Indecisos podem levar Dilma, Aécio ou Marina ao 2º turno, diz Sensus

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
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Enviado por Roberto São Paulo

“Na lista estimulada, temos 23,5% de indecisos, brancos e nulos. É um número muito alto para o mês de setembro dos anos eleitorais”, analisa o diretor do Instituto Sensus

—-Para a presidenta Dilma, a boa notícia vem acompanhada de um desafio difícil de ser superado. O número de eleitores que aprovam a sua atuação pessoal à frente do Palácio do Planalto saltou de 40,5% entre 9 e 12 de agosto para 46,3% na primeira semana de setembro.

O desafio consiste em transformar essa aprovação em votos, pois no mesmo período a intenção de voto na candidata do PT caiu quase 4% e sua rejeição cresceu 2%. São incoerências típicas de um eleitorado que ainda está em busca de definições mais consistentes e que, portanto, pode provocar repentinas alterações durante a campanha.

Segundo Guedes, a morte de Eduardo Campos transformou essa eleição na disputa mais atípica desde a redemocratização do País. “Na lista estimulada, temos 23,5% de indecisos, brancos e nulos. É um número muito alto para o mês de setembro dos anos eleitorais”, analisa o diretor do Instituto Sensus.

“Nas eleições presidenciais de 2002, 2006 e 2010 nesta época medíamos cerca de 15% de indecisos, brancos e nulos. Ou seja, estamos com 9% a mais do que tradicionalmente medíamos nas eleições passadas.”—–

da IstoÉ

Em busca dos indecisos

Primeira pesquisa ISTOÉ/Sensus feita após a morte de Eduardo Campos mostra que a disputa eleitoral permanece aberta e que Dilma, Aécio e Marina Silva podem chegar ao segundo turno

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A primeira pesquisa ISTOÉ/Sensus realizada depois da morte de Eduardo Campos mostra que, apesar de a candidatura de Marina Silva (PSB) ter atraído os votos daqueles que desejam mudanças no comando do País, a eleição presidencial ainda não está definida. Com menos de um mês de campanha, a ex-senadora do Acre soma 29,5% das intenções de voto no primeiro turno. Está empatada tecnicamente com a presidenta Dilma Rousseff (PT) e, em um hipotético segundo turno, Marina venceria Dilma, com 47,6% contra 32,8% dos votos válidos. A mesma pesquisa, realizada entre os dias 1o e 4 de setembro com dois mil eleitores, porém, constatou que 44,4% dos brasileiros aptos a votar admitem a possibilidade de mudar o voto até a eleição. “O número de pessoas que ainda se declaram indecisas, somado ao número de eleitores que admitem mudar de voto, corresponde a mais da metade do colégio eleitoral”, avalia Ricardo Guedes, diretor do Instituto Sensus. “Isso revela que a corrida eleitoral deste ano ainda poderá produzir algumas reviravoltas.”

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Segundo o diretor do Sensus, a comoção provocada pelo acidente que vitimou Eduardo Campos e a sensação de novidade com uma entrada inesperada na campanha favoreceram a ex-senadora, que já disputou a eleição nacional em 2010 e é bastante conhecida pelos eleitores. Esse “efeito Marina”, num primeiro momento, acabou tirando votos tanto da presidenta Dilma como do senador Aécio Neves (PSDB). De acordo com a pesquisa, o tucano perdeu 6,2%, caindo para 15,2%, e a presidenta perdeu 3,9%, caindo para 29,8% (leia quadro). Para ambos, no entanto, a pesquisa revela algumas boas notícias. Aécio é dos três principais postulantes ao cargo de presidente o menos conhecido dos eleitores. Segundo a pesquisa realizada em 136 municípios de 24 Estados, quase 20% do eleitorado não conhece o senador mineiro. Já a presidenta Dilma é conhecida por 90,8% dos eleitores e Marina Silva por 89%. “O fato de Aécio ser o menos conhecido dos três significa que ele tem um maior potencial de crescimento entre os indecisos, desde que sua campanha seja capaz de levar uma mensagem que atraia o eleitor”, afirma Guedes. Outra boa notícia para o tucano diz respeito à rejeição. De acordo com a pesquisa ISTOÉ/Sensus, 31,5% dos eleitores não admitem votar em Aécio. O número sobe para 44,3% quando a candidata é a presidenta Dilma Rousseff; e em relação a Marina, que está há menos de um mês em campanha, o índice é de 22,3%. “O histórico mostra que rejeições acima de 40% são impeditivos para a eleição”, pondera Guedes.

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Para a presidenta Dilma, a boa notícia vem acompanhada de um desafio difícil de ser superado. O número de eleitores que aprovam a sua atuação pessoal à frente do Palácio do Planalto saltou de 40,5% entre 9 e 12 de agosto para 46,3% na primeira semana de setembro. O desafio consiste em transformar essa aprovação em votos, pois no mesmo período a intenção de voto na candidata do PT caiu quase 4% e sua rejeição cresceu 2%. São incoerências típicas de um eleitorado que ainda está em busca de definições mais consistentes e que, portanto, pode provocar repentinas alterações durante a campanha. Segundo Guedes, a morte de Eduardo Campos transformou essa eleição na disputa mais atípica desde a redemocratização do País. “Na lista estimulada, temos 23,5% de indecisos, brancos e nulos. É um número muito alto para o mês de setembro dos anos eleitorais”, analisa o diretor do Instituto Sensus. “Nas eleições presidenciais de 2002, 2006 e 2010 nesta época medíamos cerca de 15% de indecisos, brancos e nulos. Ou seja, estamos com 9% a mais do que tradicionalmente medíamos nas eleições passadas.”

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A realização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil retardou o engajamento do eleitor com a disputa eleitoral. O que costumava acontecer no início de julho acabou sendo adiado para agosto. E, quando o eleitor começava a se definir, houve a troca da candidatura de Eduardo Campos pela de Marina Silva. Esses fatos obrigaram os principais partidos a promover mudanças em suas estratégias de campanha. Nas próximas semanas, de acordo com Guedes, é provável que haja uma definição mais efetiva dos eleitores e as pesquisas consigam captar mais tendências do que fotografias instantâneas.

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Guedes:
“A eleição ainda não está definida porque o número de indecisos é muito alto”

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

17 Comentários

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  1. Indecisos sempre serão

    Indecisos sempre serão indecisos.Antes,, durante ou depois das eleições.

       Indecisos não elegem ningiuém E se acontecer uma hetacombe em eleger,sempre estarão infecisos se votaram certos.

                Via de regra,indeciso nem vota Ou vota nulo..E quando vota se arrepende.

                Então vamos parar com esse papo furado de ”indeciso”.Mesmo votando,eles espalham seus votos em todos os candidatos, não fazendo diferença alguma pro vencedor.

                      O cara é tão indeciso que   não sabe se toma pepsi ou coca.Ele sabe que uma das  duas irá tomar,mas se arrependerá segundos repois de não tomado a outra.

                    Isso é científico.

                           Não estou inventando.

  2. Boa, Robeto São Paulo; leio

    Boa, Robeto São Paulo; leio seus comentários econômicos e entendo o que você destacou de modo muito parecido como eu tenho notado também.

    Eu, pessoalmente, sublinho que, até o momento, os “não- votos” parecem muito subestimados nas pesquisas que vêm, de ordinário, sendo publicadas..

    Nas últimes eleiçoes percebemos uma taxa (crescente) em torno de um terço de abstenções, brancos e nulos somados. E não há muitas razões teóricas para crer que nessaas eleições de 2014 esta taxa irá diminiuir. Ok, o fenômeno “morte de Campos/Marina” pode tr alguma influência mas não sei se lá, na hora de digitar na urna, vai acontecer de fato.

    O que eu tento enfatizar é que as é que a propaganda e os meios que ganham bem pra fazer isso sao também partes interessadas nop processo. E como partes têm interesses que defenem com unhas e dentes.

    Imprensa e comunicadores adoram, adoram pesquisas e programas de propaganda política. São eles que fazem! São eles que repercutem! Mas o “povão” – de quem todos têm “teorias” – olha “praquiloali” e fica penando emquem votar. Sempre foi assim.

    Mas cada vez mais o povo não ficou somente votanndo, cada vez mais ele também “pegou o gosto” de ser votado! Aí a democracia rpidissimamente passou a ser cansativa e enjoada. Imagina: o fulano da padaria; o sicrano da farmácia; o beltrano da pipoca… ee assim vios a distinção entre “alto” e ” baixo” clero” na política.

    Tarde demais! Como disse, o povo estava votando e sendo votado; ou seja: pederam! Aí, meu amigo, só restou, por falta de voto, dizer que a política “não presta”; que é coisa de “bandido” (estão se olhando no espelho?); que o  Brasil “não tem jeito”, enfim…

    Como bem lembra o WGS, digo do meu modo, a competiçao eleitoral é o melhor remédio. por isso toda a “burrice e preconceito” contra as eleições.

    Sobretudo da “imprensa”, que só sabe, que só sabe fazer chacrinha e novela.

  3. OLHA  saia  procurando uma

    OLHA  saia  procurando uma pessoa  que  tenha sido  entrevistada pór esses  institutos de pesquisa  e voce nao  acha  uma , POR isso  ponho  em  duvidas  esses  indices de indecisos,  nulos e brancos,   Eles  estao  dando  esse alto indice para  justificar  uma  eventual   vitoria  de  Marina ou  Aecio.   Veja. marina  tem  uma  boa  porcentagem  de votos   nao chega ao que eles dizem  mais  talvez uns  20%   com  23  de indeciso  ela  vence   Dilma   . o  Aecio tem  15%  mais  23  de indecisos   vai a  38  e no caso  ambos os casos  levam  as eleiçoes  ao  segundo turno  onde  eles  apostam, para  um  eventual  escandalo e  derrubar  Dilma.  Veja  que  estou  dando  os   23%  so para  um  deles  dois. pois  é  o que  vao tentar mascarar. 

  4. Imagine um cara diante de um

    Imagine um cara diante de um jogo de futebol: cientifcamente, posso dizer que se nenhum dos dois times vencer, então a partida terminará empatada. Que porre!

  5. O fenome transformando em onda

    Não sou cientista político, mas diria que considerando que não há manipulação nas pesquisa eleitorais, parte do eleitorado pode estar revisando o a intenção impulsiva de voto em Marina Silva, e também considerando a melhoria na avaliação do Governo da Presidenta Dilma, diria que boa parte deste eleitorado vai se definir pela Presidenta Dilma.

    Como podemos observar nas pesquisas do Ibope e do Datafolha, no primeiro momento após a morte de Eduardo Campos, aumentou a intenção de votos em Marina Silva e diminui o o número de indecisos e o de nulos e brancos.

    Agora considerando que houve manipulação nas pesquisas com o objetivo de forçar o PSB a indicar Marina Silva como substituto de Eduardo Campos, coma proximidade das eleições os resultados serão mais próximos aos da realidade, apenas com a margem limite a favor dos candidatos apoiados pela maior parte da grande mídia.

    De qualquer maneira é difícil de explicar que a Presidenta Dilma tenha mais de 40% de avaliação pessoal pelo eleitorado, e apenas 30% de intenção de votos desde mesmo eleitorado.

    Vamos aguardar as próximas pesquisas do Ibope e Datafolha, para verificar o comportamento  eleitorado, principalmente dos indecisos, ou daqueles que afirmam que ainda pode mudar a decisão até a eleição.

  6. Pesquisa inteligente do

    Pesquisa inteligente do pesquisador ao pesquisado:

    – Em quem você pretende votar?

    – Não pretendo, já sei que vou votar na Dilma.

    – E na Marina?

  7. Pesquisa Eleitoral – BR-00593/2014—CNI/Ibope

    TSE—Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle)
    Dados da Pesquisa—Número do protocolo: BR-00593/2014—Data de registro: 06/09/2014
    Data de divulgação: 11/09/2014–Eleição: Eleições Gerais 2014
    Cargo(s): Presidente—Abrangência: BRASIL—Data de início: 05/09/14 Data de término: 11/09/14 Entrevistados: 2002

    Empresa contratada: IBOPE INTELIGÊNCIA PESQUISA E CONSULTORIA LTDA.
    Contratante: CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA – CNI, com sede na cidade de Brasília, Distrito Federal, Setor Bancário Norte, quadra 01, bloco C, Edifício Roberto Simonsen, 11° ao 17° andar, CEP 70.040-903, inscrita no CNPJ/NF sob o nº 33.665.126/0001-34
    Origem dos recursos: CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA – CNI, com sede na cidade de Brasília, Distrito Federal, Setor Bancário Norte, quadra 01, bloco C, Edifício Roberto Simonsen, 11° ao 17° andar, CEP 70.040-903, inscrita no CNPJ/NF sob o nº 33.665.126/0001-34
    Pagante do trabalho: CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA – CNI, com sede na cidade de Brasília, Distrito Federal, Setor Bancário Norte, quadra 01, bloco C, Edifício Roberto Simonsen, 11° ao 17° andar, CEP 70.040-903, inscrita no CNPJ/NF sob o nº 33.665.126/0001-34—–Valor (R$): 214.600,00

    Estatístico responsável: Márcia Cavallari Nunes—-Registro do estatístico no CONRE: 6208-A—Registro da empresa no CONRE: 4375-94
    Metodologia de pesquisa: Pesquisa quantitativa, que consiste na realização de entrevistas pessoais com a aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo.

    Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado, margem de erro e nível de confiança: Representativa do eleitorado da área em estudo, elaborada em três estágios. No primeiro estágio faz-se um sorteio probabilístico nos municípios, onde as entrevistas serão realizadas, pelo método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando o eleitorado como base para tal seleção. No segundo estágio faz-se um sorteio probabilístico dos setores censitários, onde as entrevistas serão realizadas, pelo método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando a população de 16 anos ou mais residente nos setores como base para tal seleção. No terceiro e último estágio, dentro dos setores sorteados, os respondentes são selecionados através de quotas amostrais proporcionais em função de variáveis significativas, a saber:IDADE: 16-24 (masculino) 20% (feminino) 18%; 25-34 (masculino) 25% (feminino) 25%; 35-44 (masculino) 21% (feminino) 21%; 45-54 (masculino) 17% (feminino) 17%; 55 e+ (masculino) 17% (feminino) 18%; INSTRUÇÃO: Até Ensino Médio (masculino) 84% (feminino) 80%; Ensino Superior (masculino) 16% (feminino) 20%; NÍVEL ECONÔMICO: Economicamente ativo (masculino) 81% (feminino) 57%; Não Economicamente ativo (masculino) 19% (feminino) 43%. Está prevista eventual ponderação para correção das variáveis sexo e idade, com base nos percentuais anteriormente mencionados, caso ocorram diferenças superiores a 3 pontos percentuais entre o previsto na amostra e a coleta de dados realizada. Para as variáveis de grau de instrução e nível econômico do entrevistado, o fator previsto para ponderação é 1 (resultados obtidos em campo). O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada considerando um modelo de amostragem aleatório simples, é de 2 (dois) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. FONTE DOS DADOS: Censo 2010 | PNAD 2012 | TSE 2014 | Entre outras.

    Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo: Para a realização da pesquisa, utiliza-se uma equipe de entrevistadores e supervisores contratados pelo IBOPE INTELIGÊNCIA PESQUISA E CONSULTORIA LTDA. devidamente treinados para o trabalho. Após os trabalhos de campo, os questionários são submetidos a uma fiscalização de cerca de 20% (vinte por cento) dos questionários aplicados pelos entrevistadores; para verificação das respostas e da adequação dos entrevistados aos parâmetros amostrais.

    Dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada a pesquisa (conforme §6º. do art. 1º. da Resolução-TSE nº. 23.400/2013, o pedido de registro será complementado pela entrega destes dados ao Tribunal Eleitoral em um prazo de até 24 horas, contado da divulgação do respectivo resultado): A área de abrangência da coleta é Nacional. A Relação de municípios selecionados para aplicação da amostra será apresentada até o 7º dia seguinte ao Registro da pesquisa, conforme expresso no art. 2º § 5º da resolução 23.400/2013 do TSE.

    Questionário completo aplicado ou a ser aplicado (formato PDF): 13_2084-9 CNI SET -Materiais de campo.pdf
    Arquivo com detalhamento de bairros/municípios (formato PDF): Não há arquivo para detalhamento de bairros/municípios.

    url:
    http://pesqele.tse.jus.br/pesqele/publico/pesquisa/Pesquisa/visualizacaoPublica.action?id=24976

  8. Pesquisa Eleitoral – BR-00574/2014—CNT/MDA

    TSE—Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle),
    Dados da Pesquisa—Número do protocolo: BR-00574/2014—Data de registro: 04/09/2014—Data de divulgação:09/09/2014
    Eleição: Eleições Gerais 2014—Cargo(s): Presidente—Abrangência: BRASIL
    Data de início: 05/09/14 Data de término: 07/09/14 Entrevistados: 2002

    Empresa contratada: MDA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA E CONSULTORIA ESTATÍSTICA LTDA
    Contratante: CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO TRANSPORTE – CNT – CNPJ: 00.721.183/0001-34
    Origem dos recursos: CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO TRANSPORTE – CNT – CNPJ: 00.721.183/0001-34
    Pagante do trabalho: CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO TRANSPORTE – CNT – CNPJ: 00.721.183/0001-34–Valor (R$): 160.000,00

    Estatístico responsável: Marcelo Costa Souza—Registro do estatístico no CONRE: Série A No. 8109—Registro da empresa no CONRE: 027

    Metodologia de pesquisa: Será adotada a metodologia quantitativa do tipo “survey”, com entrevistas pessoais, do tipo face-a-face por meio da utilização de questionário estruturado, sendo o universo representado pelos eleitores do Brasil.

    Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado, margem de erro e nível de confiança: O Universo desta pesquisa compreende os eleitores do Brasil com idade a partir de 16 anos, residentes em 25 unidades da federação, a saber: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí, Acre, Pará, Tocantins, Amazonas, Rondônia. O plano amostral foi delineado a partir de informações disponibilizadas pelo TSE(2014) e IBGE(2013). Inicialmente as entrevistas foram distribuídas de forma proporcional ao eleitorado por região geográfica e, dentro de cada região geográfica, as entrevistas foram distribuídas de forma proporcional ao tamanho do eleitorado em cada unidade da federação que compõe a amostra. Em seguida, os municípios participantes da amostra foram definidos por meio do método Probabilidade Proporcional ao Tamanho (PPT), sendo que as capitais entram com probablidade de seleção igual a 1. Ainda neste procedimento, leva-se em conta o controle por porte do município (até 20 mil habitantes, 20 a 50 mil, 50 a 100 mil, de 100 a 500 mil e acima de 500 mil) de forma proporcional ao eleitorado. Por fim, já no município, é realizada a seleção aleatória de setores censitários ou bairros onde serão alocadas as entrevistas de forma proporcional ao universo em função do gênero e faixa etária do eleitorado. Para o conjunto da amostra, os tamanhos são: 8,3% de homens com 16 a 24 anos, 11,7% para homens com 25 a 34 anos, 9,8% para homens com 35 a 44 anos, 11,5% para homens com 45 a 59 anos e 6,6% para homens com 60 anos ou mais. 8,5% para mulheres com 16 a 24 anos, 12,4% para mulheres com 25 a 34 anos, 10,6% para mulheres com 35 a 44 anos, 12,7% para mulheres com 45 a 59 anos e 7,9% para mulheres com 60 anos ou mais. As informações sobre nível econômico e escolaridade serão levantadas na própria pesquisa, tendo como controles a dispersão das entrevistas, seleção aleatória de setores censitários e/ou bairros, representatividade por porte do município, unidade da federação e região geográfica. A ponderação prevista para estas variáveis é igual a 1. A distribuição das entrevistas por região geográfica é de 43,1% para Sudeste, 27,2% para Nordeste, 14,8% para Sul, 14,9% para Norte e Centro Oeste. Está prevista a realização de 2.002 entrevistas, o que fornece um erro amostral para o resultado total de no máximo 2,2 pontos percentuais considerando grau de confiança de 95%. Os intervalos de confiança serão calculados com base nos percentuais obtidos e com grau de confiança de 95%.

    Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo: Os pesquisadores foram treinados especificamente para este projeto, com simulação de entrevistas e discussão de todas as questões. O trabalho de campo é fiscalizado por Coordenadores de Equipe, especialmente treinados para esta tarefa. As entrevistas são realizadas, em sua maioria, utilizando tablets e questionário eletrônico. Do total dos questionários preenchidos, parte será sorteada de forma aleatória para conferência, via telefone, através de novo contato com o entrevistado, garantindo um mínimo de vinte por cento de checagem. Nesse contato são verificadas respostas fornecidas pelo entrevistado assim como adequação aos parâmetros amostrais previamente definidos. Todos os procedimentos acima são realizados por profissionais especializados e com vasta experiência na condução e controle de pesquisas de opinião. Todos os pesquisadores elaboram um relatório de campo reportando as características das pesquisas e a percepção dos entrevistados em relação às questões realizadas.

    Dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada a pesquisa (conforme §6º. do art. 1º. da Resolução-TSE nº. 23.400/2013, o pedido de registro será complementado pela entrega destes dados ao Tribunal Eleitoral em um prazo de até 24 horas, contado da divulgação do respectivo resultado): A relação completa das unidades da federação e municípios pesquisados será encaminhada a esse tribunal após a publicação dos resultados.

    Questionário completo aplicado ou a ser aplicado (formato PDF): QUESTIONÁRIO CNT_MDA R121 SET 2014.pdf

    Arquivo com detalhamento de bairros/municípios (formato PDF): Não há arquivo para detalhamento de bairros/municípios.
    URL:
    http://pesqele.tse.jus.br/pesqele/publico/pesquisa/Pesquisa/visualizacaoPublica.action?id=24900

  9. Pesquisa Eleitoral – BR-00584/2014—Datafolha/Globo

    TSE—Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle)
    Número do protocolo: BR-00584/2014–Data de registro: 05/09/2014–Data de divulgação:10/09/2014

    Eleição: Eleições Gerais 2014–Cargo(s): Presidente–Abrangência: BRASIL
    Data de início: 08/09/14 Data de término: 09/09/14 Entrevistados: 10640

    Empresa contratada: DATAFOLHA INSTITUTO DE PESQUISAS LTDA.
    Contratante: Empresa Folha da Manhã S.A. e Globo Comunicação e Participações S.A.
    Origem dos recursos: Empresa Folha da Manhã S.A. e Globo Comunicação e Participações S.A.
    Pagante do trabalho: Empresa Folha da Manhã S.A. e Globo Comunicação e Participações S.A.—Valor (R$): 266.200,00

    Estatístico responsável: Renata Nunes César
    Registro do estatístico no CONRE: 72.49A
    Registro da empresa no CONRE: J3053
    Data de início: 08/09/14 Data de término: 09/09/14 Entrevistados: 10640

    Metodologia de pesquisa: Pesquisa do tipo quantitativo, por amostragem, com aplicação de questionário eletrônico estruturado e abordagem pessoal em pontos de abordagem populacional. O conjunto do eleitorado brasileiro com 16 anos ou mais foi tomado como universo da pesquisa.

    Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado, margem de erro e nível de confiança: Universo: Eleitorado brasileiro, com 16 anos ou mais. Técnica de amostragem: A amostra é estratificada por região geográfica, Unidade da Federação, porte dos municípios e natureza (capital, outros municípios da região metropolitana ou interior) dos municípios. Em cada estrato, num primeiro estágio, são sorteados os municípios que farão parte do levantamento. Num segundo estágio, são sorteados os bairros e pontos de abordagem onde serão aplicadas as entrevistas. Por fim, os entrevistados são selecionados aleatoriamente para responder ao questionário, de acordo com cotas de sexo e faixa etária. Nessa amostra, os tamanhos dos estratos foram desproporcionalizados para permitir detalhamento das unidades da federação e suas capitais PE, PR, RS, MG, RJ, SP e o Distrito Federal. Os dados utilizados para definição e seleção da amostra são baseados no TSE (eleitorado julho 2014) e IBGE (Censo 2010 e Estimativas 2013). A amostra prevista é de 10.640 questionários. Os dados relativos a sexo e faixa etária são: Sexo masculino: 48%, feminino: 52%, 16 a 24 anos 16%, 25 a 34 anos 23%, 35 a 44 anos 20%, 45 a 59 anos 24% e 60 anos ou mais 17%. Ponderação dos resultados: No processamento dos dados é realizada ponderação referente à proporção de cada cidade na amostra para correta representação das regiões. Está prevista a eventual ponderação para correção nos tamanhos dos segmentos das variáveis sexo e faixa etária. Para as variáveis grau de instrução e nível econômico do entrevistado (renda familiar mensal), o fator previsto para ponderação é 1 (resultados obtidos em campo). Área física: Serão realizadas entrevistas em 375 municípios, localizados nas seguintes unidades da federação: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Alagoas, Sergipe, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Tocantins, Pará, Acre, Amapá, Amazonas e Rondônia. Margem de Erro: A margem de erro máxima prevista é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. Os intervalos de confiança serão calculados considerando os resultados obtidos para um nível de confiança de 95%.

    Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo: Os pesquisadores envolvidos na realização desta pesquisa são treinados pelo Instituto e recebem instruções específicas para cada projeto realizado. A maior parte da coleta será feita com a utilização de tablet e questionário eletrônico. São checados, no mínimo, 30% dos questionários de cada pesquisador, seja in loco por supervisores de campo ou, posteriormente, por telefone. Internamente, todo o material é verificado e codificado. Antes do processamento final e emissão dos resultados, realiza-se processo de consistência dos dados.

    Dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada a pesquisa (conforme §6º. do art. 1º. da Resolução-TSE nº. 23.400/2013, o pedido de registro será complementado pela entrega destes dados ao Tribunal Eleitoral em um prazo de até 24 horas, contado da divulgação do respectivo resultado): A relação completa dos municípios e bairros pesquisados será encaminhada a esse tribunal posteriormente, até o sétimo dia seguinte à data de registro da pesquisa, conforme a Resolução 23.400/2013 do TSE, no art.2º §5º .

    Questionário completo aplicado ou a ser aplicado (formato PDF): Questionário PO para registro PO813760 – II.pdf

    Arquivo com detalhamento de bairros/municípios (formato PDF): Não há arquivo para detalhamento de bairros/municípios.

    URL:
    http://pesqele.tse.jus.br/pesqele/publico/pesquisa/Pesquisa/visualizacaoPublica.action?id=24862

  10. Pesquisa Eleitoral – BR-00588/2014–Vox Populi/CartaCapital

    TSE—Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle)
    Dados da Pesquisa—Número do protocolo: BR-00588/2014
    Data de registro: 05/09/2014—-Data de divulgação: 10/09/2014
    Eleição: Eleições Gerais 2014—Cargo(s): Presidente—Abrangência: BRASIL
    Data de início: 08/09/14 Data de término: 09/09/14 Entrevistados: 2000

    Empresa contratada: VOX OPINIÃO PESQUISA E PROJETOS LTDA
    Contratante: EDITORA CONFIANÇA LTDA – CNPJ:04.735.670/0001-07
    Origem dos recursos: EDITORA CONFIANÇA LTDA – CNPJ:04.735.670/0001-07
    Pagante do trabalho: EDITORA CONFIANÇA LTDA – CNPJ:04.735.670/0001-07—–Valor (R$): 132.000,00

    Estatístico responsável: MARIA CECÍLIA SACRAMENTO SOUZA—-Registro do estatístico no CONRE: 5ª REGIÃO Nº 8641—Registro da empresa no CONRE:

    Metodologia de pesquisa: Pesquisa quantitativa, que consiste na realização de entrevistas pessoais, com a aplicação de questionários estruturados e padronizados junto a uma amostra representativa do eleitorado brasileiro.

    Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado, margem de erro e nível de confiança: Plano Amostral: a) Público pesquisado: eleitores no Distrito Federal e em todos os estados brasileiros, exceto do estado de Roraima. b) Tipo de amostra: A amostra é estratificada por cota, distribuída proporcional ao eleitorado de cada região (Centro Oeste, Norte, Nordeste, Sul e Sudeste). Dentro de cada região as entrevistas foram distribuídas pelos estados e a partir daí foram selecionadas amostras probabilísticas de conglomerados em três estágios: 1º estágio: seleção probabilística de municípios, através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando como base o número de eleitores de cada município; 2º estágio: seleção aleatória dos setores censitários ou bairros dentro do município; 3º estágio: seleção dos respondentes dentro dos setores censitários ou bairros através de uma quota proporcional de Gênero, Idade, Escolaridade e Renda Familiar, de acordo com o perfil da população em estudo. As entrevistas foram pessoais e domiciliares. Fonte de dados: IBGE, Censo 2010 e PNAD 2012 TSE, Cadastro de Eleitores 2014 c) Tamanho da amostra: 2.000 entrevistas. d) Ponderação: Devido à metodologia amostral adotada as proporções quanto a sexo, idade, escolaridade e renda familiar da amostra são as mesmas do universo pesquisado, com base no Censo Demográfico de 2010 – IBGE e no Cadastro de Eleitores 2014 do TSE. Portanto, os fatores de ponderação a serem aplicados nas variáveis sexo, idade, escolaridade e renda familiar assumem valor igual a 1(um). e) Área física de realização da pesquisa: A ser informada e fornecida conforme artigo 2º, inciso X 5º § da Resolução 23.400 do Tribunal Superior Eleitoral – TSE datada de 27 de dezembro de 2013. f) Intervalo de Confiança/Margem de Erro: O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. g) Checagem: Logo após a realização da coleta de dados, é feito o trabalho de checagem das entrevistas junto aos respondentes. O objetivo é, sobretudo, garantir que a entrevista foi realmente realizada e verificar como o respondente se sentiu em relação à pesquisa. Há perguntas do questionário que são reproduzidas para certificarmos de sua correta aplicação e há outras questões que se referem exclusivamente à performance do entrevistador. São aproximadamente 20% dos respondentes de cada entrevistador que irão receber o contato dos checadores.

    Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo: Para a realização da pesquisa será utilizada uma equipe de entrevistadores e supervisores devidamente treinada para este trabalho. Após os trabalhos de campo, os questionários são submetidos a uma fiscalização que consiste no retorno a campo de 20% dos questionários aplicados individualmente pelos entrevistadores, para verificação das respostas e da adequação dos entrevistados aos parâmetros amostrais.

    Dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada a pesquisa (conforme §6º. do art. 1º. da Resolução-TSE nº. 23.400/2013, o pedido de registro será complementado pela entrega destes dados ao Tribunal Eleitoral em um prazo de até 24 horas, contado da divulgação do respectivo resultado): Será encaminhado após divulgação.

    Questionário completo aplicado ou a ser aplicado (formato PDF): Questionario_Nacional_VR.pdf

    Arquivo com detalhamento de bairros/municípios (formato PDF): Não há arquivo para detalhamento de bairros/municípios.

    URL:
    http://pesqele.tse.jus.br/pesqele/publico/pesquisa/Pesquisa/visualizacao

  11. A tendência dos indecisos segue o percentual…

    A tendência dos indecisos segue o percentual dos que já se decidiram em quem vão votar, talvez com uma concentração um pouco maior em quem estiver na frente nas pesquisas nos últimos dias. Dilma com 36%, Marina com 34% e Aécio com 15% e dizer que Aécio tem chances de chegar lá, porque todos os indecisos, ou seja 21% podem votar no Aécio, é forçar um pouco a barra na minha opinião. É o mesmo que dizer que o Palmeiras tem chances de ser campeão do Brasileirão, se ganhar todos os jogos restantes e o Cruzeiro, Inter, Corinthians e outros que estão nos primeiros lugares perderem todos os jogos que faltam. 

  12. Pesquisa p/o Aécio
    Pesquisa sintonizada com a divulgação das denúncias do Costa, sobre a Petrobrás,
    que visa claramente deixar a porta aberta para o crescimento do candidato do PSDB.

  13. CORRUPÇAO DERRUBA DILMA

    Prezados, com mais esse grande escândalo na Petrobras, acredito que Dilma deve perder muitos votos, acho que dificilmente irá pro segundo turno.

  14. Mais um recuo de Marina Silva

    EM MAIS UM RECUO, MARINA ABANDONA SUA PRÓPRIA REDE

    Enquanto os “sonháticos” se reagrupam para coletar as 50 mil assinaturas restantes para a formalização do novo partido no TSE, Marina declara que, eleita, vai continuar no PSB para não “instrumentalizar a Presidência”; “A Rede vai ter meu apoio sempre, mas estamos imbuídos de governar com todos os partidos”; entre tantas idas e vindas, fica a suspeita de que a estratégia de Marina é não causar atritos com o PSB; por enquanto; mas, se ficar na sigla socialista, restará a constatação de que a campanha pela criação da Rede, marco da “nova política”, nada mais era do que um elaborado artifício eleitoreiro para chegar ao poder.

    No Brasil 247

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