João Doria investe metade de milionária campanha na capital paulista

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
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Ainda, o tucano já declarou ter gasto à Justiça Eleitoral mais de R$ 8,7 milhões, mais do que a soma dos outros 11 candidatos
 
Jornal GGN – O preço das campanhas eleitorais municipais deste ano atinge o bolso direto dos candidatos. A proibição do financiamento empresarial afetou, principalmente, a campanha do escolhido tucano para disputar o pleito na capital paulista: João Doria (PSDB) teve que bancar R$ 1,6 milhão de sua candidatura, liderando o ranking dos candidatos a prefeito no Estado de São Paulo.
 
Mas não só na capital, os tucanos também geraram empenho nas lideranças dos gastos de pleito. São eles que mais investiram no Estado de São Paulo, com um total de R$ 13,7 milhões.
 
Na lista estão também Rubens Furlan (PSDB), em Barueri, que já somou R$ 1,56 milhão para a sua divulgação, e Fausto Martello (PSD), em Guarulhos também está na casa do R$ 1 milhão. Ainda neste ranking, o candidato a vereador que mais investiu dinheiro em si foi Rodrigo Goulart (PSD), com mais de R$ 450 mil para alcançar uma das vagas na Câmara paulistana. 
 
O cenário ainda é ameno, considerando que a campanha de 2016 é a mais curta dos últimos 18 anos. Ao todo, os gastos se resumem a 45 dias, em vez dos regulares 90 para realizar comícios, distribuição de material gráfico, passeatas, carreatas, além dos debates.
 
Na última sexta-feira (16), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou as informações relativas à prestação de contas parcial de partidos políticos e candidatos que concorrem aos cargos. 
 
Com a Reforma Eleitoral de 2015, os partidos, coligações e candidatos são obrigados a informar ao TSE o recebimento de doações em dinheiro em até 72 horas, desde o seu recebimento. Os Fundos Partidários também devem repassar as informações de transferências, até o dia 13 de setembro com a parcial e até 30 dias após o pleito, na prestação final.
 
O PSDB é o segundo maior investidor da campanha de João Doria, colocando outros R$ 1,526 nas publicidades do candidato. Por outro lado, não há até agora registro de um só real dos outros 12 partidos que integram a coligação do tucano, a Acelera SP, que são: PPS, PV, PSB, DEM, PMB, PHS, PP, PSL, PT do B, PRP, PTC e PTN.
 
O valor que Doria lidera de arrecadação entre os candidatos a prefeito na capital – mais de R$ 3 milhões -, representa mais de meio milhão do que Marta Suplicy, que disputa a Prefeitura pelo PMDB, e é a segunda no ranking.
 
O tucano já declarou ter gasto à Justiça Eleitoral mais de R$ 8,7 milhões com a produção de vídeos e programas de rádio e televisão, mais do que a soma de todos os outros 11 candidatos à Prefeitura de São Paulo, como informa o TSE.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

7 Comentários

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  1. Uma imagem vale mais que mil palavras…

    É visível o nojo do João Dória comendo pastel e tomando o pingado. Não consegue esconder sua indizível repulsa. Na foto do pastel parece inclusive que ele tá engulhando…

  2. Tucanos apoiando Marta?

    Está sendo noticiado que alguns notáveis tucanos estariam apoiando Marta.

    Parece que querem colocar algums fichas na Marta, na eventualidade do Dória não ir para o 2o turno.

  3. Gente coisa é outra fina, afinal uma LIDE já dá bons fruto$

    Supondo que o prefeito ganhe uns R$ 30 mil/ mes, que isso seja triplicado (!!!) por “benefícios” e se multiplique o resultado por 48 meses de mandato, isso dá R$ 4.320 mil

    O que mostra evidente “espírito público”, né?

    Haja média e pastelzinho para economizar!

    O pior é gastar e não levar…

  4. Minha formação não me

    Minha formação não me permite,desejar mal ao próximo.Mas esse cretino,comendo essas iguarias servidas a mortais como nós,poderia infecta-lo com o zika vírus,e tirar o sacripanta de circulação,pelo menos até o dia 01/01/2017.

  5. Compreendo que o povo é

    Compreendo que o povo é vitima de um processo amplo de lavagem cerebral orquestrado pelos veiculos de informação, ou melhor, de desinformação.

    É dificil para uma pessoa simples, no meio de tanta manipulação saber quem é quem, ou sobre os interesses que cada politico realmente representa.

    No caso do joão dolar é diferente.

    Esta na cara, esta estampado.

    Se mesmo assim o povo votar nele, eu me aposento.

    Definitivamente mostraremos que não estamos preparados para o sucesso.

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