Ibope e Datafolha confirmam Aécio na frente de Marina e liderança de Dilma

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – As pesquisas Datafolha e Ibope divulgadsa na tarde deste sábado (4) confirmam o diagnótico do estudo CNT/MDA que saiu pela manhã: Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, segue na liderança, enquanto Marina Silva (PSB) sofre queda e é ultrapassada numericamente, às vésperas da eleição, por Aécio Neves (PSDB).

Nas pesquisa Datafolha, Dilma tem 44% dos votos válidos (brancos, nulos e indecisos não são contados), ante 26% de Aécio e 24% de Marina. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, o tucano e a pessebista estão em empate técnico.

Num eventual segundo turno, Dilma venceria Marina por 49% a 39%, respectivamente. Na pesquisa anterior, Dilma tinha 48% e Marina, 41%, nesse cenário. Quando o adversário é Aécio, Dilma vence com margem menor: 48% para a petista e 42% para o ex-governador mineiro. Antes, o placar era 48% a 41%.

Na pesquisa Ibope encomendada pela TV Globo e Estadão, Aécio aparece com 27% dos votos válidos, 5 a mais que no levantamento anterior. Marina, por sua vez, caiu de 28% para 24%. Persiste, porém, a mesma situação de empate técnico.

Dilma chega à véspera da votação com 46% dos votos válidos no Ibope, indicando que haverá segundo turno. Ela oscilou um ponto para baixo em relação ao levantamento anterior. Em um eventual segundo turno, a presidente venceria pelo mesmo placar qualquer um dos dois adversário – por 45% a 37%.

Marina Silva entrou na disputa eleitoral no final de agosto, desbancando Aécio do segundo lugar, no calcanhar de Dilma. Depois de atingir um pico entre o eleitorado e até ultrapassar Dilma numericamente nas simulações de segundo turno, Marina passou a cair nas pesquisas. A primeira queda se deu após o episódio Malafaia e a agenda LGBT. Os recuos e contradições de Marina forma fortemente usados contra ela pelo PT e PSDB.
 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

73 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quem conhece Aécio não aprova seu governo

    Vejam  no  -” www1.folha.uol.com.br “- a imagem do morador  de Belo Horizonte deixando Aecio Neves no ” vácuo “. em caminhada pela capital.

  2. Onde que está a teoria

    Onde que está a teoria daqueles que acham o governo Dilma regular que é cerca de 33% APENAS 1/4 vão votar na Dilma?

    Isso é voluntarismo da mídia guiando essa massa!

    SE houver segundo turno a diferença para Dilma será MAIOR do que esta que sendo falada!

  3. Voltar ao recurso de Link em cada comentário armazenado no arqui

    Sugestão ao GGN, Posts Recentes: Sumiu a linkagem de comentários nos arquivos de todo o mundo. Sugiro voltar ao recurso de Link em cada comentário armazenado no arquivo do cadastrado. Houve mudança e atualmente não se pode ver em que Post-Título nosso comentário tinha sido colocado (mostra-se o comentário, claro, mas não há mais link. Da mesma forma, para ver onde um outro participante postou X ou Y comentário de Fulano de Tal). Não sei em que dia foi feita esta reprogramação (retirando linkagem que acho tão útil). Posto aqui pra tornar público, mesmo, não sei se outros já notaram a mudança de programação.

    1. Caro Nassif
      Concordo com o

      Caro Nassif

      Concordo com o Nick.

      Prefiro o método antigo. Nele, eu me localizava, nesse, to mais perdido do que a justiça, no STF, com GM, JB e outros que tais.

      Socorro, help, SOS.

      Saudações

    2. “Sugestão ao GGN, Posts

      “Sugestão ao GGN, Posts Recentes: Sumiu a linkagem de comentários nos arquivos de todo o mundo”:

      !!!!!!!!!!!!!  Ja apertou o titulo?  Eh o link que voce quer.  Ou entendi errado?

      1. Caro Ivan
        Qual título?!
        Eles

        Caro Ivan

        Qual título?!

        Eles desapareceram. Por ele, se entrava na reportagem do comentário.

        Saudações

         

          1. Caro Ivan 
            Está havendo um

            Caro Ivan 

            Está havendo um confusão.

            Nâo é no conteúdo, mas na lista de comentários, em que aparece o nosso nome.

            Antes aparecia o link em que encontrava o comentário, o link, com o titulo desapareceu, não há mais.

            Fazemos o comentário, quando vamos na lista, perdemos o contato.

            Pedimos esse link, de novo.

            Saudações

          2. “Nâo é no conteúdo, mas na

            “Nâo é no conteúdo, mas na lista de comentários”:

            Comentarios de onde e qual eh o link?  Eh da sua pagina de comentarios ou da lista individual de cada post onde os comentarios aparecem pra todo mundo?

            Eh nesses que o link permanente e o link do titulo sao o mesmo.  Quais sao os links ou boxes que voce esta acessando?  Ainda nao deu pra entender e de onde veio o “recentes”?

          3. Caro Ivan
            Quero crer que

            Caro Ivan

            Quero crer que estou começando a entender a confusão.

            Clicando no seu nome, não aparece nada, mas no nome do Nick, meu, entre outros, vamos para uma nova página, onde se concentra os comentários. 

            Antes, sobre cada comentário, tinhamos as páginas linkadas, agora não. 

            Gostaria que as páginas fossem linkadas como antes.

            Saudações

          4. Obrigado,perdao pela perda de

            Obrigado,perdao pela perda de tempo!  Agora entendi e eh verdade, os comentarios da sua pagina aparecem em ordem de postagem mas sem qualquer link!!!

  4.  
    E o genial Vox Populi ,

     

    E o genial Vox Populi , aonde entra nessa história?

          No seu lugar de sempre, há 25 anos.

               Ou seja:

                      Zero de credibilidade.

    1. Pesquisas

      Dilma x Aécio, diferenças segundo turno

      CNT  5%

      Datafolha  6%

      Ibope  8%

      CNT com 2000 entrevistas   Ibope  com 3000   e Datafolha com 18.000

      Considero, pela amostragem, a da Datafolha mais coerente.Com essa diferença de 6% basta o candidato Aécio tirar 3%  da Dilma para termos um empate numérico

      Com forte potencial de crescimento no Sudeste, Sul e Co o candidato do PSDB pode sim vencer.Fortes emoções para eleitores de ambos.

       

       

       

       

  5. Estranho!

    A somta total de votos válido  44+26+24=94.

    Onde estão o 6 pontos que faltam?

    Entre os nanicos? duvi-de-o-dó.

    Se se utilizar a margem de erro a favor de Dilma e contra a concorrencia, o que é mais provável, teremos 46+24+22=92% dos votos válidos.

    Onde ficam os 8 pontos percentuais?

    Digamos que Luciana, Eduardo Jorge e pastor Everaldo + o resto somem 5 %.

    Ainda assim sobram 3%: Mais que suficiente para nos dar a vitória no segundo turno. 

  6. Essa é a mais pura e completa

    Essa é a mais pura e completa manipulação dos institutos contratados pela REDE GLOBO, enfessando os votos de Dilma em 40%, quando ela sobe em todos os estados desde o dia 30.09.2014, e, por cima, no intuito de enganar de manipular e desnortear o eleitor divulga uma pesquisa somente com os votos válidos.  VAMOS DESMASCARAR ESSES INTITUTOS AMANHÃ.

  7. globope e datafrias são instrumentos da direita.
    globope e datafalha são instrumentos da direita.A vantagem de Dilma deve ser maior. Há possibilidade de dar Dilma no primeiro turno.Este é o momento da militância lutar com garra para derrotar a direita.

  8. Falta combinar… com o 3º colocado…

    Pitaco:parcela do eleitorado(não me perguntem o percentual)vê eleição como uma aposta e vota (votará) em quem estiver à frente Isto,então,não significa maior consciência,nem apoio ou convicção ou por achar melhor esse ou aquela candidata. Tal comportamento(aposta ou corrida de carro fórmula 1)atinge todas as classes sociais tipo assim:”Se a maioria tá apos- tando no(a) candidata(o) à frente,na corrida,então é pq a maioria deve estar certa ou mais bem informada do que eu.” / “Não vou ser eu o joãozinho de passo certo e ir contra a maioria.” / “Não vou desperdiçar meu voto”. Ah!Es- queci de tocar na guerra do 2º turno,Mídia,e o apoio de quem ficar em 3º lugar(ou hi- pótese de nova neutralidade se for Marina; e aí veremos quem é o PSB.

  9. Caro Nassif e demais
    Antes

    Caro Nassif e demais

    Antes das eleições eles já apostavam no 2º turno entre Dilma e Wall Street via Aécio.

    Saudações

  10. Estão tentando criar efeito

    Estão tentando criar efeito manada pra ver se realmente aécio termina o primeiro turno na frente de marina. Mas no segundo turno Dilma sobe apenas 4 ou 5 pontos enquanto os adversários aumentam um montão? Sei não…

  11. Previsão feita muuuuito antes

    Se isso se confirmar,a melhor análise foi a q já citei p/ aqui(até disse o nome do blog):de um polêmico militante da luta ar- mada,ao fazer uma retrospectiva das eleições no Brasil,vê polarização entre direita x esquerda,e que ele vê a direita mais no PSDB.As contradições de Marina/PSB não são uma aventura vista e temida apenas pela principal esquerda,mas tam- bém para a direita principal e mais pensante.Não aprecio muito aquele blog,mas dou uma olhadela,e acho que ele acertou (ou tá acertando até este instante)contra todos os prognósticos q  vi Não nomeio o blog,o Nassif deve saber.Perguntem.

  12. As sacanagens da Folha contra Dilma

    Manchete na primeira página da Folha online:

    “OAB dará registro de advogado a Barbosa se Brasília negar”. Ao lado desta manchete aparece a foto de Joaquim Barbosa.

    E eu, depois de ler a manchete, me perguntei: Brasília? Que Brasília? A Dilma?

    Agora, a manchete que encima a matéria sugerida para ser lida:

    “OAB federal deve dar registro a Joaquim se OAB – Brasília negar”

    E eu fico me perguntando: o que ficou na cabeça do leitor que apenas leu a manchete da primeira página que se encontra ao lado da foto de Barbosa? Provavelmente ele ficará tão intrigado quanto eu e, se tiver senso de humor, provavelmente se perguntará: será que a manchete está se referindo a Brasília dos Mamonas Assassinas? Ou será que a Dilma está perseguindo Joaquim Barbosa porque ele condenou os “mensaleiros”?

    Isto é uma tremenda putaria.

     

  13. de volta ao começo…

    ou aquela velha brincadeira de passar o anel

    caem, tira de um pela metade, passa pro outro e um sobe

     

    falar nisso, eu adorava essa brincadeira de passar anel

    era a chance que eu tinha para acariciar discretamente a maciez das mãos das meninas

    mas teve uma que eu segurei firme e não soltei mais, a da Dona, na época, ainda Encrenquinha

    hoje? ihhhhhhhhhhhhh Encrencão

  14. Da rua.
    Ou da Dilma no

    Da rua.

    Ou da Dilma no primeiro ou Dilma e…Marina no segundo!

    Impressão que estão inflando o “boneco Aécio”..vamos ver.

  15. A Globo News tá empurrando o

    A Globo News tá empurrando o Aécio pro segundo turno na marra. Eles nem têm mais receio de quebrar a cara… Manipulação descarada! 

    1. Mesmo assim…

      Pode até ser, mas todos os institutos de pesquisa – até o Vox Populi, que de tucano não tem nada – dizem que o Aécio passou a Marina. Então, deve ser verdade.

  16. Continuo pedindo e obtendo votos para Dilma

    Por telefone, acabo de ganhar dois votos de um casal de professores que moram em Natal-RN. Os dois estavam pensando inicialmente em votar na Marina.

    E acabo de ganhar mais dois votos para Dilma na cidade onde eu moro.

    E não me importo se minha conta telefônica vai explodir este mês.

    Eu poderei pagá-la com parte do 13° salário, que será o último que eu receberei caso o Aécio ou a Marina ganhe a eleição.

    Uma outra coisa: com estas pesquisas não é possível dizer qual vai ser o resultado antes de aberta as urnas.

    Li agora mesmo que a Dilma passou a liderar a corrida em São Paulo. A diferença é pequena, mas mostra o quadro de indefinição a que estou me referindo. Só saberemos qual vai ser o resultado do primeiro turno amanhã por volta das 22:30. Todo o resto é especulação. Portanto, devemos continuar trabalhando. Use o telefone.

    1. Acha um indeciso, pega pela mão e… crava o 13 nele!

      Olha, uma coisa é certa: essa eleição está muito diferente das anteriores. Nunca vi tanta gente indecisa, perdida mesmo! Hoje, consegui dois votos de (orfãos) do Eduardo Campos e o voto de uma eleitora do Alckmin, daquelas tucanas típicas: branca-classe-média-alta-paulistana. Esse segundo caso foi surpreendente.

      Ela não vota no Aécio de “jeito nenhum” porque, em resumo, odeia o “jeito malandrão do cara”. Também não vota na Marina porque “ela é confusa demais, esquisita e [pasmem!] reacionária”. Nos nanicos, “nem pensar”. E, por fim, não vota nulo porque não é “mulher de anular voto”. Problemão, heim? 

      Quando vi a brecha, cravei:

      – E por que não a Dilma? 

      Depois de um silêncio colossal, veio a resposta:

      – Pois é… andei pensando. Não tenho nada contra a Dilma em si. Acho que o governo dela está até bom. Mas… votar no PT??

      O diálogo que se seguiu foi surreal (digamos assim). Falei tanta coisa, mas tanta coisa, que nem sei de qual argumento saiu o pulo do gato. Só sei que convenci a criatura, que terminou a conversa rindo.

      Enfim. Tudo tem uma primeira vez. Até votar no PT. Quem sabe ela pega gosto… 

       

  17. Na pesquisa espontânea, de

    Na pesquisa espontânea, de hoje, do Ibope, votos válidos , Dilma 48,7%. com 13% de indecisos.

    Na pesquisa espontânea, de hoje, do Datafolha, votos válidos, Dilma 46,8% com 16% de indecisos.

  18. Por que?

    Nassif e companheiros de comentário, por favor, expliquem-me. Por que é que, estatisticamente, Dilma cresce em todos os estados, em praticamente todas as classes de renda e de escolaridade e em todas as idades, Marina cai igualmente em todas e Dilma “empacou” no Ibope e no Datafolha? Existe algum “segredo”na ciência estatística que ainda não conheço? 

    1. mistério
      Realmente não dá para entender! Olhando as pesquisas nas regiões do Brasil, a Dilma também ganha em todas com alguma folga, e no entanto sua vantagem é apertada demais no resultado final. Alguém me ajude a perceber esta ginástica dos números.

  19. CONFORME PESQUISAS.

    Prezados, acredito de acordo com pesquisas de hoje, e parâmetro de 2010, chego a seguinte conclusão: resultado final previsto, votos validos: Dilma 40 a 41%  – Aecio de 32 a 33%  –  marina de 17 a 18% . um abraço.

  20. O raciocício é simples…
    O

    O raciocício é simples…

    O Pré-sal destinará mais de US$ 1 trilhão para a saúde e educação…

    O rico não precisa do governo tanto para saúde, quanto educação, então este é recurso para os mais pobres!

    Quando foi que rico imaginou essa montanha de dinheiro indo para os mais pobres?

    Nunca!

    Então a direita NUNCA descansará enquanto NÃO MUDAR ESSA SITUAÇÃO!

     

  21. DataFolha, Ibope, Globo e

    DataFolha, Ibope, Globo e assemelhados estão num esforço concentrado em favor do Aécio e contra Dilma. O meu prazer é ver na cobertura de apuração os semblantes de uma decepção cada vez maior na cara do Merval et caterva conforme a apuração avança.

  22. Enquanto isso, o Alckmin…

    Geraldo Alckmin caminha celeremente para liquidar a fatura já no primeiro turno. Os paulistas conseguiram inovar: desenvolveram a Síndrome de Estocolmo aplicada às eleições para governador…

    1. Melhor que seja o PSDB

      Seria muito injusto o apagão hídrico recair sobre outro. Em muitos anos, os dias de eleição no estado de SP chovia tanto que por vezes a papelada dos santinhos empastelava o asfalto e entupia o esgoto. Neste ano, hoje por exemplo estamos tendo um frio de inverno e a chance de chuva para os próximos dias é baixa. O consumo, devido à expansão econômica é sem igual. O ano que vem a coisa pode ficar bem complicada mesmo. Não adianta ser outro candidato em um estado quase parando ou no mínimo em extrema recessão e encarecimento de produtos, em especial, alimentos. A tensão já está visível nos olhos das pessoas. O eleitor no Brasil vota muito afetado pelo medo e os marqueteiros usam isto. Agora se seu pesadelo pior tem grande chance de se realizar, a tendência é se acomodar com quem está aí. Ainda mais quando setores da comunicação os ajudam a fazer uma imagem de bons gestores, é claro que o medroso vai ficar com eles.

  23. ATENÇÃO, ATENÇÃO!

    Prestem muita atenção às apurações amanhã. Algo sinistro está no ar. Segundo um dos milhares de blogs que li hoje, nem guardei o nome, a empresa que ganhou a concorrência do TSE para as eleições de amanhã teria falido e os responsáveis, sumido com a grana.

    Trambicagens assim são comuns no Brasil, minha preocupação é com a honestidade das apurações. Se sumiram com o dinheiro do TSE, QUEM será o responsável pelo sistema de votação amanhã, qual empresa está cuidando disso? Pela agitação das pesquisas, um tal de Aécio passando uma tal Marina de última hora, há possibilidades REAIS de Dilma vencer no primeiro turno. Mas precisa ver se debaixo desse angu tem carne. Qualquer atraso nas apurações, principalmente em São Paulo vou considerar suspeito. Atenção, TSE, estou de olho. Aliás, todos nós, 200 milhões de interessados. E olho vivo nas eleições para governador.  Da última vez, a apuração em São Paulo estava empacada, atrás até do Amazonas, onde as comunicações são problemáticas. De repente, as apurações em São Paulo dispararam e Alckmin venceu no primeiro turno. Ocorre que durante duas horas, apenas 0,5% havia sido apurado, com vitória parcial do Alckmin de 60% (0,5% de 60% são 0,3%. Estatisticamente falando, é raríssimo apuração de 0,5% bater com pesquisas suspeitas e dar no final um resultado de 55%. Nos tempos da faculdade, o pessoal subiria na mesa e gritaria: “truco, ladrão!”

  24. Voto na Dilma, mas no último

    Voto na Dilma, mas no último debate na globo, Aécio acertou em cheio quando disse que vai rever o fator previdenciário que prejudica os aposentados. Dilma, quando perguntada sobre o fator previdenciário, se calou. 18 milhões de aposentados/pensionistas que ganham mais de um salário mínimo não têm esperanças com o governo Dilma. Aécio, prometendo rever o fator previdenciário pode ganhar as eleições.

    1. Conta outra Fabiana… quer

      Conta outra Fabiana… quer dizer que o “fator previdenciário” pode decidir a eleição e favorecendo… quem… quem… Aécio Neves?

      Aliás, pra tua informação, o fator foi obra e graça do PSDB no mandato do príncipe FHC, agora o menino do Leblon está prometendo acabar… é eleitora da Dilma com um nível de argumentação desses?

      “Aécio, prometendo rever o fator previdenciário pode ganhar as eleições.”

      Pode sonhar, não faz mal a ninguém…

      Só rindo mesmo.

       

       

      1. Aécio prometeu “rever” o

        Aécio prometeu “rever” o fator previdenciário, não acabar com ele. “Rever” pode até significar aumentar, hehehe.

      2. João, você não entendeu.

        João, você não entendeu. Aécio foi extremamente esperto, jogando a isca no último debate. Como o brasileiro tem memória curta, não sabe ou não se lembra que foi o péssimo governo do FHC quem criou o fator previdenciário. Os governos Lula e Dilma não mudaram esta injustiça cometida para com os aposentados. Quando Aécio promete rever, se para o bem ou para o mal, ele quer sensibilizar os aposentados. Dilma precisa rever o fator previdenciário, pois é uma extrema injustiça para com aqueles que contribuiram a vida toda e agora recebem uma migalha para sobreviver. Aliás, o governo do PSDB de Minas, capitaneado pelo Aécio paga um dos piores salários do Brasil, uma miséria, para os professores do estado de Minas, que ficaram em greve muitos meses para ter um aumento pífio.

        1. Pedido de desculpas

          Fabiana, desculpa por ter te confundido com esses “eleitores arrependidos” de Dilma. 

          Mas essa do fator previdenciário não cola, é como a história de Marina de “13º salário para o BF”, é demagogia econômica pura e da pior espécie pois meche com o imaginário finaceiro dos aposentados, ele e Marina passaram toda a campanha condenando Dilma pelo tamanho dos “gastos públicos” daí o tom demagógico e irresponsável por trás desse tipo de “boa intenção” para com o “povo sofrido”.

          Aécio ta jogando o joguinho safado da mídia, que inflou Marina num primeiro momento e, vendo que dariam com os burros n’água de maneira catastrófica, trataram de novamente dar as mãos ao PSDB; a aposta deles é o segundo turno; se já achávamos a artilharia contra o Governo Federal e contra Dilma pesada até agora… nos preparemos para o pior dos mundos com relação à mídia, não vão deixar barato.

    2. Se foi o Guru dele, Fernando

      Se foi o Guru dele, Fernando Henrique, que deixou de herança o fator previdenciário. Vc acha que ele vai acabar?? O cara é um mentiroso, sem palavra!  Só acreditando em Papai Noel para acreditar an smentiras de Aécio.

  25. espero que estejam inflando

    espero que estejam inflando mesmo o aécio.

    parece que a manipulação dar-se-á

    por aí, até no segundo turno

     

  26. Pesquisas até agora

    As pesquisas até agora:

     

    Compilação gráfica básica de pesquisas desde o final de Agosto até agora; não considerado o período antes da morte de Eduardo Campos (lembremos que ele patinava na casa do 8% a 9% de preferência pelo eleitorado).

    Legenda de institutos:

    VP (Vox Populi), DF(Datafolha), IB (Ibope), SE (Sensus), MDA

    Acrescentada linha de tendência para Dilma, Aécio e Marina; em um levantamento estatístico sério, uma linha de tendência é um ótimo indicativo do que pode ou deve acontecer, ao longo de tempo, em um determinado sistema estudado, com variáveis físicas ou sócio-antropológicas (o caso de sondagens eleitorais), o que, pelos menos pra mim, não é o caso dos levantamentos eleitorais que esses institutos fazem; mesmo assim nos dá uma ideia de como os senhores-da-guerra das pesquisas estão se movendo para que até o dia 05/10 não sejam tão astronomicamente desmoralizados.

    OBS:

    Nessa última pesquisa Datafolha “sumiu” novamente com 2% de votos no primeiro turno, é um percentual pequeno mas significativo quando vamos aferir votos válidos; até 20h os dados continuavam os mesmos, sem a correção.

    Como outros comentaristas já observaram, soa estranho que esse crescimento de Dilma, nos últimos dias, em diversos estados brasileiros, em diversos nichos de escolaridade e renda que os institutos separam para estratificar as pesquisas, não resulte em pelo menos 1% de acréscimo de votos a nível nacional para a candidata do PT.

    1. PARABÉNS POR SUA ANÁLISE

      Eu lhe dou parabéns pela sua análise.

      Dilma não sai nunca dos quarenta por cento, mesmo que com a frenética dança das cadeiras no segundo lugar!

      Dá para imaginar o esforço que as pesquisas estão fazendo para fazer o Aécio decolar.

      Com certeza,  os resultados da eleição, amanhã, levam Dilma a ganhar a eleição no primeiro turno.

      Mas aí as pesquisas dirão, como sempre dizem, que estavam certas, corretas, porque “oscilaram dentro da margem de erro” e também os indecisos resolveram votar em Dilma.

       

      1. É por ai

        Penso como você, se a Dilma levar no 1º turno o malabarismo da mídia vai ser nessa linha da “margem de erro” e dos indecisos.

  27. Gente: o aócio ter crescido

    Gente: o aócio ter crescido tanto em dois dias é muito suspeito. Como o tse está recheado de tucanos, estão preparando alguma com a máfia aliada. A mídia mostrou que pode mandar no stf, no mp, na pf, no tse e escambau. Os votos repentinos do aócio é uma farsa. Todo cuidado é pouco. O USA está dando as ordens de como alterar uma eleição.

    1. É isso mesmo. Ele tinha

      É isso mesmo. Ele tinha descido a 14% antes do’debate da Globo e chega em menos de 2 dias a 27%?! Veja só, devem estar com vários numerólogos trabalhando numa mandala  mágica’ para chegar a essa diferença de 13 pontos???? justo 13?! Quem for muito, mas muito , muitissimo iludido, pode acreditar, né? Fazer o quê? Só me resta imitar o Henfil, meu olhar poderoso vai ‘minguar’ essa magiaaaaaaaahhhhhhhhhh. Tem malafaia para tudo que é gênero de  fé ou coisa&tal.

  28. Coma decisão dos indecisos, e queda de Marina Silva,

    o resultado das urnas deve ser:

    Dilma Rousseff 45,13%

    Marina Silva 19,45%

    Aécio Neves 19,40%

    Demais candidatos 1,86%

    Brancos e nulos 14,16%

    Votos válidos

    Dilma Rousseff 52,57%

    Marina Silva 22,65%

    Aécio Neves 22,60%

    Demais candidatos 2,18%

     

  29. Tem algo sinistro. Quando a

    Tem algo sinistro. Quando a Marina subiu feito um foguete, após o veloriomício, as pesquisas indicavam que quem mais havia perdido votos pra Marina era a Dilma e o Aócio perdido menos. Agora, quando a candidatura da Marina esfarela, seus votos vão todos pro Aócio e nehumzinho pra Dilma. Alguém podia explicar isso?

  30. O vídeo tape de 2010, com uma diferença!

    Busquei em meus arquivos e estava lá: um comentário que fiz nos últimos dias da campanha presidencial.

    É um verdadeiro vídeo tape. Ela entrou para levar a eleição para o segundo turno. Olha que é só trocar Serra por Aécio e vejam que “toute est la même chose”:

    “A imprensa não dá notícias, pois só faz propaganda pró Serra e Marina ( esta o cabo eleitoral daquele). Que decepção, a Marina. Terrível decepção. Eu que já cheguei a acreditar nela. E agora está fazendo um papelão, pois quer o segundo turno. E para quem? Para ela disputar? Ah, jamais conseguiria. Então é para o Serra.

    Ah, outra coisa. Marina tem a campanha mais cara do Brasil. Em todas as cidades há comitês eleitorais dela.
    É uma pena. Uma esperança que já era. Mas não fico muito tempo, pois não quero perder meu tempo com comédias muito mal dirigidas. Então, pego um DVD e fico assistindo o Mazzaropi. É muito melhor.”

    A vida dá voltas e voltamos no que era, voltamos ao mesmo quadro, agora, em 2014, que vivemos em 2010.

    Mas há uma diferença, as pesquisas estão buscando o último alento do Aécio – o último suspiro – pois trabalham muito com a margem de erro, onde a Dilma estacionou nos quarenta por cento e não sai disto, quando Aécio e Marina, o primeiro cresce bastante e a segunda desce a ladeira. Só a Dilma não sai dos quarenta por cento.

    Amanhã, as pesquisas irão dizer que o resultado foi uma grande virada, ou estava na margem de erro, enfim, as abobrinhas de sempre, pois pesquisas são, infelizmente, propagandas eleitorais.

    Assim, não haverá segundo turno. Vai dar Dilma no primeiro turno mesmo!

  31. SÓ JESUS SALVA ESTA ELEIÇÃO
    Lula tem que parar de colocar TÉCNICOS  pra disputar eleição (Padilha, Dilma, etc) Quem ganha eleição é POLÍTICO sagaz que sabe dar entrevista e fazer debates, sabe escolher ministros e negociar. Dilma é honesta, trabalhadora e confiável, mas não sabe falar, não sabe dar entrevista e não sabe debater. Escolhe os piores ministros para STF e Apanha da mídia há 4 anos calada. Assim não dá, a gente não aguenta mais este sofrimento. Se der segundo turno tamo ferrado. O PIG e o Aécio vão engolir a Dilma. Dilma é um esquife pesado que temos que carregar pra não entregar o Brasil pros bandidos privateiros.Que Deus tenha piedade de nós. 

  32. Também estou começando a

    Também estou começando a achar que a mídia com esses institutos de pesquisa é um remake da Proconsul contra Brizola para favorecer Moreira Franco, só que agora a quadrilha é nacional. O Tofolli confirmou a tentativa de ataque no sistema ou programa de votação. Aécio está, desde a última semana com atitudes de almofadinha vencedor. Também não acredito nesse fenômeno realizado em apenas dois dias: sair da ‘ pororoca da mudança ‘ para o ‘milagre que veio do céu’. Será que o Spilberg está nessa produção também? Não sei se veio do céu, mas com certeza fez escala em Cláudio.

  33. Promessa de Aécio a aposentados é igual cédula de 3 reais.

    Promessa de Aécio a aposentados é igual cédula de 3 reais, Quem não se lembra da célebre frase de FHC, chamando os aposentados de vagabundos.  Aécio em 8 anos como governador foi o carrasco dos aposentados do estado, nada fez em favor do norte de minas que vive graças ao bolsa família e as aposentadorias rurais, que são programas do governo federal.

  34. Surpresa

    Prezados, em meu entendimento e conforme manifestações, o povo brasileiro e o próprio candidato Aécio vai ser surpreendido com a grande votação que terá, aguardem.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador