FHC diz para Alckmin ‘pegar leve’ em prévias do PSDB

Jornal GGN – Segundo a colunista Monica Bergamo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso aconselhou o governador paulista Geraldo Alckmin, a “pegar leve” na disputa para definir o candidato do PSDB para prefeito de São Paulo. A preocupação de FHC é evitar uma radicalização que vá rachar o partido. 

Apesar do conselho, Bergamo diz que o apelo não surtiu efeito e que, poucos dias depois, Alckmin entrou de vez na campanha João Dória Jr, que disputa as prévias do partido contra Andrea Matarazzo e José Serra. 

Da Folha

FHC aconselha Alckmin a ‘pegar leve’ em disputa interna do PSDB em SP

Monica Bergamo

Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP) tentou convencer recentemente o governador de SP, Geraldo Alckmin (PSDB-SP), a “pegar leve” na disputa interna do PSDB para definir o candidato do partido a prefeito da capital.

ACENO
FHC afirmou a Alckmin que seria importante não radicalizar a disputa, para não rachar o partido. Argumentou que é importante a legenda estar unida para apoiar a candidatura de um paulista à Presidência da República em 2018 –Alckmin está no páreo.

MEU CANDIDATO
Os apelos não surtiram nenhum efeito: dias depois, Alckmin entrou de vez na campanha de João Doria Jr., que disputa as prévias municipais no dia 28. A missão dele é derrotar Andrea Matarazzo, candidato de FHC e especialmente de José Serra.

SORRISOS
Segundo interlocutores de Alckmin, ele está “enfurecido” com FHC e Serra, por entender que seria dele, governador, a primazia de escolher o candidato a prefeito. Entende que os outros tucanos querem isolá-lo. Publicamente, os três seguem se dando às mil maravilhas.

CURVA
Informações e análises que chegaram ao Palácio dos Bandeirantes indicando que Serra pode ter participado da articulação que resultou na entrada de Marta Suplicy no PMDB e no lançamento dela como candidata ajudaram a azedar o clima. Segundo essa abordagem, Serra teria interesse no movimento da ex-prefeita para ter alternativa caso Andrea Matarazzo não vingue como candidato.

XADREZ
A engenharia serviria às ambições de Serra de concorrer à Presidência. Ele amarraria desde já o apoio, em SP, do PSD de Gilberto Kassab e do PMDB de Marta Suplicy.

BALAIO
O grupo de Alckmin prepara contra-ataque em caso de derrota de Doria: atrair Celso Russomanno para o PSB. A legenda, aliada do governador, lançaria o apresentador candidato a prefeito e não apoiaria Matarazzo caso ele vença as prévias. Já há conversas com o PRB, atual partido de Russomanno.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quer ver as notícias sobre o

    Quer ver as notícias sobre o Merendão do Geraldo sumirem da imprensa? É só ele aceitar que o pau mandado de serra e fhc seja candidato tucano à prefeitura de SP.

  2. Dúvidas

    FHC está certo.  Do contrário, depois irão dizer que a disputa que pariu a candidatura Dória rachou o partido.  Mas ele já não estava partido?

  3. Alckmin a favor das prévias

    Diferente de outras lideranças partidárias, o governador Geraldo Alckmin não age como cacique, impondo sua vontade ao partido. Alckmin respeita a militância e sua opinião. Por isso, defende as prévias como forma de escolha do candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo. O escolhido na eleição interna será o candidato do partido e do governador.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador