Haddad: “Por indicação do próprio Lula eu tenho que conversar com as demais forças”

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Coordenador do programa de governo do PT para a eleição deste ano, o ex-prefeito Fernando Haddad disse em vídeo divulgado pelo Nocaute que serguirá conversando com outras forças políticas por orientação de Lulae, busca de ideias similares. Ele reafirmou que não tem autorização para discutir a cabeça da chapa majoritária e ainda destacou que há partidos que podem decidir apoiar o PT na eleição se Lula puder ser candidato.

Como o cenário ainda é impreciso, pois ainda depende da Justiça, Haddad segue pavimentando o caminho para que o campo progressista esteja unido no segundo turno. Para isso, é melhor que o programa de Lula já contenha ideias que são defendidas pelas forças à esquerda como alternativa à crise política e econômica que o País atravessa. 

Leia a íntegra do depoimento no Nocaute.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Nem com reza brava”

    Alguém precisa soprar no ouvido da Gleisi que em política nada é definitivo, como a inacreditável frase “nem com reza brava”, muito semelhante àquela outra “nem que a vaca tussa”. 

    1. Meu caro amigo, a fala foi extremamente correta.

      Gleisi falou pelo eleitorado do PT, que não engole Ciro só porque ele da ares da coronel do nordeste machão, talvez para quem goste do tipo, tudo bem, mas a maioria não gosta e se houver uma artimanha de cúpula o eleitorado não segue.

      Quem luta por estes pontos são Haddad e outros, e não é bom esquecer que a noção eleitoral é tanta que perdeu para uma fake-candidatura que foi o préFake Dória, simplesmente porque ele não entende nada de política.

      1. Gaudério, seguinte:

        1) Não dá para chamar de artimanha aquilo que o PT (leia-se Lula) fez a vida inteira;

        2) O eleitorado não segue? Depende. Sou petista filiado, mas ainda não perdi o juízo e a razão. Penso que tenho dois filhos (33 e 31) e não quero o meu país entregue a um desses quatro: Alckmin, Meirelles, Amoedo ou Flávio riachuelo;

        3) Haddad é tudo isso que vc falou, pegue o “ensaio” dele na Piauí, no ano passado, tá tudo lá, ele não tem a mínima condição de ser candidatoa presidente, não tem pique para isso. Porém, quem quer ele de vice não sou eu, é o Ciro. 

         

      2. Haddad é excelente quadro político e eleitoral

        Esqueceu que ele, calouro, ganhou 2012 de Serra e Russomanno? Na eleição de 2016 ele perdeu por causa da conjuntura (economia, impeachment, todos contra o pt em SP, midia 100% contra, antipolítica elegendo “gestor”, só Dória teve poder econômico com novas regras de financiamento), mas ele não era rejeitado pela população, tanto que Dória não o atacou e o elogiava pessoalmente nos debates, se limitando a atacar o partido. Se Haddad fosse um traidor e tivesse mudado de partido para uma legenda de direita, e fosse continuísta do tucanato, teria ganhado fácil.

        Lembre-se que em SP, o PT perdeu as prefeituras até nos redutos tradicionais do ABC.

        Atacar Haddad por causa da eleição de 2016 é como quem atacava Lula em 1989 por ter perdido para o Collor.

    2. Gleisi me representa

      Não sou filiado ao PT, por isso não posso falar como membro do partido. Mas como eleitor, Ciro está fora de cogitação de ter meu voto. Vou votar Lula-13 de cabo a rabo, seja quem for o nome que estiver na urna. Se Lula for impedido de ser candidato, espero que o PT lance um candidato que represente o voto no Lula-13. Se cair na besteira de apoiar o Ciro no primeiro turno, voto no Boulos ou na Manuela para presidente.

      Ciro é plano B do mercado, não é plano B de esquerda. Tanto é que ele se posiciona como candidato do seu sozinho, sem preocupar-se em fortalecer a eleição de bancadas de uma frente de esquerda. Inclusive polemiza desgastando o PT e não os partidos de direita. Para quem ele está fazendo campanha então?

      Se Ciro fosse ameaça para o golpismo, já estaria mega delatado e desconstruído. Se inventaram lawfare para Lula com base em pedalinhos e apartamenhto que nunca foi dele, poderiam inventar para qualquer um que incomodasse. Bastaria vasculhar a vida de Ciro que, mesmo se não achasse alguma coisa, inventariam como fizeram com Lula.

  2. Tudo bem…

    Conversar com todos, é civilizado e correto.

    Mas, o Ciro não representa a esquerda brasileira e nem tem cacife contra a intenção de voto que teria qualquer um do PT indicado por Lula.

    Ciro quer ser o indicado? Soma o que?

    Se somar seria alguma parcela da direita.

    1. Primeiro, para representar a esquerda precisa ser de esquerda!

      Alguém já leu a história política de Ciro, troca mais de partido do que o Bolsonaro.

  3. É impressionate como o cara

    É impressionate como o cara tem que vir a público pra dizer o óbvio. É um tal de fazer intriguinha de um contra o outro….

    Falam contra o Ciro, mas não se manifestaram quando o PMDB indicou o Temer como vice da Dilma. 

    Ciro pode ter muitos defeitos como pessoa, mas nos mandatos dele, não há nada que o desabone. O PT caiu porque Lula inventou de indicar Dilma pra sucedê-lo… uma pessoa que nunca disputou um voto, nunca tinha exercido uma função eletiva… Vejam.. o problema não foi ela em si, mas a sua falta de experiência. Pra fazer avançar uma agenda de esquerda é preciso ser mais do que valente ou honesto. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador