Bolsonaro é um soldadinho de quem saiu dos porões da Ditadura e tem vice torturador, afirma Haddad

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Em sabatina promovida por veículos de comunicação sob o guarda-chuva das Organizações Globo, nesta terça (23), o presidenciável do PT Fernando Haddad disse que Jair Bolsonaro é fascista sim e que, além disso, é comandado por militares que sairam dos “porões da Ditadura” Militar. Haddad lembrou ainda que Bolsonaro tem um “vice [General Hamilton Mourão] torturador e um ídolo [Coronel Carlos Brilhante Ustra] torturador”. A fala foi uma alusão à revelação feita pelo cantor Geraldo Azevedo, que foi preso pelo regime militar e afirmou que Mourão estava entre os torturadores.
 
“Eu tenho direito, como cientista político, de dizer para a Nação brasileira que Bolsonaro é fascista. Ele tem como vice um torturador. E tem como ídolo um torturador”, disparou. “Se vocês têm um nome mais doce para tratar Bolsonaro, usem. Eu uso o que aprendi” na academia, acrescentou o professor.
 
O ex-prefeito lançou dúvidas sobre quem está sustentando a campanha de Bolsonaro nos bastidores. “Quem vai, de fato, mandar [no País]? A sensação que tenho é que a elite apoia Bolsonaro e vai cercá-lo de pessoas. Vai ser o tempo inteiro ele falando besteira e alguém apagando o incêndio. Mas o problema não é ele, é quem vem com ele, quem saiu dos porões da ditadura” sem nenhum compromisso com a democracia. Para Haddad, os assessores militares de Bolsonaro não são “confiáveis” e eleger o candidato do PSL é um “risco”.
 
Haddad afirmou que, se eventualmente for derrotado no domingo (28), ficará no Brasil para participar da resistência e da oposição a Bolsonaro. “Eu não vou faltar, (…) nunca me intimidei diante da grandeza de problemas”, disse, lembrando que a decisão é tomada a despeito das ameaças que o capitão da reserva fez recentemente, afirmando que vai levar à prisão ou ao exílio seus opositores no campo político.
 
“Esse cara acha que põe medo em alguém. Nós temos medo de quem vem atrás dele. De quem vem dos porões da Ditadura. Ele próprio é um nada. É um soldadinho.”
 
Haddad ainda disse que uma série de fatores ajudam a explicar a ascensão de Bolsonaro. E um deles é a cobertura que a grande mídia fez nos últimos anos. “Vocês contribuiram. As Organizações Globo ajudaram a construir um bicho desse. É o pior dos porões da ditadura. Ele está vindo do porão para tentar assumir [a presidência]. (…) O mundo inteiro está estupefato com Bolsonaro.”
 
Na avaliação de Haddad, Bolsonaro ganhou não apenas o voto anti-petista, mas o anti-política ou anti-sistema, sentimentos que atingiram não apenas o PT, mas o PSDB e o PMDB também. “Os três grandes partidos responsáveis por todo o período da redemocratização foram atingidos [pela criminalização da política]. Os três foram atingido, mas quem saiu vivo foi o PT, que colocou o candidato no segundo turno.”
 
ESCÂNDALO DA WHATSAPP
 
Haddad admitiu, na entrevista, que sua campanha errou em não imaginar que as redes sociais iriam ser utilizadas de maneira subterrânea e ilegal na disputa presidencial.
 
“Admito que cometemos um erro estratégico. Não imaginei isso, nem minha equipe. A gente achou que as redes sociais teriam o papel que foi regulado pelo Tirbunal Superior Eleitoral. Mas o que aconteceu não tem nada a ver, eles estão criando um novo mundo de caixa 2 nas redes sociais. Só a minha vice, num canal, foi objeto de 13 milhões de mensagens falsas.”
 
O candidato lembrou também que o PSDB “foi procurado para fazer isso [comprar pacotes de disparo em massa de mensagens no WhatsApp, com lista de contatos oferecidas por agências, o que é ilegal), recusou e levou a denúncia ao TSE. E não foi feito nada.”
 
Ele ainda criticou que o escândalo do caixa 2 de Bolsonaro no WhatsApp – denúncia da Folha, sobre empresas privadas que estão impulsionando a candidatura do ex-capitão nas redes, de maneira irregular – está sendo tratado como episódio menor, porque o deputado representa o “o establishment”.
 
Assista abaixo.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Porque a Dinastia Bol$onaria desrespeita o $TF?

    Ora, porque não mandará nem sequer um jeep, um General e um Sargento, mas apenas um soldado raso e um cabo. Ora, o $TF merece ser fechado por quem tem patentes tão rasteiras.

    Paisinho fuleiro é esse Bananistão

  2. Estou gostando do

    Estou gostando do Haddad,,,,postura firme, sem medo,  está conseguindo criar os alicerces que sustentarão a resistência para o que der e vier,,,,,O PT sai mais forte com Haddad, que surge como o grande líder da esquerda….

  3. Pois é, sem mímimi….
    A
    Pois é, sem mímimi….

    A mídia é o pai e a mãe do sacripanta, estão repetindo 64, daqui uns trinta anos pedem desculpas……….

    Hora de falar o papo reto, nada de massagear ego de golpistas, é meter o dedo na cara e chamar pelo que são….. golpistas.

  4. Mourão ficou chateado

    e disse que vai processar o Geraldo e o Haddad

    esse general e o chefe dele, o capitão, adoram dizer que torturas são práticas necessárias e saudaveis.

    Deveria ter ficado orgulhoso de ter sido chamado de torturador.

  5. Um príncipe cercado de ratazanas
    Que NOJO desse ancelmo gois. Então a violência na campanha foi grave porque o fascista foi esfaqueado? Mas infelizmente não morreu e ganhou com isso. Atentado suspeito. E os mortos e agredidos pelos fascistas? Que cara asqueroso, volta a ser o Pedro de Lara piorado e nos poupe da sua ignomínia. Horroroso. Baba ovo da Lesa-Pátria, ignorante e mal intencionado. Só o Haddad pra me fazer assistir essa corja repugnante. Esse ascânio, que lixo, tipinho pernicioso e covarde.
    Até os queridinhos da mídia alternativa, Maria Cristina Fernandes e Melo franco, dois chapa branca tão ruins quanto o resto. Talvez piores, porque são lobos em pele de cordeiro.
    Ânsia de vômito.
    Haddad é tão superior que dá dó desses ratos.

    Sampa/SP, 23/10/2018 – 15:46

  6. Imaginem a decepção dos bozominions

    Enquanto o Haddad se esforça para ensinar o óbvio para quem já o devia saber de cor, bozominions descobrem que o partido do nacional solicialismo alemão, o do nazismo, era de esquerda. Essa semana mesmo, alguns deles desmascararam o fato de que a iluminação noturna do outubro rosa no exterior da  catedral de Brasília era uma invasão comunista. Imaginem, portanto, a decepção dessa gente quando ela descobrir que o partido de seu líder, o partido no qual votaram para deputados e senadores, o psl, partido social liberal, não passa de mais um partido socialista? Vai ser de amargar. 

    [video:https://youtu.be/JcYdDLPgJM8%5D

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador