Haddad diz que manter Lula é questão de soberania popular

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Enquanto ala defende anúncio de chapa Haddad/Manuela na próxima segunda, ex-prefeito informou que as opções jurídicas serão discutidas neste final de semana diretamente com Lula
 
 
Jornal GGN – Registrado como vice na chapa do PT, Fernando Haddad afirmou que é questão de soberania popular garantir a candidatura de Lula, usando para isso, “todos os meios jurídicos”. A declaração foi feita neste sábado (01), na terra natal do ex-presidente Lula, em Garanhuns, Pernambuco.
 
“Nós vamos manter nosso posicionamento político e moral sobre a candidatura de Lula. Entendemos que é uma questão de respeito à soberania popular manter o posicionamento que estamos mantendo há um ano. Vamos utilizar todos os meios jurídicos”, afirmou Haddad, confiante de que Lula ainda poderá disputar.
 
A declaração foi a primeira pública feita pelo candidato oficialmente a vice junto a Lula sobre o resultado da cassação do mandato do líder petista pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta madrugada.
 
Ainda assim, alguns veículos de comunicação divulgaram que uma ala de dentro do PT já defende que a chapa oficial Fernando Haddad e Manuela D’Ávila seja anunciada o quanto antes, de preferência nesta segunda-feira (04).
 
De acordo com a coluna de Andreia Sadi, por exemplo, o setor do partido acredita que anunciar Haddad como o candidato oficial à Presidência da República no dia 3 de setembro, próxima segunda, é o “melhor cenário”.
 
Por outro lado, não foi essa a informação dada por Haddad, durante a sua agenda de campanha na cidade do ex-presidente. Em coletiva de imprensa, o representante de Lula disse que ainda será preciso estudar as opções jurídicas e conversar, antes, diretamente com o ex-presidente.
 
“Vamos estudar quais são as possibilidades jurídicas durante o fim de semana para apresentarmos ao Lula”, disse Haddad. Por enquanto, frisou, “a soberania é do povo na escolha do candidato do PT. E esse candidato é o Lula”, completou. 
 
“Não trabalhamos com esse conceito [de trocar o candidato]. Eu disse e repito: Nós não estamos fazendo estratégia eleitoral, nós não estamos fazendo cálculo eleitoral. Nós estamos defendendo o que consideramos um bem maior, que é a soberania popular”, concluiu Haddad.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Correlação de forças a considerar

    No tapetão e nas ruas, o placar dos ultimos anos está 1 x 7.

    Sindicatos e movimentos sociais estão completamente esvaziados.

    Periferia foi perdida para os neopentecostais, para as ongs do Soros e para o crime organizado,.

    Redes sociais são controladas pelos robos do Zuck e pelos “digital influencers”” da Globo.

    O golpe está carente de pretextos para se militarizar, ainda mais com os brother do norte buscando apoio para derrubar Maduro, que apesar de maduro insiste em não cair.

    O crime organizado provavelmente ja tem assistencia tecnica e ideologica de conhecidas agencias de inteligencia internacionais e ja fez sua estreia como ator politico na ultima greve dos caminhoneiros.

    Levando esses pontos em consideração, o sambinha a beira do abismo que esta sendo ensaiado pela sorridente cupula do PT não me anima muito não.

     

     

    1. Será que não dará tempo.
      Será que não dará tempo. Estamos na era da internet. Das redes sociais. Até os mais humildes nos rincões do país sempre tem alguma forma de informação.

      Getúlio Vargas em cinco dias transferiu votos para Dutra.
      Na época era rádio, jornal e poste.

      Hoje é mais fácil.

    2. O Candidato é LULA, Próprio ou Representado

      Haddad não será o candidato do PT, será o “Lula representado na urna”, o povo não será instruido a votar em Haddad, mas no LULA que na urna é HADDAD.

      Querer “eleger o Haddad como Haddad”, mostrando seu currículo etecetera e tal, é suicidio puro, pois Lula e os governos do PT é que serão eleitos, o Haddad é apenas o representante de confiança, por imposição da justiça lavajateira, como forma de se votar em “Lula” na urna.

      Pensemos um pouco se dá para vender em 15 programas de 2,20 minutos o Haddad como candidato e vencer?

      Lógico que não, o Haddad será o representante, a forma de votar em Lula em 7 de outubro, ‘vendendo/lembrando’ o legado Lula/PT que é o que o povo deseja votar, fora disso é burrice extrema.    

      Só Lula, próprio ou representado possui condições de vencer a eleição e após a mesma governar acabando com o golpe.

      – Mas….

      Nessa esbórnia em que transformaram o país não existe ‘mas’, existe resistir e avançar para reconstruir e no momento apenas a idéia “Lula”, de fato permite resistir e avançar. 

       

  2. A sentenca nao tem execucao imediata
    O reu eh preso apos decisao condenanatoria penal porque o art. 283 do cpp eh inconstitucional. A Laurita Vaz nao permitr a execuca nao porque nao foi julgado por orgao cokegiadoo provisotia da pena restritiva de doreito porque o art correlato da Lep estah em vigor, nao porque nao foi confirmado lor tri unal

  3. Avalição do advogado
    Avalição do advogado eleitoral do PT, dr. Luiz Fernando Casagrande Pereira, sobre o julgamento de ontem:

    1. No mérito, tivemos o voto do Fachin. Um voto longo e profundo. Desconstruiu o voto do Barroso. Mostrou que não fazia sentido em tratar a decisão do Comitê da ONU como algo menor;
    2. Na prática, isso significa que aumenta nossa chance no STF. Até a própria Rosa concordou com quase tudo que o Fachin disse. Discordou em ponto menor, superável no STF;
    3. No STF vamos ter que contar com o sorteio. Cármem e os três do TSE estão excluídos. Ficam Lewandowski e Marco Aurélio, Toffoli e Celso.
    4. Pediríamos uma liminar para Lula ficar candidato até, pelo menos, o julgamento dos embargos de declaração. Ou até o STF decidir. Vamos avaliar bem o melhor caminho jurídico que devemos seguir para manter a disputa pelo restabelecimento da candidatura Lula vivo;
    5. Rosa Weber foi a única que respeitou o art. 16-A – que autoriza seguir em campanha até o final.
    6. Barroso inovou para dizer que a decisão do TSE seria a última. Mesmo sendo a primeira, no caso. Mudaram a jurisprudência das eleições presidenciais. Aqui temos uma chance no STF.
    7. Com isso, nosso prazo de substituição de dez dias começou a contar. Temos até dia 12 – se não conseguirmos uma liminar.
    8. A decisão não era clara sobre o uso do horário eleitoral neste período de dez dias. Estava mais para tela azul, mas decidimos (com Gleisi e Haddad) apostar na ambiguidade. No final, Raquel Dodge pediu para que fosse deixada a “tela azul” até a substituição. Era o que estavam decidindo;
    9. De madrugada fiz uma questão de ordem que já estava preparada. Para dizer que Haddad seguia candidato a vice e o tempo é da coligação. Os Ministros pediram um tempo para pensar. Reuniriam-se secretamente para deliberar. E voltaram com a decisão segundo a qual o horário é da coligação.
    10. Assim, temos o horário e Lula pode aparecer 25% como apoiador do vice. Será um “vice avulso”. O tempo todo podemos dizer que estamos recorrendo (o que é verdade) para que Lula volte como candidato. E pode mesmo voltar. Da parte jurídica é isso.

    (via Celia Demarchi)

  4. A sentenca nao tem execucao imediata
    O Lula foi preso antes do transito em julgado da condenacao criminal nao porque sejs culpado pois alem de nao detetminarem qualquer ato de oficio praticado pelo Barbudo que justifique a sua condenacao, a sentenca nao transitou em julgado. O Lula esta predo nao porque foi condenado pelo trf de 4, mas porque o art. 283 do cpp eh incompativel com a presuncao de inocencia da cf, se nao fosse, ele nao exigiria o transito em julgado para executar a pena de prisao, mas apenas ordem judicial escrita e fundamentsda, nem que a decisao condenatoria nao seja colegiada.
    O art 26-C; da Lei das Eleicoes rh incompstivel com a presuncao de inocencia?

  5. Massacre semiótico
    É chegada a hora do MASSACRE SEMIÓTICO contra o golpe!

    Primeiramente, gostaria de louvar o Partido dos Trabalhadores pelo que, com a humildade de minha ignorância, considero uma estratégia acertadíssma dessa agremiação, da qual passei a fazer parte com o máximo orgulho cívico.

    Não tenho a menor sombra de dúvida de que hoje nenhum partido, melhor do que o PT, representa os anseios dos cidadãos que clamam pela democracia e a regeneração do estado de direito e soberania popular gravados na constituição. Progressistas dignos desse epiteto não podem negar tal fato que a história nos está apresentando.

    Os quadros do partido e seus militantes dão provas de que, finalmente, levantaram bem alto suas cabeças, após a sucessão de perdas decorrentes do golpe, cuja expressão mais significativa, a meu juízo, foram as derrotas sofridas nas eleições municipais de 2016. Derrotas estas transcorridas no auge do assanhamento golpista, quando então a direita aproveitou para colher os dividendos do grande apoio popular de que ainda desfrutava o falso sentimento de moralidade do qual se arrogavam representantes.

    Não esqueçamos que nenhum partido tem tanta capilaridade militante como o PT, partido que goza, de modo crescente, dos maiores indicadores de identidade e fidelidade junto ao eleitado. Tais militantes, somados ao apoio já consignado pelos principais movimentos sociais de esquerda, motivam o moral geral para o bom combate que vem sendo travado.

    Os 12 dias, no mínimo, assegurados ao PT nas inserções da propaganda eleitoral na mídia oligárquica, são a oportunidade de, ao reaproximar o PT de seus ideários fundadores aos olhos do eleitorado que ainda não se mantém informado pela Internet, alcançar amplas parcelas desse público.

    Creio que a propalada transferência de votos também terá aí um grande e determinante impulso. O eleitor. até agora mal informado, terá claro o índice para saber que Lula e Hadad são, em termos políticos, a mesma e única pessoa. Nesse sentido, já não será mais relevante se o judiciário permitirá ou não a votação no Lula.

    Ao mesmo tempo, os atropelos golpistas, suas contradições e falácias abundantes são uma fonte praticamente inesgotável de munição para aqueles que os antagonizam. Acima de tudo, ainda mais do que do mal estar geral causado pelas medidas golpistas que solapam direitos e atolam a economia, o povo tem ojeriza às mentiras e à injustiça.

    Portanto, para dar suporte aos empenhos das lideranças e militantes em campo, é chegada a hora, com toda a carga e determinação, do grande

    MASSACRE SEMIÓTICO AO GOLPE!

  6. É bom que todos saibam e

    É bom que todos saibam e divulguem

    O TSE, além de ferir a Constituição que prevê a ISONOMIA entre todos os brasileiros, desacatou também os artigos 16 A (que diz que enquanto sub judice todo cidadão é elegível e tem seus direitos preservados) e o 26 C da Ficha LEI da LIMPA (que fala da suspensão de inelegibilidade caso existem recursos PLAUSÍVEIS de serem acatados)

    Agora surge outra informação que PRECISA SER DIVULGADA pra que a sociedade tenha a exata noção da violência que esta sendo praticada

    R.Dodge e Barroso, seguido por todos menos Fraquin no TSE, alegaram que PACTO Internacional de direitos Humanos não guardava força de lei pq não havia sido promulgado. Pois bem, hoje chega notícia que esta é mais uma INVERDADE, pois o mesmo pacto foi acolhido pelo Congresso e promulgado por Fernando Collor através do decreto 592/92.

    MAIS que um crime de HERMENÊUTICA (interpretação da lei), em se confirmando, aqui tratamos de FALSEAMENTO da verdade com o fito de se provocar uma condenação INJUSTA contra um brasileiro (independente dele ser, no caso, o MAIOR de nossos líderes de todos os tempos) FATO – o dia que a democracia voltar, muitos destes personagens que estão tendo o disparate de nos golpear e de cometer tanta injustiça e perseguição (em especial ministros, desembargadores, juízes e promotores) deverão, cedo ou tarde, ter um encontro com a verdadeira Justiça e, provável, sendo condenados a um período longo de prisão.

     

    https://www.brasil247.com/pt/colunistas/thaismoya/367372/Dodge-mentiu-e-TSE-se-calou-pacto-foi-promulgado-em-1992.htm

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador