Gilmar quer agência de controle da mídia durante as eleições

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes resolveu “mexer em um vespeiro”, segundo a jornalista Mônica Bergamo. Inspirado nas eleições francesas, o magistrado decidiu convocar uma audiência pública para discutir “a influência das mídias (rádio e TV) no processo eleitoral” e a necessidade de criar um “órgão estatal de controle das programações”.

A iniciatia ocorre no momento em que partidos governistas, principalmente PMDB e PSDB, estão envolvidos em escândalos a reboque da delação da JBS e têm dificuldade para encontrar um presidenciável que possa desbancar a liderança de Lula nas pesquisas de opinião.

“A ideia nasceu depois de uma visita que ele fez ao conselho de comunicação social da França, que fiscaliza os órgãos concessionários de mídia. Nas eleições, as aparições de todos os candidatos, por exemplo, são cronometradas. Quando há desequilíbrio, os veículos são notificados para correção”, escreveu Bergamo nesta segunda (6).

 

A audiência está dividida em tópicos: “a autorregulação realizada pelos concessionários (rádio e TV)” e “neutralidade da imprensa no processo eleitoral: ficção ou realidade?”. Entre os convidados estão um jurista francês, representantes da sociedade civil e de empresas de radiodifusão, acrescentou a colunista.

A partir do debate, Gilmar promete criar um relatório para “subsidiar eventuais alterações na legislação eleitoral”. Pois a regulação é um tema “bastante caro à democracia e liberdade de sufrágio.”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “A partir do debate, Gilmar

    “A partir do debate, Gilmar promete criar um relatório para “subsidiar eventuais alterações na legislação eleitoral””:

    Um JUIZ SUPREMO fazendo leis…

  2. Sei… Ele quer é fiscalizar

    Sei… Ele quer é fiscalizar os blogs alternativos que dão espaço para a esquerda. A grande imprensa continuará a pregar a catastrofe com Lula e sua condenação. É assim que será dado o espaço para o Lula ou para o candidato que ele apoiar na grande imprensa.

    Sai pra lá que eu te conheço de longa data matuto.

  3. ​D​e boíssima, não me afeta

    Vai que dá certo e Gilmar regula a mídia de vez…

    Há um público com o meu perfil, não sei se significativo, que não assistimos – porque não cremos mais em – Jornal, TV aberta e Rádio.​ Sou ainda mais radical: desde a 1ª eleição de Dilma não acesso grandes portais informativos para não perder tempo, só blogs, quase todos sujos, e Twitter.

    Mainstream midia? tô fora. Face? Tô fora. Whats pra política? idem.

    Com isso, consigo me livrar das fakes news, acesso as melhores análises políticas, me divirto, aprendo e tenho melhores insights. Só que dá um trabalho do cão, e me toma um tempo precioso, em que podia estar produzindo.
     
    Ainda assim, é bem melhor que antes.

    1. Gilmar e outros quetais…

      … jamais se incomodaram com o apuro e precisão da “mídia” o que eles querem é mais legislação para controlar o que eles não tem controle, e são justamente essas mídias que você (agora libertado, não dúvido disso, porque me incluo nesse perfil) está usando.

  4. Quem não te conhece que te compre….

    Obviamente, Gilmar refere-se aos “blogs sujos” ou à Carta Capital, que sabidamente exercem um inaceitavel monopólio de mídia.

    As organizaçlões Globo, a ABERT, o Instituto Millenim e congêneres aplaudirão a brilhante lembrança e iniciativa do ministro.

    Por que foi que não pensaram nisso antes?

  5. A Globo está decadente ?

    O tirano Gilmar desejando explicitamente controlar as informações disponibilizadas ao povo brasileiro. Parece que as manipulações da Globo estão perdendo eficácia. Gilmar quer, na verdade, controlar as informações e análises dos blogs sujos… E ainda tem gente apostando todas as fichas na eleição de 2018…

    Só tem uma saída ( trabalhosa, mas consistente ): informar, mobilizar e organizar o povo brasileiro para derrotar os fascistas e instituir uma República Democrática. Demore o tempo que demorar: 2018, 2028, 2038…

  6. Brasileiro é deslumbraaaado!

    Voltou da França achando que educação e civilidade se pega no ar.

    Respirar os ares civilizados europeus não o fazem mais civilizado, oh! ministro.

    Ser chefe de banheiro  faz um  chefe,  mas não o faz respeitado.

    Entretanto, o poder oferece todas as alternativas e então o digno ministro pode até instituir a censura.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador