    Aos cidadãos de 1a. classe, aqueles que votaram no PT, mas…, e  que acham que as instituições estão firmemente ficadas, também tenho argumentos para discordar dessa estabilidade. O que fazer quando um número grande de pessoas entrou no século XX ascendendo à classe média – que nem plena é, já que foi desmembrada em n classificações chegando à classe C ou D,   em pleno século XXI? Quando ainda existe uma população que  vive em condições precárias, invisíveis, apesar do país ter avançado tanto? Que ainda não fizemos as reformas necessárias para apagar os laços deixados por uma história patrimonialista e pelos diversos golpes sofridos pela tão aclamada democracia? O fato de ter começado seu exercício de cidadania no governo Geisel ou em qualquer outro período é que não resume o papel de cidadania de ninguém, nem faz de qualquer um de nós iluminado, por termos passado por tantas experiências. São nossas dúvidas e nossas certezas, essas em menor intensidade, que nos levam ao embate político. Quanto tempo se leva para construir um sistema de educação? Muito tempo. Em quanto tempo pode esse mesmo sistema ser reduzido a pó? A experiência com Jarbas Passarinho mostra que foi em tempo recorde, já que nem existia essa maravilhosa tecnologia à mão de qualquer político, na época. Quanto tempo e quanto custo é necessário para construir um sistema previdenciário e um sistema de saúde? Quanto tempo e quanto custo  humano foi necessário para formações sociais que tivessem a liberdade de mostrar e viver plenamente suas diferenças de pele, opções sexuais e de gênero, de opiniões,  antes só experimentadas na esfera privada ou reclusas em pequenos guetos? Então, não concordo. Aécio tem que crescer e aparecer como ser humano para ser presidente. Não passa de um aventureiro cercado de piratas  a serviço de muitos interesses globais, daqueles que desmancham em segundos com um toque de martelo, o que levamos séculos e anos  para construir. Aécio, não. 

  24. O artigo em certo ponto comenta:
    “Se o Aécio for vencedor, lutaremos na oposição…”

    Aqui eu fiquei pensando…: – Nestes últimos 12 cansativos, trabalhosos e lutadores, combativos anos, quem, estando a favor do governo, deste desenvolvimentismo trabalhista, desta esquerda social, centro esquerda, não importa o nome, mas QUEM alguma vez sentiu-se FORA da OPOSIÇÃO? Realmente, na situação ou como se não estivesse sempre em face a algum tipo de “combate”?

    Aposto que quase ninguém…

    Não nos deixaram. Estamos ainda no caminho. Não aceitam que tentemos e, lamentavelmente, também, deturpam e nos manipulam. Depondo contra seu próprio povo, como sempre fizeram. Infelizmente por ainda nos encontrarmos em estágio pouco desenvolvido de evolução política social.

    E a dita esquerda “oganizada “, extrato desta mesma sociedade, da mesma maneira a isto reflete. É ainda dispersa e egoísta.

    Independente do resultado do pleito, é preciso arrumar a casa. Para o bem de nossa primeira e principal bandeira: nossos filhos, nosso povo.

  25. O que está em jogo……………..

    Vendo a entrevista do Lula ao Mino Carta, além de tudo que diz ser o que podemos ver e sentir, cito o que foi o resumo de toda entrevista a meu ver.

    ” O que está em jogo nestas eleições, não é a Dilma contra o Aécio. Não é o PT contra o PSDB, mas dois projetos de governo” (Lula)

    Assim, nada mais correto e claro, para elucidar aos que ainda têm duvidas do que está em jogo!

    Eu, já há muito me decidi, e desde 2009, considero que o Brasil, merece melhor sorte que eleger entreguistas, privatistas, e rentistas que saebm somente abaixar a cabeça, tirar os sapatos e obedecer cegamente às ordens do FMI e   Banco Mundial ! 

  26. O que está em jogo……………..

    Vendo a entrevista do Lula ao Mino Carta, além de tudo que diz ser o que podemos ver e sentir, cito o que foi o resumo de toda entrevista a meu ver.

    ” O que está em jogo nestas eleições, não é a Dilma contra o Aécio. Não é o PT contra o PSDB, mas dois projetos de governo” (Lula)

    Assim, nada mais correto e claro, para elucidar aos que ainda têm duvidas do que está em jogo!

    Eu, já há muito me decidi, e desde 2009, considero que o Brasil, merece melhor sorte que eleger entreguistas, privatistas, e rentistas que sabem somente abaixar a cabeça, tirar os sapatos e obedecer cegamente às ordens do FMI e   Banco Mundial ! 

    E tem mais, quero que o Mercosul consolide, o Banco dos Brincs, e a união dos governos progressistas da AL, em oposição ao Acordo do Pacifico, nos têrmos atuais. 

    So nos interessa acordos, em igualdade de condições, além da supressão de tarifas de proteção, e subsidios escandalosos dos paises desenvolvidos.

    Por enquanto é só !!!!!!!!!!!!!!!!

    1. Todo o jogo vale a pena

      Wendel, a política sempre está no jogo, eu me decidi em 1976 quando comecei a frequentar sindicatos (1978 virei diretor nos bancários, depois saí do banco e fui fazer outras coisas, inclusive ser diretor de outro sindicato neste século). Mas em minha vida tenho visto muita gente apelar para a urgência de um projeto político que considera bom, em contraste com outro pretensamente catastrófico. A ditadura foi uma catástrofe. Todos os dias vemos a “pilha” que a nossa imprensa vive, dando a entender que tudo pode terminar amanhã se a “coisa” pender para um lado ou para o outro. Só que não é bem isso que vi e vivi em minha vida, há muito mais. Há vida e felicidade possíveis no meio das “catástrofes”!

      Também convivo bastante com gente pobre de verdade (parte da família, eu sou classe média), e sei que eles não são gente sem defesa, que necessita de tutela e peninha de “militantes”.

      O que quis dizer em meu texto, e como sempre alguns aqui leram o que não foi escrito, na vida a gente tem família, tem filhos, tem amigos e procura ter uma vida profícua com alegrias e tristezas, sem colocar isto em função só da política. Se fosse assim eu só teria tido 12 anos de felicidade. Reafirmo o que disse antes, não ancoro minha felicidade pessoal na figura de nenhum presidente(a), passado ou futuro.

      Muitos têm necessidade de usar as milenares pobreza e desgraça humanas (que aliás na média melhoraram no último século), para dar alguma utilidade ao seu projeto pessoal enquanto função no mundo, que é militar o tempo todo por alguma causa. Acho perfeitamente válido todos que o sintam, façam. Mas ninguém tem moral para cobrar isto de ninguém… Se me cobrar mando tomar no c… No ato! Trabalhei e trabalho muito para ter autonomia de pensamento, e não aceito que me cobrem “posições políticas” sobre tudo. Quem faz isto é autoritário. Mesmo porque já vi muito sindicalista leão no trabalho sindical e vagabundo no trabalho contratado, muito político que diz as coisas certas e depois as faz errado, muito policial corajoso com a “tchurma” e cagão quando está só…. Todos temos competências e carências!

      Concluo reafirmando que Aécio é o atraso, mas se eleito, não o será apenas pelo voto das elites, será também pelo voto de uma porção de pobres, e uma das coisas que certos militantes têm que entender, é que pobre pode aprender, errar e escolher seu caminho por si só. Se ele não entendeu a mensagem que achamos que é a correta, paciência, e cada um que arque com suas escolhas. Sem tutelas.

      Um abraço.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador