Ibope mostra vantagem de 8 pontos de Dilma sobre Aécio

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Pesquisa Ibope divulgada na tarde desta quinta-feira (23) mostra a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, em vantagem, fora da margem de erro, diante da candidatura de Aécio Neves (PSDB). Se a eleição fosse hoje, Dilma venceria por 54% dos votos válidos, contra 46% do tucano. Nas pesquisas anteriores, o cenário era de empate técnico, com liderança numérica de Aécio, com 51% ante 49%.

O resultado da pesquisa reforça o balanço parcial do tracking do PT desta quinta. Nele, Dilma abre vantagem de 9 pontos. A pesquisa Datafolha divulgada no início da semana também dá sinais de virada e crescimento gradual de Dilma sobre Aécio. No estudo, o tucano aparece com rejeição superior ao índice da presidente petista (41% contra 40%), além de denotar queda no desempenho em todas as regiões.

O Ibope também registrou alta de 7 pontos na taxa de rejeição de Aécio. Antes, ele era descartado por 35% do eleitorado. Hoje, 42% afirmam que não votariam nele de jeito nenhum. Dilma, por outro lado, manteve 36% de rejeição. 

Encomendada pelo jornal O Estado e S. Paulo e TV Globo, a pesquisa Ibope mostra que em votos totais, Dilma registra 49% e Aécio, 41%. Nesse quadro, há 3% de indecisos e 7% de eleitores que pretendem anular ou votar em branco. Na resposta espontânea de intenção de voto, Dilma tem 47% e Aécio, 39% – além de 7% de brancos/nulos e 6% de indecisos.

O instituto realizou as entrevistas entre segunda e quarta-feira. O total de 3.010 entrevistados se espalham por 203 municípios de todas as regiões do País. A margem de erro máxima é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos, num intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado no TSE com o número BR-01168/2014.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

54 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O IBOPE não dava como certa a

    O IBOPE não dava como certa a vitória  de DSilma no primeiro turno?

    Aécio deve estar 20% a frente de Dilma.

    1. Aqui na Bahia o candidato ao

      Aqui na Bahia o candidato ao governo, Paulo Souto (DEM) também ia ganhar no 1º turno!

      Aliás, a campanha toda afirmava isso!

      Na véspera da votação o IBOPE entregou o jogo e as 18:00 disse que Rui Costa (PT) havia empatado…

      Resultado… Rui Costa ganhou de Paulo Souto por 53,9% dos vótos válidos!

      Numa taca o PT – Bahia aposentou o Paulo Souto e tirou Geddel Vieira Lima do Senado!

      1. Não podemos confundir as coisas
        Aqui na Bahia o IBOPE cometeu o seu maior estelionato eleitoral. Vinha mantendo artificialmente o ex-governador na dianteira, mesmo quando todos os indícios mostravam o contrário.
        Já Geddel todos sabiam ser uma fraude de antemão.

        O cenário agora é de inquestionável vantagem de Dilma, onde qualquer resultado de pesquisa diferente disso, já escancara a manipulação dos dados!

        Ao ibope não estou alternativa que não fosse mostrar uma vantagem que, minimamente, refletisse a atual condição da presidenta.

        Acredito que abertas as urnas, a vantagem será ainda maior!

      2. No RS Sartori estava em

        No RS Sartori estava em terceiro lugar e não só esta no segundo turno como ganhou a eleição com 40% dos votos, e caminha para dar um surra em Tarso Genro do PT.

         

    2. Só 20?
      Em Westeros, com o

      Só 20?

      Em Westeros, com o apoio dos Lannisters, a vantagem já passou de 30%.

      Em Oz, depois que a bruxa do oeste soltou os cabelos e declarou apoio ao candidato, ele já está com mais de 40% de vantagem.

  2. Ainda é cedo

    Ainda é cedo, sempre tem o jogo sujo dos que não se conformam com o afastamento temporário da casa grande ao poder, foram 502 anos seguidos, a democracia é apenas um detalhe para esta classe. É preciso redobrar o cuidado.

  3. Que chegue logo domingo e que

    Que chegue logo domingo e que termine essa agonia.

    É demais para qualquer cidadão de bom senso.

    Eu nunca ví tanta patifaria, cinismo, hipocrisia, leviandade, falta de carater juntas numa eleição.

    Essa vai ficar na historia.

    1. Só se for uma bala de prata

      Só se for uma bala de prata muito convincente, Assis.

      Nas últimas eleições a bala de prata sempre aparece às vésperas do primeiro turno, pois não dá tanta bandeira. A única que foi dada no segundo turno é marcada até hoje como golpe (1989).

      À conferir !!

  4. Avante Dilma 13!!!

    Dilma é vencedora.

    Venceu em 2010.

    Venceu no 1º turno, inclusive, em Minas Gerais, onde Aécio teria dito que faria” cabelo, barba e bigode”. De fato, ele o senhor Aécio, fez barba, cabelo e bigode,  só que para o Pimentel – governador do PT  eleito em MG –  que foi o escolhido dos mineiros no 1º turno, dando uma luneta no adversário , vendo-o pelo retrovisor!

    Falta agora ratificar a vitória no dia 26/10, respeitando-se o adversário. Pronta para continuar mudando o Brasil.

    Aliás, por falar em mudança, não há dúvidas: Dilma foi a primeira mulher a assumir a presidência da república! Além disso   e vem tentando mudar os rumos deste brasil!

    Isso sim é mudança!

    Avante Dilma 13!

    clap, clap, clap!

     

  5. Caros Amigas e Caros Amigos,…
    Caros amigos do blog, me enviaram esse texto e o achei muito conveniente para esse momento em que estamos vivendo. O texto é do professor da Universidade Federal da Bahia, Joaquim Lacerda Leite. 

    PARA NÃO ME ARREPENDER DE TER FICADO CALADA (NA ELEIÇÃO DE 2014)

    Caras Amigas, Caros Amigos,

    Ao contrário de certas pessoas (que parecem ter perdido a capacidade de crítica ou se deixado cegar pelo fanatismo) não considero impecável o Governo do PT. Tenho feito várias críticas a ele. Como não sou petista nem tenho interesse pessoal a defender, não tenho medo de expressá-las livremente, ainda que desagrade antigos colegas de luta. Há um terceiro motivo para minhas restrições ao Governo atual que somente a psicologia explica: quando apoiamos um candidato, sem o perceber, projetamos nele um modelo de gestor que jamais corresponderá à realidade porque ele é real e tem limitações psicológicas resultantes de sua historicidade, enquanto o modelo é ideal e, portanto, não tem defeitos. Nem mesmo o modelo (ou programa) do próprio candidato eleito poderá ser totalmente implementado, porque, depois da posse, ele vai se defrontar com mil pressões e problemas imprevisíveis que o submeterão a um contínuo processo dialético de mudança, de modo que seus próprios propósitos ou ideais poderão se alterar ao longo da gestão. As pessoas de carater mais consistente são menos susceptíveis a essas mudanças. Dito isso, entendo que os eleitores que não defendem revolução como meio de transformação social (por acreditarem que todo processo revolucionário institui uma ditadura comandada pelas lideranças mais espertas), ao invés de se envolverem com revoltas, mágoas ou desilusões (que não levam a nada), deveriam comparar as duas candidaturas, sob critérios objetivos, a fim de escolher a melhor ou a menos prejudicial ao povo, sobretudo  à parcela da população que mais precisa do apoio governamental.

    Repito: tenho várias críticas ao Governo do PT, mas a História vai reconhecer que ele fez muito mais pelos pobres, discriminados e jovens de nosso país do que qualquer um outro. Prova disso são os seus numerosos programas sociais. Cito apenas alguns: combate à fome e à miséria; priorização da educação, na parte que lhe compete; apoio à agricultura familiar; provimento de água e luz nos rincões mais pobres e longínquos do país; oferta de grande número de moradias populares a preços muito abaixo do custo; distribuição gratuita de remédios; contratação de médicos estrangeiros para atenderem nas cidades pequenas e na periferia das cidades grandes; promoção dos direitos dos grupos discriminados (mulheres, pardos, negros, índios, gays, idosos, pobres, deficientes); facilitação de acesso e assistência aos estudantes pobres, índio e afrodescendentes nas universidades federais; reserva de vagas para negros nos concursos públicos federais.

    A Constituição Federal responsabiliza o Governo Federal  pela EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA FEDERAL. Foi nesse ítem que a dupla Lula-Dilma mais investiu, superando todas as expectativas. Eis alguns dados comprobatórios: 1) ampliou em 40% a Rede Universitária Federal, dobrou seu número de alunos e aumentou em 140% a quantidade de municípios-sede de campus universitários! Isso promoveu uma revolucionária interiorização da pesquisa e do ensino superior – inegáveis vetores de desenvolvimento até então concentrados nas capitais e na  faixa costeira. Essa descentralização ampliou enormemente as perspectivas da juventude interiorana; 2) Até 2002, o Brasil possuía 140 Institutos Federais de Educaçao Tecnológica. Lula e Dilma, em apenas 10 anos e meio, implantaram mais de 200, promovendo uma ampliação de 150 % e igual quantidade está em implantação; 3) Até o final do Governo FHC, quase todos os cursos das universidades federais eram diurnos. O Governo do PT, além de ter criado muitas novas universidades, ampliou as existentes, criando novos cursos e oferecendo enorme quantidade de cursos noturnos, para facilitar o acesso dos trabalhadores à educação superior; 4) O Governo petista concedeu, através do PROUNI, grande número de bolsas de estudo a estudantes que, por falta de vagas nas federais, precisam cursar faculdades privadas; 5) Ampliou exponencialmente os empréstimos concedidos a estudantes universitários pobres, sob juros de apenas 3,4% ao ano, atingindo a cifra de 1,3 milhões de beneficiados em 2014; 6) Implantou o Programa PRONATEC para oferecer cursos de formação profissional a trabalhadores de baixa renda e desempregados, totalizando 8 milhões de matrículas este ano, distribuídas em grande número de cidades do país; 7) Criou o Programa Ciência Sem Fronteiras para enviar jovens brasileiros para estudar e pesquisar nas melhores universidades do Mundo, do qual resultará significativo salto de qualidade na produção científica brasileira; 8) Elevou, a patamares nunca vistos, a quantidade de bolsas de iniciação científica, mestrado e doutorado, bem como as verbas destinadas à assistência aos estudantes carentes das universidades e institutos tecnológicos federais; 9) Disponibilizou cursos de línguas estrangeiras aos universitários.

    O Governo do PSDB (1995-2002) minimizou o Estado (por acreditar que o livre mercado soluciona os problemas sociais), estagnou os salários e reduziu o quadro de servidores públicos. A crise econômica iniciada em 2008, na Europa e Estados Unidos, mostrou que o empresariado exige participação mínima do Estado na economia, mas recorre ao Estado, para superar as dificuldades decorrentes de sua usura desenfreada. Ignorando a comprovada insustentabilidade das políticas neoliberais, o PSDB (através de Aécio) continua defendendo a redução do Estado e das funções do Banco do Brasil, da Caixa Econômica e do BNDES. Nós, que já vimos esse filme, sabemos que isso significa drástica redução dos programas sociais que beneficiam a maioria da população. O Governo do PT recebeu o Serviço Público em petição de miséria: estradas esburacadas, parque hidrelétrico deficitário, risco Brasil nas alturas, salários aviltados, precárias condiçoes de trabalho, universidades sucateadas. Realizou numerosos concursos públicos federais, reajustou os salários dos funcionários (em níveis ainda insatisfatórios, mas menos injustos que no Governo anterior), fortaleceu a Policia Federal (reajustando os salários, qualificando o quadro de pessoal e criando Plano de Cargos e Salários), a fim de capacitá-la a investigar a corrupção no Serviço Público. Visando combater a corrupção, fortaleceu o Ministério Público Federal e a Procuradoria Geral da República, criou a Controladoria Geral da União (para fiscalizar a aplicação das verbas federais) e aprovou a Lei de Delação Premiada, para facilitar o desmonte do crime organizado. Investiu no setor energético e nunca mais houve apagão. Enquanto isso, o PSDB enfrenta apagão de água em São Paulo!

    O Governo do PT, quando comparado aos que o antecederam, foi o que mais investiu na melhoria da qualidade de vida das pessoas de baixa renda. Lembremos algumas ações nesse sentido: aumentou o salário mínimo de 86 (no Governo do PSDB) para mais de 300 dolares e propiciou aumento da massa salarial dos trabalhadores. Aumentou, como nunca, o crédito imobiliário, transformando o Brasil em um verdadeiro canteiro de obras, viabilizando casa própria para as classes média e baixa. O desemprego foi reduzido de 12,2% (no fim do Governo FHC), para os atuais 5,4%, apesar da grave crise internacional. Este índice caracteriza quase pleno emprego!

    A ECONOMIA BRASILEIRA avançou extraordinariamente nos últimos 11 anos! O Governo do PT tirou o Brasil da condição de país subdesenvolvido, que vivia a mendigar empréstimos dos bancos internacionais, elevando-o à condição de país em desenvolvimento, equiparado a potências como Rússia, India, China e Africa do Sul. Esses países formaram o bloco BRIC, que aprovou recentemente a criação de um banco para financiar seus projetos de desenvolvimento. O valor médio do PIB per capita, que era R$ 7.600,00 em 2002 (correspondente, em 2013, a 17.775,00 pelo IGPM/FGV), subiu para R$ 24.100,00 (em 2013), o que significa aumento real de 36%. Enquanto isso, a dívida líquida pública caiu de 60,4% do PIB (Governo FHC) para 34,6% do PIB (em 2013).

    O Brasil situava-se no 8º lugar (no 1º Governo de FHC) do rank da economia mundial. Caiu para o 13º lugar (2º Governo FHC), subiu para o 10º lugar (1º Governo Lula), alcançou o 7º lugar (2º Governo Lula e Governo Dilma). A imagem do Brasil no Exterior melhorou sensivelmente, na gestão do PT. Embora Lula não possua diploma universitário – fato que serviu de justificativa para o duríssimo combate à sua candidatura, nas tres eleições derrotadas -, teve sua competência político-gerencial reconhecida por 10 universidades do Brasil e 16 do Exterior que lhe concederam o título máximo de Doutor Honoris Causa. Foi com essa competência academicamente reconhecida que o Presidente Lula, dentre todos auxiliares que teve, reconheceu Dilma como a mais preparada para sucedê-lo. Dentre os inúmeros manifestos de apoio recebidos pela candidata Dilma, é extremamente expressivo o dos reitores das universidades federais brasileiras, pelo valor simbólico que representa.

    A imagem do Brasil no Exterior melhorou sensivelmente na gestão do PT. Vejamos alguns dados: 1) As reservas internacionais superaram a dívida externa, libertando o Brasil do jugo do FMI que submetia o Governo FHC e controlava as politicas macroeconômicas, exigindo constantes cortes dos recursos aplicados na área social; 2) Conseguiu atrair muito mais investimentos externos para o Brasil e ampliar/diversificar os parceiros comerciais; 3) Afirmou nossa soberania nacional (rompendo a dependência relativa aos Estados Unidos) e conquistou admiração de muitos países, ao colocar-se contra a violência praticada pelos países ditos “desenvolvidos” contra os países ricos em petróleo do Oriente Médio; 4) Deu preciosa lição de solidariedade ao povo brasileiro, ao celebrar intercâmbio com países desprezados pelo PSDB (Cuba, Venezuela, Argentina, Haiti, países da Africa e do Oriente) e renegociar os contratos comerciais espoliatórios mantidos com a Bolívia (na compra de gás) e o Paraguai (na compra de energia hidrelétrica). Reduziu o chamado “risco Brasil” de 1.446 para 224 e reduziu a pobreza de 24,3% (em 2001) para 8,4% (em 2012), retirando o Brasil, pela primeira vez, do Mapa da Fome elaborado pela ONU.

    Alguns dizem: “não voto nunca mais no PT porque detesto roubalheira!”. A corrupção (bem como as promessas eleitorais mentirosas) é a pior das fraudes, porque prejudica à coletividade, penalizando muito mais os que mais dependem dos serviços públicos. Mas temos que reconhecer que a corrupção está tão disseminada na sociedade, que nenhum Governo é capaz de extirpá-la, mesmo nos países ditos de primeiro mundo ou naqueles onde é punida com pena de morte. O único instrumento capaz de reduzir a corrupção é a DEMOCRACIA. Prova disso é que nos países com experiência democrática mais longa (na Europa e América do Norte), há menos corrupção. No Brasil, tivemos longa história de ditadura (do poder econômico, do poder civil, do poder militar, do pátrio poder). Há quem afirme que nosso processo democrático iniciou-se efetivamente com a Constituinte de 1987. Por isso, no quesito corrupção, todos os partidos que ocuparam o poder foram reprovados. Nenhum deles resistiu à tentação do vil metal!

    Se você insistir em afirmar que houve mais corrupção no Governo petista, eu o desafio a responder às seguintes perguntas: onde foi parar o dinheiro resultante das vendas da Vale do Rio Doce, Usina Siderúrgica Nacional, EMBRATEL e muitas outras? Por que foram vendidas (pelo PSDB) a preços bem abaixo do seu real valor? Você acredita que nossos desprendidos parlamentares aprovaram, sem contrapartida, a Emenda da Reeleição proposta por FHC? Por que o PSDB não investiu na Polícia Federal? Por que FHC escolheu logo seu genro para dirigir a Agência Nacional de Petroleo? Você sabia que uma filha de FHC percebia salário do Senado para “trabalhar” na sua casa? Ou você não acha que privilegiar parente não é um tipo de corrupção? Não sejamos tão ingênuo quanto Marina Silva, que acredita que o PSDB consiga conciliar neoliberalismo com sustentabilidade, manutenção dos programas sociais e preservação ambiental!

    Somente o processo democrático pode combater a corrupção, através da luta organizada dos segmentos sociais. É a contínua pressão popular que obrigará os governos a criarem mecanismos coibidores das fraudes contra os bens públicos. Nossa democracia é muito nova, mas alguns passos já foram dados nesse sentido: aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal (Governo FCH), fortalecimento da Polícia Federal, criação da Controladoria Geral da República, Lei da Ficha Limpa (Governo Lula), Lei da Delação Premiada, Lei da independência dos delegados, afastamento de ministros suspeitos de fraudes (Governo Dilma). A criação de outros mecanismos depende da pressão popular.

    Falemos da SAÚDE. Nesse setor, nem o PT nem o PSDB obtiveram sucesso, porque existe um grande fator impeditivo da melhoria do SUS, em curto prazo: a recusa dos médicos em atuar nas pequenas cidades e nas periferias das grandes cidades e sua exigência de salários exageradamente altos, quando comparados com os de outras categorias profissionais de nível universitário. A criação de novos cursos de Medicina, por iniciativa ou estímulo do Governo Dilma, vai contribuir para a solução desse impasse. Daqui a alguns anos, com mais médicos na praça, certamente o SUS será melhorado e o Programa Saúde da Famlia, finalmente, poderá ser efetivamente implementado. Os recursos provenientes do PRÉ-SAL também ajudarão a melhorar a atuação do setor Saúde. A implantação da carreira pública para a área da saúde também é necessária. Para minorar as dificuldades atuais, o Governo Dilma contratou médicos estrangeiros, sobretudo de Cuba (onde são mais disponíveis), para atuar nos locais recusados pelos médicos brasileiros. Planeja criar o Programa Mais Especialidades que também é importante.

    Os jornais tem noticiado o elevado índice de satisfação das comunidades atendidas pelo Programa Mais Médicos. Aécio anunciou que somente contratará médicos cubanos se eles deixarem de dividir seus salários com o Governo de Cuba. A julgar pelas quatro médicas que visitei em Tremedal, minha terra natal, eles não aceitarão esta interferência indevida na soberania de seu país.

    Nem o PSDB nem o PT conseguiu reduzir a VIOLÊNCIA. A segurança pública é atribuição dos governadores, mas, dado o elevado nível de violência, todos os três níveis de poder precisam atuar para combatê-la. As maiores causas de violência são os preconceitos sociais e a carência de bens materiais das pessoas que vivem bombardeadas pela ideologia do consumismo. Lula e Dilma enfrentaram com mais determinação a pobreza e os estigmas, mas ainda não conseguiram resultados satisfatórios, porque a implantação de uma ideologia voltada para a paz depende de mudança cultural que sempre é muito lenta. Dilma propõe alterar a Constituição para corresponsabilizar a União pela segurança pública e propõe modelo de atuação integrada de todas as forças policiais, testado, com sucesso, na Copa do Mundo. É uma ótima proposta, bem como o redirecionamento da educação nacional, enfatizando a discussão e combate de todos os tipos de preconceito, que deve ser considerado prioridade absoluta. Os delegados e policiais deverão ser urgentemente reeducados  nesse processo.

    Quanto a Aécio, não objetivou proposta para a Segurança Pública. Apenas propõe reduzir a maioridade penal (em casos de crimes graves) e atribuir a ele próprio a coordenação dessa área. Entendo que o sistema penal e penitenciário precisa ser urgentemente substituído. Durante séculos, o Estado indicia, julga, condena e trancafia os condenados em horrendas prisões incapazes de reabilitar ninguém. Talvez seja mais exitoso considerá-los doentes e tratá-los com psicológicos, psiquiátricos, educadores, arte, qualificação profissional e, sobretudo, respeito e carinho.

    As fraudes na PETROBRÁS são motivo de profunda indignação, mas não devem obscurecer o esforço que o Governo do PT fez para fortalecer esta empresa, que foi vítima de profundo descaso do Governo do PSDB, que aviltou salários, suspendeu novas contratações e aumentou o pessoal terceirizado, colocando em risco a sua competência técnica. Os frequentes desastres ambientais da era FHC pararam de ocorrer no Governo Lula. Muitos dizem que o descaso e os derramamentos de óleo visavam precarizar a empresa para justificar sua privatização. A oposição diz que o PT arrebentou a PETROBRAS. Para tristeza deles, ocorreu exatamente o contrário: a descoberta de novas reservas, reforço do quadro de pessoal, aumento da produtividade, construção de estaleiros e plataformas e outras iniciativas proporcionaram aumento de 50% nas reservas provadas e uma valorização de 500%.

    Outros dizem: “Dilma não fez nada além de suas obrigações”. Concordo e é justamente por isso que ela é melhor. Afinal, em um país onde quase nenhum governante cumpre seu dever, os eleitores deveriam valorizar os poucos que conseguem cumpri-lo, para estímulá-los a fazer mais.

    VEJO, COM INCONTIDA TRISTEZA, alguns beneficiários das políticas sociais do Governo petista combater a candidata Dilma, defendendo voto nulo ou outro candidato. Deveriam pesquisar a história recente do Brasil e a ideologia e prática dos partidos dos candidatos, para constatar que um aventual governo do PSDB não continuará os programas sociais do Governo petista. Entendo que essas pessoas, ao negarem voto a Dilma, estão impossiblitando aos que precisam se beneficiar daquelas políticas a oportunidade de fazê-lo, seja por egoismo, seja por equívoco. Se Dilma perder, talvez se arrependam de terem contribuído para vitória de um partido historicamente descomprometido com os movimentos sociais, submisso à burguesia, arauto do neoliberalismo e redutor dos direitos dos trabalhadores.

    PS 1: Esperava que o Governo petista estimulasse as classes populares a se organizarem, discutirem seus problemas, encaminharem suas críticas e reivindicações ao Governo. Afinal, a crítica é o principal assessor dos governantes (porque aponta seus desacertos) e os debates desenvolvem o pensamento crítico imprescindível ao aprimoramenro da democracia. Mas, ao invés de refletir sobre as críticas recebidas, refutava-as com arrogância e desrespeito. Perdeu uma grande oportunidade de promover a educação política do povo! Nesse particular, o PT igualou-se aos partidos elitistas.

    P S 2: POLÍTICA SE FAZ COM HISTÓRIA! Analisar o programa do candidato é importante, desde que se excluam os ítens contraditórios com sua história e não se exclua a possibilidade de ter sido elaborado por alguma agência de propaganda e sem nenhum compromisso com a verdade. Afinal, enganar eleitor AINDA NÃO É CRIME!

    Com o avanço da democracia, um dia, com certeza, será!

    (Joaquina Lacerda Leite, analista política, poeta, docente da UFBA e Vice-Presidente do EXPOGEO).

    Envie seu comentário para [email protected]

    http://expogeo.blogspot.com.br/2014/10/para-nao-me-arrepender-de-ter-ficado.html

     

    O BRASIL EM NÚMEROS DE 2002 (PSDB) a 2013 (PT)1.     Produto Interno Bruto2002 – 1,48 trilhões
    2013 – 4,84 trilhões2. PIB per capita  2002 – R$ 7,6 mil  2013 – R$ 24,1 mil3. Dívida Pública Líquida   2002 – 60% do PIB   2013 – 34% do PIB4. Lucro do BNDES   2002 – 550 milhões   2013 – R$ 8,15 bilhões5. Lucro do Banco Brasil2002 – R$ 2 bilhões2013 – R$ 15,8 bilhões6. Lucro da Caixa       2002 – R$ 1,1 bilhões       2013 – R$ 6,7 bilhões7. Taxa de Desemprego 2002 – 12,2% 2013 – 5,47%8. Índice Bovespa   2002 – 11.268 pontos   2013 – 51.507 pontos9. Investimento Externo Di-reto (bilhões de US$)       2002 – 16,6       2013 – 6410. Reservas Internacionais  (bilhões de dolares)     2002 – 37     2013 – 375,811. Safra Agrícola (milhões de toneladas):   2002 – 97   2013 – 18812. Empregos Gerados      (Milhões/ano) Gov. FHC – 627 Gov. Lula e Dilma – 1,7913. Posição entre as Econo-mias do Mundo        2002 – 13ª       2014 – 7ª14. Valor de Mercado da Petrobras (bilhões de R$)  2002 – R$ 15,5  2014 – R$ 104,915. Lucro médio da Petrobras (bilhões de R$/ano)   Governo FHC – 4,2   Governo Lula/Dilma – 25,616. Falências Requeridas (Média/ano):  Governo FHC – 25.587  Gov. Lula/Dilma – 5.79517. Capacidade Energética:  2001 – 74.800 MW  2013 – 122.900 MW18. Dívida Externa com Rela-ção às Reservas:  2002 – 557%  2014 – 81%19. Varas da Justiça Federal:      2003 – 100 varas      2010 – 513 varas20. Salário Mínimo (con-vertido em Dólares):2002 – 86,212014 – 305,0021. No de Passagens Aéreas Vendidas (milhões):               2002 – 33               2013 – 10022. Taxa de Pobreza:   2002 – 34%   2012 – 15%23. Inflação Anual Média:Governo FHC – 9,1%Governo Lula/Dilma – 5,8%24. Taxa de juros SELIC:2002 – 18,9%2012 – 8,5%25. Risco Brasil (IPEA):            2002 – 1.446            2013 – 22426. + Universidades Federais     Governo FHC – 0     Governo Lula/ Dilma – 1827. Mais Escolas Técnicas:    Governo FHC – 0    Governo Lula/Dilma – 21428. Desigualdade Social:Gov. FHC – caiu 2,2%Gov. PT – caiu 11,4%29. Aumento da Produtivi- dade:     Governo FHC –  0,3%    Gov. Lula/Dilma – 13,2%30. Exportações (bilhões de dólares):  2002 – 60,3             2013 – 24231. Mortalidade Infantil:(em mil nascidos vivos)     2002 – 25,3     2012 – 12,932. Operações da Polícia Federal contra Fraudes     Governo FHC – 48     Governo PT – 1.27333. Gastos Públicos em Edu-cação (bilhões de R$):    2002 – 17    2013 – 9434. No de Universitários2003 – 583.8002012 – 1.087.40035. Gastos Públicos em Saú-de (bilhões de R$):            2002 – R$ 28            2013 – R$ 10636. No de beneficiados doPrograma Luz para Todos           9,5 milhões37. No de creches – 6.42738. Minha Casa Minha Vida – No de famílias beneficiadas:            1,5 milhões39. Mais  Médicos: No de  beneficiados:  50 milhões40. PROUNI – 1,2 milhões41. PRONATEC – No de bene-  ficiados até 2014: 8 Milhões42. FIES: Número de Bene-  ficiados – 1,3 milhões43. No de beneficiados do Programa Ciência Sem Fronteira:   100 mil44. No de pessoas saídas da Miséria:     42 milhões45. Pessoas saídas da Ex trema Pobreza: 2 milhões46. No de pessoas que ascenderam à classe média:      38 milhões ATENÇÃO! Multiplique o valor em 2002 por 1,34 para obter o valor atualizado em 2013 (IGPM da FGV).

     

  6. O programa eleitoral do aécio

    O programa eleitoral do aécio broxou ! A mídia, apesar do machetômetro avassalador,  foi inepta e está prevalecendo a vontade do povo. Bala de prata, agora, somente no debate da Globo.

    No sábadop sairão mais duas pesquisas, Globope e Datafalha , que deverão ser a pá de cal nas pretensões do playboy das Alterosas. 

    Os tucanos devem começar a preparar um candidato para 2026 pois em 2018 o Lula volta para mais 8 anos!

  7. E o jacaré continua abrindo a boca

    A situação já esteve melhor para o Aócio Bafômetro Never, filhinho de papai que nunca arrumou a própria cama e diz que as mulheres no Brasil têm vida fácil.

  8. já antevejo o morticínio
    Milhões de coxinhas pulando no óleo fervente, desiludidos com, pelo menos, mais 4 anos de PT no poder!
    E ao PIG o que restará? Tentar se alinhar ao grupo de poder hegemônico? Planejar durante mais quatro anos o próximo golpe midiático de desinformação?

    Não sei… o que sei é que nesses quatro anos Dilma tem que fazer avançar a regulação da mídia, o direito de resposta, financiamento público de campanha, crime de caixa dois, voto distrital misto, fim do voto proporcional, cláusula de barreira, aperfeiçoar a lei da ficha limpa, aperfeiçoar a legislação que criou a delação premiada, buscar ampliar os controles externos do judiciário, criar condições para ampliar as defensorias públicas…
    Ampliar o conceito de administração direta, com ampliação dos papéis dos conselhos populares, garantir que a legislação de aplicação de recursos públicos na áreas de educação, saúde, transporte, segurança não permitam o seu contingenciamento.

    Enfim, isso é uma pequena parte e cabe a nós cobrar o cumprimento desses compromissos!

  9. Atenção e mobilização…

    Minha maior preocupação é a possibilidade (real) de fraude.

    Por isso é importante abrir a maior vantagem possível, mostrar energia e mobilização até as 20 horas do dia 26, quando os resultados forem divulgados. Somente uma forte mobilização, que felizmente vem se formando nos últimos dias e precisa se manter forte até o final do processo, irá garantir condições para que a direita não se arrisque a uma fraude em larga escala.

    A batalha vai além do fechamento das urnas, vai até a divulgação dos resultados. Não podemos admitir que asa eleições da sétima economia mundial sejam fraudadas…

    1. Prudência

      Também acho, Rui. Quando estiver em 60 X 40 fico um pouco mais tranquilo, mas só um pouco, conheço bem a classe dominante deste ex-império colonial escravista (ex ?).

    2. Já esta achando desculpa para

      Já esta achando desculpa para a derrota?

      Vai fazer o que “guerrilheiro” pegar em armas e matar gente do povo?.

      Se o PSDB perder eu posso colocar a justiça em duvida?

      Posso dizer que foi golpe do PT?

      Não Ruy, ate onde sabemos a nossa justiça eleitoral é confiável. 

      1. Engraçado esse boçal do AL
        Engraçado esse boçal do AL dizer que a justiça eleitoral é confiável. Porque quando o Serra foi derrotado pela Dilma em 2010 e pelo Haddad em 2012, o mesmo trollzão safado disse o contrário durante o seu mimimi e lamúrias intermináveis remoendo-se de frustrações de perdedor inconformado…
        A minha preocupação com as fraudes é real porque os nojentos da extrema direita (entre os quais essa nulidade que atende pela alcunha de Aliança “sei lá o que” se encontra), já demonstraram ser inescrupulosos, criminosos, e vigaristas o suficiente para aprontar qualquer tipo de baixeza.

        1. Nunca questionei a lisura da

          Nunca questionei a lisura da justiça, quem duvida das instituições é o petismo que se acha acima delas e do país.

          1. O tal de aliança “sei lá o
            O tal de aliança “sei lá o que” nunca assume o que diz… Suas afirmações são feitas de acordo com a conveniência de momento e não tem escrúpulos em mentor descaradamente, negando o que fez antes. Mas nao é outra coisa que se pode esperar de um troll, que não tem compromisso com nada além de sua dor de cotovelo. Alguém que nada propõe e não se compromete com nada, limitando-se ao seu discurso tosco de ódio, sustentado por mentiras insidiosa e má fé…

  10. Bye, bye Aécio. Se quer fazer

    Bye, bye Aécio. Se quer fazer algo útil, reúna seus eleitores frustrados para fazer um “choraço” na Cantareira assim os paulistas terão água para dar a descarga. Ha, ha, ha…

  11. Não entra na minha cabeça que

    Não entra na minha cabeça que algum dia Aécio algum dia teve tanto voto. Uma Presidenta q teve uma aprovação média na casa dos 40% ou mais como ÓTIMA e cerca de 30% como REGULAR, difícil acreditar que tenha menos de 55% dos votos,POR BAIXO. 

     

    Sim, por baixo. Considerando os 40% citados como favas contadas e que, pelo menos 15% dos outros 30%… logo, 55%. Senão mais, pois os 30% (regular), tem tendência a votar no candidato(a) da situação.

     

    Sempre fiquei incrédulo com a votação atribuída ao candidato oposicionista, especialmente a do final do primeiro turno. O QUE FOI AQUILO??? 

     

    Minha opinião é q houve fraude localizada (adivinhem onde???) e os institutos aproveitaram embalo, a exemplo do q ocorreu com a Marina, após morte do Campos, para inflar o Aécio. Os dias foram passando, e acabaram se vendo obrigado a segurar Dilma na margem de erro. Agora, a verdade dos fatos. Estava torcendo que ela abrisse, para maior segurança, acima da margem de votos brancos e nulos, por medo de fraude. E a menos q ela ocorra de forma grotesca, DILMA PRESIDENTE!!!

  12. Salto alto só no domingo a noite, a meta é 58% pelo menos!

    Depois de domingo, aí pode ser com chinelo, descalço, tenis, bota, galocha, mocassim, sandália…

    Agora é atenção e aplicação, ainda vem Globo por aí e mais umas setenta horas de janela de armações ilimitadas!

    Fora o risco do virus” AeciusdiTroia” nas urnas.

    Muita evolução ainda nesta avenida. Vamulá, minha geeente!

  13. As pesquisas dão ânimo, mas

    As pesquisas dão ânimo, mas não podem ser indutoras de desmobilizações. O PT se notabiliza por possur um militância aguerrida e que nunca baixa a guarda. Assim deve continuar até às 17 horas do domingo, 26.

  14. A situação agora é mais animadora, mas. . .

    A situação agora é mais animadora, mas não deve ser esquecido que é grande a abstenção entre eleitores do PT e que também muitos eleitores acabam anulando seu voto sem querer. A militância do PT não pode esmorecer e tem que ficar alerta e combativa até o último minuto. Mas, com diferença maior ou menor, venceremos de novo, se Deus quiser.

  15. Sem corpo mole…

    Nada de já ganhou ou corpo mole… A “pendenga” só termina no dia 26/10 após as 17:00 horas…

    Não me iludo, a disputa continua duríssima!

    Um abraço.

  16. SEM SALTO ALTO

    Acredito que daqui pra frente os indicadores positivos tendem a apresentar uma consistência cada vez mais firme, mas ainda é cedo para comemorar.

    Creio que é tempo de intensificar mais e mais a militância pela reeleição, e também de saber do PT quais as diretrizes para adotar cautelas especiais nos procedimentos de fiscalização, tanto da votação quanto da totalização.

    Cautela e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém.

    Cabe recomendar uma atitude atenta e vigilante por parte do PT e do comando da campanha pela reeleição, pois os diversos interesses estrangeiros têm atuado intensamente, conforme mostra o texto Brazil under CIA Pressure, editado em 21/10 no link http://www.strategic-culture.org/news/2014/10/21/brazil-under-cia-pressure.html e traduzido no blog Rede Castor Photo http://redecastorphoto.blogspot.com.br/

    E é recomendável buscar informações também junto ao TSE acerca das auditorias amostrais certificadoras da imunidade do software das urnas. É de se esperar que o PT e os comandantes da campanha estejam ativos nessa frente, e que informem sobre de que modo cada militante pode ajudar concretamente.

    Vamos em frente, com prudência e vigor, e sem salto alto.

  17. BREVE LICENÇA POÉTICA

    Sem prejuízo das observações objetivas que apresentei a pouco nesta página, peço licença para um devaneio. Pra aumentar a pressão, mais uns versos que cometi ontem:

     

    DILMA PRESIDENTE III

     

    Ninguém seja conivente

    Com o velho expediente

    Da direita delinquente,

    Cada vez mais evidente.

    A verdade está patente,

    Popular vontade ardente:

    Reeleger a competente

    Dilma, coração valente,

    Do Brasil a Presidente.

     

                                     22/10/2014

                                          MAAR

  18. Vou dar uma má noticia para

    Vou dar uma má noticia para os petistas, o PT perdeu , não importa o resultado das urnas.

    Se Aécio vencer o PT se desintegra.

    Se Dilma vencer o preço que será pago por isso não será menos que a alma do partido.

    Não haverá dinheiro que compre toda esta nação.

    O que se viu em 2013 não será nada perto do que poder vir se o PT não fizer o mais produtivo governo que nunca vez ate agora.

    Toda esta campanha de ódio que tiveram que usar para vencer não vai ser sem que tenha uma reação da sociedade.

    Claro que o PT pode comprar, intimidar, oprimir a oposição, ai como eu disse perderam, 

     

  19. A diferença é de 9%

    Se pegarmos os votos totais e somarmos, ficamos com o seguinte resultado:

    49% =  54,5%

    41% = 45,5%

    54,5 – 45,5 = 9%

     

    Da mesma forma, no Datafolha também a diferença chega a 7% e não 6%.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador