Freixo rejeita apoio do PT e PCdoB e nega candidatura ao governo do Rio

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Reprodução/Facebook
 
Jornal GGN – O deputado Marcelo Freixo emitiu uma nota publica rejeitando o apoio do PT e PCdoB para concorrer ao governo do Estado do Rio de Janeiro. Na quarta (21), a deputada federal Jandira Feghali confirmou que, em nome da “união das esquerdas”, os dois partidos abririam mão de candidatura própria se Freixo, que tem mais condições de vencer a eleição, aceitasse liderar uma chapa. 
 
Freixo escreveu na nota que não é o momento de discutir isso, em função da morte de Marielle Franco. Além disso, demonstrou que a articulação não foi feita com seu conhecimento ou anuência. Ele ainda disse que prefere concorrer a uma vaga na Câmara Federal, puxando votos para o PSOL, que pode ter problemas com a cláusula de barreira.
 
Veja a nota completa abaixo.
 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os comentários no blog já apontavam

    para uma lógica candidatura a deputado federal. 

    Os eleitores do PSOL votarão contra o LULA/PT, a pergunta subsidiária sendo em quem eles votariam se num eventual (e poem eventual nisto) 2º turno da presidencial o candidato anti-LULA/PT fôr o Bolsonaro… 

    A pergunta é 100% retórica, já que o STF/TSE/Globo vão detonar o Bolsonaro antes do inicio do jogo…

  2. Título maldoso. Tão fácil publicar a curta nota completa…

    no corpo do texto. É sabido que a maioria nem clica em “ver mais”.

    ***

    “Fico honrado com a menção ao meu nome para concorrer ao governo do Estado, mas o PSOL já tem um excelente pré-candidato: o vereador Tarcísio Motta. Somos favoráveis ao diálogo e à união das esquerdas. Estamos unidos contra o golpe, as contrarreformas de Temer e a intervenção política-eleitoreira no Rio. Queremos as esquerdas caminhando juntas, ao lado dos movimentos sociais, para derrotar as ameaças à democracia. Neste momento, nossas cabeças e corações estão totalmente engajados na luta por justiça e em favor da memória de nossa amiga e companheira de militância Marielle Franco. Essa é a nossa principal causa. Novos projetos entre as esquerdas são construções futuras a serem debatidas com o PSOL e a sociedade civil.

    Tomei conhecimento dessa informação através do jornal. Tenho certeza que no futuro pautas como essa serão tratadas pessoalmente. Nas próximas eleições serei candidato a deputado federal com o objetivo de contribuir para que o PSOL supere a cláusula de barreira.”

     

    ***

     

    Quem me conhece sabe que não sou do PSoL e tenho diversas críticas ao partido, mas acho triste ver a esquerda se digladiando a toa, destilando veneninhos de lado a lado, sobretudo neste momento.

     

     

    Quem ganha com isso?

     

  3. Infelizmente não dá pra compartilhar este post…
    … porque o título tá errado.
    Freixo nada rejeitou.
    Ou, se rejeitou, foi a candidatura a governador. Não rejeitou apoio do PT…

  4. Freixo e o bonde da história

    Freixo e o bonde da história

    21 de março de 2018Facebook Twitter

    Momentos difíceis exigem coragem e compromissos maiores do que as nossas ambições pessoais.

    A decisão do PT e do PCdoB de apoiar o deputado estadual Marcelo Freixo se ele for o candidato do PSoL ao governo do Rio é o grande fato político do campo progressista nos últimos anos.

    Permite não só uma aliança inédita com grandes chances de vitória (imaginem a força de uma chapa Freixo e Celso Amorim) como também pode significar um ponto de inflexão na história do Rio de Janeiro.

    Freixo não tem o direito de se recusar e enfrentar este desafio, tamanha a importância histórica dele.

     

    Não há projeto partidário ou pessoal que possa ser colocado como obstáculo num momento em que o estado é vítima de uma intervenção militar e ao mesmo tempo refém do crime organizado.

    Com sua candidatura ao governo do Rio e pela exposição que isso dará ao partido em nível nacional, Freixo elegerá mais deputados federais para o partido do que se colocar seu nome para uma vaga ao Congresso. Mas não é isso que está em jogo.

    Freixo seria o candidato da civilização contra a barbárie num dos estados mais importantes do Brasil. Freixo teria a esperança dos que lutam pela democracia ao seu lado. Teria a juventude e alegria. Seria uma candidatura irresistível que poderia ser um imenso passo para fazer o Brasil voltar a sonhar.

    Freixo, não corra risco de se tornar uma figura menor. O bonde da história não passa duas vezes com as portas abertas no mesmo lugar.

    https://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2018/03/21/freixo-e-o-bonde-da-historia/

    1. esquerda ?
      Freixo é pequeno até para ele mesmo, um cara que se reune com a rede globo para ter estratégias para vencer as eleições, diz q Temer é ilegítimo por ter 3% de aprovação e não por ter assumido o poder através de um golpe ou seja, como a popularidade de Dilma era baixa o PSOL também achava Dilma ilegítimA, PSOL é um partido golpista, PSOL até hoje não dizer q houve golpe, promoveu greves nas universidades contra Dilma e hoje os professores perderam muito mais, PSOl é um partido da direita, pois suas atitudes, só favorece a direita, PSOL é uma lástima ! partido golpista

    2. esquerda ?
      Freixo é pequeno até para ele mesmo, um cara que se reune com a rede globo para ter estratégias para vencer as eleições, diz q Temer é ilegítimo por ter 3% de aprovação e não por ter assumido o poder através de um golpe ou seja, como a popularidade de Dilma era baixa o PSOL também achava Dilma ilegítimA, PSOL é um partido golpista, PSOL até hoje não dizer q houve golpe, promoveu greves nas universidades contra Dilma e hoje os professores perderam muito mais, PSOl é um partido da direita, pois suas atitudes, só favorece a direita, PSOL é uma lástima ! partido golpista, sem dizer que existem vários policiais dentro do partido, até que ponto parte do psol não é a favor da intervenção militar !

  5. Pensei ter entrado no site dos Antas

    Com um título desses, tinha quase a certeza de que quem o teria redigido teria sido o Diogo ou o Mário Sabido…

    Lamentável!

    Felizmente, os leitores aqui não “gorgeiam” como lá.

  6. *

    Na coluna do Paulo Cappelli do jornal O DIA de hoje (21) foi noticiado que o PT e o PC do B abririam mão de suas candidaturas se você concorresse ao governo estadual. Essa possibilidade existe? Como que você vê essa movimentação?

    Eu fui surpreendido com essa notícia porque eu encontrei com todos os companheiros do PT e PC do B ao longo da semana inteira e ninguém me falou absolutamente nada. Ninguém me chamou para nenhuma reunião, ninguém me falou nada, eu fiquei sabendo através da imprensa.

    Até acho estranho saber disso a partir de uma nota e não de uma conversa, porque são pessoas por quem eu tenho muito carinho e respeito. Mas fico muito honrado de saber que  existe a possibilidade da unidade da esquerda. Acho que para 2020 seria ótimo e já abro a possibilidade deste diálogo, sem dúvida.

    Acho que para agora nós já temos uma candidatura e eu quero tratar do caso da Marielle, acho que não é hora de por nota de jornal fazer esse tipo de colação, mas temos uma candidatura colocada que está debatendo o programa amplamente. Acho que a unidade da esquerda é muito importante sempre. Acho que hoje a unidade nos temas é viável e necessária. A unidade eleitoral é uma construção, é programa, conversa.

    https://www.brasildefato.com.br/2018/03/22/jungmann-nao-vai-fazer-politica-sobre-o-corpo-da-marielle-afirma-freixo/

     

  7. Comentários aparecem e desaparecem

    Esse GGN esté estranho. Comentários aparecem e desaparecem ao sabor dos ventos.

    O que está havendo aí?

    Depois do rumoroso “caso Romulus”, o edito perdeu o rebolado.

    Sacudam a poeira e deem a volta por cima.

    Mas não censurem.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador