Fux: TSE será inflexível com candidatos ficha-suja nas eleições

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Raimundo Carreiro, entrega ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux a lista de responsáveis com contas julgadas irregulares para fins eleitorais – Foto: ABr

Da ABr

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, disse hoje (26) que o tribunal será inflexível com candidatos ficha-suja que pretendem disputar as eleições de outubro. Segundo o ministro, quem estiver inelegível pela Lei da Ficha Limpa “está fora do jogo democrático”.

“Com relação à Lei da Ficha Limpa, o tribunal demonstrou e demonstrará ser inflexível com aqueles que são considerados fichas-sujas, ou seja, aqueles que já incidiram nas hipóteses de inelegibilidade. O Tribunal Superior Eleitoral sintetiza sua atuação em um binômio: não à mentira e ficha suja está fora do jogo democrático”, afirmou.

As declarações foram feitas durante evento no qual o TSE recebeu uma lista, do Tribunal de Contas da União (TCU), com nomes de 7,4 mil gestores públicos que tiveram as contas rejeitadas por tribunais de contas por irregularidades insanáveis. Com base nas informações, a Justiça Eleitoral poderá rejeitar os registros de candidatura dos citados.

Luiz Fux deixará o comando da Corte eleitoral no dia 14 de agosto, quando será substituído pela ministra Rosa Weber. A ministra será responsável por comandar a Justiça Eleitoral durante as eleições de outubro.

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sabe nada.

    Expliquem a este triste senhor que não é mais possivel impedir o LULA sem cassar o direito de voto de mais de 60 milhões de votantes. Que a obrigação do ste não é obedecer a globo, mas garantir o valor soberano do voto livre.

    Nem isto ele sabe???

    Seria um crime incomensurável contra qualquer ideia de democracia. Um crime horrendo.

    Fux… o do auxílio moradia da filhota. Que coisa…!

     

  2. Juiz ou comentarista de futebol ?
    Só no Brasil é que juiz faz previsão de resultado. Impressionante o nível de degradação de nossas instituições. Acho que ele se desesperou com os 41% de Lula. Até onde essa gente pensa que pode levar essa que é a maior vergonha da história de nosso país ? E olhe que nos história é aquilo que se sabe.

  3. O TOPETUDO dá mais um golpe 

    O TOPETUDO dá mais um golpe   ..assim como tentou enfiar a sua filha (inapta à pretenção segundo a imprensa) por debaixo do pano pruma vaga no Principado da Justiça Carioca, isso equando DORMIU diante do CRIME pela farra do tal auxilio moradia dos Mal_jistrados (95% da patota) 

    ..e, tendo atropelado direitos, ritos, princípios, calculado os prazos de frente pra trás, estuprado a lei e a constituição do Brasil, tenta agora dar o rito concluído sem perguntar do aceite pra NAÇÃO brasileira

    Esquenta não FUX, impossível um dia O POVO se esquerer do seu penteado , da sua guitarra e da sua participação neste golpe mal contado.

  4. Vai saber quanta sujeira existe embaixo dessa peruca

    Gente que foi capaz, com provável ajuda da CIA, de grampear conversa telefônica da Presidenta Dilma com Lula, e ainda divulgar na imprensa, deve ter pegado pelo rabo muitas autoridades meritocráticas que hoje compactuam com o golpe. Acredito que Fux é um deles, assim como Barroso e muitos outros. Fux é ainda jovem e terá o privilégio de assistir em vida à destruição da sua biografia.

    No mais, mudando de tema, seria tão fácil para a Justiça golpista derrubar Lula e o PT (hoje com 41% de intenção de votos), bastaria apresentar uma única prova, mas, não o fazem. Essa é a melhor prova da inocência do Lula!

  5. Fux, Prisidanta do TriBostal Superior Eleitoral

    O preso provisório, isto é, o preso cuja condenação criminal ainda não transitou em julgado não tem seus direitos políticos suspensos ou perdidos. Portanto, os presos provisórios e as pessoas cujas condenações penais ainda não transitaram em julgado têm o direito de votar e de ser votado, desde que não deixem de preencher qualquer das demais condições de inelegibilidade. O Lula, executado provisoriamente, está em pleno gozo dos seus direitos políticos, podendo tanto votar quanto ser votado.

    Mais uma vez o Ministros Nepotista Fux dá bicudo, em vez de matar no peito.

    1. Errei. Desculpem-me

      No comentário intitulado “Fux, Prisidanta do Tri-Bostal Superior Eleitoral”, eu cometi um equívoco. Portanto, onde se lê:

      “Portanto, os presos provisórios e as pessoas cujas condenações penais ainda não transitaram em julgado têm o direito de votar e de ser votado, desde que não deixem de preencher qualquer das demais condições de inelegibilidade”,

      leia:se

      “Portanto, os presos provisórios e as pessoas cujas condenações penais ainda não transitaram em julgado têm o direito de votar e de ser votado, desde que não deixem de preencher qualquer das demais condições de ELEGIBILIDADE”.

  6. Circunstâncias

    A mera formalidade da ficha suja em si não deveria ser tão importante. Por exemplo, no caso de Lula, injustificável foi a condenação sem crime. Antes, portanto, de se apressar em alegar a formalidade (ficha suja) para impedir Lula, o Judiciário deveria era cuidar de apresentar, concretamente, um crime cometido por ele no processo (não indicado na sentença) ou anular a sua condenação. Deixar, propositadamente, para depois da eleição é uma jogada contra a Democracia.

  7. Esse raramente abre a boca
    Esse raramente abre a boca mas quando abre é uma catástrofe.
    Montar esse circo midiático para entregar um simples documento é o fim da picada.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador