Gilmar Mendes pede investigação das contas de campanha de Dilma

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Da Agência Brasil

O ministro Gilmar Mendes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou nessa sexta-feira (21) que a Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Polícia Federal investiguem eventuais crimes cometidos na prestação de contas do PT na campanha presidencial de 2014.

A decisão foi proferida no processo de prestação de contas da campanha da presidenta Dilma Rousseff à reeleição. Apesar de a prestação ter sido aprovada pelo plenário da corte em dezembro do ano passado, o ministro pediu que supostos crimes sejam investigados.

Segundo Mendes, a decisão do TSE que aprovou as contas não levou em conta as suspeitas de doações ilícitas a partidos investigadas na Operação Lava Jato.

“Importante ressaltar que, julgadas as contas da candidata e do partido em dezembro de 2014, apenas no ano de 2015, com o aprofundamento das investigações no suposto esquema de corrupção ocorrido na Petrobras, vieram a público os relatos de utilização de doação de campanha como subterfúgio para pagamento de propina”, diz o ministro.

Em nota, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, diz que “todas as contribuições e despesas da campanha de 2014 foram apresentadas ao TSE, que, após rigorosa sindicância, aprovou as contas por unanimidade”.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

66 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Golpista. Ele já tinha se

    Golpista. Ele já tinha se reunido com Cunha, o acahacador corrupto e o paulino da forca para conspirar contra o golpe parlamentarista. Com cunha foi pego com as calças arriadas prejudicou o golpe que preparavam. Figrua NEFASTA. Do mal. 

  2. Meliante Togado

    Esse cara (não merece nem ser chamado de HOMEM) é a imagem do Brasil: MELIANTE, TOGADO, BANDIDO…adoraria ver seu sigilo bancário quebrado a época dos HC ao Dantas…e tb seu nome vasculhado em paraísos fiscais…topdos sabemos que ele levou PROPINA.

  3. Eita, que isso tá pior que

    Eita, que isso tá pior que Sexta-feira 13, haja continuidades de golpes! O chefe do café da manhã do golpe, caiu. Agora assume o vice. Para nossa tranquilidade, o próximo é o grande líder da forca (é forca mesmo) sindical. Gilmar Mendes, disfarça  e pega a bengala da aposentadoria; vai ser vizinho de Barbosa, vai curtir Miami, vaza.

  4. no supremo a lona é de cetim, rasgada

    O meretrissimo representante dos gordos emplumados galináceos tucanos, desequilibrado, parcial, deve ser declarado impedido de julgar por junta psiquiátrica.

  5. O Gilmar precisa explicar o nome dele na Lista de Furnas

    Ação de Gilmar é resposta possível dos tucanos ao fim da “esperança Cunha”

     

    gilcunha

    No mínimo inusual e insólito o ato de Gilmar Mendes, na sua função de Ministro do TSE, de enviar as contas da campanha da chapa Dilma-Temer à Procuradoria Geral da República.

    Qualquer operador do Direito sabe que o fluxo normal seria o inverso: o juiz ponderar provas trazidas pelo MP ou por autores de reclamação judicial, não o de tomar a iniciativa.

    Diriam os advogados, citando Cícero: “da mihi factum, dabo tibi jus” (dê-me o fato, e eu darei o direito), para simbolizar o princípio da inércia do juiz – não a inércia da preguiça, obvio, mas a da iniciativa jurídica.

    Mas, então, admitindo que assistam razões morais de defesa da lisura do processo eleitoral – sim, incumbência do juiz – quais são os fatos apontados por Mendes?

    As doações de empresas envolvidas na Lava-Jato, certo?

    Não seria, portanto, o correto e equilibrado determinar as condições em que operaram-se todas as doações feitas por estas empresas às candidaturas de todos que as receberam?

    Aécio Neves (PSDB, DEM PTB e SD, entre outros), Marina Silva (PSB, PPS) e até o Pastor Everaldo e Levy Fidélix?

    E não apenas às campanhas presidenciais, mas às de todos os candidatos, em todos os níveis, que as suportam e estimulam e, está nos números, os tucanos chegaram a recolher mais que o próprio PT?

    E estas doações, que o Ministro considera suspeitas não se deram ao abrigo de uma legislação – que o ínclito Eduardo Cunha tenta “enfiar” na Constituição – que só não é considerada inválida porque o próprio Mendes aboletou-se há mais de um ano sobre o julgamento que assim a proclamava, vedando doações empresariais?

    A desculpa, dada pelo ministro em entrevista ao Estadão de que “os partidos que dispõem de acesso à máquina governamental vão ter acesso a lista de nomes, aos CPFs e vão poder produzir doações”, distribuindo-as por “100 mil nomes” é de uma indigência mental toda prova.

    Bastaria que alguns dos “100 mil laranjas” não declarassem ao Fisco, como é obrigatório, a doação para que o “laranjal” ruísse.

    A sustentação moral do pedido feito por Gilmar Mendes, reabrindo “ad eternum” a apreciação de contas eleitorais é nenhuma.

    É política em seu estado mais impuro: caído o “anjo vingador” do impeachment, Eduardo Cunha, salta Gilmar Mendes ao combate para que o desgaste persista e termine por valer mais o voto das togas que o do povo.

    Que é, afinal, nestes tempos, o remake do que o poder econômico fez no século passado com a instituição militar para substituir-se à escolha da população na constituição de governos.

     

     

  6. O neo-guru do toffolli está

    O neo-guru do toffolli está debochando do povo brasileio.

    Este infeliz está sendo pago por nós para fazer política de baixo nível tanto no TSE quanto no STF.

    Nem o toffolli e nem o Lewandowsky irão tomar alguma atitude.

    Enquanto isto este parvo não libera o processo de “contribuição” privada em campanhas eleitorais.

    Será que não existe nenhum Homem neste nosso “poder” judiciáriao?

    A paciência está se esgotando.

    Genaro

     

  7. Como o Brasil poderá se

    Como o Brasil poderá se livrar destes infames personagesn? O julgamento que a história fará deles é insuficiente, é preciso que alguma coisa seja feita no presente para que esta direita predatória não destrua o futuro da nação.

  8. SERIA O STF NÃO MAIS UM TRIBUNAL, SIM COMITÊ ELEITORAL DO PSDB?

    Quando um pseudo juiz, pelo menos diz ser, se torna mais um agente maligno querendo destruir empregos dos trabalhadores fazendo parte de conluios oposicionistas, é sinal que falta vergonha na cara de muitos deles. Esse conselho de justiça parece mais uma carniça, esse tal GILMAR DANTAS já demonstrou por A + B que não se trata de um julgador isento, mas sim um engajado na política destruindo o STF. Isso já é insanidade demais. Eu tenho o direito de que com meus impostos não pagar o salário de crápulas desse tipo. O judiciário brasileiro é motivo de chacota no mundo inteiro por causa dessas joças que mal sabem o porquê estão ali. A justiça brasileira é o que mais me envergonha, corrupção não é só com dinheiro público não, tem certas atitudes que desgraça uma nação, principalmente juiz ruim.

  9. Sabe aqueles filmes

    Sabe aqueles filmes americanos de suspense em que o bandido é derrotado, está caído parecendo morto e de repente abre os olhos e volta a atacar? O cinema americano já repetiu tanto a fórmula que todos já sabem que o bandido que jaz inerte vai voltar a atacar. A oposição está igual ao defunto que de repente abre os olhos e volta ao ataque. Gilmar, Gilmar, você é um Boris Scarlof tupiniquim, daqueles bem charlatão. As contas já haviam sido aprovadas, para disfarçar poderia pelo menos ter colocado em dúvida todos os que receberam doações das empresas investigadas, inclusive o Aécio. Mas não, você não consegue e nem está mais preocupado em disfarçar o seu bico e as penas que teimam em sair pelos buracos da toga.

  10. Pago bem e de forma legal!

    Pago bem e de forma legal! ADVOGADO COMPETENTE CAPAZ DE MOVER AÇÃO CONTRA O MINISTRO Gilmar Mendes e ENQUADRÁ-LO CONFORME A LEI.

    1. ONG, fundo e interpelação judicial

      A luta pela democracia que, no passado, aconteceu nos campos físico (até com o concurso de armas) e político, não acabou. A consolidação democrática, pois a democracia está em risco, requer, agora, que a luta se dê no campo judicial, tomando-se como cenário o sistema legal vigente (não há, no momento, condições políticas para a mudança, via legislativo, do sistema legal – o conjunto de leis – em vigor).

      Gilmar Mendes é reconhecidamente um perigo para a democracia e tem de ser contido. Dadas as circunstâncias, o impedimento dele tem de se dar via judiciário.

      Sua interessante ideia poderia ser implementada, talvez, através da criação de um fundo administrado por ONG para a contratação de banca competente (e corajosa) para confrontar Gilmar judicialmente. A parte da sociedade que deseja um Brasil cada vez mais democrático tem de agir, e, no momento, isto só pode se dar no campo judicial. Sua ideia, ou desdobramento dela, pode, sim, viabilizar esse agir imprescindível.

  11. Uai,

    o Poder Judiciário (TSE) “determina” à PGJ e à PF que “investigue”?

    ‘Tá mandando agora, é?

    Achei que a PGJ fosse órgão independente e a PF fosse vinculada ao Ministério da Justiça.

  12. Gilmar é Gilmar

    Como levar a sério Gilmar Mendes diante das seguintes notícias:

    “Empreiteiras da Lava Jato doaram R$ 277 mi para 28 dos 32 partidos”, notícia da Gazeta do Povo.

    “Alvos da Lava Jato bancam 40% das doações privadas a PSDB, PMDB e PT”, diz o Estadão.

    “Fernando Brito: Se o PSDB ganhou mais de empreiteiras da Lava Jato, só doações ao PT são crime?”, no Portal Forum.

    Então, se a campanha de Dilma deve ser investigada como quer Mendes, também tem de ser investigada a do PSDB pelas mesmas razões nas quais Gilmar Mendes apoia seu pedido de investigação da campanha de Dilma. Pelos mesmos fundamentos, as campanhas de todos os 28 partidos deveriam igualmente ser investigadas.

    Mas Gilmar é Gilmar, aquele de quem Dalmo Dallari disse: “Gilmar Mendes no STF é a degradação do judiciário brasileiro”. Infelizmente, Dallari tem toda razão.

    1. “Fernando Brito: Se o PSDB

      “Fernando Brito: Se o PSDB ganhou mais de empreiteiras da Lava Jato, só doações ao PT são crime?”

      De onde tiraram isso?

      Porque não coloca o gráfico da gazeta do povo?

       

       

      1. De onde tiraram? Da Transparência Brasil

        Já lhe informei antes de onde tiraram, mas vou informar de novo, pois parece que não leu minha resposta a este seu gráfico. Prefiro o gráfico que ponho adiante, que é, ao menos, tão confiável quanto o seu, e que fez parte de minha resposta anterior a seu comentário.

        Doações – Fonte primária: site AsClaras da Transparência Brasil

        Fernando Brito: Se o PSDB ganhou mais de empreiteiras da Lava Jato, só doações ao PT são crime?

         

        junho 28, 2015 10:13  

         Se o PSDB ganhou mais de empreiteiras da Lava Jato, só doações ao PT são crime?

        É impossível suspeitar de quem recebe R$ 58 milhões e não tratar da mesma forma quem recebe R$ 65 milhões. São valores, é certo, imensos e que, declarados ou não, doados legalmente, ou de qualquer outra forma conspurcam a política

        Por Fernando Brito, no Tijolaço

        O Miguel começou, eu pego o mote e sigo adiante.

        O site AsClaras, mantido pela Transparência Brasil – organização que tem muita gente até simpática à oposição – consolidou todas as doações, por empresas e partidos.

        E eles próprios separaram as doações das cinco maiores empreiteiras – as protagonistas da Lava-Jato – e os quatro maiores partidos políticos em 2014.

        O que fiz, no gráfico acima, foi apenas apurar o percentual doado a cada partido por elas. O original está no link.

        É  difícil crer, olhando os valores, que contratos com a Petrobras fossem o determinante para saber a quem doariam.

        E impossível imaginar que as acusações que se faz ao PT não pudessem, da mesma forma, ser feitas ao PSDB, que recebeu até mais dinheiro das maiores empreiteiras acusadas pela investigação da Vara do Dr. Moro.

        Porque é impossível suspeitar de quem recebe R$ 58 milhões e não tratar da mesma forma quem recebe R$ 65 milhões, mesmo sem ser, até a beirinha das eleições, favorito, não é?

        São valores, é certo, imensos e que, declarados ou não, doados legalmente, ou de qualquer outra forma conspurcam a política.

        É dinheiro demais e, sobretudo, como ocorre com os bancos, que ganham com os juros do BC, são empresas que têm boa parte de seu faturamento derivado de obras públicas.

        O dinheiro privado, nas eleições, vem do dinheiro público.

        Mas é essa a regra da política real, para todos os partidos e que acaba, inclusive, de se encaminhar para colocar na própria Constituição, sem que haja protestos daqueles que se apresentam como arautos da pureza.

        A qualquer momento, qualquer dirigente de qualquer destas empresas, preso por seis meses e ameaçado de muito mais pode alegar que foram dadas por coação.

        Aí está  porque além de todas as violações jurídicas, os procedimentos coercitivos, a partir de um certo ponto, comprometem a verdade que a investigação deve buscar.

        Porque o arbítrio, na administração da Justiça, é como a corrupção na administração pública: você viola as regras do poder que lhe foi confiado para satisfazer seus apetites, ambições e razões.

        E, no caso da imprensa, o dever de raciocinar, em lugar de funcionar como simples amplificador de versões sabidamente discricionárias.

        Do contrário, vira simples instrumento de propaganda, como ocorre nas ditaduras.

        Infelizmente, estamos trocando a possibilidade de moralizar o processo eleitoral – e em grande parte, sua sombra sobre as administrações – pela implantação da imoralidade praticada em nome da justiça.

         

        1. O tijolaço é pró governo não

          O tijolaço é pró governo não é confiável.

          O site as claras não leva em conta doações das empreiteiras nos anos não eleitorais.

          E tem aquela coisa você tortura os numeros ate eles te falarem o que você quer.

          A fonte primária que seria o TSE os dados são confusos.

          A campanha de Dilma arrecadou R$ 350.836.301,70 em 2014, Aécio  R$ 222.925.853,17 em 2014.

           

          1. O que interessa

            Você é contra o governo, mas não diria que você não é confiável. Ser a favor ou contra o governo nada tem a ver com confiabilidade, ou honestidade.

            Gilmar está analisando as contas eleitorais de Dilma e não a história das doações das empreiteiras.

            Os dados de doação que interessam são os das doações provenientes das empresas arroladas na Lava Jato durante o período eleitoral de 2014. O fato da campanha de Dilma ter arrecadado mais do que a do PSDB (e estou confiando no que você informou) nada tem a ver com o que estamos debatendo aqui.

            A questão aqui, a levantada pelo Brito, é a seguinte: as empresas arroladas na Lava Jato doaram no período eleitoral de 2014 mais para o PSDB do que para o PT, e, por isso, se há suspeita quanto a licitude das doações feitas ao PT, tem de haver, também, e com mais razão dado o montante das doações feitas ao PSDB, suspeita quanto a licitude das doações feitas ao PSDB. Eu acrescento o seguinte: se os recursos destinados ao PT são ilícitos, os destinados ao PSDB, também. E mais: o fato do PT ter ganho as eleições não torna as doações que recebeu criminosas e as do PSDB, por ter perdido, lícitas. Ganhar e perder eleição nada tem a ver com licitude e ilicitude de doação.

            Doações são lícitas, ou ilícitas por si, não porque o partido ganhou a eleição, ou porque o partido é o PT. Para Gilmar, porém, tais fatores parecem importar, absurdo evidente.

  13. Pelo jeito…

    Pelo jeito, o meio jurídico não respeita Gilmar Mendes.

    Pelo jeito, Gilmar Mendes não tem capangas.

    Pelo jeito, Gilmar Mendes É só mais um capanga.

  14. Gilmar Mendes aboliu o

    Gilmar Mendes aboliu o trânsito em julgado do direito brasileiro.  A qualquer momento essa figura nefasta pode dar andamento a qualquer processo que seja de seu interesse, mesmo que para isto atropele as regras mais comesinhas do direito.

    Esse homem é um perigo para a democracia. Ele está desacreditando o judiciário com seu destempero. O pior de tudo é que seus pares não movem uma palha para freâ-lo. 

  15. GM, o caudilho de Serra e de

    GM, o caudilho de Serra e de FHC. Precisa dizer mais? O STF já é paragaio desde JB.  Agora, , o último dos últimos, o Ínfimo tribunal federal perdeu o juízo de vez. Chegou descarado com ódio e cegueira de direita ao golpe  paraguaio. GM, o Cunha do judiciário,  está de volta.

  16. Nada de novo no Reino da Dinamarca.

    Para quem conhece esse processo todo de ligação PSDB/Gilmar Mendes/Velha Mídia não há novidade nenhuma nesse pedido. 

    Torna-se preciso girar a roda, todas as vezes em que o noticiário dá uma guinada para o lado deles.

    É preciso mudar a capa com o CUNHA e redirecionar em segundos as manchetes: DILMA será julgada pelo TSE por causa das doações de campanha em 2014. 

    O noticiário não pode se centrar na turma dos mocinhos, tem que voltar rapidamente para os “bandidos”.

    Se o Gilmar Mendes não fizesse esta ação teríamos holofotes no Eduardo Cunha, que é seu parceiro, que foi todo esse tempo poupado pelo PSDB e blindado pela velha mídia.

    Como disse: Nada de novo no Reino da Dinamarca. 

    Sem democratização dos meios de comunicação sempre haverá o mesmo filme. 

    Eduardo Cunha em breve vai cair. A Presidenta Dilma vai até 2018 e isto é o que nos importa.

     

  17. Está criando um factóide para

    Está criando um factóide para como disse o da forca jogar a batata quente de volta para o palacio, já não bastasse aquela reunião vergonhosa; espantoso o PT não dar esse ministro como impedido, se cala e consente, então que apanhe.

  18. O golpe tem prazo urgente,

    O golpe tem prazo urgente, urgentissimo. 31 de agosto, promete a oposição ao Brasil.  Is now or never. Aí, aparece o último dos moitanos (tava na moita, sentado em cima da medida  que iria melhorar o país) para salvar a cavalaria com a espada de Cunha, o  fiel amigo. Esse é Gilmau, o que viaja às custas de um escritório de advocacia em que sua mulher trabalha, Às custas de Cachoeira,  o bandido livre, leve e solto até hoje, GM  viajava  em companhia de Demóstenes a Paris, GM, que deu vários HCs ao Dantas, agora completa sua missão impossível. Mas, sem a aparência do Tom Cruise. Maldito diabo golpista. Será preciso um novo manifesto pedindo  o afastamento de Gilmar Mendes? Mais do que indignados com o açodamento desse tucano no STF já estamos. Isso aí já, não é mais juíz,  é o ‘Prometeus desmoralizado e desmoralizante’ do golpe.

  19. Gilmar Mendes citou uma série

    Gilmar Mendes citou uma série de elementos que indicam a receptação de dinheiro roubado por parte da campanha de Dilma Rousseff:

    1) Os 13,6 milhões de reais repassados por João Vaccari Neto a Edinho Silva

    2) Os 7,5 milhões de reais que Ricardo Pessoa foi constrangido a entregar à campanha de Dilma Rousseff

    3) Os 47,5 milhões de reais doados por empreiteiras denunciadas na Lava Jato

    4) Os 23,9 milhões de reais pagos por Dilma Rousseff à empresa de fachada Focal, de Carlos Cortegoso

    5) Os 22,9 milhões de reais dados por Dilma Rousseff à gráfica fantasma VTPB, de Beckembauer Rivelino

    6) A propina que o operador Milton Pascowitch repassou ao blog Brasil 247

     

    1. Certeza que foi a Dilma que

      Certeza que foi a Dilma que pagou? Isto tudo colocado acima tem provas que não sejam as delações de Guantânamo?  Na doação de Ricardo essoa ao Aécio não houve constrangimento? Foi amor ou dízimo? 

      Você diz embaixo que é contra tudo o que não presta. FHC, Aécio e o Gilmar prestam?

      1. Não entendo Vera, os próprios

        Não entendo Vera, os próprios petistas afirmam com certo orgulho que Dilma é centralizadora , mas dependendo da situação ela se torna uma relapsa.

        Convenhamos uma pessoa centralizafora “gerentona” e relapsa, não cola, não acha.

        A “gerentona” que não gerencia a sua própria campanha e não sabe de nada é novidade no mundo.

        Não digo que ela estava lá na porta da sede do partido  esperando a mochila pixuleco do Vacarri , mas que estava na coordenação da operação estava e deveria estar com toda certeza.

         

        1. Ops..Não sabia… Gilmar

          Ops..Não sabia… Gilmar pediu investigação nas contas do Eduardo Cunha via TSE. Pediu?

          – Quanto a de Dilma ele já o faz desde maio. É só ler a materia de 12 de maio do Estadão de Talita Fernandes, mas , como esta empresa citada fez serviços a outros partidos ele partiu pra cima de outra empresa de publicidade.

          http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,gilmar-mendes-pede-investigacao-de-contas-eleitorais-de-dilma,1686272

          http://jota.info/a-integra-do-voto-do-ministro-gilmar-mendes-pela-abertura-de-acao-contra-contas-de-dilma

          ( OBS nos partidos: PTC???)

          Novo pedido de Gilmar:

          http://jota.info/leia-o-pedido-de-investigacao-das-contas-de-dilma-rousseff

          – Esta, Focal. Que está nesta “materia de 18.07. 2005” do PSDB e retirada do Estdão

          http://www.psdb.org.br/vendas-da-marca-pt-estao-em-queda/

           

           

           

           

           

           

    2.  
      Nem precisava. Todo, por

       

      Nem precisava. Todo, por mais corrupto que seja, tem uma parte que ganha honestamente. E todo da esquerda golberiana só aceita doação da parte honesta, pois tem como testar antes de receber.

  20. GILMAR É IMPERADOR?PARECE QUE

    GILMAR É IMPERADOR?PARECE QUE SIM!!!

    NINGUÉM FREIA O CARA,ESSE FAZ E DESFAZ

    AO MENOS ESTÁ MOSTRANDO A VERDADEIRA FACE DO JUDICIÁRIO

    AO QUAL ELE É O CHEFE,NÃO TEM MORAL NENHUMA

  21. Se os golpistas atingirem seu

    Se os golpistas atingirem seu intento, muitos brasileiros, de todas as classes sociais, vão se rebelar. Estão subestimando demais a inteligência e a dignidade do povo brasileiro. Vale instalar uma guerra civil no Brasil em lugar de aguardar três anos para o final do mandato? Só vale (para os golpistas) se eles acham que, ao final desse período, a chance maior é do PT eleger seu candidato. E o lema dos golpistas é: que se danem o Brasil e os Brasileiros, o que interessa é tirar o PT do poder e tentar colocar o psdb ou o pmdb.

  22. O café da manhã com Cunha deu

    Será que quando a ministra do STF Carmém Lucia  recomendou  que “os brasileiros deveriam assumir a ousadia que os canalhas tem” estava já em campanha para o golpe arquitetado pelo colega Gilmar. 

    O café da manhã com Cunha deu resultado. Gilmar retalia Janot. Jamais imaginei ver o país se esgarçar pela ação de canalhas golpistas ministros da mais alta corte do país. 

    É uma país de ousados. E canalhas.

     

  23. O rabo não pode abanar o cachorro (Gilmar-Brasil)

    O CNJ tem que pedir pro Mendes que analise com carinho a kgada que fêz se ele insistir tem que aposenta-lo por 

    curto circuito mental irreversível baseado também em atos pregressos.

  24. Tática dos desesperados: Cunha-Mendes: Ameaças, ameaças ameaças

    O Brasil tem que passar por cima desses caras sem dó nem piedade , pois, quem são eles pra ameaçar uma nação?

    Eles confundem ( de propósito) os cargos com as instituições que representam. Isso é problema de “formação de carater’.

    Os homens que tentam subjulgar um povo aos seus caprichos merecem qualquer tipo de levante.pois, isso é ´prática terrorista.

     

  25. Ele só age assim porque todos

    Ele só age assim porque todos os senadores do PT são uns bunda mole, frouxos e sem culhões.

    De fato, gilmar é o melhor político do psdb…

    O cara age descaradamente dando o golpe na cara do governo e do PT e ninguem diz um piu…

    Não há partido de gente mais fraca do que o pt. São uns fracos…

  26. Nojo desse Senhor

    O problema não são os coxinhas, mas o material que os cria. Este Senhor é parte da matéria-prima do nojo que se tornou a política Brasileira. Ladrão, de qualquer monta, merece sim cadeia; mas e o manipulador? Para onde tem que ir a pessoa que utiliza de sua posição para “manipular”  a ordem que deveria ser natural, das coisas? Em contrapartida, como pode um país “soberano” permitir tais absurdos? Desordem e Regresso? Eternamente Colônias? O que somos e o que seremos?  Quem colocará freio neste cidadão? Se é cada um por si, concordo com eles: Vai descansar Dilma, coloque um cone na cadeira de Presidente e que se oficialize a bagunça e a desordem, pois o “Reizinho” ai já determinou.

  27. Sentou em cima do projeto que proibe doação de empresas…..

    Por dois motivos : 1 -Óbvio que todo tucano como ele é contra. 2- Mesmo sendo voto vencido, já que o projeto tinha os votos suficientes para ser aprovado, resolveu guardar essa carta  na manga a mando da capitãa #GloboGolpista e de seus comparsas tucanos, eles estão sempre tirando da manga uma “última cartada” para paralisar o governo e aumentar a crise política e econômica que atravessamos.

    Só tenho uma mensagem para esses fascistas corruptos:

    NÃO PASSARÃO!!!

  28. impeachment – ato em mandato anterior NAO PODE

    Se de para publicar: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2015/08/22/serrano-gilmar-nao-vem-que-nao-tem/

    Presidente reeleito pode sofrer impeachment por ato realizado em mandato anterior?

    RESPOSTA: NÃO
     

    GARANTIAS REPUBLICANAS

    A aplicação do impeachment ao presidente da República face à prática de conduta típica –ilícita– no exercício de suas funções é um recurso excepcional e que demanda o acolhimento de uma compreensão da Constituição à luz dos princípios republicano e democrático, devendo-se evitar a compreensão literal e isolada dos artigos 85 e 86 da Carta e da lei nº 1.079/50.

    Como se sabe, a investidura de um mandado representativo submete os agentes públicos ao exercício do múnus, ou seja, a um conjunto de deveres e responsabilidades, em benefício da coletividade.

    Trata-se de uma decorrência do princípio republicano, que é o alicerce do Estado brasileiro. Em outras palavras, ao longo do exercício do mandato popular, os representantes podem ser responsabilizados por atos praticados no decorrer deste mesmo mandato.

    Em regimes presidencialistas, o chefe de governo e de Estado –reunidos em uma só pessoa– pode sofrer o impedimento de seu mandato pelo Legislativo, mas apenas com a comprovação de condutas caracterizadoras de ilícitos e mediante métodos processuais que garantam ampla defesa e contraditório.

    Conforme estipulado no artigo 85 da Constituição, o presidente poderá sujeitar-se à excepcional medida de perda do mandato por infração político-administrativa, desde que preenchidos determinados requisitos. Eles compreendem, basicamente, uma intencional violação do dever e a prática de conduta típica no exercício do mandato atual.

    É importante ressaltar que, especificamente com relação à questão da prática de conduta típica, para que o mandatário sofra impedimento, a conduta em questão necessariamente deve estar vinculada ao mandato vigente, e não ao anterior, em consonância com o caráter republicano das representações populares, marcadas, essencialmente, pela periodicidade dos mandatos.

    Por essa razão é que a possibilidade, em tese, de reeleição não significa que ambos os mandatos –cada um de quatro anos– serão considerados um mesmo período para fins de responsabilização político-administrativa.

    Para os chamados agentes políticos não se aplica a regra da continuidade administrativa incidente sobre os agentes públicos, que possuem vínculo profissional com o Estado. Para estes, a habilitação técnica os qualifica a entreter relação que se prolonga no tempo, sem qualquer descontinuidade.

    No caso do presidente da República, sua reeleição não faculta que seja responsabilizado por ato pretérito, praticado no primeiro mandato.

    Ademais, os requisitos jurídicos para a cominação por infração político-administrativa ao presidente da República deve seguir uma tipologia constitucional estrita.

    Isso significa que o crime de responsabilidade deve ser compreendido à luz do princípio republicano, o qual é assinalado pela eletividade, pela responsabilidade e, essencialmente, pela periodicidade dos mandatos. Nesse cenário, não há possibilidade de impeachment do presidente da República por ato praticado em mandato anterior.

    A Carta conferiu ao presidente todas as garantias do regime republicano-representativo, sem o qual estaria inviabilizado o exercício da relevante função pública de chefia do Estado e do governo, imunizando-o de oportunismos ilegítimos.

    É preciso cuidado para que, no Brasil, não se reproduzam os golpes de Estado e medidas de exceção que ocorreram, por exemplo, em Honduras e no Paraguai.

    O Brasil possui uma dimensão e solidez democráticas incompatíveis com medidas dessa natureza, as quais, em última análise, podem ter repercussões catastróficas para a vida do nosso povo.

    PEDRO ESTEVAM SERRANO, 52, é professor de direito constitucional na PUC-SP e sócio do escritório Teixeira Ferreira e Serrano Advogados Associados
     

    1. O professor só esqueceu que a

      O professor só esqueceu que a Constituição está escrita dessa forma por não haver, em 88, previsão de reeleição para o Executivo.

      Se levarmos ao pé da letra o que o professor escreveu, então a Constituição permite que um chefe de governo faça o diabo para se reeleger e garanta impunidade pelos quatro anos seguintes.

      Bem, foi o que a Dilma fez.

    2. De fato, todo que mude de

      De fato, todo que mude de cargo não deveria mais ser responsabilzado por nada que tenha feito no anterior.

  29. Acuados

    É verdade que o PT comporta-se como um menino bobo, fraco e acuado por meninos malvados, que por serem “filhinhos de papai”,como se diz na gíria, fazem o que querem por saber que estarão sempre protegidos pelos seus exageros. Da mesma forma, podemos supor que acontece com os demais ministros do STF e o próprio STF, na comparação com os descalabros produzidos pelo ministro Gilmar. De que eles tem medo? Por qual motivo eles não enfrentam os arroubos autoritaristas de Gilmar, que tanto denigre a instiutuição que eles próprios representam? Não dá para entender tanto mistério e tão pouca ação de pessoas inteligentes, que possuem poder de colocar um ponto final na balbúrdia jurídica que Gilmar impõe ao STF com seus destemperamentos e abusos.

  30. Meus “caros impostos”.

    Quando vejo no meu contra-cheque o valor que pago de impostos me dá uma raiva tão grande por saber que, parte do que ganho, é para pagar um “cara como esse que caiu de para-quedas” (e demais), num tribunal o qual terá cargo vitalício e após sua morte, ficará uma pensão, também, vitálícia para respectiva(o) cônjuge.

    Infelizmente, os membros do “poder maior” não são escolhidos pelo povo. Ah se fosse!

    Só podemos escolher aqueles que,”por um mandato”, ainda que “defeituoso” podem “criar leis’ as quais, ainda, serão submetidas “ao crivo” desse poder que age de acordo com conveniências pessoais.

    Mas, somos nós que pagamos…

     

    1. Tens razão

      Tenho certeza de que Merval, Noblat, Jabor, Míriam, Gentili ganham muito mais. Gentili, por exemplo, ganha R$ 200 mil. Todos os demais devem ganhar nessa faixa, e ganham diretamente dos que se acham donos do país. Certamente, não são donos do país, mas são donos dessas figuras.

      R$ 20 mil para defender a democracia e as instituições republicanas é realmente uma bagatela. Deveria ser muito mais, frente ao bem a ser defendido, a democracia.

  31. Não tem vergonha na cara este

    Não tem vergonha na cara este ministro (sic) do PSDB. Colocou um exército de auditores para fiscalizar as contas de campanha da presidenta Dilma e não encontraram nada de errado. Tanto que as contas foram aprovadas inclusive por este ministro, aspas, do PSDB.  Agora tem a cara de pau de tentar desviar as atenções das denúncias contra o aliado dos tucanos, Eduardo Achacador-mor Cunha. É a instrumentalização da justiça pelos tucanos. Um juiz pedir para o PGR investigar as contas já aprovadas com base em nada, ou seja, sem que haja qualquer indício, deveria ser motivo de afastamento deste ministro, aspas. Ele envergonha o país. Foi ele que em plantão deu dois HC para o banqueiro condenado Daniel Dantas. Foi ele que, na condição de presidente do STF, mandou soltar o médico monstro Roger Abdelmassih, que depois fugiu. Foi ele que ensaiou com o então senador Demóstenes Torres, ex-paladino da moralidade da Veja, aquela palhaçada do grampo sem áudio. É ele também que mantém empresa que presta serviços para o estado, contrariando os princípios da Carta Magna, que proíbem essas transações entre servidores  e agentes públicos e órgãos do Estado. Enfim, trata-se de um militante do PSDB que usa o Tribunal de Justiça para fazer política partidária. Houvesse o mínimo de isenção, mandaria apurar todas as contas de candidatos que receberam dinheiro das empresas da Lava Jato, como é o caso do candidato Aécio Neves, que recebeu  das empresas da Lava Jato volumes até maiores do que a então candidata Dilma. Mas, isso a mídia não diz, porque há um complô golpista ligando mídia, agentes dos tribunais de justiça, da PF e do MP a interesses escusos, contrários à vontade majoritária do povo brasileiro, que elegeu Dilma presidenta e não aceitará mudanças de governo no tapetão. Eles querem manter a presidenta Dilma enfraquecida, para que ela não consiga governar e o país viva um clima de permanente crise institucional, política e econômica. São inimigos do povo brasileiro.

  32. Contagem regressiva
    A peleja era para ser decidida num único jogo. No primeiro tempo Dilma venceu por 1 X 0 e fez mais um golaço no segundo. Como Aécio se acha o dono da bola, mudou as regras do jogo com apoio dos narradores, comentaristas e da torcida coxinha, estabeleceu que a partida terminaria “em dez”, trocou de juiz várias vezes, tirando o da CBF e colocando ora do TCU, ora do TSE e ficou o tempo todo se jogando na área e pedindo pênalti. A Dilma já está ganhando a peleja de 11 X 0, com Aécio cansado, com a língua de fora e os olhos esbugalhados e ainda com um jogador a menos(Dudu foi expulso pelo quarto árbitro, representante da PGR, por entrada desleal), a torcida coxinha começa a abandonar o campo e o povão grita: É BI-CAMPEÃ! É BI-CAMPEÃ! É BI-CAMPEÃ! O juiz não apita o final da partida e para aumentar o sofrimento, ainda deu 6 habeas corpus, quer dizer, 6 minutos de acréscimo.

  33. E as “contas” do Gilmar?

    Quantas irregularidades a excelência já cometeu, e ficou porisso mesmo??

    Como se pode fazer para “pedir as contas” dele?

     

  34. Vendas da marca PT estão em

    Vendas da marca PT estão em queda

    18 de julho de 2005  Email Share
    Especialistas já atribuem resultado às denúncias de corrupção sobre o partido
    O Estado de S. Paulo (18 de julho) – As denúncias de corrupção contra o governo do PT estão reduzindo a força da estrela do partido nas vendas de camisetas, bonés, broches, chaveiros e outros produtos. Especialistas em marketing consideram que a marca PT já foi contaminada pela desconfiança. Uma das maiores fornecedoras de brindes dos petistas, a Focal, teve redução de 80% no faturamento este ano, prejudicado pela falta de eleições. Em períodos eleitorais, o PT responde por um terço das vendas.
    “Se o discurso de uma marca vai contra tudo o que ela representa, o consumidor se decepciona e deixa de usar“, avalia o professor e diretor de Marketing da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Emmanuel Publio Dias. Em ano de eleição, a Focal produz até 100 mil camisetas por dia, com 400 funcionários temporários. Hoje, está produzindo 5 mil, com 30 pessoas.
    O diretor-comercial da Focal, Carlos Roberto Cortegoso, reconhece que a crise do PT pode ter influência negativa nas vendas de produtos com a marca do partido, mas ele enfatiza que, tradicionalmente, há uma queda de faturamento e de produção em anos sem eleições. “As denúncias devem ter reflexo nas vendas de produtos do PT, se bem que o partido tem uma militância mais acirrada“, observa.
    A lojinha do PT em São Paulo, que é terceirizada, está com o movimento baixo, relata a gerente do estabelecimento, Marta de Araújo. Segundo ela, o faturamento está em torno de R$ 10 mil por mês. Em ano de eleição, o resultado é pelo menos duas vezes maior. Marta, porém, não acredita que essa queda seja reflexo das denúncias. “Os militantes não deixam de comprar. Como não é ano eleitoral, as vendas são menores“, afirma.
    Diretor-geral da Interbrand, consultoria especializada na gestão e avaliação de marcas, Eduardo Tomiya vai além e diz que a desconfiança que ronda o PT tem impacto nas vendas de produtos e no nível de lealdade do público petista. “O fato de criar desconfiança pode acabar com uma marca. Mas o PT não acabou. Não podemos fazer julgamentos precipitados. De qualquer forma, existe essa desconfiança, que é muito ruim para a marca PT“, afirma.
    A decepção com o PT fez um tradicional simpatizante, dono de uma barraca na praia de Ipanema, zona sul do Rio, mudar a sua identidade visual. Há um mês, Milton Gonzalez, conhecido como Uruguaio, de 58 anos, trocou a bandeira do PT, que tremulava há 14 anos, pela do Uruguai. “Como no início o PT não levantou a bandeira da CPI dos Correios, tirei a bandeira. Estou angustiado“, diz.
    Gonzalez, que deixou o Uruguai há 25 anos como refugiado político, garante que o movimento da barraca não caiu. Também diz que não tirou a bandeira com medo de queda nas vendas, mas relata que alguns clientes elogiaram a mudança e prometeram freqüentar mais o local, que já foi visitado por figuras ilustres do PT como o senador Eduardo Suplicy e o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante.
    A lojinha do PT no Rio Grande do Sul está temporariamente fechada porque este ano não haverá eleições, informa o responsável pelo estabelecimento, Irton Dave. Para ele, a crise do partido pode, sim, influenciar o desempenho das vendas de produtos com a marca PT, mas prefere acreditar que haverá uma reação da militância petista.

  35. Questione-se também às

    Questione-se também às condutas de gilmar mendes (em letras minúsculas) como juiz e cidadão, sua parcialidade, seu proselitismo e ativismo político, seu “piromanismo” (patológico ou doloso), sua “escola” privada IDP, os fatos relativos à administração conturbada de seu irmão na prefeitura de Diamantino no Estado do Mato Grosso. Recorde-se: habeas-corpus  incomuns favorecendo Daniel Dantas; vai à lançamento de livro relacionado a envolvidos na ação 470 que julgava e posa festivamente com o autor; suspeitas de irregularidades em sua “escola” privada IDP; as idas e vindas de seu irmão na prefeitura de Diamantino (MS); o ex-ministro Joaquim Barbosa dizendo textualmente “Vossa Excelência quando se dirigir a mim não está falando com seus capangas do Mato Grosso”; etc; etc…

     

    Num breve giro pela internet pode-se ler:

     

    http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,ministro-ataca-mendes-nao-esta-falando-com-seus-capangas,358909

     

    http://www.cartacapital.com.br/politica/o-prefeito-e-o-coronel/

     

    http://www.olhardireto.com.br/juridico/noticias/exibir.asp?noticia=Justica_condena_irmao_de_Gilmar_Mendes_e_advogada_por_improbidade&id=14082

     

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u90584.shtml

     

    http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2012/10/18/bomba-gilmar-prestigia-livro-contra-petralhas/

     

    http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/180072/Juiz-nega-pedido-de-indenização-de-Gilmar-Mendes-contra-jornalista.htm

     

    http://revistaforum.com.br/digital/131/republica-precisa-saber-das-relacoes-daniel-dantas-x-gilmar-mendes/

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador