Jair Bolsonaro: quanto mais o conhecem, menos votos tem

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Pesquisas mostram que os votos de Bolsonaro vão caindo a medida que o eleitorado passa a conhecer o candidato
 

Foto: Reprodução
 
Jornal GGN – Duas pesquisas divulgadas esta semana mostram que os caminhos de intenção de votos para Jair Bolsonaro (PSL) são gradualmente pior a medida que o eleitorado passa a conhecer o candidato à disputa presidencial. Foi o que divulgaram os levantamentos do XP/Ipespe, realizado entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, e o DataPoder360, entre 25 a 28 de julho.
 
A primeira delas foi realizada logo após a entrevista concedida pelo deputado federal ao programa Roda Viva, nesta segunda-feira (30). E mostrou que o candidato teve queda em todos os cenários de primeiro turno e atingiu o maior patamar de rejeição, 57%.
 
Quando são apresentados os nomes dos candidatos, sem Lula, Bolsonaro tem 22% no mês de agosto, uma queda de 1 ponto percentual em comparação ao mês passado. O mesmo ocorre quando os candidatos incluem Lula e Fernando Haddad. Já quando o nome do ex-prefeito de São Paulo, Haddad, aparece com a menção de “apoiado por Lula”, a queda de Bolsonaro é de dois pontos percentuais, de 22% a 20% das intenções.
 
A pesquisa foi feita com mil entrevistados de diversas regiões do país, por meio de questionários feitos por telefone de rede fixa e celular, com 95,45% da taxa de confiança, sendo a margem de erro de 3,2 pontos percentuais para mais e para menos.
 
A outra pesquisa, produzida pelo site Poder360, foi feita com 3 mil entrevistados, usando a mesma metodologia de ligações, entre os dias 25 e 28 de julho. O resultado surpreendente do levantamento foi com a pergunta de rejeição entre aqueles eleitores que conhecem o deputado. 
 
A resposta foi de 76% entre quem conhece Jair Bolsonaro que declaram não votar nele de nenhuma maneira. Em comparação, aqueles que dizem conhecer apenas “de ouvir falar”, a rejeição é inferior, 55%. E apenas 33% rejeitam Bolsonaro não o conhecendo. 
 
Ao mesmo tempo, entre os que dizem conhecer Bolsonaro, apenas 6% votaria com certeza no candidato:
 
 
A pesquisa do Poder360 foi feita em 182 cidades de todas as regiões do país e indica uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bolsonaro só ganha se a a esquerda assim o quiser…

    Garanto que há muita gente que vota em Ciro, mas tem receio de declarar, porque a mídia está detonando Ciro, só pelo fato dele ter quase o mesmo programa econômico de Lula. 

    Com pouquíssimo esforço e um pequeno auxílio de uma pequena parte da esquerda, Ciro ganha fácil. Os outros da esquerda, Boulos e Manuela, não passam nem perto do segundo turno. 

    Sem isto, as chances de a direita emplacar um de seus bonecos de ventríloquo no Planalto ( Alckmin, Álvaro Dias,  ou Bolsonaro ) é grande. 

  2. As lições das pesquisas na

    As lições das pesquisas na eleição do trump deveriam ser aprendidas. A metodologia pode nao aringir jma boa amostragem do eleitorado. No caso do trump, seus eleitores eram mais avessos a responder pesquisas por telefone. Assim, os resultados eram enviesados e davam vitria a hillary

    1. Só que há uma diferença

      Só que há uma diferença fundamental entre as eleições presidenciais dos EUA e as brasileiras: o Colégio Eleitoral. As eleições estadunidenses são indiretas e TRUMP SÓ GANHOU POR CAUSA DISSO!

      TRUMP PERDEU AS ELEIÇÕES NO VOTO POPULAR!

      https://www.jn.pt/mundo/interior/hillary-clinton-ganhou-voto-popular-por-quase-29-milhoes-de-votos-5567701.html

      https://www.bbc.com/portuguese/internacional-37948302

      Candidato a
      presidenteCandidato a
      vice-presidentePartidoVoto popularColégio
      EleitoralDonald TrumpMike Pence Republicano62 984 82546,09%304Hillary ClintonTim Kaine Democrata65 853 51648,18%227

      https://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%A3o_presidencial_nos_Estados_Unidos_em_2016#Resultados

  3. Em linhas gerais, quem lhe conhece não escolhe o rapaz.

    É o candidato que espelha a imbecilidade e a imaturidade (é o candidato do Hommer Simpson). 19% dos que o conhecem de ouvir falar, votariam com certeza. Precisa falar mais algo?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador