Estadão abafou crescimento de Lula em pesquisa que enche a bola de Huck

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Nesta quinta-feira (22), o Estadão decidiu publicar na capa da edição impressa o resultado da pesquisa Ipsos de novembro que mostra um crescimento “substancial” na popularidade do apresentador Luciano Huck. Só que a mesma reportagem aponta que o desempenho do global é típico de qualquer “celebridade” e, a despeito do resultado, a figura política melhor avaliada e com tendência de crescimento é Lula.  

O gráfico abaixo, divulgado pelo jornal, mostra que Huck foi o melhor avaliado na pesquisa, com 60% de aprovação, seguido de Sergio Moro, com 50%. A pesquisa não é de intenção de votos, ou seja, não apura o potencial eleitoral de cada personalidade, mas sim sua simpatia junto ao público. 

Na mesma pesquisa, Jair Bolsonaro e Geraldo Alckmin aparecem com 24% de aprovação, Marina Silva com 35%, Ciro Gomes com 21%, João Doria, 19%, e Joaquim Barbosa, 42%. 

Nem no texto, nem no gráfico fica claro o salto que Lula deu entre a pesquisa de setembro passado e a de novembro. Nesse intervalo, Huck subiu 17 pontos, de 43% para 60% – e, por isso, ganhou o destaque. 

Embora não tenha dado destaque a Lula, o Estadão admitiu: “As taxas do ex-presidente estão em tendência de melhora paulatina desde junho.” 

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A midia de esquerda

    continua desmerecendo e ignorando Huck, esse é um erro brutal. Analisam cenários sem ele..

    O cenário mais provável para qualquer pessoa racional é que Lula será impedido. Huck implaca a visão liberal mascarada por ser um cara conectado ao povo. O risco é enorme.

     

    De bom dessa pesquisa o crescimento de Ciro Gomes, único candidato da esquerda que terá chances de talvez estar no segundo turno, para impedir o pesadelo Bolsonaro x Huck no 2o turno.

    1. Ciro não é de esquerda, é liberal civilizado

      Ele representa mais o pensamento empresarial do capital produtivo civilizado (tão de “esquerda” quanto um Cláudio Lembo ou Bresser Pereira). Mas ele é a favor de privatizações, contra greves e a favor políticas de austeridade ortodoxas na economia. Quando foi ministro da fazenda no governo Itamar, apoiando a candidatura de FHC, defendeu o Consenso de Washington, foi o primeiro a defender a privatização da Vale quando nem estava em pauta, defendeu abertura comercial unilateral sem exigir contrapartidas, e convenceu Itamar a ameaçar demitir petroleiros em greve em vez de negociar. Nas eleições de 2002, no primeiro turno, quando ainda tinha expectativas de tomar de Serra o segundo lugar, fazia dicurso do mercado de que “Lula iria tocar fogo no Brasil” e escolheu como conselheiro econômico José Alexandre Scheinkman, neoliberal até a medula. Ele foi contra a política de cotas raciais, foi contra o piso nacional dos professores, e tem afinidades com as políticas estadunidenses do Banco Mundial (quase sempre privatizantes e “meritocráticas”).

      Ciro é excelente pugilista contra a extrema-direita, ótimo debatador, ótimo crítico de problemas macroeconômicos nacionais (mas criticar juros altos é apenas apontar o óbvio, até Joaquim Levy criticava) e o acho melhor candidato do que os outros de direita. Mas, sem ficcionar nossos próprios desejos do que gostaríamos que ele fizesse, qual é exatamente o programa de governo de Ciro? Qual é o compromisso dele na economia e com os movimentos sociais?

      Ciro critica juros, mas não se iludam: o mercado prefere ele do que um lulista como Haddad.

      1. ciro….

        Agora, depois de 40 anos, ninguém é Esquerda. Nem Ciro, nem Aloisio, guerrilheiro marxista, nem Serra, garoto da UNE. O Brasil de 2017 se explica. 

  2. Comentário.

    Temos o nosso Pato Donald Trampa.

    O PHA diz que Cerra se candidata a qualquer coisa (desde que tenha cofre?). Alguém à altura.

    O Estadhinho já publica qualquer coisa.

    Começa até a dar saudades dos poemas de Camões publicados nos vazios das páginas, naqueles dias.

  3. Mas é, minino?

    Isso saiu no jornal?

    E quem ainda compra jornal?

    Se não fosse pelo GGN eu já mais saberia dessa enorme “popularidade” do rino-avantajado louro.

    1. mas….

      Espero que tenhamos aprendido com a história e abandonemos o Caudilhismo. Democracia com Representação Direta do Povo Brasileiro a partir de agora. Creio que seja o que está surgindo. “Do Povo, pelo Povo, para o Povo”. Só isto é Democracia. O resto é farsa. Vi a manchete do Estadão, hoje de manhã. Na hora constatatei: o desespero já bateu forte. Voltaram com o factóide Hulk, depois do farsante Dória? Realmente, o que vem pela frente é a absoluta falta de argumentos. Um vazio entre a perpetuação da Casas Grande das Capitanias Hereditárias sustentando sua Elite com a manutenção do Estado Assistencialista, pseudo-anticapitalista contra NADA !!! É desesperador. Um país potência-gigante a ser construído. Com todas possibilidades possíveis e uma mediocridade absurda de idéias e projetos. O resultado é apresentar Hulk como saída politica. Pobre Gigante, tropeçando nas próprias pernas.     

  4. Huck, o amigão do Aécio e sócio do Accioly.

    “*O apresentador LUCIANO HUCK, além de sócio, é também garoto-propaganda da marca. “A REDE FÓRMULA (GRUPO BODYTECH) é uma verdadeira fórmula de sucesso. Adoro ser sócio e garoto-propaganda de um negócio como este”, disse HUCK.*”  A PF também foi à casa do empresário ALEXANDRE ACCIOLY, onde faz busca e apreensão; ACCIOLY, um dos melhores amigos de AÉCIO NEVES e sócio de LUCIANO HUCK na rede de academias BODY TECH, também foi intimado a prestar depoimento

    Se a PF fosse realmente contra os corruptos de todos partidos, e principalmente do empresariado nacional, eles já teriam investigado todas essas redes de academias, redes de postos de gasolina, etc.. que cresceram assustadoramente em pouquíssimo tempo. Parece que só os probos homens da PF não desconfiam desse crescimento anormal de algumas empresas, O povo brasileiro sempre vê esse crescimento anormal, como uma doença chamada corrupção, que ataca os cofres públicos e faz crescer anomalias empresarias na sociedade . EU VI O CRESCIMENTO DA FAMOSA MARCA FRIBOI, E SABIA QUE ISSO QUE ACONTECEU IRIA ACONTECER MAIS CEDO OU MAIS TARDE. 
    O que eu ainda não vi acontecer foi uma investigação em uma famosa empresa cervejeira que cresceu muito mais anormalmente que a Friboi, durante a Privataria Tucana e ficou sendo uma das maiores do mundo e que ninguém até hoje fez nada a respeito e sabemos que tem políticos e seus familiares que lucraram muito com essas cervejarias e não foi vendendo cervejas.

    1. Só academias? vocês precisam

      Só academias? vocês precisam ver o número assustador de farmácias aqui no Recife, não estou mentindo e nem exagerando são 5 a 6 farmácias grandes por quarteirão.A São Paulo veio também e já está em todos os bairros classe média. O boato é lavagem de dinheiro, mas até agora silêncio sepucral …bem, silêncio virou “viral” no povo brasileiro.

  5. Dois pontos: (ou três)

    1. O Estadão é mais um que prova, a cada dia, que todos os golpistas são ridículos.

    2. Lula é adorado pelo povão pouco esclarecido e admirado por parte dos esclarecidos.  Mas já perdoou e admite compor-se com os golpistas.  Paz e amor, não duvido que inclua na conciliação até a Globo, os ataques verbais atuais são somente para não afastar os admiradores esclarecidos.

    3. Os progressistas já deveriam ter elaborado uma estratégia clara há muito tempo.  Deram mole pra Doria (que se enforcou sozinho, com a corda que a mídia lhe prestigiou) e dão mole pra Bolsonaro e Huck.  Lula foi grande, mas seu desafio hoje é ser maior que ele próprio já foi,  pois vai ser abatido por uma condenação de cartas marcadas.  Deveria já estar nas caravanas junto com Ciro Gomes,  afirmando que um será candidato a presidente e outro a vice, não importa a posição.  Estaria cacifando com seu prestígio um progressista viável para a presidência, em linguagem clara para o povão entender e não se aventurar com o candidato da Globo,  quando Lula estiver fora do páreo,  podendo entrar um Haddad como vice na composição dos partidos.

    (De minha parte, preferiria ver o Ciro presidente e o Lula vice, ocupando um ministério de assuntos internacionais, admirado pelo mundo, Sorbonnes e que tais.)

  6. O pastor da igreja tem 100% de aprovação dos fiéis

    Apesar dessa taxa máxima de aprovação do Pastor, a maioria dos fiéis não vota nele nem nos candidatos que ele recomenda, ao contrário, a maioria dos fiéis que aprova o Pastor têm a intenção de votar no Lula, embora o Pastor não fale bem de Jesus Cristo, já que só sabe falar mal do Lula.

    O pastor tem 100% da minha aprovação mas não para ser eleito para qualquer cargo público nem para falar mal do Lula, mas para pregar e viver o Evangelho.

  7. A manchete do Estadão é

    A manchete do Estadão é escandalosa, material de campanha vulgar, a que ponto desceu o mais tradicional jornal

    de São Paulo.

    1. Empresa de comunicação …

      … O que hoje em dia chamam de jornalismo nada mais é que empresas de comunicaçao, essas empresas não estão interessadas em fazer jornalismo, mas de comunicar algo e ser pago pela comunicação feita, hoje as redes sociaís criaram o que chamam de ” guetos ” as pessoas procuram não se informar, mas de encontrar a mesma opinião que essas pessoas tem em algum outro lugar, as empresas de comunicação que alguns chamam de jornalismo, faz parte hoje deste negócio de vender um comunicado a quem já possuí uma opinião, é como vender peixe para quem gosta de peixe ,não tem como a venda dar errada.

  8. Os Banqueiros Donos do Jornal Pisaram na Jaca dos Mesquitas

    Estadão, mas a partir de agora podem chamar de PANFLETÃO.

    Estatal ou privado, os golpistas em desespero, estão a transformar o Brasil em Galhofa Continental.

    Só mesmo gargalhando para espantar tamanho desvario em terra de mais de duzentos milhões de almas em ‘estridente’ silêncio incompreensível. 

    Assim não dá! Assim não pode! Diria aquela empoeirada figura.

    Nem a natureza, a saudosa velhinha de Taubaté ou até mesmo Madre Teresa de Calcutá, aguentariam tamanho phenômeno letárgico em terras de Tiririca. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador