Internautas reagem à campanha pacificadora pró-Bolsonaro: “Não esqueceremos”

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Iniciativa é uma reação às mensagens que tentam “pacificar” os eleitores e jogam panos quentes em polêmicas e violações já ditas por Bolsonaro
 
 
Jornal GGN – Desde que Jair Bolsonaro foi declarado presidente eleito, no domingo (28), circulam pelas redes sociais imagens e textos que tentam apaziguar os ânimos entre vencedores e derrotados e jogar panos quentes nas polêmicas decorrentes de discursos de ódio proferidos pelo deputado de extrema direita.
 
As mensagens também tentam abafar ou ridicularizar os eleitores que se declararam parte do movimento de “resistência” a eventuais ações do governo Bolsonaro que possam ir de encontro a direitos adquiridos. 
 
 
Há textos que afirmam que os brasileiros interessados no bem comum devem, agora, reconhecer a derrota, esquecer as brigas, apoiar a união e desejar o melhor para o País sob Bolsonaro. Alguns também dizem que ele não tem culpa pela violência praticada por seus seguidores.
 
Em resposta a essa onda pacificadora, internautas criaram uma conta no Instagram (@mesa17oficial) para documentar as declarações de Bolsonaro que afrontam a liberdade de expressão e ameaçam minorias formadas principalmente por negros, mulheres e homossexuais.
 
O objetivo é não deixar que os apoiadores de Bolsonaro apaguem ou deturprem as violações praticadas em nome do presidente eleito. “Não esqueceremos!”, diz a descrição. 
 
Além dos ataques feitos diretamente pelo capitão da reserva, a conta também registra episódios de violência e discriminação praticados pelos seus entusiastas.
 
O acervo contém, por exemplo, casos recentes de discurso de ódio e racismo, como o do estudante da Universidade Mackenzie, que afirmou que a “negraiada” iria morrer com Bolsonaro eleito, além de ameaçar matar “petistas”. Há também a eleitora de Bolsonaro que fantasiou o filho menor de idade de “escravo”, para participar da festa de Halloween da escola. O episódio ocorreu um dia após a definição do segundo turno.
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Certamente não vamos torcer

    Certamente não vamos torcer por um mau governo do Bozo, ele fará isso por conta própria. O Capitão escolheu a via do neoliberalismo, ou seja, governará para poucos. Se decidir mudar de rumo e governar para a maioria, terá que se tornar um “comunista” ou “socialista” ou terá que dividir o “pão do Estado” com seus semelhantes, ou seja, terá que honrar o Messias que carrega no nome.  A última coisa que o Coiso tentaria ser é uma cópia do Lula. As redes sociais não vão salvá-lo de seu destino: um fantoche do sistema.

  2. BOLSONARO NÃO DESMONTOU A MÁQUINA ELEITORAL DE FAKE NEWS

    Bolsonaro está seguindo os passos de Aécio Neves: APÓS AS ELEIÇÕES MANTEVE ATIVA A MÁQUINA MONTADA DURANTE A CAMPANHA.

    Pelo jeito, a máquina de campanha com grupos de whatsapp será usada como suporte ao governo Bolsonaro. Eu pensei que rapidamente os grupos seriam deletados para não deixarem rastro… ledo engano!

    Os grupos de whatsapp, Facebook e Youtube continuam com a mesma rotina de fake news Anti-PT… e agora sem nenhum tipo de filtro ou adversário.

    Como sempre… nada será feito!

     

  3. Caro Nassif
    Considerando o

    Caro Nassif

    Considerando o programa que ele sussurrou, as ameaças, as mortes, os fakes news, os caixas dois, as ameaças do empresários, parando por aqui.

    Desejar a ele boa sorte em seu governo, é o mesmo que torcer para que os crematórios funcionem bem, duranto o nazismo.

    Mais do que oposição, há que ser resistência.

    Já está correndo nos FBs, a imagem do Boulos, sendo tratado como bandido,a ser caçado. 

    A se ver por ai, a lista de caças aos gays, negros, lésbicas, professores, sindicalistas, MST, MTST,  artistas, músicos, entre outros, está sendo montada e complementada.

    Muitos já resistiram a uma ditadura, está sendo montada outra.

    Querem que os que estão sendo massacrados, tenham paciência??????????!!!!!!

    9 mortes já constam desse repertório, mais de 70 trabalhadores rurais, epancamentos e por ai afora.

    Saudações

     

     

    1. “A se ver por ai, a lista de

      “A se ver por ai, a lista de caças aos gays, negros, lésbicas, professores, sindicalistas, MST, MTST,  artistas, músicos, entre outros, está sendo montada e complementada.”

      Esqueceu de relacionar os eleitores petistas.

      Nunca esqueça que o fascismo PRECISA de inimigos.

      1. Jossimar, não é bem por aí, minoria não é maioria!

        Muitas pessoas acham que o Nazismo lutou contra partes significativas da população, porém a história não mostra esta realidade.

        Os judeus na Alemanha não passavam de 500 mil pessoas, que para uma população de 67 milhões onde grande parte já eram antissemitas, reprimir menos de meio por cento da população ficou fácil, porém podemos citar outra minoria que quando quis falar contra o Nazismo ela foi respeitada em parte, ao menos foi temida.

        Vou citar o caso dos católicos na Alemanha Nazista, como somente poucos clérigos católicos foram contra o Nazismo e o próprio Papa Pio XII era complacente, principalmente com o fascismo italiano, as manifestações não foram muito eloquentes, porém a voz de bispo Clemens Augustinus Joseph Emmanuel Pius Antonius Hubertus Marie Graf von Galen (pelo nome da para notar que ele era um nobre!), proferiu alguns sermões em que nominava os crimes dos nazistas como crimes, e chamava a Gestapo pelo seu nome próprio.

        Este Bispo, que era um conservador de carteirinha e anticomunista (apoiou a invasão da União Sovoiética), foi denominado pela padrecada como o “O Leão de Münster”, que em 1941 proferiu no seu sermão no meio da guerra uma das peças públicas que foi considerado os discursos públicos mais violentos contra o nazismo.

        Como prender Bispos nobres e mata-los não era conveniente, o baixo clero é que sofreu, 24 sacerdotes e 18 religiosos da sua diocese foram presos e levados a campos de concentração, de onde dez deles jamais voltaram, o interessante é que a igreja católica esteja em processo de beatificação para o Bispo, mas para os religiosos que morreram não se fala nada.

        Mas voltando ao que interessa, como a igreja católica era uma minoria, mas uma minoria numerosa, e com oficiais das forças armadas católicos, os nazistas voltaram atrás no ímpeto de prender o cardeal.

        Qual a importância disto tudo, talvez Bolsonaro não entenda a diferença de perseguir comunistas e judeus, que já não eram bem vistos por grande parte da burguesia alemão, e perseguir esquerdistas, petistas, negros, mulheres com personalidade, gays, negros, lésbicas, professores, sindicalistas, MST, MTST,  artistas, músicos, e mais alguns outros, esquecendo que estes compõe a maioria da população brasileira.

  4. Derrubam a Dilma sem crime, prendem o Lula sem provas, …..

    Derrubam a Dilma sem crime, prendem o Lula sem provas, fraudam as eleições, matam simpatizantes do PT e do MST, surram os que acham pela frente, ameaçam a tudo e a todos depois dizem para mantermos o Fair-Play, vão se roçar nas ostras, não sou masoquista e não gosto de apanhar sem resistir e com sorriso nos lábios. Não sou sangue de Barata.

    Vão a PQP

  5. A tentativa de instalar o medo e o pânico

    Como já foi bem dito,

    Estamos diante de uma tentativa de instalar o medo, como forma de impedir qualquer ativismo.

    Mas toda ação provoca uma reação de igual intensidade.

     

     

  6. Muito fácil pedir paz agora

    Muito fácil pedir paz agora depois de esfolarem, agredirem e matarem petistas. Isto sem contar todas as baixarias criadas para degradarem o Haddad e a Manu via zap. Eu queria ver é eles quererem paz no segundo turno e deixarem pelo menos os petistas sairem a campo para panfeltear sem correr o risco de serem linxados em praça pública . N minha cidade, por exemplo, as pessoas ficaram com medo até de colocarem adesivos nos carros do Haddad com medo de terem o carro queimado pelos bolsonaristas. É muito cinismo agora esta tentativa de  pacificação vindo desta turma barra pesada criada pleo bolsonaro pra servir de milícia para agredir os adversários. Que vão todos pra pqp.

  7. Ficaram 10 anos pregando o

    Ficaram 10 anos pregando o ódio e agora vem pedir maturidade.

    O governo do bozo não precisará de oposição. Ele se autodestruirá levando junto o Brasil e os brasileiros em menos de dois anos.

    Este será um governo de asnos.

  8. Não dá para esquecer Bolsonaro nem o resto que o cerca

    Boa! Bolsonaro pode servir de para-raios. O militares em ’64 já se prestaram a esse papel, serem bucha de canhão dos que de verdade querem que destruamos a cidadania que nos resta, os que atentam contra a soberania e a prosperidade nacionais, a saber, os que lucram com o dólar, com as desigualdades, e que muitas vezes não saem no jornal.

    Não que Bolsonaro não mereça ser cobrado por cada barbaridade que diz e faz. Mas que essa cobrança não esvazie nosso desejo de lutar pela construção de um pais que é rico não porque meia dúzia é rica mas porque todos são prósperos.

     

  9. Tristeza. Só consigo sentir
    Tristeza. Só consigo sentir tristeza. Não consigo sentir raiva, nada. Aliás, acho q não consigo sentir mais nada. Apenas tristeza, não por mim, mas pelo país, pelo futuro. Tristeza pela minha filha vivendo num país assim odioso. Eu já vivi bastante. Tive a sorte de conhecer outros países, onde as pessoas se respeitam e vivem em paz. Tristeza pela atitude de Haddad, parabéns pela vitória, boa sorte. Só isso? Nenhuma menção as mentiras, a campanha suja, a vitória desonesta. É isso? E LULA detido, esquecido. Toda a luta pra isso?

  10. O governo serah bom para todos ou ruim para todos?
    Como assim, Cara Palida?
    Numa sociedade dividida em classes, se uma reforma trabalhista, por exemplo, sprime direito dos trabalhadores, ela aumenta os direitos dos capitalistas; se uma reforma fiscal estabelece uma aliquota unica para todos, o trabalhador que ganha um salario minimo serah extremamente prejudicado enquanto um magnata especulador que tem bilhoes eh extremamente beneficiado. Se uma reforma da previdencia deixa as forcas armadas de fora, o governo que a promove serah ruim para todos ou serah uma mae para os inuteis que nada fazem de produtivo pelo pais, muito pelo contrario, soh sugam recursos que poderiam ser aplicados para melhorar a saude e educacao de todos ou para construir moradia para os sem-tetos, ao mesmo tempo em que serah um carrasco para quem produz a riqueza do pais?
    Vermes mentirosos e nojentos.

  11. Não há paz possível agora

    E nem depois. E nem tão cedo. Porque, quando a violência entra em campo, só sai quando se fastia. E não há nenhum sinal que a violência, especialmente vinda dos cujos panos estão sendo passados pela famigerada Isentolândia, já está cansada de tanto se alimentar.

  12.  Acho que a psicologia de
     Acho que a psicologia de massas tem estudado maneiras de manipular o povo pra ganhar eleicoes, vender produtos, etc. Existe cursos de retorica e tantas outras artimanhas para manipular as emocoes.O problema dessa ciencia eh que ela nao te ensina como governar um povo translocado babando odio depois de ganhar as eleicoes

    1. Um grande político falou.

      É possível enganar muitos por pouco tempo.

      É possível enganar poucos por muito tempo.

      Porém, é impossível enganar muitos por muito tempo.

  13. Calma nessa hora. Não devemos agir como Aécio em 2014

    O eleitor anti-PT foi robotizado com táticas de guerra. Contra robô não há argumentos. Bolsonaro diz atrocidades a toda hora e não perde um único eleitor e nem o PIG consegue enquadrá-lo. O PT (Haddad) deve liderar a centro-esquerda se manifestando primeiramente propositivo, a favor das eventuais coisas boas para o Brasil que sejam propostas pelo Bolsonaro, desarmando a máquina que nutre o antipetismo e desligando a luz vermelha que controla o cérebro dos robôs. No restante (quase todo), teremos “moral” para fazer uma oposição sólida. Não se cala um cachorro a gritos. O mito cresce com as críticas e ataques, mas derrete perante a civilidade do opositor e vai morrer com os seus próprios erros.

    1. Por favor, não diga besteiras e não compare o incomparável.

      Aécio em 2014 não questionou a política de governo que seria adotada, ele questionou as eleições. Ninguém aqui questiona o número de votos do Bolsonaro, o que se questiona o que ele fará para os 61% que não votaram nele e que brevemente em taxa de rejeição vai ultrapassar mais de 2/3 da população.

      O PT nunca deverá propor que coisas  boas de esquerda sejam incorporadas num governo fascista, é mesma coisa de durante o governo nazista se desse um pedaço de pão a mais dos prisioneiros dos campos de extermínio, seria uma proposta humanitária e correta, mas o correto mesmo seria a eliminação dos campos de extermínio.

      Não entendo todo este fervor em lamber as botas de Bolsonaro, achando que como ela ficarão limpinhas elas não chutarão a nossa cara.

      1. Caro Maestri

        Faço minhas as palavras do Haddad.

        É precisso mais coragem para aceitar, respeitar e agir em forma responsável, que aquela macheza toda que você quer colocar aqui no blog. Esse é o jogo do Bolsonaro. Para tirá-lo da zona de conforto devemos trazer ele para a conversa educada, que são águas onde ele não sabe nadar.

        1. O Haddad é um BANANA.

          Foi todo dócil cumprimentar o Bolsonaro, mesmo sabendo que a eleição tinha sido uma imensa fraude e levou uma patada do mesmo, ou seja, um verdadeiro BANANA.

  14. Não será preciso torcer para

    Não será preciso torcer para não dar certo. Basta a cavalgadura se pronunciar para ver que nada poderá dar certo.

    Só para relembrar, o sujeito não podia participar de debates por que fedia, será que parou de feder??

    Dias após a eleição deixou de feder e participa de reuniões, cultos, comemorações , etc. Fica comprovado que não foi por que é covarde e reconhece que não tem mínimas condições de falar sobre os problemas do Brasil.

    Em um culto na arapuca do Mala afaia declarou que reconhece não ser o mais capacitado mas que Deus capacita os escolhidos. Mas Deus não poderá capacitar quem não tem qualidades e virtudes para ser capacitado. Um sujeito que respondeu com ironia e petulância a mensagem de Haddad  não deve receber  perdão. Ofendeu a honra  de seu adversário com suas mentiras e ataques baixos como é de sua natureza fascista, racista e preconceituosa.

    Não será preciso desejar  bem ou mal para o governo do Bozzo, afinal quem é como ele se destrói sózinho.

     

  15. Ser oposição significa se opor ao que não for benéfico

    Resta saber se há algo nas propostas e ações do Bolsonaro que não seja maléfico para a população trabalhadora e para as minorias.

    1. Exato!

      Mesmo que seja pouca coisa positiva a gente deve acenar positivamente para ajudar…..mas. com isso, legitimamos a nossa oposição a todo o resto.

      Não se começa fazendo oposição a todo, mas dizendo sim ao possivel. A população verá com melhores olhos esa atitude. O que importa é reduzir o índice de rejeição.

      1. Exatamente como não se deve fazer!

        Oposição não é claque que atua conforme os programas de auditório, quando se levanta uma placa e todos aplaudem, levanta outra e todos vaiam.

        Um governo tem uma linha política, ou como no caso do Bolsonaro, algum dia ele terá uma linha política, e esta linha política que deve ser combatida, provavelmente o governo de Bolsonaro não vai estabalecer um imposto sobre a respiração (aplausos), mas o governo do Bolsonaro vai combater os quilombolas (vaias da parte que defende os quilombolas e silêncio do resto), o governo do Bolsonaro vai dar dinheiro para a educação para crianças de zero a um mês (aplausos), o governo do Bolsonaro vai detonar a educação superior (vaias da parte que defende o ensino público superior e aplausos de outros),,,,,

        Em resumo, esta posição de apoio as boas ações e fragmentação ao protesto do conjunto é a maior besteira que se pode propor para eliminar este governo como um todo, pois não se trata de minimizar os danos, se trata de eliminar todos os danos.

        A população nem está para o elogio de pequenos acertos ela quer é grandes soluções, e esta sim que não será dada.

        1. Respeito o seu argumento

          Mas, sou totalmente contra ele. A eleição já acabou

          Devemos respeitar o que a maioria da população escolheu.

          Agir em forma educada e acompanhar as ações do governo.

          Não se trata de ir no varejo aprovando isso ou aquilo, mas sim de alguma pauta possivel de melhoria ao Brasil, onde o congresso unido pudesse votar.

          A oposição ganha assim moral para fazer mesmo oposição nas coisas relevantes.

          1. Política não é uma questão de moral, se fosse assim……

            Política não é uma questão de moral, se fosse assim a esquerda seria sempre vitoriosa pois a direita por princípio é amoral!

            Primeira coisa: a maioria da população não elegeu Bolsonaro, foi 39% e isto é bem longe de 50%.

            Segundo coisa: A imensa parte destes que votaram em Bolsonaro, nem foram informados do que ele vai fazer.

            Terceira coisa: Presidente não é imperador que só sai quando morre.

            Quarta coisa: O pacote proposto por Bolsonaro é fechado e CERTAMENTE ele não aceitará nenhuma de propostinhas bestas que melhorem a situação das pombas das praças da cidade.

            Esta ilusão que fazer um joguinho do bonzinho que fará propostas construtivas é uma grande besteira, pois propostas construtivas só servem para quem quer escutá-las.

            A ELEIÇÃO ACABOU, MAS FELIZMENTE A POLÌTICA NUNCA ACABA.

          2. Política não é uma questão de

            Política não é uma questão de moral, se fosse assim a esquerda seria sempre vitoriosa pois a direita por princípio é amoral!

            Não querendo julgar mas sendo obrigado a levantar questão, sua lógica parte da premissa que existe um lado certo e um errado. O lado de quem emite a opinião está sempre certo e o outro sempre errado. A definição de democracia passa longe disso. Recomendo leitura de Sócrates para melhor compreensão de paradigmas assim.

            Primeira coisa: a maioria da população não elegeu Bolsonaro, foi 39% e isto é bem longe de 50%

            Então nenhum presidente no Brasil foi eleito democraticamente. Nem Lula nem Dilma. Nem FHC. Nenhum teve mais de 50% de votos TOTAIS, por isso se contabilizam apenas os votos válidos.

            Em tempo, não sou “anti-Hadad” nem sou “pró-Bolsonaro”, tampouco vice-versa. Vou apenas esperar para ver se Bolsonaro irá me provar que estive errado votando em seu opositor. Até lá serei crítico das bobagens que ele poderá, ou não, fazer.

            Mas é muito cedo ainda para fazer pré-julgamentos.

             

             

          3. O meu lado é o mais certo

            Se em política não existe um lado errado e um certo, deve pelo menos existir um lado certo e um lado mais certo ainda. Alguém não vota em quem ele considera que é errado ou menos certo.

            Ninguém tá fazendo pré-julgamentos. Está se julgando com base em atos e declarações do Bolsonaro.

          4. Não existe certo ou errado.
            Não existe certo ou errado. Existe melhor ou pior. É uma diferença incomensurável.

          5. Quem eh melhor para Gregos eh pior para Toianos
            Quem obriga um assalariado e um capitalista a pagar a mesma aluquota eh melhoe e pior ao mesmo tempo. Eh melhoe para os ricos e pior para os pobres

          6. A maioria nem sempre tem razao
            A maioria decidiu que Jesus Cristo devia ser crucificado bem como a maioria dos alemaes apoiou Hotler. Jesus Cristo e os Semitas deviam aceitar resignadamente a decisao da maioria do povo de Jerusalem e da maioria do povo alemao, respectivamente, apenas porque eles eram maioria?
            E se o Bolsa fosse migosino, voce acha que ele se casaria com a filha de um cearense?
            Soh dah jenios na familia e nos circulos de amizade do Bolsa.

  16. Ah tá!

    Certamente os coisominions “civilizados” não são os mesmos imaturos que embarcaram no clima aécio/cunha do “quanto pior melhor”… nem os traídores que desejaram que Lula e Dilma morressem de câncer, ou que seus aviões caíssem.

  17. Eu continuo a ser como sou
    Eu continuo a ser como sou …somente o medo cresceu em mim. Sou psicóloga e trabalho em um hospital público…e todos os sujeitos doentes e adoecidos que ali chegam são pacientes e a eles ofereço uma escuta do sofrimento que lhe aflige no corpo mental-emocional…assim sou e assim continuarei sendo..
    Mas a perda de pespectiva do futuro com ganhos sociais …econômicos …políticos …humanitários e para a minha sociedade toda ela…esta faceta näo perdoarei jamais os que sao fascistas …se mostraram fascistas
    Sao contra meus ideais humanos de vida

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador