Ibope: Dilma cresce 5 pontos no Rio e empata com Marina

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Pesquisa Ibope divulgada na noite de terça (9) reafirma a tendência de queda do candidato Aécio Neves (PSDB) desde que Marina Silva (PSB) entrou no pleito e ocupou o espaço dele na oposição ao governo Dilma Rousseff (PT). Aécio, que em agosto tinha 17% das intenções de voto em São Paulo, hoje tem 15%. No Rio de Janeiro, caiu de 11% para 9%.

No Rio, que concentra 8,5% de todos os eleitores brasileiros, Dilma registrou melhor desempenho. Ela saltou de 32% de intenções de votos no final de agosto para 37%. Marina oscilou para baixo: foi de 38% para 34%. Ambas estão tecnicamente empatadas.

Na eleição estadual, Anthoy Garotinho (PR) tem 26% dos votos, e está empatado com Luiz Fernando Pezão (PMDB), que tem 25%. Na sequência vem Marcelo Crivella (PRB) com 17% e Lindbergh Farias (PT), 9%.

Em São Paulo (22,4% do eleitorado nacional), Marina continua liderando. A ex-ministra oscilou dentro da margem de erro, de 39% para 38%. Dilma foi de 25% para 27%.

Na disputa pelo governo do Estado, o governador Geraldo Alckmin segue lider isolado com 48% das intenções de voto, seguido por Paulo Skaf (18%) e Alexandre Padilha (8%). Skaf caiu cinco pontos desde a última pesquisa Ibope, Alckmin perdeu um ponto, e Padilha cresceu apenas um ponto. No segundo turno, Alckmin venceria Skaf por 53% a 26%.

O Ibope ouviu 2002 eleitores em São Paulo e 1806 no Rio de Janeiro. A margem de erro é de dois pontos.
 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

38 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Jornal GGN e PIG

      IV AVATAR:

      Não fica bravo não.

      Os jornalistas do GGN não são piguentos não.

      Mas, como todo jornalista do Brasil, eles tem formação piguenta: teoria, prática, estilo, cultura e, principalmente, vícios do PIG, adquiridos das Organizações Globo, Editora Abril, Folha de São Paulo e Estadão, principalmente.

      As manchetes dizem uma coisa e a matéria diz outra, sempre que se referem a fatos e dados e pessoas envolvendo o PT especialmente.

      Daqui a alguns, quando a história do jornalismo brasileiro de nossa época for contada e analisada, é que vamos entender a incrivel competência do PIG de manipular e inventar estórias e dados, articular entre si falsas denúncias, assassinar reputações, negociar e vender pautas, chantagear pessoas, etc

      Tendo o Luis Nassif à frente do Jornal GGN podemos ficar tranquilos com a isenção do seu jornalismo..

       

  1. Vida, Paixão e Morte do Aecim

    Perde no Estado onde nasceu (Minas) – VIDA

    É humilhado no Estado onde queria ter nascido (Rio) – PAIXÃO

    Os tucanos de Serra se encarregam de cavar o seu túmulo em São Paulo.- MORTE

     

    1. nao sei alexis
      Pode ser um renascer das cinzas tambem.
      Politica eh para gente grande.
      Mais que eh uma tristeza como homem e a dignidade politica sem duvida que tem que morrer e virar cinzas. E renascer. Nao pode e nao deve ser reconstruido este vazo e cada pedacinho triturado na ultima e virar poeira.
      Sinto somente tristeza.

  2. E lhe digo mais, onde essa

    E lhe digo mais, onde essa pesquisa foi realizado no Rio? Eh preciso saber em quais lugares, pois a Baixada nao vota na Marina em peso, e olha que ali tem gente saindo pelo ladrao.

  3. Posso está enganado

    mas sinto que a Dilma vai crescer muito mais e é muito provável que ela ganhe já no primeiro turno. Isso se deve ao fato de que o povo já está percebendo que a Marina Itaú é uma fraude e ela só cresceu muito nas pesquisas por causa da morte do Eduardo Campos. Ontem assisti o horário político da Dilma e na minha opinião foi um dos melhores desde a época do Lula, pois ela deixou claro sobre a corrupção. É assim que ela deve se comunicar para que o povo entenda. O que eu não entendo é a Dilma e o Lula não se comunicarem assim desde o inicio. Eu acho que a Dilma vem assistindo algumas aulas  do Senador Requião de como lidar com o PIG e isso é uma evolução.

    1. Marina Itaú Demite em Massa
      Está correto ligar o nome de Marina ao Itaú, mas melhor ainda é lembrar que o banco Itaú não tem compromisso com o trabalhador e demite em massa. Por isso proponho que chamem a candidata do PSB de Marina Itaú Demite em Massa.

  4. eh agora vamos para o ibope nacional
    Vamos segurar o poste e continuar rebatendo com a maxima informacao, a verdade, criticas e comparacoes. Questoes.
    Os ataques objetivos como a manifestacao no Rio 15/9/14 com Lula, Cut, UNE, orgs e outros em defesa da PETROBRAS E DO PRE SAL.
    Obrigado aos blogs, a todos voces e as redes. Esta rede inteligente e dinamica.
    Brasil! Brasil!Brasil!

  5. Nova fase, a correta

    Nassif,

    Finalmente a campanha de João Santana entrou nos eixos. DRousseff começou e agora não para mais, é pernada, rabo de arraia e tesoura voadora prá todos os lados. O programa eleitoral de ontem à noite, por exemplo, está impecável.

    Quero ver Aécio e Marina aguentarem o bateu levou com DR mantendo um bom nível,  porque, se baixar, será impossível aos dois com telhado de vidro enfrentar a tsunami, acabou o mimimi.

    E ainda teremos os debates na televisão, quando os dois fantoches podem vir a ser galvanizados ao vivo e a cores.

  6. Marina é a candidata dos

    Marina é a candidata dos ingênuos ( que se consideram bem intencionados e não ingênuos ) e dos que têm ódio ao PT ( que são os de índole preconceituosa, os que são os manipulados pela mídia monopolizada e não têm base real para esse ódio ).

    Ou seja, ela não tem eleitor genuíno, não tem mérito.

    Se a mídia não fosse monopolizada, ela e Aécio não teriam nem a metade do ibope que têm.

    Porque tudo seria tratado com o mesmo peso e medida nos meios de comunicação e não haveria ingênuos nem manipulados.

    Não existe democracia numa sociedade na qual a mídia é monopolizada.

     

     

     

     

    1. “… Não existe democracia

      “… Não existe democracia numa sociedade na qual a mídia é monopolizada… “

      Ta falando da Venezuela?rs

      Onde a midia vendida aos amigos ” Del Rey ” ainda nao é suficiente e o bonachao do Maduro ja anunciou que como a midia vendida á Boligarquia nao é o suficiente ele ira dotar o  estado de  2 novos jornais …rs

      1. O inverso pode?

        Capriles, o eterno candidato da oposição, é o dono da maior mídia privada da Venezuela.

        Não existe democracia numa sociedade na qual o dono (dono pessoal) da mídia é também o Presidente.

         

  7. Em 2010 Marina teve mais

    Em 2010 Marina teve mais votos do que Dilma e Serra no Rio.

    O que está acontecendo agora é um desabamento. Esse desabamento tem nome: Pré-sal. Os cariocas estão fugindo da Marina e aquele discurso sonso de que o Pré Sal “é uma maldição”  e coisas do tipo.

    Ao menos, entre garotinhos e pezões, um pouco de bom senso ainda deve restar aos moradores do Rio.

    1. É a vida

      Assis,

      A matéria canalha da Veja teve efeito bumerangue.

      Vivo rodeado deles, e depois do primeiro impacto da capa vermelha, o incômodo – cadê os nomes, cadê os casos, cadê as cópias dos documentos, cadê as fontes – mas que reportagem é esta, que não tem nada ? 

      Quando se diz que aquilo é obra do tucano prá fuzilar Marina, primeiramente é a contestação, depois vem a constatação. E o toque de degola foi a solicitação de DRousseff para que se apurasse logo o conteúdo da tal delação, que a operação é obra do governo federal.

      Dali em diante, queda generalizada das duas marionetes nas pesquisas de opinião, é a vida. 

      Um abraço

    2. Creio que não!
      Certamente tem

      Creio que não!

      Certamente tem gente ai há dias preparando um texto, não necessariamente

      de direita( direitos ?) só tá esperando a “brecha”.

  8. No Guia Eleitoral de ontem –

    No Guia Eleitoral de ontem – 09/09/2014 – Dilma mostrou que a corrupção não se combate com bravatas e nem frases de efeito, mas com ações concretas. Acessem o programa no youtube e confiram.

  9. PIG ainda não viu nada…

    se prepare PIG, porque de ontem em diante, e assim é o futuro, vai ser só porradaço pra deixar de ser besta

    já pagaram seus impostos? e os não declarados, vocês pensam que assim deixam de existir?

    que se prepare aquele que se faz de forte ou de empresa exemplar para enganar a população

  10. Ontem no programa da Dilma

    Ontem no programa da Dilma sobre corrupção arrebentou.

    Acho que o governo deveria passar esse programas mas vezes quando a oposição falar em currupção.

    Quem não viu, veja, vale a pena.

    1. Apoiado!

      Tem razão! Ela arrebentou! Acho que deveria ser repetido algumas vezes enquanto a oposição tentar atingí-la com o caso da Petrobrás. Inclusive poucos sabem que foi ela que afastou esse diretor. 

      1. Roupa azul claro!

        E ainda sobre o programa de ontem, como estava bonita a nossa Presidenta! Como lhe caiu bem a roupa que usava! Um azul claro que a transformava numa grande mãenzona de todos nós! Como é distinta a nossa Presidenta! 

  11. Vox Populi/Carta Capital: Dilma 36%, Marina 28%, Aécio 15%
    http://www.conversaafiada.com.br/politica/2014/09/10/vox-dilma-8-pts-a-frente-bye-bye-blabla/#comment-1619019  A nova pesquisa  Vox Populi/CartaCapital mostra uma vantagem de oito pontos percentuais da candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) sobre a adversária Marina Silva (PSB) no primeiro turno e um cenário de empate técnico no segundo. Na intenção de voto estimulada, Dilma aparece com 36%. Marina tem 28% e Aécio Neves, 15%. Este foi o primeiro levantamento da série após a morte de Eduardo Campos e a escolha de Marina Silva para substituí-lo, portanto não há base de comparação. Os demais candidatos somam 2%. Brancos e nulos seriam 7%. Outros 13% não souberam indicar um candidato ou não quiseram responder. O Vox fez duas simulações de segundo turno. Marina Silva obteria 42% dos votos, contra 41% de Dilma Rousseff. Brancos e nulos somariam 10%, enquanto 7% estariam indecisos. Entre Dilma e Aécio, a petista venceria por 44% a 36%, com 12% de brancos e nulos e 8% de indecisos. Apesar de Marina ainda estar numericamente à frente no segundo turno, 49% do eleitorado aposta na vitória de Dilma Rousseff. Para 31%, a ambientalista será a nova presidenta. Apenas 8% ainda acreditam nas possibilidades de Aécio Neves. O tucano possui ainda o maior índice de rejeição (45%). Dilma alcança 42% e Marina, 40%. O levantamento, com duas mil entrevistas em 147 cidades, foi realizado entre a segunda-feira 8 e a terça 9. Mostra, portanto, que o mais recente escândalo na praça, o vazamento de trechos da delação premiada do ex-diretor da Petrobrás Paulo Roberto da Costa, ainda não surtiu efeitos eleitorais. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o número de registro na Justiça Eleitoral é BR- 00588/2014. Mais detalhes sobre a pesquisa na edição 817 de CartaCapital, que chega às bancas na sexta-feira 12

  12. O Alckmim ..esse sim vai

    O Alckmim ..este sim vai bem!

    Estranho..e os manifestantes?Tudo sumiu..tudo quieto ..tudo

    tranquilo!Poxa..alguma trégua para que ele seja eleito sem

    problemas? Nem Leo V tem “enviado “..a Usp..poxa..que dia

    feliz..o metrô-Alstom..juventude antenada! A esse PT das ciclovias

    vermelhas!

     

  13. Tem que crescer muito mais!

    Se o povo ficar consciente do que o governo Federal tem feito pelo Rio, não tem para ninguém.  Infelizmente o povo é desinformado e se pauta pelas manchetes dos jornais e pela TV… 

  14. Procurem essa informação no

    Procurem essa informação no G1 da Globo que vcs não encontrarão. Esta empresa além de somente veicular notícias negativas contra a Dilma e o PT, esconde as positivas!

  15. He he he he …… tá ficando


    He he he he …… tá ficando bom!

    Foi só o Lula entrar na campanha e mudar o tom quadradíssimo do discurso da Dilma que a coisa começou a andar!

    O cara é realmente um gênio em política!

  16. Duas pesquisas mais

    Duas pesquisas mais confiáveis (Ibope nem tanto…) do que Datafolha mostram a mesma tendência: Marina cai, cerca de 2-3% por semana, Dilma sobe, menos, 1-2% no mesmo período.

    A diferença entre Dilma e os demais oscila entre 9-12% contra ela. Crescendo nesse ritmo, nas três semanas e meia que faltam para a eleição ela cresceria entre 3,5% e 7%, na média 5%, quase o suficiente para ganhar ainda no primeiro turno.

    O fato das empresas de comunicação da Globo estarem escondendo o mais possível os resultados das pesquisas e despejando denúncia atrás de denúncia quase um mês antes da eleição é um indicativo claro de que eles também já fizeram essas contas e estão ficando preocupados.

    1.    Jôgo é jôgo, treino é

         Jôgo é jôgo, treino é treino. O chavão futebolístico vale também para as sondagens de intenções de voto. O que conta é o voto na urna. Pesquisas não são neutras, mas têm o propósito de influenciar o (e)leitor. Trata-se de uma sorrateira e ardilosa forma de fazer campanha. Dependendo de quem encomenda a pesquisa e como são formuladas as perguntas, o resultado da sondagem pode ser diferente. Declarar apoio ao governo, a certo(a) candidato(a) ou fazer oposição apoiando outro candidato não é ser pelego ou golpista. Desonesta e golpista é a atitude de uma imprensa que não assume publicamente que apóia certo candidato da oposição e que lança mão do denuncismo e escandalismo sórdidos, desqualificando as instituições democráticas e os representantes eleitos por voto popular, num flagrante golpe contra a Democracia e o Estado de Direito.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador