Em pronunciamento, Aécio faz o discurso da conciliação

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Após confirmação da vitória da presidente Dilma Rousseff, o candidato tucano Aécio Neves fez um pequeno pronunciamento. Aécio pregou a conciliação e disse que sai fortalecido da derrota. O discurso de conciliação é mais que necessário neste momento pois as campanhas trouxeram o discurso de ódio como bandeira. Leia a matéria do Estadão.

do Estadão

‘Prioridade deve ser unir o Brasil’, afirma Aécio

PEDRO VENCESLAU, ELIZABETH LOPES E MARCELO PORTELA – O ESTADO DE S. PAULO

Tucano cumprimenta Dilma pela vitória, prega a reconciliação e diz que está ‘mais vivo do que nunca’: ‘combati o bom combate’

Depois de confirmada a vitória da presidente Dilma Rousseff (PT) no 2.º turno da eleição presidencial, o candidato do PSDB, Aécio Neves, deixou o apartamento de sua irmã, Andrea Neves, em Belo Horizonte e foi até um hotel no centro da cidade acompanhado de uma comitiva de tucanos, aliados e celebridades de vários estados. Em um breve pronunciamento, que durou pouco mais de dois minutos, o tucano fez um discurso de conciliação.

“Cumprimentei agora há pouco a presidente reeleita e desejei a ela sucesso na condução do seu próximo governo. Ressaltei que considero que a maior de todas as prioridades deve ser unir o Brasil em torno de um projeto honrado, que dignifique a todos os brasileiros”.

Marcos de Paula/Estadão
Aécio Neves faz pronunciamento em Belo Horizonte após anúncio do resultado das eleições ao lado da mulher, Letícia, e do senador eleito por São Paulo, José Serra

O senador, que terá mais quatro anos de mandato pela frente no Congresso, não respondeu perguntas. Em sua fala, Aécio lembrou o apóstolo Paulo. “Mais uma vez São Paulo é que trata de forma mais clara o sentimento que tenho hoje na minha alma e no meu coração: combati o bom combate, cumpri minha missão e guardei a fé”, afirmou o tucano.

Depois de votar pela manhã, o tucano passou o dia em seu apartamento e no final da tarde foi para o da irmã, onde recebeu dirigentes tucanos e aliados. Havia a expectativa da chegada do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do governador Geraldo Alckmin, o que não se confirmou. De São Paulo vieram o senador eleito José Serra e o senador Aloysio Nunes Ferreira, candidato a vice na chapa tucana.

Votação. Ao votar pela manhã no colégio Milton Campos, na região centro-sul de Belo Horizonte, Aécio já falava em “união nacional’. “Estou pronto para ser o presidente de todos, da união nacional e de um novo ciclo de crescimento e desenvolvimento sustentável no Brasil”, disse.

“Me vejo em melhores condições de fazer este entendimento e governar o Brasil do que minha adversária”, afirmou Aécio, reiterando que pretende cumprir cada um de seus compromissos de campanha e governar para os que mais precisam, os pobres e mostrar que “o terrorismo feito pela campanha adversária tinha o intuito de fazer o PT se perpetuar no poder”.

O tucano fez um rápido pronunciamento ao lado da esposa Letícia Weber, ambos vestidos de azul, e apontou duas marcas antagônicas e fortes na campanha presidencial. Voltou a acusar o PT de promover “a mais sórdida campanha jamais feita no País, com ofensas, calúnias e mentiras” para se manter no poder e disse que sua candidatura deixará como lembrança no Brasil a mobilização nas ruas.

“Outra extraordinária marca que o Brasil irá se lembrar é a do Brasil que acordou e foi para as ruas para dizer que não aceita mais que um partido se julgue dono do nosso destino.”

O pronunciamento de Aécio foi feito num hotel na região central de Belo Horzionte e não no comitê do partido. Os tucanos temiam hostilidades ou incidentes envolvendo militantes petistas no centro eleitoral do PSDB na capital mineira.

Aécio aparentava abatimento durante a breve fala. No hotel e no apartamento de Andrea Neves, o clima horas antes era do resultado era de euforia. Os tucanos trabalhavam com a perspectiva de vitória até o último momento. / COLABOROU ANA FERNANDES

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

44 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sim, tanto ele, como o

    Sim, tanto ele, como o globonews e o bandnews tinham (ou tiveram, por certo tempo) como verdade a eleição do Aécio; a bancada no globonews já falava abertamente (Renata, Cristina, Merval) nisso; o bandnews concentrou a programação externa em frente à moradia da irmã do Aécio; o colunista Cacau Menezes, do Diário Catarinense, da RBS, anunciou que alta fonte tucana confirmava a vitória dele em “apuração paralela”. O FHC e o Alkmin se mandaram para BH (depois, não chegaram ou, se chegaram, esconderam-se no banheiro do aeroporto). A pergunta é, de onde vinha tal certeza? Quem vazou no TSE? A quem interessava o vazamento? Foi tentativa de golpe midiático-informático que não funcionou?

  2. Nesse mesmo discurso Aécio

    Nesse mesmo discurso Aécio como derrotado agradece a São Paulo pela votação que por lá recebeu e não deu uma palavra sobre o seu estado que o elegeu deputado, governador, senador.

    Nesse mesmo discurso onde propoe a concialiação ao mesmo tempo em que afirma:

    “Voltou a acusar o PT de promover “a mais sórdida campanha jamais feita no País, com ofensas, calúnias e mentiras” para se manter no poder e disse que sua candidatura deixará como lembrança no Brasil a mobilização nas ruas”.

    O que existe em Aécio e na direita são

    Ódio e ingratidão.

    Dissimulados pela retórica e pelo eufemismo.

    1. Detalhe: a mulher de Aécio

      Detalhe: a mulher de Aécio estava ali ao seu lado e não ouviu um mínimo afago público de agradecimento. Silêncio esclarecedor!

  3. Caro Nassif e demais
    Aécio

    Caro Nassif e demais

    Aécio que busque se conciliar com as baixarias da mentira e leviandade que ele fez.

    Saudações

     

  4. “Outra extraordinária marca

    “Outra extraordinária marca que o Brasil irá se lembrar é a do Brasil que acordou e foi para as ruas para dizer que não aceita mais que um partido se julgue dono do nosso destino.” Mal sabia que seu estado, Minas Gerais, iria dar um outro significado a essa frase. 

  5. Coitado do Aécio, será

    Coitado do Aécio, será triturado por serra e alckmin por conta das ambições destes dois para 2018. Aécio não se iluda com sua votação em SP. Este estado vota em qualquer coisa que se apresenta como adversário do PT, ou alguém se esqueceu das eleições de Maluf, Pitta e Kassab na capital, fora a insistência com o psdb no estado?

  6. VEJA que comentário interessante…

    “a mais sórdida campanha jamais feita no País”

    Estes tucanos se fazendo de coitados não enganam mais ninguém.

    Será que não aprenderam nada nesta eleição?

  7. E acaba agora o alivio e a
    E acaba agora o alivio e a comemoração. Infelizmente com essa direita que temos por aqui em latinoamerica a luta pela reforma política e regulamentação da midia (nos moldes ingleses) começa agora.E vamos começar vencendo uma luta interna, pela demissão do José Eduardo Cardoso e do Paulo Bernardo. Esse sera O bom começo!

  8. Nassif,
    Ele foi, como sempre,

    Nassif,

    Ele foi, como sempre, falso e verdadeiro.

    Falso ao posar de vítima e imputar ao PT campanha de mentiras e difamações. Falso ao falar em “mobilização nas ruas”. Sério, cara pálida? Quem foi mesmo que levou o povo às ruas?

    Verdadeiro ao assumir o que realmente é: um filhinho de papai. Como todo filhinho de papai, erra e não assume; deixa que outros respondam por ele. Assim o fez ao dizer que a presidente tem a missão de unir o país. Ou seja, ela vai ter de unir o que ele dividiu. 

    Uma das frases mais usadas durante os governos tucanos em MG era a de que “aqui quem mandam são os mineiros. Porque somos altaneiros e nunca nos dobramos”. Outra verdade. Que mostramos ontem ao resto do país.

     

  9. Pra começar a conciliação,

    Pra começar a conciliação, primeiro há que combinar com a mídia: ela é a principal responsável pelo ódio na sociendade brasileira.

  10. não caiam nessa outra vez…

    que Aécio se limite a fazer a sua parte no Senado e nada mais; que vá trabalhar

    reconciliação é papo de nações inimigas ou de país dividido, coisa que já começou a explorar politicamente mesmo sabendo-se que nada mudou

    não foi o país que se dividiu, foi o eleitorado

     

  11. e que a mídia se prepare…

    porque governo bom não precisa apenas de quem o interprete, mas também, e principalmente, de quem o entenda, aceite e ajude após interpretar

    não concluir que estamos no caminho certo, dentro do que é possível e ante um cenário internacional instável e perigoso, foi o que sempre fizeram e continuarão fazendo porque só querem tomar o poder

  12. Virando a página!

    Pronto Aécio, agora pode voltar ao Senado onde continuará sendo um dos mais faltosos e menos propositivos.

    Defina “hipocrisia”: Romário que a vida inteira quis posar de moralizador do futebol, fazendo campanha para Aécio, que tem entre seus grandes amigos Zezé Perrella. kkk.

    Perdemos RS e MS, mas ganhamos de Cássio Cunha Lima e no Ceará.

    O candidato do ficha suja Arruda do DEM perdeu no DF.

    E o povo que prega “mudança” elegeu Renan Calheiros Filho e Pezão.

    Temos muito a comemorar e pouco a lamentar. Baixemos as armas e vamos todo mundo trabalhar pelo Brasil. Brasil para 202 milhões. O discursinho ignóbil de separatismo do Nordeste acaba em fevereiro em Salvador. 

    E que venham as Olimpíadas!!

    1. O DEM também já reconheceu

      O DEM também já reconheceu que acabou. O PPS também acabou, mas não sobrou ninguém para fazer o anúncio oficial. O PSDB também ficou menor, mas isso eles não vão admitir nunca: tinha 8 governos estaduais, agora só tem cinco. O PSB, depois da aventura oposicionista, ficou menor e perdeu metade dos governos estaduais: tinha 6, agora só tem 3. O PV, do ex-jornalista Fernando Gabeira, também acabou quando o boa praça do Eduardo Jorge anunciou o apoio do seu partido a Aécio. À Marina Silva só resta entrar para o PSDB. Depois de colocar o PV na UTI em 2010, quase acabou com o PSB, que perdeu a pouca identidade que tinha com a morte trágica de Eduardo Campos. O projeto da REDE foi igualmente para o espaço. A mídia tucana continua o seu calvário de perder audiência e leitores a cada dia. Esse é o balanço que a direita terâ que enfrentar nos próximos dias.

  13. Aécio foi mais responsável do

    Aécio foi mais responsável do que alguns dos cretinos que o seguem e que estão pregando a segregação do nordeste ou, pior, a fragmentação territorial do Brasil.

    1. exatamente o que estão querendo…

      e não perderam tempo pra começar

      já no discurso de reconhecimento da derrota mostrou o que pretende

      e, acredito, teremos mais 4 anos dessa intenção infame e golpista

  14. Novo GOLPE da mídia

    O novo GOLPE da mídia se chama Brasil Dividido entre Norte e Sul. Vão se apegar durante 4 anos nesta premissa. Na verdade o mapa eleitoral continua quase o mesmo. Enquanto o PT leva grande vantagem no Nordeste, a oposição só leva maio margem em São Paulo. Nos demais estados a coisa é mais parelha. Olhando o quadro dos governadores eleitos ele mostra a base aliada da Dilma fazendo a maioria dos governadores. 
    No pleito de 2018, o candidato deve ser o Lula. A solução para São Paulo é o PT, PMDB, PSD, PSB e PCdoB lançarem um só candidato e assim poder enfrentar a direita que melhor se articulou naquele estado.

  15. O lamentável ódio que não se cala

    O candidato derrotado no 1º e 2º turnos dessa eleição presidencial não se dignou a agradecer diretamente aos eleitores de seu próprio estado,  minas gerais,  nem tão pouco aos eleitores do  rio de janeiro, estado que parece ter escolhido para os seus passeios.

    Agradeceu abertamente à São Paulo. 

    É  razoável supor que  daqui a 4 anos  se se aventurar em nova disputa, certamente, sairá derrotado novamente  nesses 2 Estados, no mínimo.

     

    Bom, agora vou comentar outra coisa.

    Se o candidato derrotado tivesse vencido eu estaria aqui lamentando mas respeitando a disputa eleitoral legítima e desejando-lhe toda sorte em sua nova empreitada, para o bem de todos.

    Pensando nisso, entrei em alguns  blogs daquela famigerada revista  para ver se  , ao menos,  algum blogueiro iria reconhecer a derrota e desejar o mesmo para a Dilma, isto é, desejar-lhe boa sorte em seu novo mandato. Desejar a união do país , enfim, aquelas coisas que todo derrotado digno deseja ao seu adversário.

    Só que não.

    Percebe-se nas linhas e nas entrelinhas que aquele discurso de ódio persiste.

    Inacreditável! É de dar nojo! 

    Uma das  fontes do ódio persiste!

    Que pessoa é este!?

    “Pai, afasta de mim esse ódio”…

     

     

     

     

     

  16. Conciliação?

    Sera que caso o douto senador fosse eleito estaria falando em conciliação?

    Faça-se como o Rei Leonidas em “300”. Manda o mensageiro e toda corja que o acompanha para fundo do poço!

    Reforma política, sim é necessária, mas o que falta mesmo é uma lei de imprensa decente que coiba o linchamento de reputações e de garantias contra as mentiras hipócritas publicadas ! Que doa onde mais deve doer nestes canalhas, no bolso. Certo estava o Brisola (não esqueçam o antológico episódio do direito de resposta no Jornal Nacional!).

  17. Reparem que em todo discurso

    Reparem que em todo discurso do Aécio ele vem utilizando a frase “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”, isso é uma influência  direta dos pastores evangélicos que estão lhe apoiando, é um recado direcionado ao povo evangélico.

    Para quem não sabe, essa frase é apóstolo Paulo, que está em 2 Timóteo 4:7.

    Na redes sociais dos grupos evangélicos, as pessoas vibram quando ele cita esse versículo.

      1. O menino é esperto, ele não

        O menino é esperto, ele não utliliza essa parte da frase “acabei a carreira” ele substituiu por ” compri minha missão”.

        Ele vai dá esse mole e dizer que acabou com a carreira, aliás, as duas carreiras, eh,eh,eh

    1. acabei a carreira…
      lembra

      acabei a carreira…

      lembra outras coisas,

      são paulo caindo do cavalo e, na poeira, recebendo a revelação de cristo?

  18. Dos 50 milhões de votos que o

    Dos 50 milhões de votos que o Aécio conseguiu nessas eleições, acredito que apenas 30 milhões foram votos dados ao Aécio/PSDB, por partidário.

    O restante foram votos de revolta inflado por essa mída golpista contra o PT.

    O PT tem que conquistar parte desse eleitorado, senão não vence as próximas eleições, nem com o Lula.

    Outra, o PT tem que ter um canal de comunicação com jovens que estão abaixo dos 30 anos.

    Muitos desses jovens estão sendo beneficiados pela politicas do PT, e naõ sabem.

    Vi muitos desses jovens votando no Aécio, mesmo fazendo Enem, Prouni, Pronatec…

    O PT tem que se comunicar com esse grupo urgentemente.

    1. concordo plenamente…

      e até acho que dá para resolver de uma forma muito simples:

      de tempo em tempo, mais precisamento no encerramento do ano letivo ou do próprio curso, utilização de “questionários” para que o beneficiado exponha suas considerações sobre o que o governo está fazendo, independente de seram elogios ou reclamações. Que o beneficiado sinta-se com total liberdade para se expressar.

      são nesses “questinários” é que é possivel colocar claramente que são iniciativas do governo federal

      na verdade nem sei se já existe algo igual ou parecido

  19. Após sentir o gosto amargo da

    Após sentir o gosto amargo da derrota Aécio recorreu ao estilo do avô, no que fez muito bem, embora tenha insistido em se tornar vítima, quando, em verdade, quem foi bombardeada pelos quatro lados foi Dilma.

    Dilma teve contra ela a elite, os empreserários, os banqueiros, toda a imprensa de televisão, rádio e jornais escritos, e teve os seguidores deles todos, como pessoas, essas, sim, desinformadas, enquanto são obtusas, manipuladas diuturnamente, por não saberem usar o senso crítico. Com certeza aécio não saiu vitorioso de nada. Os votos recebidos por ele não foram diretamente para ele, mas para uma coisa que se chama anti-PT. 

    Dilma ganhou apertado, mas mesmo assim ganhou por sua garra e determinação. A revista VEJA, na reta final, tetando dar subsídio ao debate de Aécio na Globo, terminou ajudando Dilma em menos de 24 horas a gritar a voz já rouca, não apenas pelos dias de muitos discursos, mas por esse grito ter ficado entalado, guardado, esperando um mote para sair d sua boca e ecoando aos quatro ventos. Foi a coisa mais patética já feita pela revista, e mais agradável realizada pela Presidenta, que pôde mostrar o que sente por um jornalismo barato que em todas s eleições age com os mesmos expedientes. Só tá faltando a Globo continuar fazendo das suas até um dia mexer diretamente com Dilma. Brizola conseguiu direito de resposta na Globo, por que Dilma não já conseguiu? 

  20. dos debates retirei algo alarmante…

    ainda há milhões de brasileiros que acreditam que “esgoto a céu aberto”, entre outras coisas, é falta de responsabilidade do governo federal

    falha de comunicação do governo federal das mais alarmantes, porque, daí, o cidadão pode concluir que de nada adianta reclamar e cobrar atendimento na sua região admintrativa ou diretamente dos seus veradores e prefeitos, e deixa para se manifestar votando contra o governo federal

  21. sem que educação passe a ser tudo…

    seguiremos com essa batalha de ódio e de protestos insuflados por esta mídia bandida diretamente no coração do cidadão através do uso de suas bocas sujas, ou seja, pelo rádio ou pela televisão

  22. o que o Aécio não teve coragem de dizer…

    que para ser forte, a oposição precisa também de ser mais forte do que a imprensa,

    e não apenas mais forte do que o governo

    coisa que esses tucanos nunca conseguirão, se continuarem no cabresto da Globo

  23. Primeiro processo nas fussas

    Primeiro processo nas fussas da famiglia Civita. Depois corte de toda propaganda oficial no esgoto. Aí discussão de lei de medios, não na esfera criminal, mas na política. Aí sim a conciiação entra na pauta. Viu seu Aécio?

  24. A mídia tá insistindo na conciliaçao, mas é por medo…

    É conciliaçao com a mídia que ela quer. E é a única conciliaçao QUE NAO DEVE SER FEITA. 

    Quanto ao resto, comentar discurso de Aécio? Nao significa nada, nem que ele pense aquilo. Como disse a música feita para ele: “Eu sou treinado para mentir/ p meu cinismo me conduz”. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador