Jornal diz que Marina mente sobre apoio à CPMF dos tempos de FHC

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O jornal O Globo, que nesta eleição despende certa energia na tentativa de passar a limpo algumas declarações disparadas por presidenciáveis, publicou, nesta terça (9), uma reportagem sugerindo que Marina Silva (PSB) mente sobre o apoio na votação da CPMF.

Ao contrário do que afirma publicamente, Marina não votou a favor da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira nas duas ocasiões em que teve a possibilidade, em 1995 e 1998, durante a gestão de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Em 2002, quando Suplicy articulou a aprovação do projeto, ela não registrou o voto.

Marina tem citado esse episódio para exemplificar a atitude de um parlamentar que não faz “oposição por oposição”, algo que espera ver em um possível governo do PSB no plano federal. Ela diz que durante o governo FHC, apesar de o PT ser contrário à medida, ela apoiou a CPMF.

O Globo aproveitou a oportunidade para resgatar em seu site a votação de Marina enquanto senadora da República. As informações foram obtidas a partir de registros do Senado. Além de rejeitar a CPMF, Marina também votou contra a criação da Anatel, a quebra do monopólio estatal e o modelo de concessão para exploração de petróleo e a reforma administrativa. De licença médica, ela não registrou voto na reforma da previdência. Em 2000, deu cartão vermelhor à Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Marina apoiou apenas projetos na área social em bandeiras compartilhadas por seu partido, como a criação do Fundef e a chamada Emenda 29.

De acordo com O Globo, a assessoria de Marina foi questionada sobre a contradição e não se pronunciou sobre o assunto. 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

32 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vai dizer que tudo isso não

    Vai dizer que tudo isso não passa de polarização entre o PT e o PSDB e que não participa de conchavos da Velha política!

  2.  
    SAbe por que estou solto e

     

    SAbe por que estou solto e me divertindo neste blog e na vida?

          Porque não sou candidato a presidência.Aliás,porque não sou uma pedra no sapato no PT pra tira´lo do cargo.

              É muito massacre pro lado da Marina. E só descobriram agora.

               Quando era ministra do PT era forte candidata a santa.

                   Como os políticos são podres.

                     Eu escrevi político e não A Política.

    1. Verdade…

      Verdade… De santos, só sobraram o Alckmin, o FHC, o Serra, o Aécio, o Perrella, o Arruda. E, no Judiciário, Gilmar e os aposentados do STF.

  3. Marina mente muito e muda demais

     

     

     

     

     

    GUSTAVO CASTAÑON AFASTA-SE DO PSB: MARINA SILVA, A CANDIDATA DA MUDANÇA, ESTÁ EM LIQUIDAÇÃO 

     

    Publicado no Vi o Mundo e reproduzido no Conversa Afiada

     

    http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2014/09/09/professor-faz-como-a-blabla-muda-de-ideia/

    por Gustavo Castañon, no QTMD?

    Há um sentimento de mudança no ar. 12 anos de governo do PT desgastaram o partido na opinião pública. É natural. As contradições inevitáveis do exercício do poder, a relação com um congresso fisiológico, os interesses contrariados, os acordos inerentes à democracia, os escândalos. É mesmo surpreendente que chegue ao cabo desse período ainda como o partido de um quarto dos brasileiros e tendo o voto de metade deles.

    Nesse cenário, surge a candidatura de Marina Silva, que encarna, sem sombra de dúvidas, a mudança, como provarei com os links abaixo. A começar pela mudança do cenário eleitoral. Depois de um desastre de avião, Marina assumiu o lugar de Eduardo Campos como a candidata do PSB à presidência.

    O compromisso de Marina com a mudança não é recente. Ele já se deixava sentir quando ela MUDOU DE RELIGIÃO HÁ POUCOS ANOS, abandonando o catolicismo de opção pelos pobres e ABRAÇANDO O FUNDAMENTALISMO da Assembleia de Deus, que tem entre seus quadros SILAS MALAFAIA e MARCOS FELICIANO, e acredita que discursos inflamados e emissões vocais desordenadas são MANIFESTAÇÕES DO PRÓPRIO ESPÍRITO DE DEUS.

    Depois Marina mais uma vez mudou quando saiu do PT por ter sido preterida na disputa interna do partido pela candidatura à presidência. Desde então ela iniciou um processo de mudança de crenças políticas que a tornou uma opção para os grandes meios de comunicação, os bancos e a classe média alta.

    Primeiro mudou-se para o PV, ganhou apoio do Itaú, finalmente concorreu à presidência, perdeu, mas não desanimou. Tentou mudar o então partido assumindo-lhe o controle, mas como não conseguiu, mudou de novo e tentou criar a Rede. Também não conseguiu apoio suficiente para CRIAR UM NOVO PARTIDO,e então mudou-se, de novo, para o PSB.

    A ecologista aproveitou a mudança e mudou-se para UM APARTAMENTO EM SÃO PAULO, DE UM FAZENDEIRO DO DEM.

    Num golpe de sorte, também mudou de ideia na última hora e não embarcou com Eduardo no jato que o matou. Logo depois da tragédia, Marina mudou do papel de vice para o de viúva, declarando ter sido  CONSOLADA DA MORTE DE CAMPOS pela própria esposa dele. Com a má repercussão da declaração, ela mudou de postura eAPARECEU SORRIDENTE em seu velório POSANDO PARA FOTOS AO LADO DE SEU CAIXÃO.

    E a mudança não parou mais. Mudou o CNPJ da campanha para NÃO SER RESPONSABILIZADA PELAS IRREGULARIDADES DO JATO FANTASMA de sua campanha nem indenizar as famílias atingidas pela tragédia. A pacifista mudou seu compromisso da “Rede” que PROIBIA OS CANDIDATOS PELA LEGENDA DE RECEBER DOAÇÕES DE INDÚSTRIAS DE AGROTÓXICOS, DE ARMAS E DE BEBIDAS, e compôs chapa com o deputado federal Beto Albuquerque, político integrante da “bancada da bala”, financiada pela indústria bélica. Ele também é financiado por fabricantes de bebidas e agrotóxicos.

    E mais mudança veio com um PROGRAMA DE GOVERNO que contrariava toda a sua história.

    Prometeu ao Brasil a volta da gestão econômica do PSDB. Mudou a sua posição contrária à INDEPENDÊNCIA DO BANCO CENTRAL para garantir o APOIO DOS BANCOS BRASILEIROS.

    Mais do que isso, prometeu MUDAR A LEGISLAÇÃO TRABALHISTA promovendo a terceirização em massa, e prometeu acabar com a obrigatoriedade de função social de parte do crédito bancário,enterrando o crédito imobiliário. Mas isso não era mudança suficiente. Depois de quatro tuítes de Silas Malafaia  mudou a mudança do programa e se declarou contra o casamento gay.

    Depois de um EDITORIAL DO GLOBO, também mudou a sua POSIÇÃO SOBRE O PRÉ-SAL, que prometera abandonar, e depois, MUDOU A POSIÇÃO SOBRE A ENERGIA NUCLEAR. Depois de uma vida de BATALHA CONTRA OS TRANSGÊNICOS, Marina, pressionada pelo agronegócio, também mudou e afirmou que sua posição histórica era uma “LENDA”.

    Mudou também sobre a transparência política. O MINISTRO PALOCCI CAIU por não revelar os nomes das empresas que contrataram seus serviços antes do governo. Mas ela hoje, candidata, SE NEGA A DIZER A ORIGEM DE 1.6 MILHÕES DE SEUS RENDIMENTOS, e declarou um patrimônio de somente 135 mil reais ao TSE. Uma senadora da República.

    Finalmente, na semana passada, MARINA MUDOU SUA OPINIÃO SOBRE A TORTURA, que antes considerava crime imprescritível, e PASSOU A SER CONTRÁRIA A REVISÃO DA LEI DE ANISTIA.

    Dois dias depois, GANHOU O APOIO DO CLUBE MILITAR. Marina muda tanto que acabou por DECLARAR SEU PROGRAMA DE GOVERNO TODO EM PROCESSO DE REVISÃO. Isso é realmente novo na política. Ela é a primeira candidata da história do Brasil que descumpre seu programa de governo antes de chegar ao poder.

    Por tudo isso, não restam dúvidas que Marina é a candidata da mudança. Ela muda sem parar. Essa é sua “Nova Política”, uma mudança nova a cada dia. Não é possível acompanhar a labilidade de seu caráter ou de sua mente. Ou ela mente. Não importa. O que importa é que Marina representa a mudança, a mudança de um Brasil aberto e tolerante para um Brasil refém da intolerância fundamentalista, de um Brasil voltado para sanar sua dívida com seu povo pobre para um Brasil escravo de seus bancos, de um Brasil democrático para um Brasil mergulhado em crise institucional.

    Por isso eu mudei também. Entrego essa semana meu pedido de desfiliação do PSB e cerro fileiras contra essa terrível mudança que ameaça nosso país. Não é possível submeter o Brasil a essa catástrofe. Marina Silva é uma alma em liquidação. Por um bom acordo eleitoral vende qualquer convicção. Mas aproveitem logo. Essa promoção é por tempo limitado.

    Gustavo Castañon é filiado ao PSB desde 2001. Doutor em Psicologia e professor de Filosofia na Universidade Federal de Juiz de Fora.
     

    Clique aqui para ler “Professor desmonta conteúdo do site ‘Marina de Verdade’.”

     

  4. Previsão

    Nassif,

    Isto é Marina Silva.

    A sua patroa &irmão acabam de soltar a projeção do Itaú para o crescimento do PIB este ano, 0,1%, até aqui a pior de todas as apresentadas.

    Conforme ressalta a matéria, o banco apresentou um lucro semestral superior a 9,3 bilhões, crescimento de 35% em relação ao mesmo período no ano passado, mas para o país, estimam crescimento de 0,1%.

    Isto não pode ser normal, dá a entender que se aplicam, e muito.

     

     

  5. Munição

    Mais munição para um eventual “Bate-Papo” entre os candidatos. É a candidata camaleão, vai da esquerda para a direita sem nenhuma vergonha na cara assim como muda seu discurso conforme o vento sopra.

  6. Se o amigo Gunter puder dar uma passadinha lá, será ótimo .

    De qualquer maneira, eu irei e convido aos que puderem, que compareçam .

      1.  
        Ué qual é o problema ? 

         

        Ué qual é o problema ?  Quando o assunto é de suma importância para mim, eu faço todo o esforço para comparecer .

        No finalzinho da campanha eleitoral de 2010 houve uma reunião de blogueiros progressistas, militantes do MST etc… (até a Erundina esteve na mesa ) lá no Sindicato de Jornalistas de São Paulo, saí aqui do RJ desembestado, quando cheguei lá, a sala que mal cabe 120 pessoas, estava superlotada com mais de 250 pessoas para discutir respostas contra as ações criminosas do PIG contra a candidatura de Dilma .

        Acabou que nem consegui permanecer 10 minutos naquele sufocante ambiente, esperei o fim da reunião do lado de fora e depois voltei para o RJ, chegando em casa quase 2 horas da manhã .

        Este vídeo não foi produzido por mim, o meu se perdeu, não consigo encontrar :

        [video:http://youtu.be/TOxprEuGZZg%5D

        1. Gente fina é outra coisa.
          Você não deve conhecer o pessoal de Higienópolis.
          Vai aqui uma tentativa de analogia.
          Nesse encontro ao qual você compareceu, tinha alguém da Gávea ou do Leblon?

      1. Obrigada, Lenita

        Fiz uma operaçao séria, e estou em casa de minha tia há já um mês, com acesso difícil a computador. Mas devo voltar para casa na próxima terça, se tudo correr bem. 

  7. Muda de opinião, volta atrás, mente…

    Afinal qual a verdadeira face de Osmarina?  Prefiro a palavra firme e forte da mulher guerreira que tem conduzido nosso país com tenacidade e honradez.  VIVA DILMA! Coração Valente!

  8. O, sério, a osmarina saiu do

    O, sério, a osmarina saiu do ministério do meio ambiente por incompetência e, então, virou antipetista. O sonho dela pelo poder, virou obsessão, por isso ela só destila, perdeu a identidade. O capital tirou ela pra fantoche, e ela aceitou.

  9. se a assessoria for comentar

    se a assessoria for comentar cada passo errático da marina, coitada. vai pirar. é tão inconsistente que não sabe nem  o que fez. imagina quanto ao que faria.

  10. Vai ver ela mudou de opinião

    Vai ver ela mudou de opinião também sobre seu comportamento… “eu era a favor mas votei contra”… agora mudei “sou contra, mas votaria a favor” ou… ops… “deixa eu consultar meu oráculo Neca pra ver como funciona essa história de tributação”.

  11. a consciencia dela é o grilo

    a consciencia dela é o grilo falante

    representado pelo consórcio neca – a chefe – do itau

    e os economistas neonliberais de sua equipe economica, todos ventriloquos de todos os outros personagens do mercado especulativo,

    vorazes como a baleia por lucros e juros estratosféricos.  

  12. Ser contra a quebra do

    Ser contra a quebra do monopólito estatal de extração do petróleo é uma honra para qualquer um que não seja um vendilhão da pátria.

  13. E Reguffe que votou contra a CPMF antes de ser deputado federal

    A moda de mentir que votou contra ou a favor, a depender das circunstâncias, tá virando hit na nova politica. Aqui no Distrito Federal, Reguffe, candidato a senador pelo PDT, e estrela da Nova Política, não cansa de repetir em sua propaganda que, quando deputado, votou contra a manutenção da CPMF. Votação que ocorreu em 2008, antes dele ser deputado federal. Na ocasião,  Reguffe era deputado distrital,tornando-se deputado federal nas eleições de 2010, com votação recorde em Brasília.

  14. Pelo visto, se eleita, Marina

    Pelo visto, se eleita, Marina ressussitará a CPMF. A candidata vai, de mansinho, mostrando suas intenções. Resta saber se o congresso, tão feroz contra o imposto para contrariar Lula, afagaria Marina em aprová-lo.

  15. Grande parte dos votos em

    Grande parte dos votos em Marina é completamente irracional e para isso, seus eleitores, justificam cada atitude dela. Gente que não votará na Dilma porque da influência religiosa, principalmente dos evangélicos, gente que diz que não votará em quem tiver o apoio do PSC, Malafaias e quetais, votará na Marina.

    qual a explicação pra isso além de irracionalidade?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador