“Haddad está condenado a crescer”, diz Antonio Lavareda

Cientista-político ligado à XP Investimentos/Ipespe avalia cenário de crescimento para candidatos do PT e PSDB 
 
lavareda.jpg
Foto: Thiago Cogo/Divulgação
 
Jornal GGN – A mudança nas regras de propaganda eleitoral deste ano explica a monotonia das curvas nas intenções de voto. Este é o primeiro de muitos anos eleitorais sem propaganda partidária eleitoral no primeiro semestre. Com isso, o impacto só será sentido a partir do dia 31 de agosto, quando começam as campanhas gratuitas dos candidatos nas rádios e TVs. A avaliação é do cientista político e um dos principais analistas de pesquisas eleitorais no país, Antonio Lavareda, ligado à XP Investimentos/Ipespe, em entrevista para o Jornal do Brasil, pontuando que “foi um grande erro dos partidos” ter acabado com as propagandas partidárias no primeiro semestre. 
 
O resultado, pondera, é “um quadro de grande estabilidade das intenções de voto”, onde apenas o ex-presidente Lula cresceu nas pesquisas de intenção de voto. “No primeiro cenário com Lula, ele aparece mais forte. Mas se você faz um cenário como a XP Investimentos/Ipespe faz, ele aparece mais fraco. Jair Bolsonaro e Marina Silva têm tido alteração, mas sem destaque. Nós só teremos isso com o início da propaganda”.
 
Para o cientista político, Fernando Haddad (PT) será beneficiado por votos herdados do ex-presidente Lula e Geraldo Alckmin (PSDB) pelo maior espaço no horário gratuito de TV e rádio, angariado por sua base de partidos. Desse modo, os dois são fortes candidatos para disputar a entrada no segundo turno. 
 
Lavareda acredita, entretanto, que a disputa para o segundo turno não ficará restrita aos candidatos do PT e PSDB: a ex-senadora Marina Silva (Rede) e o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) têm influência no cenário, porém este último poderá sofrer algum declínio com pouco tempo de televisão, com dificuldade no voto feminino e entre os negros.
 
O potencial de Alckmin, deverá se concentrar no eleitorado que usará o “voto estratégico”, ou seja, aqueles que não vão direcionar seu poder eleitoral para os candidatos que preferem, mas para aqueles que têm mais chances de chegar ao segundo turno e que representam suas preferências ideológicas. 
 
“Vai haver uma grande chance de o eleitor do Alvaro Dias (Podemos) e do João Amoedo (Novo) transferir seu voto para o Alckmin”, disse. Portanto, quem menos tem chances de desempenho em todo o cenário é o ex-governador Ciro Gomes (PDT) que, como analisou recentemente Luis Nassif aqui no GGN, pode ter perdido sua última chance de chegar ao Planalto quando recusou aliança para compor chapa com o PT.
 
Lavareda diz que o fraco desempenho de Ciro é explicado pelo disputa direta com Lula, destacando que nas últimas eleições seu desempenho ficou entre 9% e 12%, abaixo de Marina, que ficou entre 19% e 21%, em 2010 e 2014. Ao mesmo tempo, não acha que a candidata da Rede terá neste ano o mesmo desempenho dos anos anteriores. 
 
“Vai depender de quanto vai aguentar ali no meio da campanha. Se o Alckmin não for eficiente, o eleitor pode ficar tentado a ir com a Marina, porque ela deve ter bom desempenho no primeiro turno”. Por outro lado, cientista político entende que os eleitores mais à direita dificilmente votam em Marina.
 
“Ela é a maior beneficiada na ausência do Lula. Mas o Haddad está condenado a crescer, e ele cresce, sobretudo, no eleitorado da Marina hoje. A maior parte dos votos do Lula irá para o Haddad. Uma parte residual vai para outros, mas mais para abstenção do que para outro candidato. A grande chance é de que o eleitor mais pobre do Lula, que não se vê no Alckmin, por exemplo, não vote em ninguém”.
 
O cientista político divide a dinâmica da propaganda eleitoral em dois “grandes players”, o primeiro, da televisão e do rádio, onde Geraldo Alckmin tende a absorver mais eleitores, e o das redes sociais, onde a vantagem é de Bolsonaro, mas seu eleitorado já está cativo. Ao mesmo tempo, acredita no potencial do Partido dos Trabalhadores em chegar no segundo turno. 
 
“Existem dois candidatos cujo crescimento é inevitável, embora não saibamos que patamar atingirão. Primeiro caso é o Alckmin, por conta desse tempo de TV e rádio, o segundo caso é o Fernando Haddad, por causa da transferência de votos do Lula, que não sabemos quando vai ser realizado”.
 
Neste último caso, da transferência de votos, Lavareda afirma que há “grande possibilidade” de Haddad alcançar 15% ou mais das intenções de voto, lembrando que o Datafolha aponta 30% de eleitores certos quando o candidato mencionado é Lula, já a XP, quando diz que Haddad é o candidato do ex-presidente, mostra o paulista angariando entre 13% e 15% das intenções de voto. A transferência, portanto, “vai depender de uma grande criatividade da campanha petista”, reflete.
 
“O Lula não pode fazer campanha efetivamente. Ele gravou algumas cenas. É um material bem diferente do que havia na campanha da Dilma Rousseff, em 2010”, completa.
 
Redação

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A função de toda a entrevista
    A função de toda a entrevista é encher a bola do Alckmin. Lavareda é prestador de serviço do PSDB de longa data.

  2. tudo pode dar em nada

    Já não existe mais dúvida alguma que Lula ganha as eleiçoes presidenciais no primeiro turno, as pesquisas comprovam isso fora uma parte dos eleitores lulistas que se fingem de não lulistas por conta da polarização política dos últimos anos. Diante dessa constatação, aumenta exponencialmente as chances cassação de sua candidatura mesmo depois dele ser eleito. Logo, qualquer falha estratégica do ex-presidente petista, tudo pode dar em nada.

  3. Itaú ataca Ciro Gomes

    Lavareda é empregado da XP Investimentos, que pertence ao Itaú. Logo, é empregado de banqueiros.

    Tenta promover Alckmin e Marina. Ao mesmo tempo, tenta desqualificar Ciro Gomes.

    Isso revela quais são os candidatos parceiros dos banqueiros e aquele que está com propostas contra os parasitas sociais.

  4. Alckmin só vai ao segundo

    Alckmin só vai ao segundo turno se roubarem votos.

    E roubar é a especialidade do psdb e seus sócios do judiciário, tse’s, tre’s ou seja lá que merda de tribunal for.

  5. Imparcial?

    Análise totalmente parcial. Haddad vai pegar uns 80% dos vcotos do Lula. O segundo turno será entre Bolsonaro e Haddad, isso se o Haddad não levar direto.

  6. Concentração de renda e o liberalismo econômico

    Com a aprovação da reforma trabalhista, da lei da terceirização, e o fim da exigência de conteúdo nacional na Petrobras e no BNDES, grande parte do eleitorado está percebendo que o Liberalismo econômico deixou de ser uma bela propaganda da maior parte da grande mídia, para virar uma perversa realidade,

    Ainda resta a reforma da previdência, aposentadoria após 70 anos, para aqueles que sobreviverem a dura vida do liberalismo econômico,

    Trabalhadores sem estabilidade no emprego, tem restrição ao crédito, via juros mais altos e/ou prazos de financiamentos bem mais curtos, o que reduz   o mercado interno, emprego e a renda.

    Quase 50% do eleitorado pertencem a famílias com renda de até 2,5 salários mínimos.

    Não falta bala de prata contra Jair Bolsonaro, certamente é com isso que conta a candidatura do PSDB, mas provavelmente os eleitores com renda familiar  ate 2,5 salários mínimos de Jair Bolsonaro, podem votar no candidato do PT, muito mais em função da perversa realidade do liberalismo econômico, do que por preferência partidária.

    Basta mostrar as votações da reforma trabalhista e da lei da Terceirização para demonstrar de que lado está o PSDB.

  7. Como Humberto Pereira já escreveu aqui

    é muito cedo pra se basear em pesquisas. E em quaisquer mídia tanto a alternativa, quanto a tradicional. Mal comparando, a Revolução de 1917 foi súbita, preparava-se, mas foi súbita. Um aspecto do autor do artigo, citando outro, é o menor tempo de propaganda política: tem 2 faces. Uma, reduz a mesmice, aí incluo o jogo limpíssimo da equipe de marketing vencedora das últimas eleições. Outra face, é que sempre tem alguma brecha a se aproveitar, a se levar à população (mesmo que os caciques – todos – dos partidos políticos controlem quem vai aparecer um milésimo de segundo e com grana de 1 centavo. / O blog e os participantes uns acham que virou cirista, outros acham que é petista. Eu acho outra coisa.

  8. E CONTINUAREMOS COM ESTE ESTADO ESQUERDO FASCISTA DE 88 ANOS?

    Lavareda é tucano desde pequenininho. Para dar esta explicação, eu também daria. O Povo Brasileiro quer ouvir o que mudará nesta Ditadura Esquerdo Fascista de Estado Absolutista, seja quem for o próximo Presidente.E quem falar em mudanças reais é que chegará ao segundo turno. Alckmin tem muito tempo, mas não tem nada a falar. Só tem a torcida da Bancada dos Cientistas Políticos que ficam com este discurso meio mussarela meio calabresa. Não é a cara ‘encima do muro’ do Tucanato? E a estratégia bicuda de usar o Poder Judiciário via MP, também já se esgotou. A última cartada foi esta contra Lula. Se os ‘Aloprados’ tivessem um milésimo da inteligência do Lula, este já estaria solto há décadas. Pelo contrário, entre a maioria dos tais Aloprados, já existiam muitos abandonando seu líder histórico. Ainda bem (para o pt) que Lula não está num nível tão baixo quanto seus correligionários. Quem tem cheances reais de mudança e alcançar seu objetivo é Ciro Gomes. Montou estratégia democrática e visionária abrindo o leque de governança ao Setor Progressista da Agropecuária com a parceria de Katia Abreu. Sem vender a alma ao diabo como fez Picolé. Mas precisa começar a propagar suas idéias estruturais. Acabar com a perseguição e bipolaridade ao AgroNegócio, produzir fatos que mostrem a abertura democrática e liberdade real para os Cidadãos, mantendo as políticas sociais dos governos do PT. O Bolsonaro está dando um baile porque diz a cada dia que mudará este Estado Esquerdo-Fascista. E gostem ou não é o único sendo carregado e acompanhado pelas multidões. As pessoas estão ouvindo, apesar da mágoa da nossa eterna Elite Esquerdopata. A única que é, fingindo não ser.   

  9. VOU RADICALIZAR

    NÃO VAI HAVER HADDAD. SERÁ LULA DIRETO. TOFFOLI ANDA UMA FERA COM MORO, PRIMEIRO POR CAUSA DO CASO FAVRETO, 2-  PODE SER QUE ME ENGANE , MAS ACREDITO QUE ELES LERAM O PROCESSO DO LULA E CONFIRMARAM QUE LULA É INOCENTE, TALVEZ SEJA ESSA UMAS DAS BRONCAS DO TOFFOLI. ACONTECE QUE ELE ESTÁ COM AS MÃOS ATADAS POR CAUSA DO JULGAMENTO ANTECIPADO PARA O STJ. ELES TERÃO REVER TUDO DE NOVO. SE O DESTINO DE MORO ESTIVESSE POR CONTA APENAS DE TOFFOLI ELE JÁ ESTARIA CONDENADO. 1- ELES SERÃO OBRIGADOS A OBEDECER A DECISÃO DA ONU; 2- COMO JÁ DISSE, JÁ CONCORDAM QUE LULA É INOCENTE E CONSTATARAM QUE POMBALEX NÃO É  E NEM JAMAIS FOI DELE; 3- SE O LULA NÃO FOR CANDIDATO COMO MANDA A DECISÃO ONU ELES SABEM QUE A ELEIÇÃO ESTARÁ FADADO AO FRACASSO E A FRAUDE. TODOS ELES ESTÃO LASCADOS POR CAUSA DOS PROMOTORES, MORO, DO TRF4 E TAMBÉM POR CAUSA DA CÁRMEN LUCIA POR NÃO TER COLCADO ADCs EM PAUTA.

  10. Lavareda e o PSDB

    Lavareda e o PSDB, tudo a ver!

    Primeiro, sobre o Ciro: Evidente que o Ciro Gomes não terá o desempenho eleitoral que merecia. Mas, isso qualquer sabe hoje. Já o desmerecimento de Lavareda à campanha de Ciro, tem outros motivos, pois o pedetista é o único que fala contra os bancos (algo que o PT nunca ousou fazer nos anos de governo, mas agora incorpora no discurso. Lembremos que o Meireiles era o empregado da banca). Desde antes Ciro seria o meu voto. Mas… começo seriamente a pensar no tal “voto útil”.

    Segundo, sobre o “Santo”: Com sangue tucano, não se espera outra coisa de Lavareda, que não seja inflar o candidato do PSDB. Isso quer dizer que o tempo excessivo no horário eleitoral não pode beneficiar o Alckmin? Não, seria ingênuo demais pensar assim. A questão é que o “santo” é ruim até no guia eleitoral. Só engana os eleitores de São Paulo, e olhe lá…

    Terceiro, sobre Marina: Sem que Alckmin cresça, Marina passará a ser a candidata dos sonhos da banca. Marina = Itaú = XP (simples assim!). A preço de hoje, o “mercado” ainda busca uma alternativa ao Bolnossauro. Seria uma aposta alta demais inverstir num sujeito que pode botar fogo na p… toda. Em tese, isso não interessa aos donos do poder. O que interessa é manter tudo como está para continuar a exploração e os grandes lucros.

    Quarto, sobre Haddad: o desafio do PT será atrelar tanto quanto possível o nome de Haddad como O CANDIDATO de Lula.

    Por úlitmo, essa especulação toda pode se tornar dispensável so o poder real (via Globo e STF) não resolver acabar de vez essa coisa chamada democracia. Afinal de contas, para que voto se “nós” (eles) sabem o que é melhor para o Brasil?

    Vida que segue.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador