Haddad se reúne com Guedes, mas despista sobre assumir Fazenda

Encontro foi "cordial" e "transparente", segundo o ex-prefeito de São Paulo

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Nesta quinta-feira (8), Fernando Haddad se reuniu com o ministro da Economia de Bolsonaro, Paulo Guedes. O petista é o principal cotado para assumir o Ministério da Fazenda no futuro Governo Lula.

Porém, questionado se foi enviado à conversa pelo presidente eleito, Haddad despistou sobre o assunto.

Eu estou no grupo de transição, tenho que tomar providências para que o grupo de transição conclua esse processo da melhor maneira possível. É natural que, agora, nas vésperas da conclusão dos relatórios do grupo de transição a gente faça uma checagem com a equipe que está deixando o governo.

declarou o petista

Apagão no orçamento

Segundo Fernando Haddad, a reunião tinha por objetivo discutir o apagão no orçamento do Governo Federal ao final do mandato de Jair Bolsonaro e a manutenção de serviços públicos que estão em risco.

Nas últimas semanas, o Ministério da Educação e Cultura informou às universidades e institutos federais que um novo bloqueio nos repasses seria feito. Com o contingenciamento, as escolas tiveram as contas zeradas.

Já a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) admitiu não ter condições de pagar os 200 mil bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, além dos 14 mil residentes de medicina. A denúncia foi feita pelo grupo de transição (GT) de Educação.

LEIA: Após saldo de R$ 71, bloqueios do Governo Bolsonaro zeram caixa de universidade federal em MG

Além disso, o Governo Bolsonaro deixou R$ 500 reais por município, em média, para ações de prevenção a desastres.

A partir de terça-feira, vamos fazer reuniões com mais foco nas secretarias e aí vamos poder conversar com a Secretaria do Tesouro, Secretaria da Receita e assim por diante para ver qual situação nós vamos encontrar. Mas o esforço que vamos fazer é que não haja descontinuidade em programas que são históricos para o país.

detalhou Haddad

LEIA:

Johnny Negreiros

Estudante de Jornalismo na ESPM. Estagiário desde abril de 2022.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador