Haddad vai à Curitiba para definir registro e campanha com Lula

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 

Foto: Reprodução
 
Jornal GGN – Um dia após ser excluído do debate da Band com os presidenciáveis, o escolhido para ser vice de Lula, Fernando Haddad, decidiu visitar o ex-presidente nesta sexta-feira (10), para definir os próximos passos da estratégia da campanha.
 
Isso porque o receio é que o cenário desta quinta se repita com os próximos debates programados com as televisões, a partir da próxima sexta-feira, no evento realizado pela RedeTV, e que deve seguir o que adotou a Bandeirantes.
 
Por isso, uma ala do PT pressiona para que Haddad assuma de imediato as intenções de se apresentar como o candidato à Presidência da República com Manuela D’Ávila com vice. Mas o próprio Haddad e a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, vem manifestando a defesa de que Lula consiga vencer as barreiras jurídicas para disputar o pleito.
 
De acordo com o blog de Andreia Sadi, Haddad deve se dirigir hoje à Curitiba, onde pretende ter mais uma conversa com o líder petista. 
 
Ainda, segundo o blog, “o grupo de Haddad defende que o ex-prefeito seja incluído já no material de campanha eleitoral do PT, junto com Manuela D’ Ávila, do PcdoB, na vice”. Outra ala, contudo, tem receios de que essa medida precipitada poderia findar as expectativas de que Lula ainda pudesse ser candidato, ou até mesmo conseguir uma efetiva transferência de votos mais adiante.
 
Enquanto isso, Haddad segue o cronograma de pautas de Lula e fala em nome dele, a exemplo do que fez no debate paralelo organizado pelo PT na noite desta quinta (09), trazendo exemplos de gestão e casos de Lula, parafraseando o ex-presidente e narrando episódios junto a ele. 
 
Outra questões que ainda precisam ser definidas são o que fazer com o material de campanha, por exemplo, uma vez que a chapa Lula e Haddad deve dar lugar à vice do PCdoB, ainda que não esteja registrado oficialmente. As suspeitas são de que há um obstáculo jurídico para divulgar o materia de campanha de candidatos em cargos diferentes do que vão concorrer, de fato, que é o caso de Manuela e do próprio hoje vice.
 
Por isso, Haddad precisaria analisar junto ao ex-presidente como irá proceder para o registro de Lula no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que deve ocorrer até o próximo dia 15 de agosto. 
 
A data também é importante porque a partir dela o Tribunal Eleitoral não deve tomar mais do que duas semanas para iniciar o julgamento sobre a elegibilidade do ex-presidente, o que deve ocorrer até o fim deste mês, definindo os rumos da campanha petista.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador