‘Financial Times’: Falta de água em São Paulo ameaça candidatura de Aécio

Sugerido por João

do Jornal do Brasil

‘Financial Times’: Falta de água em São Paulo ameaça candidatura de Aécio

jornal britânico Financial Times chama a atenção para as implicações da falta de água me São Paulo para a campanha de Aécio Neves, candidato a presidência pelo PSDB. Tema que chegou a ser levantado no debate, transmitido pelo SBT, por Dilma Roussef, candidata a reeleição pelo PT

Segundo o artigo, a escassez de água em São Paulo é uma das piores em dos últimos 80 anos e tem se tornado algo comum para os moradores do estado. Algumas escolas e centros de saúde foram obrigados a fechar mais cedo. A dificuldade de abastecimento também tem afetado o lazer do paulistano, alguns bares e restaurantes estão pedindo a seus clientes que não usem o banheiro. O FT afirma ainda que em algumas regiões os carros-pipa tem seguido com escolta policial, com medo de que moradores desesperados comecem a seqüestrar os veículos.

O artigo segue afirmando que, desde a cultura agrícola, como as plantações de café e cana-de-açúcar que tem sido devastadas, até os pequenos negócios estão sendo prejudicados. Isso significa um enfraquecimento do PSDB, partido do governador Geraldo Alckmin e base de apoio da candidatura de Aécio. “Isso vai começar a assumir o debate eleitoral, como mais serviços públicos estão paralisados ??e vai começa a criar um clima de instabilidade”, diz Marco Teixeira, cientista político do Instituto de Pesquisa FGV, em entrevista para o FT.

O jornal britânico destaca que o governo do PSDB em São Paulo se recusou a introduzir o racionamento e água, quando a crise entrou em seu primeiro mês. A razão seria o medo de não conseguir uma reeleição do partido no estado que significa um grande apoio para a candidatura de Aécio.

A expectativa é quem com o inicio das estações chuvosas no Brasil, o alívio chegaria na hora certa. Mas não foi o que aconteceu. A seca se agravou e o principal reservatório de São Paulo, a Cantareira, está com apenas 4% de sua capacidade.  Em alguns locais, já existem relatos de falta de água, principalmente na periferia. Apesar da Sabesp seguir afirmando que não há racionamento de águas na região, segundo o FT, cerca de 70 cidades passam por essa escassez, algumas em intervalos regulares. O argumento da concessionária de águas do Brasil é de a “reduzida pressão da água” seria o motivo dos problemas.

O fato, apontado pelo FT, é que a estratégia está saindo pela culatra ameaçando a campanha de Aécio Neves, que sempre destaca a gestão de governo do PSDB como “eficientes”. Apesar das justificativas, o assunto da falta de água de São Paulo é um ponto sensível na candidatura de Aécio.

O FT destaca que São Paulo não é apenas o coração econômico do pais, mas é responsável por quase ¼ dos eleitores brasileiros. O PSDB dominou São Paulo no primeiro turno das eleições do país este mês, mas a escassez de água atingiram os moradores mais pobres do estado o mais difícil – exatamente a parte da população que é mais provável de mudar o voto para o PT.

Enquanto periferia da cidade – tanto geograficamente e socialmente – têm recorrido a armazenar água em qualquer recipiente que pode encontrar, muitos brasileiros ricos que vivem em blocos de apartamentos em núcleo de arranha-céus de São Paulo ter sido alheio às faltas porque os seus edifícios têm seus próprios tanques de água , destaca o Financial Times.

http://www.jb.com.br/eleicoes-2014/noticias/2014/10/21/financial-times-falta-de-agua-em-sao-paulo-ameaca-candidatura-de-aecio/

Redação

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cisternas

    Acho que o governo Federal poderia iniciar um programa de construção de cisternas em bairros atingidos pela falta de água, como o Morumbi, Cerqueira César, Jardins e, claro, Higienópolis. Iria ajudar bastante.

    A rede globo também já poderia iniciar uma campanha de arrecadação de donativos para esses bairros.

    Finalmente, o eficiente governo paulista poderia iniciar a construção de piscinões, por exemplo, o Piscinão Salomão, o Jardim do Banho e o Balneário Chácaras do Morumbi. Esses piscinões teriam a vantagem de servir para o banho e para o número 1.

    Aguardam-se sugestões para o número 2. Uma reedição da cloaca máxima, talvez…

    1. Coletar água da chuva em

      Coletar água da chuva em ambiente urbano como São Paulo? Só se for para matar de vez a população.

      As gotas de água vão se ligar aos poluentes em suspensão na atmosfera e você só conseguirá recolher água não potável, que só vai servir para a descarga dos banheiros.

      E nem adianta ferver, pois as partículas de metais pesados como chumbo expelidas na atmosfera pelas indústrias e escapamento de carros e caminhões não são eliminadas da água pela fervura.

  2. O PSDB acha “sacanagem” o PT

    O PSDB acha “sacanagem” o PT ter mencionado a falta de água na campanha. Na certa eles achavam que o PT deveria fazer como a mídia e ficar quietinho, ou então, falar sobre o assunto mas não mencionar a responsabilidade do governo do PSDB.

     

      1. A Mírian Leitão torceu tanto

        A Mírian Leitão torceu tanto por um apagão elétrico no governo do PT. Mas esqueceu que o partido dos apagões é o PSDB.

  3. O item eh meio alienado.  Nao

    O item eh meio alienado.  Nao entendi como falta de agua em Sao Paulo prejudica Aecio ainda. Especialmente quando o picoleh teve a votacao que teve.

    Paulista so faz burrada em eleicao.

  4. Dilma tem que “martelar” a

    Dilma tem que “martelar” a falta de agua no PSDB nesta reta final.

    Tem que jogar com as mesmas cartas do inimigo, sem dó!

  5. “O FT afirma ainda que em

    “O FT afirma ainda que em algumas regiões os carros-pipa tem seguido com escolta policial, com medo de que moradores desesperados comecem a seqüestrar os veículos”. É a barbárie no Tucanistão, produzida pelas eficientes gestões do PSDB.

  6. Creio que o Financial Times

    Creio que o Financial Times não está muito a par dos acontecimentos no BraSil. O que efetivamente derruba a candidatura do Aécio é a máxima ” aécio, quem conhece não vota”. Quem passa a conhecer a história da vida política e pessoal do aécio, se tiver um mínimo de honestidade intelectual, NÃO VOTA NO AÉCIO. Quanto a associação da falta d’água em São Paulo e o Aécio, acho que o único ponto em comum é o LÔDO.  

  7. Hum…a culpa não é da politica neoliberal tucana

    Hum…a culpa é da politica neoliberal tucana. Nada a ver esse artigo do FT, não e por falta d´agua e sim por causa da politica do estado mínimo para o povão e máximo para o banqueiro, isso ninguém aceita, a crise no sistema hidrico é apenas mais um detalhe desse desastre chamado neoliberalismo tucano, não investiram no sistema, roubaram roubaram roubaram e, por causa da blindagem da midia, se passaram por santos

  8. Ué.

    Ao informado povo que votou massivamente em Alckmin: enquanto vc grita “fora, petralha”, meteram a mão no bolso de vocês. Ah, é, alguns vão de água mineral…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador