Em uma semana, Haddad consegue atingir 18 pontos percentuais no Ibope a seu favor

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

A campanha e participação ativa do candidato do PT em entrevistas, debates e atos, em paralelo à ausência de Jair Bolsonaro impactou placar. Ibope captou diferença de votos favoráveis pró-Haddad, redução da rejeição e somatória de votos contra Bolsonaro
 

Foto: Divulgação Campanha “O Brasil Feliz de Novo”
 
Jornal GGN – A pesquisa Ibope divulgada na noite desta terça-feira (23) apontou que o candidato à Presidência da República Fernando Haddad (PT) conseguiu aumentar as intenções de votos, diminuir sua rejeição e, ao mesmo tempo, fez crescer o número de rejeição ao seu adversário, Jair Bolsonaro (PSL), com a também redução das certezas de voto do seu opositor.
 
A pesquisa é positiva para o candidato do PT porque se, aparentemente, demonstra uma reação considerada por alguns jornais como insignificante de ascendência nas intenções de voto em Haddad, o conjunto da somatória de fatores registrou uma diferença de 9 pontos percentuais a mais pró-Haddad e outros 9 pontos percentuais que vão contra Bolsonaro.
 
Isso porque, em comparação à pesquisa Ibope realizada há uma semana, Haddad teve um aumento de 3 pontos percentuais no número de eleitores que disseram votar nele com certeza, ao mesmo tempo uma redução de 6 pontos percentuais nos que disseram que não votariam nele.
 
Somando estes números, são 9 pontos positivos logrados pelo candidato do PT em comparação aos dados do dia 15 de outubro.
 
E do lado de Jair Bolsonaro, o presidenciável do PSL teve, em contrapartida, uma redução de 4 pontos percentuais nos que afirmaram que votariam “com certeza” nele, paralelamente a um aumento de 5 pontos percentuais nos que agora passaram a dizer que “não votariam” em Bolsonaro. 
 
Assim, de igual maneira, foram 9 pontos negativos de diferença nas contas de Bolsonaro. 
 

Foto: Reprodução G1
 
Por isso, apesar de Fernando Haddad ainda aparecer em desvantagem em relação ao seu adversário Jair Bolsonaro, o candidato do PT vem apresentando resultados positivos de sua campanha nos últimos 10 dias. E Bolsonaro, até então aparecendo como vitorioso invicto, começa a registrar uma perda em seu eleitorado.
 
O cenário – de ascensão no número de votos pró-Haddad e queda pró-Bolsonaro – é verificado em todos os gêneros consultados, feminino e masculino, e na faixa etária de 25 até mais de 55 anos.
 
Estes resultados foram possíveis de registro devido ao formato dos questionamentos do levantamento. Dessa vez, os índices foram medidos de acordo com a seguinte pergunta: “Para cada um dos candidatos a Presidente da República citados, gostaria que o(a) sr(a) dissesse qual destas frases melhor descreve a sua opinião sobre ele”.
 
As opções de resposta eram: “com certeza votaria nele”, “poderia votar nele”, “não votaria nele de jeito nenhum” ou “não o conhece o suficiente para opinar”. Por isso, estes dados não registram, necessariamente, o número de intenções de votos diretos, mas a maneira de pensar do eleitor.
 
As respostas obtidas pelo Ibope divulgado ontem foram as seguintes:
 
Jair Bolsonaro:
Com certeza votaria nele para presidente – 37%
Poderia votar nele para presidente – 11%
Não votaria nele de jeito nenhum – 40%
Não o conhece o suficiente para opinar – 11%
Não sabem ou preferem não opinar – 2%
 
Fernando Haddad:
Com certeza votaria nele para presidente – 31%
Poderia votar nele para presidente – 12%
Não votaria nele de jeito nenhum – 41%
Não o conhece o suficiente para opinar – 14%
Não sabem ou preferem não opinar – 2%
 
Ao todo, o Ibope ouviu 3.010 eleitores em 208 municípios diferentes, entre os dias 21 e 23 de outubro e calcula uma margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um suposto nível de confiança de 95%.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os blogs alternativos podem

    Os blogs alternativos podem se constituir em bolhas, mas seus participantes têm capacidade para modificar muitos votos, direta e indiretamente, pelo poder de argumentação. Quando você cosegue fazer um eleitor mudar seu voto, este mesmo eleitor vai influenciar muitos outros, familiares, amigos.  Os blogs progressitas transformaram-se nos verdadeiros guardiões das liberdades, do humanismo e da civilização.  Não é pouco. Um novo governo de esquerda precisa dar suporte a esses canais de discussão, debate, troca de idéias, críticas, auto-críticas, informações de qualidade, cultura, arte e muito mais.

  2. Por isso encurtaram a

    Por isso encurtaram a campanha eleitoral…..

     

    Ou seja, a campanha deveria servir para formar a convição do eleitor……

     

    Por estas bandas querem o contrário, que a campanha tenha um baixo indice de influencia……

     

    E dizem que isso aqui é uma democracia………

  3. Chamada equivocada.

    Creio que a chamada do artigo está equivocada. Haddad não precisa crescer 18% percentuais. Haddad precisa de 50% + 1 dos votos válidos. Como Haddad possui 43% e o Bozo 57%, para superá-lo, Haddad precisa crescer pelo menos 7,1% em relação aos votos válidos. Tarefaz muito menor doque atingir 18% em uma semana.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador