Internet já é o 2º meio de comunicação que mais influencia eleitores

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – O jornalista Ricardo Kotscho divulgou nesta sexta (11), em seu blog, parte do resultado de pesquisa que a Bites encomendou à Idea Big Data, sobre a eleição deste ano.
 
Segundo Kotscho, o levantamento mostrou que para 43,4% dos brasileiros maiores de 18 anos, a internet será um meio de decidir o voto para presidente da República.
 
A internet só perde em número para a TV, que ainda é a primeira fonte de informação sobre política para 53,6%. Outros 42,5% preferem sites de notícias; jornais (42%) e rádios (16,3%).
 
“Nada menos do que 59,5% dos eleitores pretendem acompanhas nas redes sociais as publicações dos seus candidatos à Presidência da República, Senado, Câmara dos Deputados, governos estaduais e assembleias legislativas”, afirmou Kotscho.
 
Na internet, o Facebook é considerado a melhor plataforma por 58,%, seguido pelo Youtube (13,2%). Apenas 4,8% preferem o WhatsApp.
 
Na visão de Kotscho, esses números explicam, em parte, o sucesso de Jair Bolsonaro, que vem aparecendo em segundo lugar nas pesquisas de opinião sendo que praticamente só faz auto-promoção nas redes.
 
De acordo com o jornalista, “há no país hoje mais de 236 milhões de telefones celulares em uso, um cada vez mais poderoso instrumento de formação de opinião pública. A pesquisa informa que o tráfego a partir de dispositivos móveis já representa 56% da audiência da rede.”
 
A internet terá, portanto, impacto relevante na eleição deste ano. “Em relação a 2014, será uma campanha mais curta, com 66% dos eleitores conectados à internet. O orçamento ficará muito abaixo do que foi gasto em anos anteriores, alem da permissão dada pelo TSE aos candidatos para impulsionar seus conteúdos nas redes sociais”.
 
Leia a coluna completa aqui.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Desses 53,6%, a maior

    Desses 53,6%, a maior audiência, disparada, é da Globo, o que explica um bocado sobre o que vem acontecendo no Brsil.

  2. E os sites de notícias,

    E os sites de notícias, disparados são os grandes portais. Mas o fato de muita gente estar na internet, podem levá-los aos independentes logo logo

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador