Há tempo para Haddad virar o jogo, mas precisa oferecer um novo PT

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Ricardo Stuckert
 
 
Jornal GGN – Ascânio Seleme publicou artigo neste domingo (14), em O Globo, apontando que ainda há tempo hábil para Fernando Haddad virar o jogo contra Jair Bolsonaro. Mas para isso, ele precisa fazer mudanças mais claras na campanha. Entre elas, oferecer ao eleitor um novo PT. 
 
Seleme lembrou que, na eleição de 2014, o Datafolha de setembro mostrava Marina com 30% das intenções de voto contra 17% de Aécio. “Da urna, 16 dias depois, saíram Aécio com 33% e Marina com 21%. Em pouco mais de duas semanas, Aécio pulou de uma desvantagem de 13 para uma vantagem de 12 pontos e foi para o segundo turno. Os números provam que dá para Haddad virar o jogo. Mas, o problema é que seu ritmo é muito lento e aparentemente ele não tem força dentro do PT para fazer as mudanças que poderiam levar à vitória.”
 
“O time de Haddad está escalado com Gleisi, Gabrielli, Okamoto, Genoino, Mercadante, Falcão, Dulci, Guimarães, Carvalho, Berzoini e Franklin. Nem mesmo o ex-governador da Bahia e senador eleito Jaques Wagner é novo. Por mais respeitáveis que sejam (alguns respondem a processos, mas nenhum está condenado), não dá para imaginar uma campanha vitoriosa com os que melhor e mais enraizadamente representam os rejeitados PT e Lula”, comentou o articulista.
 
Ele ainda criticou a forma do partido tentar atrair aliados: supostamente oferecendo cargos. “A Ciro deveriam ter sido oferecidas a coordenação da campanha e a abertura do programa de governo para rediscussão. Mas, até aqui, o PT segue sendo o PT, egocêntrico e arrogante. Só mudar a cor da camisa não basta.”
 
“Há tempo, sim, para Fernando Haddad virar o jogo a seu favor. Não é tarefa fácil, muito pelo contrário, é dificílima, mas é possível. Vejam o que mostrava a pesquisa Datafolha do dia 28 de setembro. Jair Bolsonaro tinha 28% das intenções de voto contra 22% de Haddad. Claro que era outro turno, outro cenário, mas a distância entre os dois somava seis pontos. Em duas semanas, Bolsonaro aumentou esta diferença para 16 pontos. Da mesma forma, Haddad havia crescido seis pontos entre as pesquisas dos dias 19 e 28 de setembro, enquanto Bolsonaro permanecia parado. Movimentos maciços de votos parecem ser uma característica brasileira.”
 
Leia o artigo completo aqui.
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Custo benefício
       

      É o preço da sobrevivência.

      Mas a “emissora” não ia fazer a merda que fez se não tivesse alternativas viáveis.

      O apoio ao coiso no primeiro turno pode ser desmentido agora se for conveniente e se o coiso não lhe oferecer alguma vantagem.

      Ela tem o controle da narrativa.

      Não nos iludamos.

      A tela crente,  a telaviv do SS, a band(ida) e as outras, são mais importantes para os candidatos que os candidatos para elas.

      Observemos que eles tem discursos uníssonos e umas repetem as outras.

      Uma eventual divergência de discurso pode ser uma estratégia para manter alguma credibilidade

      Sem visibilidade e sem apoio, nenhum candidato se elege.

  1. Dizem que o Haddad precisa de
    Dizem que o Haddad precisa de um fato novo para virar o jogo.

    Porra !

    Os adoradores da besta, deram 12 facadas num negro. A besta era outro negros .

    Desenharam na barriga de uma jovem a suástica, debochado, um delegado admirador da besta, disse que era símbolo budista. Ah bom ! Ufa ! Faz uma grande diferença.

    Em várias universidades espalhadas pelos pais, inscrições homofóbicas e racistas em vários pontos.

    Mais de 50 ataques de fúria e raiva dos dos eleitos da bestas à pessoas que discordam da suas opiniões.

    Fato novo agora, só se essa besta morrer e for para os quintos dos infernos.

    1. O povo votou na “BESTA” o

      O povo votou na “BESTA” o anticristo com o 666 na testa, que prefere a guerra em vez da paz entre irmaos.”Virao muitos falsos profetas em meu nome, e enganarao a muitos, inclusive dentre os escolhidos.

  2. Lula rejeitado? Como assim, Cara Palida?
    Se Lula seria eleito no primeiro turno e Haddad ta no segubdo turno, como Lula e o PT estao rejeitados?
    Rejeitados estao o P$DB e a Globo

  3. Mercenária desentendida

    A Globélica já está dando recadinhos por seus colunistas do preço do apoio que está obrigada, por sobrevivência, a dar. 

    O PT não deve nada a ninguém. É o único que consegue enfrentar o fascismo criado pela própria Globélica em associação com um judiciário INOMINÁVEL – gostaria de usar todo o dicionário de Gregório de Matos, mas não estou em condições de ser processada por dizer a verdade, mais uma vez. 

    Esses FDP colocam a democracia sob risco de extinção e ainda acham que estão em condições de tirar uma casquinha, negociar um apoio que na verdade só serve a eles mesmos! Não espanta que tenha gente que pense que no Brasil ninguém presta e resolva logo entregar o país na mão do capeta. 

    Já que a Globélica não entendeu, eu vou desenhar: vocês vão acabar se o fascista ganhar, e sem o respeito aos direitos adquiridos que o PT costuma ter. Já o PT, foi golpeado POR VOCÊS e não acabou, ao contrário, ficou mais forte. 

    Terá o nordeste para governar enquanto o país estará em ruínas. E cedo ou tarde o povo reconhecerá que foi enganado por todos – mídia (Globélica, Band-IDA, RecorDiabólica, F@lha dos infernos, e todas as outras), judiciário, a direita e a extrema-direita, as FFAAs, as igrejas pentecostais (não são cristãs nem pagando, são vendilhões do templo) e quando a fúria tomar as ruas, vai ser feio. Acha mesmo que está em condições de impor condições? Se liga, mercenária! 

    Parece aquelas pessoas que fazem cara de paisagem para tirar selfie à beira do precipício, e morrem por estupidez – mas a foto ficará para a posteridade, rs.  

    P.S. Mais uma que não aprendeu com o ForaTemer, o decorativo eterno. 

     

    Sampa/SP, 14/10/2018 – 15:08 (alterado às 15:12) 

    1. bom texto

      Permita-me dar um pitaco.

      O Bolsonaro pode dar um apoio  à rede do bispo para que fique maior, mais rica e mais poderosa. Pode ajudar também a Band e  SS. Ele será o dono da caneta!

      Porém não intererssa a ninguém liquidar a “Grobo” e Cias. Ela ainda tem muito valor!!!!. O “Mercado” detesta perder dinheiro. Ela, a Grobo e cias,  permite muitas possibilidades de negócios com os novos donos do poder…

      Acho que a senhora me entende… 

  4. Globo sem a mínima noção.

    Globo sem a mínima noção. Está muito difícil para o Haddad. Petencostais, antipetismo, causas identitaristas desgastadas e muito ódio e vontade de ver sangue da população jogo a razão na lata do lixo.

  5. Editoriais

    El País 09/10/2018 – (“A Hora do Brasil”)

        “No segundo turno, previsto para o dia 28 de outubro, já não se trata de escolher entre duas opções políticas diferentes, mas ambas democráticas, e sim entre um candidato que entende e cumpre os padrões de governança das democracias ocidentais e outro que despreza e considera inválido o sistema de liberdades que desde o final da ditadura garante a igualdade e o progresso de 208 milhões de brasileiros.”

    https://brasil.elpais.com/brasil/2018/10/08/opinion/1539015454_974239.html?id_externo_rsoc=FB_BR_CM

    Le Monde 09/10/2018 – (“Election présidencielle au Brésil: La démocratie menacée”)

        “On ne peut pour autant mettre le PT et Jair Bolsonaro sur un pied d’égalité. Lula et ses héritiers n’ont jamais mis en danger le processus démocratique au Brésil.”

    Tradução:

        “Não podemos entretanto colocar o PT e Jair Bolsonaro em pé de igualdade. Lulas e seus herdeiros nunca colocaram em perigo o processo democrático no Brasil .”

    https://www.lemonde.fr/idees/article/2018/10/09/election-presidentielle-au-bresil-la-democratie-menacee_5366701_3232.html

    O Globo 11/10/2018 – (“Bolsonaro também poderia propor frente ‘democrática’ contra o PT”)

        “A rigor, Bolsonaro também poderia propor uma “frente democrática” contra o PT, devido à extensa folha corrida do partido de atos, declarações e documentos contra a democracia representativa. E seria recebido também com certa dose de desconfiança.”

    http://https://oglobo.globo.com/opiniao/bolsonaro-tambem-poderia-propor-frente-democratica-contra-pt-23146778

    O último editorial, provem do jornal que se diz moderado, se diz de centro, e se diz entre dois extremos igualmente condenáveis.

    1. Ops !
      Você quis dizer: Vão
      Ops !
      Você quis dizer: Vão para puta que os pariu, filhos da putas.

      Filhos das putas e por minha conta, por redundância. Só para acentuar bem a revolta.

      Urbanidade, civilidade e bons modos com essa turma não dá.

      Minha paciência e tolerância estourou.

      1. Concordo com vc Gilson. MAS

        O Nassif nao gosta de palavroes no Blog. É em nome disso que nao usei diretamente, nao por urbanidade para com esses f da p.

        1. O “brimo” Nassif não
          O “brimo” Nassif não liga.
          Palavrões sem baixarias, dentro do um contexto vale.
          Até porque , se a besta vencer, toc, toc, toc, corre o risco dos blogs sujos saírem do ar.

  6. Bolsonaro só tem chance

    Bolsonaro só tem chance porque a Globo e outros preferem atacar o PT do que mostrar para o eleitorado quem o Bolsonaro de fato é. E ainda por cima querem jogar a culpa no PT, derrotá-lo e de preferência brigarem pelo espólio. E a democracia que se lixe. Não adianta o PT está praticamente sozinho nesse enfrentamente. Depois o classificam de egocêntrico e arrogante.

  7. Às vezes temos que ser

    Às vezes temos que ser acacianos: Haddad vencerá esta eleição se tiver mais votos que Bolsonaro. A recíproca é acacianamente verdadeira. Então, conclusão tambem digna do conselheiro, os responsáveis pelo resultado são os eleitores. Não dá mais para ficar escutando ou lendo os pitacos, deve fazer isso, deveria ter feito aquilo, o PT e Lula erraram, deveriam ter apoiado Ciro, são egocêntricos, hegemônicos, etc., etc. Só há uma coisa a fazer, quem quer ou aceita Haddad vota nele, idem para Bolsonaro e quem não quer nenhum anula, vota branco, ou não comparece. Os indecisos que decidam. E os responsáveis pelas consequências são aqueles que votaram no vencedor. Eu votarei em Haddad e votaria nele fosse quem fosse o adversário entre os candidatos do 1o. turno. Mas tenho poucas esperanças. Porque tirando as exceções que considero poucas para uma virada, os que votarão em Bolsonaro não são mal informados nem produto das fake news, eles QUEREM Bolsonaro, eles são verdadeiramente representados pelo candidato, eles têm a mesma Moral e Ética do candidato. Engano é achar que estão enganados, são a favor das armas, da violência, da exclusão, dos preconceitos todos. Do ponto de vista social são doentes como seu ídolo, têm as mesmas taras. Não que refresque, porque o que vem depois é muito preocupante, mas eles são os responsáveis pela catástrofe. O Brasil é um gigante doente.

  8. Se acreditase em milagre

    Se acreditase em milagre diria que nem isso seria capaz de reverter a tendência que é a vitória do Bolsonaro. Isso não implica em desistirmos da luta ao modo de cada um. Mas que a parada é dura, ninguém pode duvidar. Aqui no meu interior do Ceará é assustador o apoio ao ex-capitão. Principalmente no meio jovem. 

    Em termos estratégico,  o PT e suas lideranças erraram muito ao substimarem o poder das redes sociais para formar consciências e padrões de comportamentos. As mídias tradicionais perderam todo o protagonismo. As condições tanto políticas como eleitorais para Bolsonaro foram dadas pelas mídias digitais. Inversamente, a candidatura petista perdeu competitividade para vencê-lo em função tanto da subutilização como das hostilidades emanadas das mesmas. O PT efetivamente perdeu até agora todas as batalhas na área da comunicação. Batalhas essas, decisivas. 

     

     

    1. JbCosta, o problema não é mídia tradicional Vs mídia digital

      O problema é que o PT não apostou na politização da população durante os seus governos.

      Quanto a muitos jovens, o que os leva a votar no Bolsonaro é a promessa de comprar uma arma. Só que eles estão enganados ao pensarem que comprarão uma arma como se compra pães na padaria da esquina. Da mesma forma que não se consegue uma Carteira Nacional de Habilitação tão facilmente, ninguém conseguirá o porte legal de armas tão facilmente. Será preciso fazer academia, fazer prova de psicotécnica, não ter passagem na polícia e o escambau a 4, além de ter dinheiro para comprar a arma e a munição. Só quem tem grana vai se armar e sair matando pobre, preto, puta e petista a 3 por 4.

      Prá que um pobre venha a comprar uma arma dentro da legalidade ele terá que gastar uns quatro mil reais, no mínimo. Depois de comprada a arma, periodicamente o dono da arma tem que fazer reciclagem, que custa dinheiro. Na verdade, o porte legal de armas só vai melhorar a vida dos policiais que são donos de academia e das fabricantes de armas e munição. Pro povão, a situação vai piorar ainda mais.

  9. “Seleme lembrou que, na

    “Seleme lembrou que, na eleição de 2014, o Datafolha de setembro mostrava Marina com 30% das intenções de voto contra 17% de Aécio. “Da urna, 16 dias depois, saíram Aécio com 33% e Marina com 21%.”

    Esta é a prova cabal de que a urna eletrônica não é confiável.

    O Aécio foi para o segundo turno porque roubaram votos. O Aécio perdeu por 3,5 milhões de votos no segundo turno porque roubaram muitos votos para ele. Tenho certeza que a diferença foi de uns 8 a 10 milhões de votos a favor da Dilma.

    Agora, garanto a vocês, o Haddad não ganha de jeito nenhum. Nem se conseguir virar 20 milhões de votos.

    Se por acaso conseguisse virar o TSE se encarregaria de roubar os votos suficientes para o coiso se eleger.

    O TSE que realiza e apura os votos na eleição é o mesmo que patrocinou o golpe.

    O TSE tirou o Lula ilegalmente da disputa, escondeu, calou, proibiu até imagens do LUla, permitiu descaradamente a proliferação de fake news contra a candidatura do PT, se não foram eles mesmo que espalharam estas fake news.

    Alguém acredita que esta gente deixará o Haddad vencer? Só se for muito inocente ou idiota completo.

    NINGUÉM DÁ UM GOLPE DE ESTADO PARA DEVOLVER O PODER DOIS ANOS DEPOIS.

    O judiciário e as forças armadas se uniram para saquear o Brasil.

    Acredito que os generais cansaram de ganhar menos da metade de um merda de um procurador ou juiz iniciante e decidiram que eles também querem se locupletar.

    Estamos fodidos para sempre. A não ser……..

  10. Haddad vai virar o jogo.

    É 13 na cabeça. Sempre. A hora que o PT for eliminado no primeiro turno pode-se pensar em apoiar outro partido. Mas estamos no segundo turno e quem for democrata nos apoiará. O resto estará na outra margem do rio.

  11. Se posicionando no Mundo

    Fernando Haddad—Facebook

    ÁFRICA NAS ESCOLAS

    Durante 35 anos, a UNESCO reuniu mais de 350 especialistas em história do continente africano e produziu uma obra monumental, consolidada em oito volumes, chamada “História Geral da África”.
    Quando fui Ministro da Educação, tomamos a iniciativa de traduzir toda a obra para a língua portuguesa. Em seguida, sintetizamos todos os volumes em dois livros, mais acessíveis para toda a comunidade acadêmica.
    Agora, como Prefeito, transformamos aquele material riquíssimo em livro didático – o primeiro baseado naquela obra. Fico muito feliz em ver esse projeto concretizado. Ver um trabalho dessa envergadura fazer parte da formação básica dos estudantes da rede municipal.

    Para quem tiver maior interesse, segue o link da obra completa: http://goo.gl/YYucGH

    [video:https://youtu.be/CyuQuEnWm_k%5D

     

  12. A ESQUERDA PODE E DEVE VENCER

    Sim, a vitória de Haddad é possível. Os dados que embasam esta constatação derivam dos fatos de que, em pesquisa recente, a diferença relevante, que é aquela medida em relação ao total de votos, foi estimada em 13% (49-36), ao tempo em que a soma dos votos bancos e nulos com as abstenções passou de 28% no primeiro turno. Assim, a vitória da frente de esquerda pode ser garantida com a conquista de metade do amplo contingente de eleitores que não optou por nenhum candidato a presidente no primeiro turno (14%) – e que precisa ser conscientizado da necessidade urgente de contribuírem para a defesa de democracia e da paz social, através do comparecimento no segundo turno, de modo a impedir a vitória do fascismo. As peças da campanha têm evoluído bastante, e deverão surgir novos materiais em breve.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador